Resenha: Adeus, Tóquio, de Cecilia Vinesse

ADEUS, TÓQUIO
Autora: Cecilia Vinesse
Editora: Globo Alt
Páginas: 264
Skoob

Sinopse: Sophia tem apenas uma semana em Tóquio antes de voltar a morar nos Estados Unidos. Sete dias para dizer adeus à cidade que a acolheu e que lhe deu seus únicos amigos: Mika, uma menina completamente louca e inquieta, e David, por quem ela mantém uma semi secreta atração. Para tornar a situação ainda mais difícil, Jamie Foster-Collins, um garoto com quem Sophia teve um grande mal entendido no passado, está de volta ao Japão, atrapalhando todos os seus planos para os últimos dias antes da despedida. Entre caraoquês, comidas exóticas e cabelos coloridos, Sophia inicia a contagem regressiva do tempo que ainda resta para resolver todas as questões emocionais que a mantém ligada a essa cidade viva, elétrica e tão apaixonante.
Olá Leitores!
Trago para vocês a resenha de um livro divertido e cativante.
A ambientação não poderia ser melhor: Tóquio!
Vamos embarcar nessa aventura?

Adeus, Tóquio, de Cecilia Vinesse nos conta a história de Sophia uma jovem que está contagem regressiva: Ela tem exatamente 06 dias, 19 horas, 04 minutos e 25 segundos para deixar Tóquio, o lugar em que vive com a mãe e a irmã, onde conquistou ótimos amigos para voltar a Nova Jersey.

Sophia está acostumada com essas mudanças. Apesar de ter nascido no japão, ele não é uma japonesa por conta da nacionalidade de seus pais. Além disso, ela passou um bom tempo vivendo nos Estados Unidos e costumava passar um mês por ano em Paris, junto com  seu pai. Mas a maior parte do tempo ela viveu em Tóquio e foi lá que conquistou grandes amigos como Mika e David e, em outros tempos James.

Só que essa mudança tem causado forte impacto em Sophia. Pela primeira vez ela está realmente sofrendo por ter que deixar aquele lugar que tanto ama. Suas luzes, sua culinária, sua rotina, sua cultura, tudo fascina a garota e saber que não poderá mais desfrutar dessas coisas, realmente está deixando-a tensa. Além disso, ficar longe dos amigos é realmente muito ruim e algo que nenhum adolescente pode imaginar!

"- Acho que você escolhe a qual lugar quer pertencer, e esses lugares sempre estarão lá, para lembrá-lo quem você é. Você só precisa escolhê-los."

Em meio a tudo isso, Mika anuncia James está voltando para Tóquio. Sophia não fica nem um pouco feliz, já que ele é a última pessoa do mundo que ela quer lidar nesse momento. Além disso, não custava nada ele demorar mais um pouco para voltar né?

Nesses poucos dias que restam até sua partida, Sophia viverá momentos que nunca imaginou. Alegrias e tristezas, decepções e descobertas, até mesmo um romance inesperado. Tudo isso regado a muita nostalgia, saudades e uma vontade enorme de nunca deixar aquele lugar. Além disso, ela perceberá que algumas questões não podem simplesmente ser deixadas para trás.


Divertido, nostálgico e envolvente.
Adeus, Tóquio te envolve até o último segundo!

Confesso que me interessei pelo livro, principalmente por conta da ambientação. Tóquio é uma cidade que tenho muita vontade de conhecer, por abrigar uma cultura única e repleta de tecnologia. A decorrer das páginas, pude me transportar para lá sim!

A narrativa é envolvente, fluída e repleta se sentimentos. Sem dúvida, a nostalgia sentida por Sophia acaba nos contagiando, afinal, quem nunca precisou deixar um lugar - e tudo o que ele abriga - para trás? Sem falar que muitos acontecimentos ao longo da narrativa causarão alegrias que permanecerão com a nossa jovem protagonista, mas também há momentos de decepção, que fazem parte do processo de amadurecimento. Além disso, embarcamos na mesma contagem regressiva as personagens estão.

Por falar nisso, as personagens são maravilhosas! Sophia cresce muito ao longo da narrativa, pois aprende com as situações que viveu nesses poucos dias. As outras personagens como David, Mika e James também possuem uma personalidade forte e bem definida e junto com a protagonista, se transformam. Também há personagens secundários que nos surpreendem e contribuem fortemente para todos o desenvolvimento da história. Confesso que me surpreendi com todos eles, em especial com James <3

A obra trata de muitos temas, tais como amizades, escolhas, mudanças, amores, dramas familiares entre outros. Todos tratados de forma muito sutil, mas não menos marcante aos olhos do leitor. Outro ponto interessante é que a história de Sophia, se assemelha a da própria autora, Cecilia Vinesse que já morou em todos os locais mencionados no livro. #adorei

O desfecho foi algo que me surpreendeu bastante. A autora escondeu muito bem qual seria o destino de Sophia e guardou muitas surpresas para as últimas páginas. Particularmente adorei o final e acho que não poderia ter terminado de outra forma.

A Globo Alt arrasou na edição. A diagramação e revisão estão perfeitas. A capa é um caso de amor à parte, com essas cores lindas e elementos da história. Adorei!

Gostaria de falar mais sobre o livro, mas é bastante complicado, já que todas as situações estão entrelaçadas! Só posso desejar que você tenha gostado da resenha e se empolgado para ler o livro e embarcar nessa contagem regressiva com Sophia.

Adeus, Tóquio é uma leitura incrível e mais que recomendada!

Gostaram?
Ficaram curiosos para saber quais as aventuras de Sophia?
Já tiveram que deixar algum lugar?
Comentem!

Abraços e até mais.

Nenhum comentário