• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs


    O LAR DA SRTA. PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES
    Autor: Ransom Riggs
    Editora: Intrínseca
    Páginas: 352

    Sinopse: Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real. Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos. Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.
    Olá Leitores!
    Não me canso de resenhar e indicar os livros de Ransom Riggs.
    O universo peculiar criado por esse brilhante autor é algo que merece ser conhecido.
    E quando temos em mãos uma edição luxuosa como essa da Editora Intrínseca, o amor ainda é maior.
    Vamos conhecer um pouco mais dessa história fascinante?


    O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, de Ransom Riggs é um livro diferente. do que você está acostumado a ler. Conhecemos Jacob, um garoto de 16 anos que cresceu ouvindo histórias fantásticas do tempo em que se avô Abe cresceu no orfanato em plena Segunda Guerra Mundial. 

    O avô de Jabob contava histórias de crianças peculiares: Menina que levitava, o garoto que tinha boca na parte de trás da boca, uma garota com força descomunal. O menino ficava maravilhado e sempre acreditava que, no fundo, isso realmente existia.

    Acontece que dias antes de completar 16 anos, Jacob recebe uma ligação desesperado do seu avô dizendo que o monstro estava vindo atrás dele. E por conta disso precisava de suas armas. Preocupado, Jacob decidi ir até a casa do avô e encontra marcas de sangue e começa e seguir pela mata. Ele se depara com uma criatura horrível, com vários línguas e olhos negros e seu avô gravemente ferido. Prestes a falecer, ele deixa uma instrução para o neto: Jacob deveria encontrar a Ave, na fenda - 03 de setembro de 1940.


    Sem pistas do que poderia ser essa confissão do avô, Jacob torna-se recluso e cada dia mais. Começa a frequentar psiquiatra até que um dia ele encontra a carta do avô mencionou. Descobriu onde ilha ficava e soube imediatamente que precisa ir até lá. Ajudado por seu psiquiatra, seu pai aceita e decidi ir com ele o lugar. 

    A ilha é pequena, sem eletricidade e com poucos moradores. Jacob sai para explorá-la e conhece o antigo orfanato mencionado para seu avô. Acontece que ninguém mora lá há anos e aquelas pessoas diferentes que ele esperava encontrar não estavam lá. Inconformado, ele retorna ao lugar e encontra uma garota que o acusa e faz dele seu prisioneiro. Eles acabam entrando numa fenda e para surpresa de Jacob, ele encontra o Orfanato e muitas das crianças que seu avô mencionava, além da Ave: A Srta. Peregrine.

    Daí em diante, Jacob começa a mergulhar no universo descrito pelo seu avô, conhecendo todas as maravilhas e perigos que os peculiares correm. Além disso, conhece a si mesmo e um mundo completamente diferente, onde nem tudo parece ser o que é.


    Sensacional!

    Riggs criou uma história rico em detalhes e um universo singular. Os peculiares são personagens fascinantes e aprendi muito com suas vivências e simplicidade. Cada um deles é importante e sua peculiaridade é fundamental para a harmonia do lar. Quem tiver a oportunidade de ler, certamente irá se encantar com todos eles.

    A narrativa é fluída, instigante, e repleta de detalhes que vão construindo a obra. Além de referências que ao longo da saga serão retomadas. A obra também é repleta de imagens, que nos apresentam momentos e personagens do livro.

    Há quem acredite que os peculiares realmente existem e muitos buscam fotografias esquecidas em arquivos e brechós em busca de algum detalhe diferente, que possa identificar novos peculiares. Confesso que em vários momentos me perguntei se aquilo era real e tendi a acreditar que sim.

    O desfecho desse livro me deixou com o coração na mão. Jacob descobrirá coisas que o farão ver o mundo de uma nova maneira e saberá o quão importante ele é para os crianças peculiares.

    Cidade dos Etéreos e Biblioteca de Almas são, respectivamente, o segundo e terceiro volume dessa trilogia, onde poderemos acompanhar a continuação das aventuras dos peculiares.

    O universo peculiar criado por Ransom Riggs é diferente por unir elementos fantásticos e temas excitantes, que prendem a atenção do leitor e o faz questionar o que é ou não real. Tenho certeza que você também irá querer entrar na fenda e se apaixonar por essa história.

    Ah! Este livro foi adaptado ao cinema por ninguém menos que Tim Button! Se você ainda não teve oportunidade de assistir, vale muito a pena ;)


    Claro que não poderia finalizar sem antes falar dessa luxuosa edição da Editora Intrínseca. Assim como o segundo e terceiro livro da trilogia, O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares está lindo demais. Em capa dura vermelha <3 e com uma jacket (a capinha de papel por cima da capa dura), folhas amarelas e diagramação em tons de marrom, a obra está repleto de imagens que ilustram peculiares e passagens do livro.

    Eu já tenho essa linda coleção. E vocês?

    Gostaram  do livro?
    Já conhecem as crianças peculiares?
    Ficaram curiosos para saber a continuação da história?
    Comentem!

    Abraços e até maism

    1 comentários :

    1. *Rízia, este é um dos próximos livros que desejo ler ! Não conheço este escritor !
      Ah, dou preferência para os livros digitais !
      Cheguei aqui através do Skoob ! Vou te seguir lá também !
      Um abraço.

      ResponderExcluir