Resenha: Caraval, de Stephanie Garber

CARAVAL
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Skoob

Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Olá Leitores!
Tenho a honra de apresentar para vocês o Caraval.
Um espetáculo que mistura realidade e magia, onde nada parece ser o que é.
Acima de tudo, preciso avisar que é apenas um jogo e quem vencer, terá sua vida transformada para sempre!
Vamos conhecê-lo?
Caraval, de Stephanie Garber nos conta a história de Scarlett, um jovem que sonha em conhecer o espetáculo mais famoso da terra: O Caraval. 
Scarlett mora em uma pequena ilha Conquistada de Trisda, junto com seu carrasco pai, o Governador Dragna e sua querida irmã mais nova, Donattela. A mãe das garotas desapareceu quando elas eram muito jovens e Scarlett assumiu para si o dever de cuidar de Tella.

Scarlett conheceu o Caraval através da sua avó, que sempre contava como a magia era capaz de transformar as coisas. Mas vivendo naquela ilha sob as rédeas do pai, sua única esperança era que o Mestre Lenda trouxesse seus espetáculo até ela, pois isso, todos os anos a jovem escrevia uma carta, pedindo para que o Caraval viesse até ela e sua irmã.

Mas as cartas nunca eram respondidas. Aquele velho sonho de conhecer o Caraval e, quem sabe, sair das garras do pai, morre aos poucos. Até que ela escreve uma última carta avisando que irá casar-se e não terá mais como ver o espetáculo.

O que Scarlett não sabia era que sua vida estava prestes a mudar... O destino da sua amada irmã Tella estaria em suas mãos e para salvá-la, ela precisaria conhecer a si mesma melhor do que qualquer outra coisa.

Sensacional!
Caraval vai envolver você.
Garber criou uma história onde não se pode confiar no que vemos. Estamos em um jogo e nem tudo é verdade e é  justamente aí que surge o mistério.

A narrativa é envolvente e sinestésica, onde acompanhamos a história sob a ótica de Scarlett. Embarcamos junto com as personagens no jogo e a cada pista, desafia ou informação nova, mergulhamos cada vez mais fundo com as personagens em busca da "solução"

As personagens são complexas e amadurecem muito ao longo da obra. Gostei muita da forma como a personalidade de Scarlett foi moldada, pois se encaixou perfeitamente no objetivo da história. Gostaria de destacar que as personagens secundárias participam ativamente da história e contribuem inestimavelmente para criar a magia do Caraval.

A ambientação é maravilhosa. Gostei da forma como a autora trocou os detalhes comuns e os elevou a algo mágico. Infelizmente não posso contar mais detalhes, mas posso dizer que somos transportados para um lugar diferente de todos que você já imaginou.

O desfecho foi sagaz, surpreendente e consagrou a narrativa. Não diria que foi repleto de reviravoltas, mas inovou em alguns pontos que eu não imaginei. Acredito que vai agradar a todos os leitores e tenho o prazer de dizer que o livro terá continuação!!!

O livro debate muitas temáticas importantes como valorização da família, amizade, lealdade, escolhas busca a si mesmo, tudo de forma muito leve, mas não menos marcante.

A edição está maravilhosa! Li em e-book cedido pela Editora Novo Conceitos aos seus parceiros e não encontrei erros. E essa capa? Já estou imaginando a edição física <3 É para morrer de amor gente!

Gostaria de apresentar mais coisas e falar de toda a magia que envolve esse livro, mas não há como fazer isso sem soltar spoilers.  Só posso recomendar que vocês leiam Caraval e embarquem nessa aventura junto com as personagens incríveis e lembrem-se: É apenas um jogo.

Leitura super recomendada!

Abraços e até mais.







25 comentários

  1. Olá
    Divulgação é o que não falta para esse livro né.. confesso que a principio não fiquei muito interessada, mas depois comecei a ler ótimos comentários, assim como em sua resenha, e acho que seria uma boa leitura sim, ainda mais porque gosto muito desse gênero e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento. Achei a capa bem bonita!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempinho que vejo esse livro nos insta gringos, e como ele aparecia em diversos igs logo me dei conta de que ele é um sucesso lá fora e obviamente fiquei bem curiosa. Quando soube que seria lançado no Brasil, quase pirei de felicidade, mas agora que ele já está disponível e ao alcance cadê o dinheiro para poder comprar? Fico aqui lendo essas resenhas apaixonantes e morta de curiosidade e vontade de tê-lo em mãos, mas por enquanto estou sem previsão para esse feito.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu já havia visto esse livro nas várias divulgações que a editora faz, mas não tive o interesse em lê-lo. Sua resenha me fez conhecer um pouco a história, mas, ainda assim, não fiquei muito curiosa. Vou esperar mais um pouquinho. Que bom que a leitura funcionou com você! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Esse é um dos livros que virou uma febre em pouco tempo. Talvez tenha a ver com a capa lindíssima, ou com a narrativa fantástica que nos faz viajar em instantes. Só vejo resenhas positivas sobre, e estou louca pra ler!

    ResponderExcluir
  5. Olá!Já vi este livro, ser bem comentado em muitos blogs e igs. Porém não me identifico, com ele de forma alguma. Leio resenhas e mais resenhas, tentando ver se algo dele possa me interessa, e nada me convence. Este é amais um dos livros de grande sucesso ao qual não sinto vontade de ler. O mais recente que tds comentaram e eu não quis ler foi: A garota do trem" Fico feliz porque vc gostou, da leitura. Abraço

    ResponderExcluir
  6. i!
    Esse é um daqueles livros que quando vi a capa, não tinha nem ideia do que poderia esperar da historia, mas lendo a resenha fiquei curiosa sobre esse enrendo, parece que a autora consegue criar um mundo fascinante, mesmo não se aprofundado muito nele, fiquei curiosa para saber mais, mas ainda não sei se esse é um livro que leria !!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que me interessei muito pela narrativa, pois a temática jogo me agrada, mas tinha visto umas resenhas negativas dele e acabei desanimando, agora que você gostou e falou bem dele, quem sabe eu de uma chance? :D

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    A cada resenha que leio sobre esse livro, fico ainda mais curiosa com a história.
    Não vejo a hora de poder comprar o meu e assim conferir essa história. ADorei a trama, e mesmo não revelando muito, já deu para sentir o quanto vou gostar da leitura.
    Adorei essa indicação!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e estou super curiosa sobre ele!!
    Achei a premissa muito interessante, com personagens que parecem cativar... E achei bem legal você destacar sobre os valores da família, amizade e a busca de si mesmo!
    A dica está mais do que anotada!!
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  10. Eu gostando de ver o marketing em cima desse livro. A NC de uns tempos pra cá estava bem caidinha, não tava sabendo vender seu peixe, mas com Caraval o negócio tá bombando.
    Eu acho a proposta da história com essa abordagem de jogo.
    Adoro quando os personagens secundários têm função e não são apenas meros coadjuvantes.
    Vou comprar meu exemplar quando for lançado e espero gostar bastante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Faz um tempinho que vi o livro em vídeo e gostei muito da premissa. Ainda bem que chegou ao Brasil e manterão a capa original, que por sinal é linda. A cada resenha ficou mais curiosa pela leitura, parece um livro que eu vou gostar muito.

    Beijos:*

    ResponderExcluir
  12. Oiiii,

    Eu nunca tinha ouvido falar nada sobre esta obra, achei a premissa bem interessante e parece ser muito envolvente, deu pra sentir a maneira como você foi presa pela leitura. A obra parece realmente cativar o leitor e eu quero descobrir logo, logo como as coisas vão se desenvolver.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Eu fiquei conhecendo esse livro pelo trabalho de divulgação da Novo Conceito que foi bem forte. E, vários posts eu via falando sobre o livro e isso me deixou bem interessada nele. Esta é a primeira resenha que leio dele, mas vou ter que esperar mais um pouco para lê-lo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Caraval acaba de entrar para minha meta de leitura, pois me apaixonei por ele somente lendo essa sua resenha. Gosto de ser transportado para realidades paralelas e a forma como a autora criou esta, deixa a história ainda mais instigante. A capa esta lindissima e realmente merece um lugar em minha estante <3

