10 motivos para ler "O guia essencial do vinho: Wine Folly", de Madeline Puckette e Justin Hammack


Olá Leitores
Quem aqui gosta de um bom vinho? Com tantos tipos e opções no mercado, às vezes fica difícil escolher o tipo e saber de harmoniza com determinado alimento.
Mas. para a nossa alegria, a Editora Intrínseca lançou um guia que irá ajudar você.
Garanto que suas taças de vinho jamais serão as mesmas depois dessa leitura ;)
Atenção!
Esse livro não é indicado para menores de 18 anos.
Esse post é meramente didático e não possui a intenção de incentivar o consumo de bebidas alcoólicas. 

  "O guia essencial do vinho: Wine Folly"
Autores: Madeline Puckette e Justin Hammack
Editora: Intrínseca
Páginas: 240

Sinopse: O site winefolly.com é uma das maiores referências mundiais quando o assunto é vinho. Com gráficos incríveis, foco total no acesso à informação e soluções engenhosas para atrair novos apaixonados, o site de Madeline Puckette e Justin Hammack espanou a poeira que cobria o assunto e abriu as portas para muitos iniciantes: aqueles que queriam conhecer melhor o mundo do vinho, mas se intimidavam com toda a pompa. Com explicações claras e acessíveis, O guia essencial do vinho: Wine Folly reúne informações imprescindíveis sobre as uvas mais cultivadas do planeta, apresenta as características de cada uma — afinal, qual é a diferença entre Cabernet Sauvignon e Pinot Noir? —, ensina sobre harmonização com alimentos e até mesmo a degustar e a servir a bebida. Tudo isso com um projeto gráfico inteligente e intuitivo que é um verdadeiro convite a uma taça.  Leve e divertido para os novatos e repleto de informações geográficas e históricas para os que já possuem algum conhecimento, este livro é, mais do que tudo, uma homenagem ao vinho e à cultura que o cerca.

01 - O guia essencial do vinho: Wine Folly, de Madeline Puckette e Justin Hammack é um livro dos fundadores do renomado site Wine Folly, que surgiu da paixão de Madeline pelos vinho e sua experiência com design, juntamente com o olhar de mercado de Justin.

02 - Se você acha que precisa de um conhecimento prévio para encarar a leitura, tenho uma ótima notícia para você: Este livro é um verdadeiro manual e caso você não conheça muito acerca de vinhos, não ficará perdido, pois somos apresentados de forma muito didática ao conteúdo do livro


03 - O guia inclui: Fundamentos básicos do vinho; Como degustar, manusear e conservar a bebida; um compêndio com 55 diferentes variedades e 20 mapas de regiões produtoras. A partir desse tópicos, somos brindados com informações valiosas que com certeza ajudarão você a escolher um bom vinho.

04 - Os autores partem do zero, ensinando o que é um vinho, quais são as suas características básicas e até mesmo detalhes da garrafa em que ele é armazenado. Aprenderemos sobre rótulos (sim, existem diferenças) e como identifica sua origem. Conhecemos as diversas taças em que a bebida pode ser servida e qual é a adequada de acordo com o tipo escolhido.

05 - A grande curiosidade de um apreciador de vinhos é como degustar corretamente e é claro que num guia tão completo, não poderia ficar de fora. Cada etapa da degustação é ensinada, inclusive na ordem certa. Confesso que o próximo vinho que eu tiver oportunidade de beber, vou seguir os passos deste livro para viver uma experiência completamente diferente.


06- Também aprendemos sobre harmonização, e regiões produtoras. Brasil, Chile, Argentina, Portugal, África do Sul, Alemanhã. França são alguns dos países que mais se destacam pela produção da bebida. 

07 - O design do livro é extremamente convidativo. Vários recursos visuais foram utilizados para transmitir conhecimento de forma didática e interessante. Gráficos, imagens, comparativos entre outros estão presentes nas páginas coloridas deste guia.

08 - Existem diversos guias de vinho no mercado, mas nenhum deles é tão completo e didático quanto "O guia essencial do vinho: Wine Folly". Como gosto muito do tema, tive oportunidade de ler alguns deles e esse certamente foi o que mais me surpreendeu pela qualidade e variedade de pontos abordados.

09 - A Editora Intrínseca elaborou um Quiz na página oficial do livro que dirá que tipo de vinho você é. Recomendo que façam, pois é super divertido e no final você saberá qual vinho é. Minha resposta foi: Cabernet Sauvignon, que por acaso é um dos meus favoritos. Também recomendo acessar o site Wine Folly, que apesar de ser escrito em inglês é bastante interessante de visitar.

10 - Se você gosta de vinho ou é um curioso pelo tema, recomendo conhecer esse livro, pois além de aprender conceitos interessantes sobre degustação, regiões produtoras e harmonização, também terá a oportunidade de conhecer diferentes tipos da bebida e nunca mais sairá por aí dizendo que vinho é tudo igual. Saúde! 🍷

Gostaram de conhecer o livro?
Curtem um bom vinho?
Ficaram curiosos para conhecer mais detalhes dessa bebida fascinante?
Comentem!

Abraços e até mais.

22 comentários

  1. Olá
    Eu não conhecia esse livro, e a principio não teria interesse em lê-lo. Mas adorei poder conferir os motivos que você apresentou para fazer essa leitura. No meu caso, não gosto de vinho, então realmente não faz o meu tipo, apesar de que imagino que é um ótimo presente para quem curta.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rízia,
    Confesso que sempre quis saber saborear um vinho e não somente enfiar goela a baixo, então com certeza tiraria um tem para conferir as dicas e conhecer mais sobre esse mundo de vinhedo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu não sou de tomar vinho, mas acredito que para aqueles que gostam esse livro é uma ótima recomendação, inclusive já estou pensando nele para dar de presente ou até para comprar nos amigos ocultos onde se vai trocando os presentes. Então gostei bastante e já coloquei na lista para dar uma olhada de perto!
    Um beijo
    wwww.brookebells.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que eu preciso de um livro desse viu. Sou uma completa leiga quando se trata de vinho, ou melhor, quando se trata de qualquer bebida. Seria bom adquirir um pouco mais de conhecimento.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Então, já conhecia o livro, mas ele não me atraiu em nenhum momento, a sua postagem ficou ótima, mas eu não bebo nada que contém álcool e acabo não me interessando pela obra, um pouco por causa disso. Mas, fico feliz que o livro tenha te agradado haha

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não tomo nenhuma bebida alcoólica, porque não gosto mesmo, mas fiz o teste e deu Chardonnay!
    Gostei do resultado! hahaha
    Gostei tbm desse livro, se um dia eu me interessar por vinhos, msm que para visitas já sei onde procurar as informações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Rizia, eu adoro vinho, mas como a grande maioria, não entendo nada e achei o livro muito interessante, além de ser um presente perfeito para quem como eu, gosta da bebida e quer entender mais sobre. Achei a ideia do Quiz bem legal.
    Amei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá eu não conhecia o livro e ele parece ser um guia essencial para os amantes de vinho e também uma leitura essencial para as pessoas aprenderem a pedir uma boa comida em um restaurante um pouco mais sofisticado. Uma das dicas que é o de como manusear e degustar,acho que pode livrar muita gente de perrengues por aí.

    No mais, eu amo esses posts de 10 motivos para... é um jeito simples e bem divertido de apresentar um conteúdo.

    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  9. Olá.

    Apesar de não conhecer o livro, eu não tenho nenhum interesse nessa obra. Concordo que esse livro é essencial para os amantes de vinho ou para os que querem saber mais sobre. Eu amei essa capa e daria de presenta para o me pai, visto que ele se amarra num vinho.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Rízia!
    Eu não conhecia o livro/guia, mas não tenho muito interesse nele... Para quem gosta de vinhos e tem um interesse em saber mais sobre eles, da onde vem os melhores e até conhecer novos.
    Mas poderia ser um bom presente para a minha mãe, que gosta bastante de vinhos.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  11. Olá Rizia,
    Adoro vinhos e adorei a postagem. Acho que esse livro mais do que vale a pena de ser lido e acrescenta e muito. Gostei de saber que é um manual e fiz o quiz, o meu deu Vinho do Porto que, inclusive, é meu favorito também, então, acho que deu super certo.
    vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rizia

    Eu sempre achei muito legal aquelas pessoas que vão aos restaurantes e pedem o vinho certo para combinar com o tipo de comida... aí o vinho chega e a pessoa cheira, balança, bota na boca, bochecha... hahahahhaha
    Mas eu sou pobre, não posso fazer essas graças... vinho aqui em casa só aqueles de mercado e olhe lá! Hahahahha
    Achei legal o livro, parece bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Sou apaixonada por vinhos, acho muito bom; mas não entendo nada, esse livro parece um guia perfeito para entender tudo, além dele ser lindo e bem dinâmico, fiquei super curiosa para aprender mais sobre o tema e não apenas beber o vinho e sim entende-lo. Adorei a dica, é um investimento muito útil para quem quer aprender mais.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não tenho o costume de tomar vinho, e quando o faço, nem ao menos passo de um copo. Apesar de não me interessar, acredito que seja uma leitura bem interessante para quem é da área e para aqueles que tem curiosidade em saber mais sobre vinhos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rízia, tudo bem?
    Eu achei os seus motivos super válidos e fiquei a fim de fazer essa leitura. Adoro tomar um vinho vez ou outra, mas sei pouco sobre essa bebida.

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Desconhecia a obra, mas gostei muito de saber esses vários motivos para ler a obra e saber mais sobre vinhos, afinal não entendo quase nada.
    É muito bom saber que mesmo com um pequeno conhecimento, em nada atrapalha a leitura pelo fato de ser realmente um manual. Anotei a dica e espero poder ler em breve.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adorei os motivos que você nos deu para ler o livro, principalmente por não precisar ter um conhecimento prévio sobre o assunto para realizar a leitura. Achei um manual super legal e bem interessante para todos os apaixonados por essa bebida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá Rizia...
    Não conhecia o livro, mas a capa dele é fantastica!
    Adorei esse post m forma de topico para listar os pontos positivos da obra e o que a atrairia para o leitor, mas apesar de ser uma amante dos vinhos, não o leria no momento.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Eu não conhecia esse livro, mas achei premissa super divertida. Se eu visse ele por eu mesma por aí, certamente nem ligaria pra ele, mas com esses motivos, darei uma atenção especial quando o ver.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  20. Oi, Rízia!

    Nossa, não conhecia esse livro, mas me interessei bastante. Realmente não entendo nada sobre vinho, haha, mas adorei seus tópicos. Parece ser uma leitura bem divertida, dica anotada!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Que legal esse livro!
    Achei ele super diferente. O mais legal é que esse livro é totalmente voltado para nós, meros mortais, que não entendemos de vinho.
    Eu, como uma pessoa totalmente apaixonada por vinho, vou ter que ler esse livro!
    Obrigada pela dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Rízia, tudo bem?
    Você apontou motivos ótimos para conhecer a obra, e devo dizer que só a capa já tinha chamado minha atenção, e mesmo eu não gostando muito de vinho, com certeza você me convenceu a dar uma chance a obra. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir