• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: Antes que eu me esqueça, de Dr. Leandro Teles


    ANTES QUE EU ME ESQUEÇA
    Técnicas, Hábitos e Dicas para adiar a mente e aperfeiçoar a memória.
    Autor: Dr. Leandro Teles
    Editora: Alaúde
    Páginas: 248

    Sinopse: Em Antes que eu me esqueça, o neurologista Leandro Teles discorre de forma leve e bem-humorada sobre alguns dos conceitos da neurociência, com ênfase na memorização. A ideia é traduzir em linguagem do dia a dia, com explicações didáticas e analogias cotidianas, os fascinantes mecanismos do processo de formação e evocação de memórias. Enquanto explica o que ocorre na mente, o autor dá dicas práticas para aumentar a capacidade de concentração, facilitar a fixação de dados e melhorar o desempenho da memória. Trata-se, assim, de uma obra para os apaixonados pelos mistérios da mente humana e para os interessados em uma consistente ampliação e manutenção de suas habilidades mentais.
    Olá Leitores
    Trago para vocês uma livro diferente do que estamos acostumados aqui, mas que traz valiosas dicas para nossa vida.
    Não sei quanto a vocês, mas costumo ter uma memória não muito boa. Na verdade lembro de algumas coisas e outras não. E ter a oportunidade de ler essa obra, foi um verdadeiro presente.
    Vamos conhecer um pouco mais?

    Antes que eu me esqueça, do Dr. Leandro Teles é um verdadeiro manual sobre neurociência, mais particularmente, sobre a memória. Mas antes de qualquer coisa, preciso dizer que o que me conquistou nesta obra foi a linguagem acessível e a riqueza de recursos utilizados pelo autor para nos explicar o assunto.

    Superado o medo inicial de ficar perdida em um tema tão desconhecido, mergulhei nessa leitura tão fluída, inteligente e muito instigante. Pude conhecer um pouco do funcionamento da mente a formação do processo de memorização. Como o nosso cérebro é capaz de gravar coisas - ou não - e a disponibilidade delas no momento que for preciso.

    O autor se utilizou de diversos exemplos para explicar fases e processos ao longo do livro. Dentre tantos, destaco o filme Divertida Mente que explicava alguns pontos ligados à comportamento e os exemplos cotidianos, como esquecer coisas simples que geralmente você costuma lembrar. Gostei bastante, pois acredito que isso aproxima o leitor da obra, pois existirá a identificação.


    Os capítulos são bem divididos e vão formando uma verdadeira construção de conhecimento. A diagramação é incrível e existem quadros, imagens e outros recursos que facilitam a leitura e o entendimento. Outro ponto positivo é a proximidade que o autor conseguiu criar. Parece que estamos em uma conversa, numa aula ou numa consulta.

    Uma das lições mais valiosas que pude aprender ao chegar às últimas páginas desse livro foi que é preciso criar hábitos que irão melhorar o funcionamento da nossa mente. Fiquei feliz por alguns deles eu já praticar, mas outros eu realmente tenho que melhorar.

    Preciso confessar que gostei tanto de conhecer o funcionamento da mente que devorei o livro em poucos dias. Nem parecia que estava lendo sobre um assunto totalmente desconhecido.

    E é justamente por isso que recomendo a leitura de Antes que eu me esqueça. Se você tiver curiosidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da sua mente, vai adorar. Se você não tem tanta curiosidade assim, sugiro que dê uma chance, pois o Dr. Leandro Teles vai te surpreender.

    SOBRE O AUTOR:
    Especialista em doenças e distúrbios da mente graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com residência médica em neurologia Clínica no Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP.
    É membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Atualmente trabalha também como consultor em emissoras dos principais meios de comunicação (TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet) com o intuito de disseminar informações em prol da em prol da melhoria da qualidade de vida e conhecimento médico da população. O doutor Leandro está frequentemente presente no Programa Mulheres (TV Gazeta) e Vida Melhor (Rede Vida) e também já participou como consultor ou entrevistado em programas como: Todo Seu, Você Bonita, Notícias & Mais, Hoje em Dia, Domingo Espetacular, entre outros. Também é colunista fixo do portal Vivo Mais Saúde (http://vivomaissaudavel.com.br/eles-explicam/dr-leandro-teles/), ao lado de nomes como Márcio Atalla, Drauzio Varella e Laura Müller
    Se interessou pelo livro? Você pode adquiri-lo através do site da Editora Alaúde.
    Agradeço a Editora Alaúde por ter me proporcionada uma leitura tão interessante e instrutiva.

    Gostaram da obra?
    Costumam esquecer das coisas?
    São curiosos em relação ao funcionamento da mente?
    Ficaram com vontade de ler?
    Comentem!

    Abraços e até mais.

    2 comentários :

    1. esse livro parece ser muito interessante, vou procurar.
      Beijos,
      Juliana.
      http://www.fabulonica.com/

      ResponderExcluir
    2. Oi Rízia! Que interessante! Eu tb tenho dificuldade pra me lembrar das coisas, certos momentos são borrões na minha vida! Muito bacana conhecer esse livro, acho que é bom praticar e fazer exercícios pra memória!

      Bjs, Mi

      O que tem na nossa estante

      ResponderExcluir