Resenha: A química que há entre nós, de Krystal Sutherland

A QUÍMICA QUE HÁ ENTRE NÓS
Autora:  Krystal Sutherland
Editora: Globo Alt
Páginas:
Skoob

Sinopse:  Grace Town é esquisita. E não é apenas por suas roupas masculinas, seu desleixo e a bengala que usa para andar. Ela também age de modo estranho: não quer se enturmar com ninguém e faz perguntas nada comuns. Mas, por algum motivo inexplicável, Henry Page gosta muito dela. E cada vez mais ele quer estar por perto e viver esse sentimento que não sabe definir. Só que quanto mais próximos eles ficam, mais os segredos de Grace parecem obscuros.  Mesmo que pareça um romance fadado ao fracasso, Henry insiste em mergulhar nesse universo misterioso, do qual nunca poderia sair o mesmo. Com o tempo, fica claro para ele que o amor é uma grande confusão, mas uma confusão que ele quer desesperadamente viver.

 Olá Leitores
Adoro apresentar para vocês livros com histórias que nos surpreendem. Principalmente quando são do gênero Young Adult.
Acompanhar a história de Henry Page e Grace Town foi uma verdadeira montanha-russa de emoções e agora compartilho com vocês.
Vamos conhecê-la?

A química que há entre nós, de Krystal Sutherland nos conta a história de Henry Page, um adolescente que nunca namorou ninguém. Primeiro pelo exemplos práticos dos seus dois melhores amigos, Murray e Lola, e segundo porque o ideal de amor para ele era algo que não havia encontrado em pessoa alguma. Além disso, Henry não sabia falar muito sobre seus sentimentos. Ele os escrevia. Sempre fora bom com as palavras e por isso que lutou para conseguir uma como editor no jornal da escola.

Um belo dia, uma jovem com roupas esquisitas, cara emburrada e usando uma bengala surge em sua frente.  Grace Town não era, nem de longe, o tipo de pessoa por quem ele poderia se apaixonar. Mas algo desperta o interesse dele. Mas, não haveria motivo para eles se aproximarem de alguma forma.

O que Henry não imaginava era que dias depois, Grace Town se tornaria sua parceira no jornal. Com resistência de ambos lados, pois ela não queria participar e ele não queria dividir o posto de redator, os jovens começam uma frágil e conturbada amizade.

"Você não pode medir a qualidade de um amor pela quantidade de tempo que dura. Tudo morre, amor inclusive. Ás vezes morre com a pessoa, ás vezes morre sozinho"

As coisas evoluem de forma estranha. Henry passou a acompanhar Grace na volta da escola, começam a conversar sobre coisas aleatórias, mas o garoto sente que ela esconde muita coisa. Fuçando o Facebook, descobre o perfil de Grace, mas ela está completamente diferente e isso indica que algo sério aconteceu aquela garota.

"As pessoas não são recipientes vazios para você encher com seus devaneios"

Henry desenvolve uma verdadeira obsessão por Grace. Ele quer conhecê-la melhor e descobrir quais segredos ela guarda. O que ele não esperava era acabar se apaixonando, principalmente suspeitando que esse sentimento talvez não fosse correspondido.

Um romance fracassado ou haveria esperança para eles? Independente da resposta, Henry Page escolheu ver até onde a vida os levaria, até mesmo porquê, a cada dia ficava mais difícil estar longe de Grace Town.

"Você não pode medir a qualidade de um amor pela quantidade de tempo que dura. Tudo morre, amor inclusive. Ás vezes morre com a pessoa, ás vezes morre sozinho."




Intenso, ácido e inteligente.
A química que há entre nós é um YA diferente de tudo o que você já leu.

Comecei a leitura com altas expectativas, pois esse é um dos livros mais adorados fora do país e causou um rebuliço quando a Globo Alt anunciou o seu lançamento. E me surpreendi com uma história que começa despretensiosa, mas em poucos capítulos, mergulha o leitor em uma história maravilhosa.

