• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenhas: As Cordas Mágicas, de Mitch Albom

    AS CORDAS MÁGICAS
    Autor: Mitch Albom
    Editora: Arqueiro
    Páginas: 352
    Skoob


    Sinopse:  Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe.Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas. Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards. No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada. No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.

    Olá Leitores!

    Trago para vocês a resenha de um livro que me prender por horas. Daqueles que não conseguir largar sabe?
    Confesso que não esperava me envolver tanto.
    Vamos conhecê-lo?

    As Cordas Mágicas, de Mitch Albom, nos transporta para o funeral de Frankie Presto. Ele morreu de uma forma que as pessoas não conseguem entender bem. Além disso, seu passado é praticamente desconhecido.Quem vai nos contar essa história é ninguém menos que A Música.

    Em vida, Frankie foi um músico de talento sem igual. Ele conseguiu fama, dinheiro, respeito e carinho de todos que o conheciam. A música sempre esteve presente em sua vida e foi ela quem o ajudou a passar por tantos momentos difíceis.

    Frankie não conheceu a mãe. Ele nasceu em meio a guerra civil e para protegê-lo, sua mãe o entrega para um freira que o deixa a margem de um rio. Quem o encontra é Baffa Rubio e seu cachorro, que resolvem levá-lo para casa. Ainda criança, Frankie passa a estudar com um velho professor cego e que está sempre bebendo, o El Maestro. Esse professor ensinará valiosas lições que vão muito além de tocar um instrumento. Com apenas nove anos de idade, Frankie vai para América levando seu precioso violão e seis cordas mágicas.

    Naquele novo país, Frankie vai passar por grandes dificuldades, mas também conhecerá muitas pessoas que serão importantes em sua vida, dentre músicos renomados como Little Richard e Elvis Presley. Com o tempo, se tornará querido, conquistará a fama e o dinheiro, mas existe algo que superará tudo isso.

    Seu bem maior é a música e quando Frankie percebe que seu violão tem o poder de mudar a vida das pessoas, sua própria vida mudará para sempre, afinal todo dom traz consigo o privilégio e a responsabilidade.
    "Todos os humanos são musicais. Por que outro motivo o Senhor daria a vocês um coração pulsante?"

    Mágico!
    Não encontro adjetivo melhor para definir esse livro.

    Preciso dizer que não foi fácil fazer a resenha desse livro. Primeiro porque fiquei numa ressaca literária daquelas e segundo porque tive o maior cuidado para não revelar detalhes que pudessem estragar a leitura de vocês.

    Com uma narrativa diferente, fluída e emocionante onde a música ganhar personalidade para nos contar a história, acompanharemos a trajetória de Francisco Presto. O livro é dividido em seis partes, onde encontraremos revelações sobre a infância difícil, o início do amor pela música, depoimentos de pessoas que fizeram parte da vida de Frankie e aos poucos, as informações vão se encaixando numa espécie de teia que interliga e traduz o significado da história.

    A escrita de Albom é envolvente e poética. Já aviso que é uma verdade montanha-russa de emoções! Chorei em diversos momentos do livro e senti muito orgulho de acompanhar a trajetória das personagens. Além disso, existe um grande mistério ao redor da morte de Frankie que nos prende de forma absurda.

    O livro passa uma mensagem poderosa sobre amor, escolhas, perdão, vivências. Posso afirmar que essa carga me desestabilizou. Mas com certeza os ensinamentos que absorvi ficarão comigo por um longo tempo. Além disso, sou apaixonada por música e seria redundante dizer que o livro é completamente musical. 

    O desfecho, se é que posso dizer assim, foi a consolidação de uma narrativa e história grandiosa. Sem dúvida é incrível acompanhar com tudo vai esclarecendo e novos fatos surgem para explicar acontecimentos anteriores. O autor não deixou nenhuma ponta solta e acredito que os fãs ficarão felizes ao chegar às últimas páginas.

    A edição da Editora Arqueiro está maravilhosa e a capa contém diversos elementos encontrados na história.

    Espero ter conseguido expressar um pouco da grandiosidade que foi ler As Cordas Mágicas. Se você procura uma leitura emocionante, intensa, reflexiva e que te transmitirá mensagem que ficarão em seu coração, essa leitura é indispensável.

    Gostaram?
    Conhecia o livro?
    Ficaram curiosos?
    Comentem!

    Abraços e até mais.

    14 comentários :

    1. Oi, Rízia!
      Adorei sua empolgação com livro. Já vi muitas resenhas e todas muito positivas sobre esse livro, e pelo que vejo você também gostou muito. Até lágrimas vieram, né? rsrs... Apesar de ter uma história incrível, não é um livro que me atrai. Não consigo explicar pro que. Talvez um dia eu dê uma chance ao livro. ^^
      Obrigada pela dica!
      Beijão!
      http://www.lagarota.com.br/
      http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

      ResponderExcluir
    2. Olá,

      Eu adoro esses livros que me prendem por horas durante a leitura, acontece muito comigo quando não crio nenhuma expectativa e a autora supera tudo aquilo que eu não tinha ideia. Acho isso muito bacana e fico feliz em saber que você passou por essa experiência em As Cordas Mágicas, já adicionei livro em minha lista de desejados, fiquei muito interessado por ele, principalmente pela forma que você o descreveu na resenha, adorei! ♥

      → desencaixados.com

      ResponderExcluir
    3. Nicoli20:53

      Olá!

      A capa é muito lindinha! Achei muito diferente a história, dando vida a Música. Sua resenha também dobra a vontade de ler e entender tudo certinho!

      -Nicoli Alexandre, As Meninas Que Leem Livros.

      ResponderExcluir
    4. Preciso deste livro!!!
      Li 3 livros deste autor e adorei os tres e nem sabia deste lançamento, até ver as resenhas pipocarem por aí. A questão da música ser a voz narrativa já nos mostra o quão sensível o Mitch é e por isso e por nada, quero ler o livro.
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Olá Rízia,
      Gostei muito de conhecer suas impressões e estou muito curiosa para conhecer essa história. Achei bem legal a mensagem desse livro e fiquei curiosa para saber qual é esse desfecho - que você disse se é que pode ser chamado assim.
      amo músicas e livros, então, esse livro é para mim.
      Beijos ♥

      ResponderExcluir
    6. Oie! Tudo bem?

      Eu amei realizar a leitura desse livro, ele foi bem surpreende para mim, pois não sabia exatamente o que esperar da leitura! Mas no final, senti uma sensação de dever cumprindo ao finalizar a leitura! Super indico!

      Bjss

      ResponderExcluir
    7. Olá!! :)

      Eu já li imensas opiniões acerca deste livro, devo confessar que todas muito positivas, e ainda bem que gostaste! :)

      Confesso que não sou muito conhecedor de musica mas que bom que a historia e tao boa e com tanta mensagem! :)

      Boas leituras!! ;)
      no-conforto-dos-livros.webnode.com

      ResponderExcluir
    8. Oie...
      Que resenha mais apaixonada... Adoro ler resenhas elogiosas assim!
      Já li várias resenhas sobre esse livro, porém, nenhuma delas havia se expressado tão bem quanto a sua. Agora mais do que nunca quero ler ;)
      Beijinhos

      ResponderExcluir
    9. Oi, Rízia!
      Adoro livros que abordam música e falam escolhas e decisões que influencia a vida. A premissa me cativou e eu fiquei com muita vontade de ler o livro, acho que seria uma leitura que me agradaria bastante. Já está na minha lista de futuras leituras e vou ler assim que possível.

      Beijos,

      Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

      ResponderExcluir
    10. Oiee Rízia ^^
      Você não é a primeira pessoa a dizer que o livro te prendeu, e que te encantou tanto. Mas ver que isso aconteceu contigo me deixou ainda mais curiosa para lê-lo...haha' Parece ser maravilhoso, e eu estou cada vez mais arrependida por não tê-lo solicitado para a editora quando foi lançado :/ Parece ser tão lindo e apaixonante ♥
      MilkMilks ♥
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    11. Hi baby, tudo bem? não conhecia o livro mas amei a premissa,principalmente porque sou muito fã do Elvis ai só de pensar em um livro onde o personagem pode conhecer ele <3 adorei a resenha e já vou add a minha lista de futuras leituras ;)

      Lilian Valentim
      http://speakcinema.blogspot.com.br/
      beijinhos

      ResponderExcluir
    12. Oie
      uau que resenha linda e cheia de elogios haha como não querer ler o livro depois dessa eu gosto muito de romances, inclusive os da editora mas não sei se leria por agora pois não tenho a oportunidade, mesmo assim, bela dica

      beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Oie. confesso que esse livro me despertou interesse desde o seu lançamento, e eu só ouço elogios para ele, por isso tenho sentido tanta vontade de ler. Gostei de saber que é uma obra carregada de sentimentos, e que nos traz a magia da música, e ainda fala um pouco sobre guerras e toda a vida do frankie. espero ler.

      ResponderExcluir
    14. Tenho lido muitas coisas boas a respeito desse livro, que no começo, quando o descobri, não me atraiu muito.

      Amo livros que nos ensinam algo, que saem do clichê do romance. Gosto de leituras que me coloquem para refletir nos momentos certos. Suas palavras sobre o livro me deixaram ainda mais atiçada para lê-lo!

      Abraços!
      www.asmeninasqueleemlivros.com

      ResponderExcluir