• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: Matéria Escura, de Blake Crouch #SemanaEspecialMatériaEscura


    MATÉRIA ESCURA
    Autor: Blake Crouch
    Editora: Intrínseca
    Páginas: 352
    Sinopse: Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.” Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade? Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos.
    Olá Leitores!
    Começamos mais uma semana especial promovida pela Editora Intrínseca junto com seus parceiros. Apresentaremos o novo livro de Blake Crouch - Matéria Escura
    Vamos à resenha?

    Matéria Escura, de Blake Crouch nos conta a história de Jason Dessen, um homem que vê sua vida mudar em um piscar de olhos. Ao acordar em um laboratório, com um estranho dando as boas vindas e feliz por seu "retorno", Jason começa a recordar que fora sequestrado, dopado e abandonado numa usina abandonada. Ele não conhece ninguém naquele lugar, mas todos o conhecem bem e não só isso: Naque lugar, ele é um gênio da física quântica que conseguiu criar algo nunca antes visto. 

    Jason sabe que alguma coisa está muito errada, pois sua realidade é bem diferente do que estão dizendo, afinal ele é um simples professor universitário, casado com Daniela e pai de Charlie e não um homem a quem todos parecem idolatrar.

    Percebendo a estranheza da situação em que se encontra, Jason consegue fugir daquele lugar e decide ir para casa. Acontece que sua casa não é como se lembrava. Tudo está diferente e não há sinal algum de Daniela ou Charlie. Determinado a entender o que aconteceu, Jason decide ir ao hospital para se certificar que não está louco.

    Após exames, foi constatado que havia uma droga em seu organismo e isso o faz lembrar dos seus últimos instantes antes de acordar nesse novo mundo. Ele estava nu, fora injetado algo em seu pescoço e um homem estava com ele. É no hospital que ele tem a confirmação de que naquele lugar, ele é um premiado físico e que não tem família.

    Será que ele está louco? Será que isso passa de um sonho? Como seria possível ele estar em um mundo completamente diferente do seu. Em meio a tantas dúvidas, a marca da aliança em seu dedo o fez perceber que a vida que ele tinha junto a Daniela e Charlie era real. Ele só precisava encontrar uma forma de voltar a eles.

    O que Jason Dessen não sabia era que precisaria entrar em muitas portas e que sua vida e daqueles que ama, corre sério perigo...


    Desafiador.

    Matéria Escura que conquistou pela sinopse atrativa. Os "mundos" diferentes vividos pela mesma personagem despertaram minha curiosidade e ao chegar a última página, posso afirmar que o livro superou e muito minhas expectativas.

    A narrativa se inicia com o mundo que Jason conhece e, posteriormente, nesse novo mundo onde ele nem sequer sabem quem é ou o que faz. Somos convidados a embarcar nessa busca pelas respostas que o protagonista tanto necessita para encontrar um forma de voltar para sua casa. A escrita de Blake Crouch é inteligente, instigante e oscila de acordo com o estado das personagens. Gostei muito da forma como somos convidados a companhar essa buscas. Apesar de ser um livro cujo tema passeia pelo universo científico, a linguagem é completamente acessível.

    Com personagens que, à princípio, pareciam ser simples, somos surpreendidos com seu crescimento ao longo da narrativa. Com total destaque para Jason, que enfrenta diversos obstáculos, inclusive a si mesmo, para tentar retornar para sua vida.

    Diversas temáticas são tratadas no livro, mas a principal delas, sem dúvida, é a possibilidade de existirem diversos mundos e realidades muito semelhante a nossa. Não poderei entrar em mais detalhes, pois não quero estragar a leitura de vocês, mas acredito que você já deve ter ouvido falar sobre isso em algum lugar... 

    Além disso, percebemos a valorização da família e dos princípios, pois, nossa personagem está a todo tempo lutando por isso. Acompanhamos seus medos, solidão, conflitos internos e questionamentos bastante pertinente e não tenho dúvida de que as situações ali projetadas foram feitas para provocar o leitor.

    O desfecho foi completamente diferente do que eu havia imaginado. Por mais que o autor tenha deixados pistas ao longo dos capítulos, a forma como tudo chegou ao "fim" me impressionou. Posso dizer o autor soube agradar tanto leitores que gostam de detalhes amarradinhos, quanto daqueles que preferem um final aberto.

    Desafiador, inteligente e instigante, Matéria Escura é um livro que vai te prender do início ao fim e fará você questionar: "VOCÊ É FELIZ COM A VIDA QUE TEM?"


    Gostaram?
    Já imaginaram viver um outra vida, em outra realidade?
    Ficaram curiosos para conhecer o desfecho?
    Comentem!

    Abraços e até mais.

    0 comentários :

    Postar um comentário