A narrativa é carregada de sentimentos. Acompanhamos a relação de Henry e Grace e a todo tempo, ficamos imaginando o que aconteceu na vida da garota que fez com que ela mudasse tanto. A sutil forma como uma amizade difícil talvez venha a se transformar em algo mais. Também encontramos referências maravilhosas como Harry Potter e diversas trocas de mensagens por redes sociais. Aqui, vemos todo o talento de uma escritora que conseguiu transformar uma história aparentemente simples, em única.

As personagens são complexas, com personalidade forte e bem desenvolvida. Henry é um adolescente, vivendo em uma família amorosa e moderna, com os melhores amigos do mundo. Já Grace está passando por um período muito difícil e não consegue se conectar as pessoas, pois o passado ainda a prende. Gostei da forma como ambos evoluíram ao decorrer na narrativa.  Além disso, as personagens secundárias também são incríveis e indispensáveis para o desenvolvimento. Com atenção especial para Lola e Murray, dois amigos que eu queria ter para mim.

Várias temáticas são tratadas na obra. Depressão, amizades, família, perdas, relacionamentos, escolhas entre outros tão importantes. Aposto que você irá rir e chorar, torcer e ficar bravo... embarcar numa verdadeira montanha-russa de emoções. E o melhor? Ficará com o livro em sua mente durante muito tempo. #ressacaliteraria

O desfechou foi perfeito. Não estou falando apenas das últimas páginas, mas da forma como tudo foi conduzido. Confesso que descobri o segredo de Grace um pouco antes, mas ver como foi apresentado ao leitor fez toda a diferença. Adianto que nem tudo são flores e os finais felizes que vocês costumam encontrar em outros livros do gênero, talvez não apareçam por aqui. Ainda assim, adorei ter tipo a oportunidade de ler e digo que Krystal Sutherland ganhou mais uma fã! 

 A química que há entre nós é um romance intenso, despretensioso, inteligente e marcante. Espero que essas poucas linhas tenham despertado sua curiosidade e que você leia esse livro o mais rápido que puder. Tenho certeza que ele permanecerá com você por muito tempo!

Leitura mais que recomendada!

Gostaram?
Ficaram curiosos para conhecer o que marcou Grace?
Já leram?
Cometem!

Abraços e até mais.

20 comentários

  1. Ola Rizia, comprei esse livro pela capa, confesso. Ainda não tinha lido resenhas sobre e adore a sua, quero muito conhecer os segredos dela também e conferir esse desfecho que vc adorou, fiquei curiosa rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rízia!
    Adoro suas resenhas ♥
    Fiquei super curiosa para ler esse livro! YA estão sempre presentes nas minhas leituras.
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Está é a primeira resenha que leu o desse livro. Estava querendo muito lê-lo,mas não consegui comprá-lo ainda. Adorei poder conferir suas impressões sobre o livro. Já estou ansiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Esse é mesmo um romance bem intenso. Eu também ja fiz essa leitura e adorei. Sentimentos é o que não faltam nessa leitura né?! Recomendo muito também. Suas impressões refletem bem as minhas próprias, adorei poder conferir a sua resenha!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  5. Oiii,

    Eu já tinha visto essa capa, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler uma resenha da história. Achei bem interessante o contexto e fique curiosa para saber qual o segredo de Grace, mas principalmente para saber como ele é apresentado ao leitor. Achei legal você dizer que não tem o tipo de final feliz com o qual estamos acostumados, me deixou preparada para o que quer que aconteça no fim rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adorei a premissa do livro! Você nos apresentou ele de uma forma tão cativantes que não tem como não querer ler. Young Adult é um estilo bem legal porque realmente faz uma mistura de tema, ele não foca em apenas um caso, fazendo com que a história não seja maçante. E fiquei bem curiosa para saber sobre a Grace rsrs Dica anotada! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu gosto de ler Young Adult, porque ao meu ver, as histórias são muito mais dinâmicas e menos cansativas, no fator romance. Por eu não está habituada a ler romances, eu sempre acabo escolhendo um Young Adult, por causa disso que eu falei. Esse livro, apesar de não ter despertado aqueeeela vontade louca de ler, eu gostei da premissa. Fora que eu fiquei curiosa com esse mistério da personagem, o que ele descobriu no perfil dela, etc... Vou anotar sua dica, muito obrigada!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Esse foi um livro bem diferente para mim. Mesmo sendo um drama, que eu costumo ler, gostei da forma como a história foi acontecendo e até mesmo o que aconteceu com os personagens.
    Foi uma leitura que me incomodou em algumas partes, e me emocionou em outras.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Acredita que nunca li nada dessa editora?!!
    Eu gosto de YA, e se essa história nos surpreende, já ganhou pontinhos comigo, principalmente por mexer com nossas emoções da maneira como você retratou, e abordar temas importantes e atuais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Desde o lançamento desse livro não vejo a hora de realizar a leitura. Amo um bom YA e saber que ele não é nada clichê me agrada.Voce foi só elogios a obra é isso aumentou minha vontade em ler ainda mais quando citou o desfecho. Espero em breve poder ler. Amei sua resenha ela está carregada de sentimentos rsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oie! Tudo bem?

    Guria quero muito esse livro e não vejo a hora de conferir essa história de perto! Tem tudo para se tornar uma das histórias favoritas desse ano! Tirando essa capa que é muito linda, e depois da sua resenha minha ansiedade para realizar a leitura dele aumentou e muito!

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade de ler este livro, porém, sempre fico com o pé atrás. Algo nele me faz lembrar Eleanor & Park, da Rainbow Rowell, que foi minha maior decepção literária. No entanto, ler sua resenha me deixou mais inclinada a dar uma chance a este livro. Os personagens parecem ser bem construídos e complexos, a premissa é interessante e adorei saber que tantos temas importantes são tratados no livro, principalmente a depressão.
    Adorei a resenha e você me convenceu a fazer uma tentativa. Espero não me decepcionar desta vez e também me encantar com este livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Ai que delicinha de resenha, adorei conferir suas impressões a respeito dessa obra. Especialmente por eu ter muito interesse em lê-la desde seu lançamento. Todos os elementos tragos por você me deixaram ainda mais curiosa e desejosa de realizar essa leitura, espero poder fazê-lo em breve. Obrigada pela resenha!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rizia

    Confesso que fico boiando nessa capa, mas a história, por mais que me pareça bem juvenil, desperta meu interesse. Fiquei curiosa para saber o que Grace esconde e o desenvolvimento da relação dos dois me parece bem legal também. Pretendo ler quando tiver um tempinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Rizia,
    Estou encantada com esse livro e todas as resenhas que tenho lido desse livro. Acho que o ponto muito positivo é que o livro é inteligente, adoro tramas assim.
    A única coisa que me preocupa muito nesse livro é essa obsessão de Henry por Grace, será que ela vai me convencer?
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Fiquei encantada com sua resenha e já quero esse livro para ontem! Tem referência a Harry Potter, tem vários temas importantes e um enredo despretensioso que se tornou único - exatamente o estilo de leitura que amo! Já quero muito saber do segredo da Grace e de como vai funcionar esse relacionamento. Amei muito a resenha!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Já tinha visto esse livro por aí mas nunca fui atrás pra saber do que realmente se tratava essa estória,e sua resenha foi a 1 que eu vi sobre o livro e a cada pedacinho que eu lia minha curiosidade em saber mais sobre o Henry e a Grace foi crescendo,quero muito saber pq ela mudou tanto e como será o desenrolar dessa amizade.
    Dica mais que anotada!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2017/07/resenha-quando-noite-cai-carina-rissi.html#comment-form

    ResponderExcluir
  19. Oi Rizia,
    li umas resenhas bem negativas desse livro e admito que acabei desanimando um pouco, mas diante da sua resenha percebo que me precipitei e pretendo dar uma chance o mais breve possível, estou com meu exemplar aqui em casa e o lerei ainda esse mês porque quero muito desfrutar dessa experiência maravilhosa que você descreveu. Espero gostar tanto quanto você.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu estou com vontade de ler essa obra mas confesso que depois do ler algumas resenhas eu desanimei um pouco, já que vi muita gente falar mal, então essa sua foi um sopro de esperança hahaha Eu gosto muito de YA, e esse parece ter todos os elementos para deixar uma história realmente especial. Com certeza vou seguir a sua dica e realizar a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir