Resenha: O Ceifador, de Neal Shusterman (Scythe #1)

O CEIFADOR -Scythe #1
Autor: Neal Shusterman
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Skoob


Sinopse: Primeiro mandamento: matarás.
A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria... Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade. Citra e Rowan são adolescentes escolhidos como aprendizes de ceifador - papel que nenhum dos dois quer desempenhar. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam dominar a arte da coleta, ou seja, precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais, podem colocar a própria vida em risco.
Olá Leitores!
Tenho o prazer de compartilhar com vocês minhas impressões sobre essa distopia incrível.
Quando a Editora Seguinte ofereceu a prova desse livro, não pensei duas vezes em aceitar, pois tinha adorado a premissa e já estava curiosa para conferir o que essa história nos reservada.
Vamos conhecê-la?

O Ceifador, de Neal Shusterman nos transporta para um futuro onde a humanidade alcançou um nível de evolução e tecnologia tão avançados, que a permitiu afastar a morte e regenerar a si mesma.
A morte, tal conhecemos hoje, não existe mais.

O mundo inteiro é controlado por uma inteligência artificial superior, a chamada mundo estar sob domínio de Nimbo-Cúmulo, que a tudo controla. Com isso, a população mundial é controlada de forma diferente agora. Existem pessoas escolhidas para por fim a vida de outras: Os Ceifadores.

Os Ceifadores são pessoas comuns que foram escolhidas para serem os "portadores da morte". Eles precisam obedecer os mandamentos da Ceifa e cumprir sua cota anual de coletas, sem qualquer discriminação de raça, idade, sexo ou outra característica. O escolhido deve aceitar a sua partida e caso resista, seus familiares sofrerão as consequências.
Os 10 Mandamentos da Ceifa:
1. Matarás
2. Matarás sem discriminação, fanatismo ou pensamento premeditado
3. Concederás 1 ano de imunidade aos entes queridos daqueles que o receberem e a todos que considerar dignos
4. Matarás os entes queridos daqueles que resistirem
5. Servirás a humanidade durante todos os dias de tua vida, e a tua família receberá imunidade como recompensa enquanto viveres
6. Levarás uma vida exemplar em palavras e atos, e registrarás todos os teus dias em um diário
7. Não matarás nenhum ceifador além de ti
8. Não reclamarás nenhuma posse material além de teus mantos, teu anel e teu diário9. Não terás cônjuge nem filhos
Os Ceifadores também poderão escolher um aprendiz para treiná-lo até que seja capaz de tornar-se um novo ceifador. E é assim que conhecemos o Ceifador Faraday, Citra e Rowan.

Citra Terranova é uma adolescente de 16 anos, que mora com seus pais e seu irmão mais novo em uma casa simples e repleta de amor. Destemida, possui uma personalidade forte e costuma dizer o que pensa. Sempre pensou em seu futuro, mas ser uma ceifadora estava longe de qualquer possibilidade.

Rowan Damisch  também tem 16 anos e mora com vários parentes, mas sem qualquer tipo de laços fortes. Apesar de não saber o que faria da vida assim que terminasse a escolha, o jovem sabia que precisaria sair de casa o mais rápido possível. Jamais imaginou que um dia, poderia se tornar um ceifador.

Citra e Rowan são completamente diferentes e vivem em realidades distintas. Ambos conhecem o Ceifador Faraday em circunstâncias que envolvem uma coleta e acabam surpreendendo o Ceifador por suas atitudes opostas a da maioria das pessoas. Isso o motiva a convidar os dois jovem a se tornarem seus aprendizes, sendo que no final, apenas um deles poderá se tornar um novo Ceifador.

O treinamento não é fácil. Citra e Rowan precisam deixar tudo para trás e vão morar com o Ceifador Faraday. Treinamento com artes maciais, armas, estudos de venenos e outras técnicas para matar são aprendidas diariamente por eles, afinal, para se tonar um ser com tamanha responsabilidade, eles precisaram enfrentar teste difíceis  numa reunião anual dos Ceifadores.

O que Citra e Rowan não esperavam descobrir é que existem ceifadores com intenções diferentes do propósito que foram criados. Também existe um esquema corrupto dentro da própria Ceifa e o pior: Ao se apresentarem para o conclave, a vida de um deles mudará para sempre.


Inteligente, desafiador e instigante
O Ceifador prenderá você até a última página.

Sou grande fã de distopias e quis ler esse livro no instante em que recebi. 
E preciso confessar uma coisa para vocês: Não consegui largar até chegar às últimas páginas.

O Ceifador possui uma narrativa envolvente, fazendo com que o leitor não desgrude do livro e sempre queira saber mais detalhes da incrível jornada das personagens. Além disso, há vários momentos de ação e tensão, alternados por expectativas e pausa, fazendo com que fiquemos ainda mais curiosos com o rumo que a história vai tomar. Narrado sob o ponto de vista de Citra e Rowan, temos uma ampla visão da história e da intenção de cada personagem. Também podemos ler trechos dos diários de alguns Ceifadores, que se ligam a história e contam o pouco de como eles lidam com essa função.

Por falar em personagens, eles são realmente complexos, bem desenvolvidos e se agigantam ao decorrer dos capítulos, principalmente Citra e Rowan, que iniciam com jovens adolescentes confusos e terminam o livro maduros e determinados. As personagens secundárias também receberam uma atenção toda especial do autor e participam ativamente da narrativa, contribuindo para a construção da história.

Apesar da morte ser a temática principal (muito bem abordada, por sinal), outros temas importantes são inseridos na obra tais como lealdade, disciplina, persistência, solidariedade, valores, família, amizade entre outros. Há um quê de romance na história, mas não é o mais importante. Toda essa "mistura" transforma O Ceifador em uma das melhores distopias que já li.

O livro também é marcado por reviravolta de deixar qualquer leitor maluco. Sabe quando estamos diante de alguns acontecimentos e a coisa mais inesperada acontece? Esse livro tem muito disso e posso dizer que apesar de todo o espanto, eu adorei.

O desfecho é arrebatador! Gente de céu, confesso que gritei. Infelizmente não posso contar nem um mínimo detalhe, mas posso dizer que não imaginava que as coisas tomariam esse rumo. O livro tem continuação, e não vejo a hora de poder ler e saber o que vai acontecer. Acredito que todo mundo ficará #chocado e com certeza curioso.

A edição está maravilhosa! A capa traz um ceifador e seus tons harmonizam perfeitação. A diagramação é simples e não encontrei erro algum. Mais um belo trabalho da Editora Seguinte.

Para que gosta de ver os livros na telona, tenho o prazer de anunciar que O Ceifador teve seus direitos comprados pela Universal Pictures! Já imagino o elenco <3
Se você curte uma distopia e procura algo diferente, O Ceifador é uma excelente escolha. Um livro inteligente, cativante, com personagens incríveis e temas fortes que com certeza prenderá você até a última página. E com certeza ficará com gostinho de quero mais!

Gostaram do livro?
Conheciam?
Ficaram curiosos para saber mais detalhes da Ceifa?
Comentem!

Abraços e até mais.

23 comentários

  1. Oii
    Eu também postei a resenha desse livro hoje lá no meu blog, e devo dizer que adorei fazer essa leitura, bem mais que o esperado. O desfecho é mesmo arrebatador, preciso concordar com você nisso, na verdade suas impresões refletem bem as minhas.. Estou bem curiosa sobre a adaptação e em especial sobre o elenco escolhido..
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Ja li varias resenhas sobre esse livro, e adorei todas elas. Amo distopias assim, e acredito que sera uma leitura maravilhosa para mim!

    ResponderExcluir
  3. Oiee Rízia ^^
    ME ABRAÇA QUE EU TAMBÉM ADOREI ESSE LIVRO! Ainda não superei o final, nem mesmo meu quase grito quando cheguei às últimas páginas...hehe aquilo foi demais, Citra! Adorei, adorei, adorei esse livro, sem mais! Espero que a editora traga logo a continuação...haha' e espero mais ainda que o segundo livro seja ainda mais arrebatador que este :D
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Desde que li a primeira resenha sobre esse livro o coloquei na minha wishlist!
    A premissa me interessou muito, achei a trama bem original e o fato de ser uma distopia me deixa ainda mais instigado para ler a obra. Espero poder lê-lo em breve!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Minha gente,
    Estou tentando me controlar aqui, essa é a segunda resenha que leio hoje é sinceramente não estava querendo comprar esse livro agora, mas estou achando que não vai ter jeito, se continuar nesse ritmo antes do final do dia vou estar com minha comprinha feita, o livro não me chama a atenção assim logo de cara, mas quero muito conferir de perto o que anda ouriçando o coração dos leitores dessa obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Só vejo resenhas positivas sobre esse livro, e como amo distopias e essa capa é maravilhosa, já entrou na minha wishlist.
    Pelo que ando lendo, tem uma pegada bem diferente das distopias que já li, e isso é ótimo, já que ultimamente tava lendo e acho muito iguais, haha.
    Fiquei muito curiosa pra ler, valeu pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Distopias não são o meu forte e talvez este livro não te há curtido tanto por isto.
    Eu não curti muito fazer esta leitura e achei um pouco cansativo em alguns momentos e acelerados em outro.
    Mas muito bom saber que para vc foi uam leitura prazerosa e gostosa de fazer

    ResponderExcluir
  8. Estou mega curiosa para ler esse livro, e a cada resenha que leio dele minha expectativa aumenta, espero não me decepcionar quando for lê-lo. Me deparei com ele quando estava vendo os lançamentos do selo jovem da Companhia das Letras, desde então ainda não consegui adquirí-lo, mas quero. Adoro distopias e temas que envolvam ceifadores, por isso minha expectativa está alta. Bexitus!

    ResponderExcluir
  9. Rizia menina que resenha é essa?

    Fiquei simplesmente vidrada aqui lendo e definitivamente preciso desse livro!! Sou fã de distopias, mas confesso que estou meio afastada do gênero ultimamente... esse livro parece ser uma boa pedida pra mim.

    Me diga, esse final é conclusivo ou o livro tem continuação?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu conheci o livro por meio de outra resenha e gostei bastante, e agora que li a sua, gostei ainda mais. Eu amo livros com elementos distópicos e essa história parece ser muito envolvente e a premissa me interessou bastante. E ele vai virar filme? Nossa! Sempre bate uma apreensão quando isso acontece, não sei se corro ou assisto haha
    Anotei a dica para poder ler mais tarde.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Fiquei apaixonada pela sua resenha. Sou uma grande fã de distopias também, então desde que fiquei sabendo desse lançamento eu estou louca para conferir. Adorei poder conferir as suas considerações, e tenho certeza que vai ser uma história que irei devorar e adorar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, a história parece bem interessante, mas confesso que fico um pouco apreensiva com esse fato de haver um esquadrão treinado para matar, mas se se passa numa realidade onde a morte como conhecemos hoje não mais existe, talvez eu consiga relevar enquanto estiver lendo.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!

    É a segunda resenha que eu vejo sobre esse livro hoje, é complô? Eu me rendo. Depois da sua resenha estou mais que convencida a conferir esse livro e saber mais sobre essa morte!!

    A capa está me agradando mais a cada vez que eu olho.

    Beijos e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  14. Li uma outra resenha desse livro e já gostei, adorei a premissa dele e essa história distópica dos humanos terem vencido tudo, inclusive a morte. Parece bem criativo e uma história bem elaborada, com certeza lerei futuramente se tiver oportunidade. Sua resenha ficou ótima, soube demonstrar bem seu ponto de vista!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rízia, tudo bem?

    Eu li esse livro mês passado e tipo, ele é de cair o * da bunda! hahahahaha
    Eu simplesmente adorei, e olha que eu, ao contrário de vocÊ, não sou fã de distopias, e nem acho que o livro se encaixa no gênero, ele é muito mais utópico do que distópico.
    Amei do começo ao fim e também já estou me descabelando aqui pelo filme, espero que eles escolham um elenco que presto, pelo amor! hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu achei a premissa bem interessante e imagino um momento da vida humana em que a tecnologia tenha realmente vencido a morte. Estou curiosa para conhecer os personagens e quero fazer esta leitura o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá já vi outras resenhas deste título e assim como comentei no outro blog, não curto histórias meio apocalípticas. Mas acredito que seja uma boa escolha pra quem gosta do tema, boa resenha! Parabéns bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Rízia,
    A cada resenha que leio sobre esse livro tenho mais certeza sobre o quão perfeito e incrível ele é. Ainda não tinha visto os mandamentos e achei eles muito interessantes. Também gostei de saber que você só parou quando chegou ao fim. Quero saber qual é esse desfecho que todos elogiam.
    Vou passar esse livro na frente de todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!!

    Desde que eu soube desse livro, estou doida para lê-lo. Adorei tudo nele: a capa, a temática, a combinação de cores. Está tudo lindo pra mim. Estou bem feliz em ler sua resenha, que é tão positiva. Já sei que terei uma leitura incrível pela frente e serei surpreendida, pelo o que pude perceber de seus comentários. Muito o obrigada pela resenha!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Não sou a maior fã de distopias, mas saber que este livro é arrebatador, que tem personagens complexos, uma trama de tirar o fôlego, assim como seu desfecho, bem, me deixou muito curiosa para conferir o livro e a escrita do neal. Fiquei curiosa para conferir quais são essas reviravoltas também! rs
    Adorei sua resenha, aguçou muito minha curiosidade ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas estou cada dia mais ansiosa.
    Adoro distopias e achei a premissa de O Ceifador muito interessante. Além disso, adorei saber que os personagens são complexos e bem desenvolvidos, pois gosto de livros em que vemos os personagens evoluírem ao longo da leitura.
    Outra coisa que chamou minha atenção é o livro ter muitas reviravoltas. Acho que isso ajuda a tornar a leitura ainda mais envolvente e interessante.
    Adorei sua resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Estou completamente desesperada para poder ler esse livro e tê-lo na minha estante desde que a Seguinte anunciou a publicação naquele email de revelação da capa.
    Achei a proposta do livro bem inovadora e brilhante, e é um alívio muito bom saber que o livro é realmente incrível e te prende desde a primeira página.
    Mas sabe o que realmente me deixou feliz? saber que vai ter filme, espero que façam uma obra digna do livro rsrsr

    ResponderExcluir
  23. Ooi,
    A capa não me atrai muito mas esse mundo distópico me deixa super curiosa para começar a leitura!! Essa ideia da humanidade superar a morte é incrível, espero poder ler em breve!

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir