Resenha: O medo mais profundo, de Harlan Coben

O MEDO MAIS PROFUNDO
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Skoob

Sinopse: Na época da faculdade, Myron Bolitar teve seu primeiro relacionamento sério, que terminou de forma dolorosa quando a namorada o trocou por seu maior adversário no basquete. Por isso, a última pessoa no mundo que Myron deseja rever é Emily Downing. Assim, ele tem uma grande surpresa quando, anos depois, ela aparece suplicando ajuda. Seu filho de 13 anos, Jeremy, está morrendo e precisa de um transplante de medula óssea – de um doador que sumiu sem deixar vestígios. E a revelação seguinte é ainda mais impactante: Myron é o pai do garoto.




Olá Leitores
O que você seria capaz para salvar seu filho? Essa é a pergunta que nos apresenta a história do livro de hoje.
Esteja preparado para muito suspense, intrigas e uma verdadeira corrida conta o tempo.
Vamos conhecer um pouco mais dessa história?


O medo mais profundo, de Harlan Coben, nos conta a história de Myron Bolitar um ex-jogador de basquete que após sofrer uma lesão, precisou abandonar o esporte. Atualmente, ele agencia atletas e nas horas vagas, está sempre investigando uma coisa ou outra. E é justamente por esse seu "hobby" que ele recebe a inesperada visita de Emily.

Emily foi uma paixão da época da faculdade. Apesar de se darem super bem, acabaram se separando. Contudo, antes da moça se casar, eles tiveram uma última noite juntos. Ao procurá-lo, a jovem revela seu filho, Jeremy, está muito doente e que precisa da ajuda de Myron para tentar encontrar um doador de medula.

Myron, apesar de comovido, não estava exatamente convencido a ajudar, pois não gostaria de ter que conviver novamente com aquele passado. Mas Emily acaba jogando um bomba no colo de Myron. Ela afirma que Jeremy é seu filho, fruto da última noite que passaram juntos e assim não resta alternativa a não ser tentar salvar a vida do garoto.

Começa uma verdadeira investigação. Myron descobre, através da médica de Jeremy, que existe sim um doador compatível, mas este se recusou a doar. Aparentemente, a solução seria simples: Localizar o doador e tentar convencê-lo a salvar a vida de uma criança.

Mas é justamente nesse ponto que os problemas aumentam: Quando ilegalmente Myron descobre a identidade do doador, ele percebe que o homem é um verdadeiro fantasma. Não há outros registros em seu nome. Ele não possui contas, cadastro social, nada. É um homem sem passado. 

Myron terá que usar toda a sua habilidade de investigação para localizar um homem que parece nunca ter existido e salvar a vida do seu filho. O que ele não imagina é que grandes desafios e perigos o aguardam e que ele embarcará numa verdadeira corrida contra o tempo.


O medo mais profundo é um suspense capaz de prender sua atenção por horas.

Confesso que quando li a sinopse e vi a revelação de que Myron era pai do garoto, achei que seria um grande spoiler, mas na verdade é apenas a motivação que nossa personagem necessita para que comece a caçada ao doador de medula.

A narrativa é simples e fluída. As vezes estamos em momento frenéticos e outros, de especulação e calmaria. Mas tudo é fruto de uma história que parece estar espalhada, com diversos envolvidos e que nem tudo que parece, é.

As personagens são interessante, mas não diria que muito profundas. Cada um desenvolve muito bem seu papel na trama, mas senti falta de mais detalhes e envolvimento. Com exceção de alguns que não posso mencionar, devido aos muitos conflitos que encontramos, senti que mereciam mais atenção, mas no todo, não deixam a desejar.

O ponto alto do livro, sem dúvida, são as ligações familiares. Interessante ver todas as nuances trabalhadas pelo autor, tanto no lado positivo, quanto no negativo. Que a família pode sim ser sua base, mas também pode fazer com que você fique sem chão. Por conta disso, O medo mais profundo nos provoca reflexões interessantes.

O clímax é bastante intenso. Repleto de revelações, consegue deixar todas as inúmeras pontas amarradinhas e encontramos o sentido de toda a trama. Apesar de não imaginar um final como este, gostei muito e acredito que agradará a todos.

A capa não reflete muito a história, mas está bonita e tem um ar misterioso. A edição está impecável.

O medo mais profundo é mais um acerto de Harlan Coben. Uma história envolvente, misteriosa e que trará questionamentos profundos sobre as relações familiares. Aos fãs do gênero e do autor, com certeza é uma leitura obrigatória e para aqueles que ainda não conhecem, vale a pena dar uma oportunidade a este brilhante escritor.

Gostaram do livro?
Ficaram curiosos para conhecer o desfecho?
Já leram?
Comentem!

Abraços e até mais.

28 comentários

  1. Adoro histórias misteriosas :)
    Já vi que vou curtir muito esse livro.
    Beijos,
    Juliana.
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rizia,

    Eu ainda não li nada do autor, mas pretendo. TEnho visto bastante resenha positiva sobre esse livro, então to bem curiosa. Que bom que a narrativa é fluida e ele intercala entre momentos frenéticos e de calmaria, acho isso essencial no enredo. Gostei da sua opinião, espero poder ler.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rizia! Gostei da resenha. Pela resenha vi que é um livro que mexe muito com a gente. Gosto de livros com mistérios, e com certeza esse irá mexer muito comigo. Ansioso para lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rízia! Até hoje não li nenhum livro do Harlan Coben, apesar de ter um na estante. Fico cada vez mais curiosa em relação à escrita dele considerando a quantidade enorme de comentários positivos acerca de suas obras, todos dizem que sua escrita intriga ao leitor e prende muito. Adoro escritores que possuem essa capacidade. Achei muito bacana nesse livro essa coisa toda de pôr à prova os conceitos e ideais de Myron, quando a vida de seu filho está em jogo e, isso prova o quanto os seres humanos são capazes de fazer tudo por quem amam. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do Harlan Coben e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa deste autor tão amado e elogiado.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    EU li o livro essa semana e gostei bastante da história.
    Como é história do Harlan, não tem como não gostar. E ainda é de uma série que adoro acompanhar, que é do Myron Bolitar. Como não gostar desses personagens tão carismáticos. Eu simplesmente adoro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu li há momentos outra resenha do livro e fiquei super interessado em ler o livro! :) Adoro o género de livro, cheio de tensão! :)

    E acho maravilhoso que o climax seja bem forte e que seja um livro envolvente e que nos integra no livro! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá acho o máximo quando eu vejo resenhas empolgadas na qual a pessoa diz que o livro prendeu a atenção por horas. Porém o Harlan não funcionou para mim. Não consegui gostar dos livros dele embora seja inegável que ele sabe escrever. Vou deixar a dica passar. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Deu tilt aqui e o comentário anterior saiu errado heheh
    Oi!
    Adoro os livros do Harlan Coben e acompanho a série do Myron, mas não li o anterior a "O medo mais profundo". Então tb não li esse.
    Dessa vez Myron terá de lidar com algo bem mais complexo e pessoal ...
    Ótima resenha, super explicativa . Estou ansiosa para ler o livro logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada do autor, da pra acreditar? Sempre vejo comentários positivos sobre ele, e estou lendo tantas resenhas desse livro ultimamente e você foi a unica pelo que me lembro que colocou um ponto negativo, a falta de aprofundamento nos personagens, apesar de que eles desempenharam seu papel bem. A serie ja esta anotada na minha lista de futuras leituras e espero gostar bastante da escrita do autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rízia,
    É tão bom ler um livro e falar que é mais um acerto de determinado autor, não é? Gostei muito da premissa desse livro e achei o título bem pertinente com o tema, imagino que perder um filho deve ser um medo muito profundo. Estou me perguntando como Myron pode tentar encontrar o fantasma e salvar o filho - mesmo que não tenha tido muito contato com ele.
    Claro que anotei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Sou muito fã dos livros e da escrita do Harlan Coben. E não vejo a hora de fazer essa leitura. As reviravoltas que o autor coloca em seus livros são de fazer a cabeça virar, e pelo o que li terá um pouco disso no livro. O mais legal nos livros do autor é que dá para ler fora de ordem e sem pegar spoiler.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi oi querida,
    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura que te prende, e quando você termina acaba deixando um sorriso no rosto da gente.

    Eu não me lembro de lido alguma resenha do livro do Harlan, já vi o livro mas sempre protelei a leitura. Mas gostei bastante da sua e vou pesquisar outras obras do autor.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  15. oie, eu não li esse livro mas fiquei bem intrigada com esse homem fantasma que aparece e qual a ligação dele com tudo. que bom que todas as pontas foram bem amarradas, gosto disso em livros policiais. Espero vir a ler.

    ResponderExcluir
  16. Olá Rízia =)
    Realmente a capa não revela muito da história, mas está linda. Eu não imaginava que o livro fosse tão bom. Apresenta trazer uma história bem emocionante. Acredito que quase todo livro que vem tratando desse tema, vem falando de relação família costuma vir junto fortes história. Super anotei a dica. Gostei bastante da resenha e ver sua opinião sobre o livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Olá Rizia,
    só li um livro do Harlan e não achei essa coca cola toda não rsrsrs
    Gostei bastante da trama e do final, só que a leitura é tão fácil e sim os personagens também não tinham muita profundidade, que poucos foram os momentos em que soltei um UAL.
    Admito que sua resenha me deixou super curiosa, mesmo pq ganhei esse livro e não li por ser o sétimo de uma série, sendo a terceira resenha positiva com a qual me deparo estou tentada a ler a série rsrsrs

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  18. Oiiii,

    Eu não consigo me convencer a ler os livros do Harlam, não curto muito suspense e o fato de você ter achado os personagens superficiais só me desanimou mais rs. Então vou deixar a dica passar.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Sempre ouvi falar muito bem dos livros do Halan e só tenho um, porém ainda não o li. Esse livro já tinha visto na livraria e ficado super curiosa em relação a ele.
    O que mais me chamou atenção na resenha e no livro foi saber que ele é cheio de mistério e nos faz questionar, pois prezo muito isso em livros.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Todo mundo fala tão bem desse autor que estou com a expectativa lá em cima. Esse livro tem uma premissa muito boa, e eu amoo mistérios, então vou gostar da leitura.

    Beijos
    Bru, Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  21. Um agenciador de atletas que investiga coisas nas horas vagas. Curti. Que coisa mais horrível descobrir que tem um filho dessa forma, não consigo nem imaginar! Nunca li nada do Harlan mas tenho muita vontade de conhecer a escrita dele, e claro que esse livro já está na lista. É muito bom saber que as pontas são bem amarradas e que você não esperava o final, mas achou que agradará a todos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Rizia
    Nao sei se este livro é lançamento, mas li algumas resenhas bem interessantes sobre ele, assim como a sua
    Eu também fiquei muito curiosa para ler e ja coloquei na minha lista.
    Deve ser muito instigante este livro aliás toda a coleção
    Acredita que ainda nao li nenhum livro do Coben? Preciso corrigir logo isso
    Adorei seu post
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Rízia

    Olha, por mais que você diga que o fato da sinopse revelar que ele é o pai do garoto não ser um spoiler, e sim uma motivação, eu continuo achando esse detalhe bem chato. hahahaha
    Quando eu li essa sinopse pela primeira vez eu pensei "caraaaa, como assim a sinopse fala isso?" e já perdeu a graça para mim, sabe?
    Mas como eu sempre leio resenhas positivas sobre esse livro posso até ler algum dia, mas antes começarei por outros livros do autor, tenho Seis Anos Depois e Que Falta Você Me Faz.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Rízia, eu tenho muita vontade de começar a ler os livros do Harlan Coben. Essa série me parece ser muito interessante, com certeza Myron tomar conhecimento sobre ter um filho deve ter sido chocante, ainda mais precisando de um doador de medula óssea... Drama na medida em que eu adoro! Abraços

    ResponderExcluir
  25. Oi oi querida,
    Fico muito feliz que você tenha gostado do livro, é sempre ótimo embarcar em uma leitura envolvente e que termina deixando um sorriso no rosto da gente. O autor é fera em mistério e isso deixou bem claro na sinopse.

    Adorei a resenha e mesmo não tendo lido nenhum livro do autor, pretendo ler no inicio do ano.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  26. Oiee Rízia ^^
    Eu só cheguei a ler uns dois livros do Harlan, e até que gostei, achei que ele amarra as histórias muito bem e consegue manter o mistério até o fim, mas não é o meu tipo favorito de livro. O Heitor, resenhista lá do blog, também gostou deste livro, então eu já estava curiosa. Saber que o autor também te conquistou (apesar da falta de desenvolvimento de alguns personagens) me deixou animada.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  27. Olá Rízia!
    Eu ainda não li nada do autor, mas a história me deixou muito interessada para ler. Saber que você tem um filho e que pode perdê-lo sem ao menos conhecê-lo não deve ter sido fácil. Como ele vai conseguir salvar a vida do menino? Perguntas que ficaram em minha cabeça e que me motivaram a ler o livro.
    Amei a sua resenha e vou anotar a sua dica com certeza.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. eu li esse livro recentemente e amei! amo a maneira que o Coben cria personagens e dá uma história pra eles. o fato d'os personagens coadjuvantes serem tão bem explorados tbm me faz acrescentar algumas estrelinhas. o meu personagem favorito foi, sem sombra de dúvidas, o filho da Emily (achei incrível como o Coben o construiu e a forma que ele tem participação na história, mesmo que não esteja presente em todo o livro). e, ah, amei o desfecho da história como um todo. :)

    também resenhei esse livro, pode dar uma olhada? clique aqui pra assistir! <3

    abraços! <3
    Alex, do blog Um Bookaholic.
    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: instagram/twitter

    ResponderExcluir