Resenha: Nossas noites, de Kent Haruf


NOSSAS NOITES
Autor: Kent Haruf
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 160
Sinopse: Em Holt, no Colorado, Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em suas grandes casas vazias. Addie propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde para ter alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite. Os vizinhos, no entanto, estranham a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Neste aclamado romance, Kent Haruf retrata com ternura e delicadeza o envelhecimento, as segundas chances e a emoção de redescobrir os pequenos prazeres da vida que pode surpreender e ganhar um novo sentido mesmo quando parece ser tarde demais.
Olá Leitores!
Tenho o prazer de compartilhar com vocês a resenha de um livro simples, mas tão profundo e tocante que me ficou em minha mente por dias após a conclusão da leitura.
Espero que vocês gostem de conhecer Addie e Louis.
Vamos lá?

Nossas noites, de Kent Haruf nos conta a história de Addie Moore e Louis Waters. Ambos viúvos e já na casa dos 70 anos, vivem suas vidas sozinhas em suas grandes casas vazias na pequena Holt, no Colorado.

Cansada de viver sozinha e sentido a necessidade de ter alguém para conversar e dividir as longas noites, Addie decide ir até a casa de Louis, um velho conhecido e fazer-lhe uma proposta: Passarem algumas noites juntos.

Abismado com a sugestão, Louis questiona Addie acerta dessa inusitada proposta. Ela então explica que como ambos vivem sozinhos há bastante tempo, seria natural sentirem falta de alguém para conversar a noite e dividir um grande cama. Mesmo impressionado e não sabendo exatamente se esse arranjo dará certo, Louis decide aceitar e ver até onde isso os levará.


No início, a falta de intimidade pesa entre os dois. Mas as boas conversas e as trocas de experiências vividas são responsáveis por criar um laço, um sentimento inexplicável que os envolve. Inevitavelmente, rumores na cidade de espalham acerca desse acontecimento e os filhos de ambos querem impedir que esses encontros continuem ocorrendo.

Mas Addie e Louis parecem se importar cada vez menos com a opinião do outros e quando Jamie, neto de Addie, precisa passar um tempo na cada da avó, ela e Louis precisaram se reinventar para ajudar o pequeno garoto e manter a rotina que conquistaram.

Sensível, maduro e envolvente.
Nossas noites vai conquistar você pela simplicidade, realismo e profundidade das relações humanas.

Confesso que quis ler esse livro no momento em que li a sinopse. Sempre busco leituras fora da minha zona de conforto e quando tenho a oportunidade de encontrar livros que tratam de relações, de forma diferente, fico tentada a ler. Além disso, gosto muito de personagens mais maduros e histórias profundas.

A narrativa é completamente envolvente. Acompanhamos os desenvolvimento da "relação" de Addie e Louis sobre um olhar onisciente. Percebemos sua inquietações e sentimentos, sobretudo a vontade de que aquela arranjo dê certo. Apesar de ser um romance mais maduro, a linguagem é bastante acessível e fluída, o que me surpreendeu e me fez mergulhar em suas poucas páginas de forma que não consegui largar até chegar ao fim.

As personagens, sem dúvida, são o ponto alto do livro. Arriscaria dizer que mais do que a história em si. Humanos, complexos, repletos de frustrações, problemas, alegrias e satisfações inerentes ao ser humano. Louis e Addie são tão diferentes, mas ao mesmo tempo parecem ser tão próximos. Juntos, formam um par interessante de ser observado.

Ao acompanhar as vivências de cada personagem e como isso acabou influenciando esse estágio da vida, nos convida a fazer uma séria reflexão sobre nossas escolhas de vida. Algo absolutamente incrível!

O desfecho não poderia ser mais cotidiano possível. Claro que não poderei contar muitos detalhes para vocês, mas acredito que muitos irão gostar de ver o fim de Addie e Louis. No entanto, acredito de outras pessoas ficarão pedindo por mais.

Finalizo a resenha recomendando a necessária leitura de Nossas noites. Um livro sensível, encantador, maduro que tirará você da zona de conforto e apresentará a uma história que trará ensinamentos valiosos!

Gostaram?
Conheciam o livro?
Ficaram curiosos
Comentem!

Abraços e até mais.



16 comentários

  1. Oi, Rízia!
    Também assim que bati o olho na sinopse eu quis ler. Esse é o tipo de livro que sai da minha zona de conforto. Acredito que vai ser o tipo de livro que conforta e ensina a alma. Quero ler!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Imagino mesmo que seja um livro bem sensível e só ao conhecer um pouco dessa premissa, já fico curiosa quanto ao desenvolvimento. Com certeza gostaria de ler, ainda mais depois de conferir os seus comentários, acredito que as mensagens acerca de escolhas de vida podem ser muito bem exploradas nesse contexto, basta saber interpretar também né?!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu ainda na o tinha visto nada a respeito dessa obra até o momento rsrs. Achei a proposta que irá trazer até que interessante, mas não foi algo que tenha me prendido não. Irei anotar a dica aqui, e quem sabe eu não leia no futuro. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Rizia, achei a capa bem simples e pela capa, não despertaria o meu interesse, mas a sua resenha me deixou curiosa e esse final que você mencionou ser "cotidiano", me deixou interessada.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Rízia,
    nunca li nada do Ken apesar de querer fazê-lo a algum tempo. Gostei bastante da premissa dessa história, e já estou adicionando ele a minha lista de desejos, e olha que o fato dos personagens serem idosos já sai completamente da minha zona de conformo, já que costumo priorizar leituras cujos protagonistas estão na minha faixa etária pois gosto de me colocar na pele e imaginar como eu agiria nas situações apresentadas, apesar disso não deixarei o meu interesse perder força e procurarei o livro para ler quão breve for possível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    O livro é bem curtinho, e o que me atraiu nele foi a complexidade dos personagens e esse desfecho realista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Amei sua resenha!
    Já estava ansiosa com a leitura desse livro, agora com sua resenha me animei ainda mais! Sem dúvida o que mais me agrada em uma obra são personagens complexos e esses em especial me agradaram muuuuuito... Enfim, quero ler!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá Rizia,
    Ainda não conhecia esse título e não fiquei interessada, principalmente, por conta do final. Um final cotidiano? Não acho isso bacana e fiquei com a impressão que a trama exigia mais. Apesar de curtir personagens complexos, vou passar a dica.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e parece ser uma leitura muito fora da minha zona de conforto. No entanto, sua resenha me deixou curiosa para ler, devido à complexidade dos personagens e ao fato da narrativa ser envolvente e com uma linguagem fluida.
    Adorei a resenha e vou querer conferir essa dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Também recebi esse livro e fiquei tão apaixonada quanto você!
    A história apesar de simples, é extremamente profunda e delicada. Amei conhecer a trama, e esses personagens tão complexos e especiais.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rizia

    Eu cogitei solicitar este livro, mas acabei optando por outros. Acho a proposta extremamente interessante, mas acho que não funcionaria comigo, pelo menos não em um livro. Mas eu tenho curiosidades de conhecer este enredo mais profundamente e fiquei contente quando li que a Netflix está adaptando o livro, pelo menos assim poderei conhecer!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Confesso que o livro não me atraiu em nada. As vezes leio coisas meio sem saber o que vou encontrar e acabo por gostar delas, como poderia ser o caso deste livro, mas por opção e após ler a resenha, creio que está bem longe de ser algo que eu curtiria.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  13. Oii Rízia, tudo bom? Resenha maravilhosa, só conseguiu me deixar ainda mais interessada com essa leitura :) Adoro livros assim, mais maduros e com dramas reais. A premissa desse me conquistou logo de cara. Espero gostar bastante também e conhecer logo esses personagens :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já quero ler esse livro, fiquei mega curiosa para conhecer esses personagens. Parece ser um ótimo livro e uma leitura diferente, por conta da idade deles.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    Leitora Dramática
    https://blogleitoradramatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. oie, eu já estava sentindo vontade de ler essa obra há um tempo e com essa resenha só aumentou. Parece realmente uma linda história, sensível e cheia de ensimnamentos e reflexões, e fiquei mega curiosa quanto ao final.

    ResponderExcluir
  16. Olá, estava precisando de um livro que me fizesse refletir, já que estou em uma ressaca e adoro livros maduros para me livrar dela.

    ResponderExcluir