    ResponderExcluir
  15. Oiee Rízia ^^
    Eu ando doida para ler esse livro ♥ saber que você gostou tanto (sempre levo as suas opiniões em conta...hehe') e que a história é assim tão surpreendente e envolvente me deixou curiosa. E eu adoro ver os personagens amadurecendo! Gostei mesmo ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá Rízia,
    Estou fazendo essa leitura no momento e estou encantada com a trama. A autora criou um universo mágico e inseriu, nele, coisas do nosso dia a dia como o abuso aos filhos e maus tratos. Estou cheia de expectativas para essa obra e sinto que elas serão supridas.
    Espero gostar tanto quanto você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oie, nossa, quando vi esse livro pela primeira vez não me interessei, mas sua resenha me fez de certa forma mudar de ideia, pois aparentemente traz uma trama interessante e gostei de saber que traz um cenário diferente e tambémvalores bastante interessantes. quem sabe eu venha a dar uma chance

    ResponderExcluir
  18. Oi! Nossa, adorei o mistério desse livro e dessa trupe. Só em ler a sinopse, fiquei com mil perguntas na cabeça! Adoro histórias assim, principalmente quando você disse que o final é bom. Em geral, quando a história é muito boa, o final decepciona um pouco, não é? Com certeza vou anotar sua dica e sim, a capa é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Quero muito ler esse livro, achei a capa e a premissa fantástica, mas tinha ficado bem decepcionada com algumas resenhas de youtubers gringos falando que não tinham gostado do livro e que ele tinha sido proposital demais.
    Mas aqui no Brasil só estou vendo resenhas positivas, então estou completamente ansiosa para ler esse livro e conhcer a mágica desse evento do Caraval

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Confesso que estou apaixonada pela edição desse livro e acho a premissa muito bacana. Só que não gosto muito de ler livros no hype, e sempre deixo eles para ler depois, e é o que acontecerá com Caraval. Mas, adorei saber mais sobre a história e como se desenvolverá.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tudo bem?

    Por mais bem que falem desse livro, não consigo sentir interesse em realizar a leitura dele, sla toda vez que leio uma resenha e divulgação e as pessoas falam super bem da história a única coisa que consigo pensar: é tudo isso mesmo? Série, a proposta dele não me convenceu ainda!

    BJss

    ResponderExcluir
  22. Oi Rízia, como está?
    Essa já deve ser a quarta resenha desse livro e estou cada dia mais convencida de que devo lê-lo mesmo não tendo ideia do que me espera, já que como a própria capa diz: é apenas um jogo. Tomara que eu encontre esse livro com um preço mais camarada.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Rízia, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e já fiquei bem curiosa, adoro obras que trazem assuntos importantes e essa foi uma delas, além de ser bem curioso né? com certeza irei ler em breve, muito obrigada pela dica e parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. É incrivel, posso ler esse titulo 10 vezes que ainda vou ler como Carnaval ahahahah Eu ainda não sabia sobre o que se tratava mas definitivamente sei que já conseguiram minha atenção, já coloquei em minha lista de próximas leituras, resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir
  25. Oi Rizia

    Sinceramente já nem mais o que pensar sobre esse livro. A divulgação que a novo conceito fez foi tão boa que logo quis comprar. Mas apôs algumas resenhas preferi deixar o hype passar. Lendo sua resenah fiquei completamente encantada pois adoro todo esse universo maravilhosos. A estória parece tão envolve e fantastica que quero mesmo poder ler logo, o problema é minha expectativa mesmo kkkkk Vou me manter esperando mesmo por enquanto e controlar meus ânimos.
    Bjos

    ResponderExcluir