Seja Peculiar #StayPeculiar - Semana Especial Crianças Peculiares


Peculiar
Significa que é característico, especial, algo que é próprio de uma pessoa ou coisa.
Olá Leitores.
Dando continuidade a Semana Especial Crianças Peculiares promovida pela Editora Intrínseca e tendo em vista que hoje o tema é livre, aproveito para falar um pouca de uma das mais bonitas mensagens que captei ao acompanhar essa série tão diferente: A peculiaridade.

Ransom Riggs nos apresentou um universo completamente diferente ao escrever O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Humanos com habilidades excepcionais que os tornam, de certa forma, excluídos da sociedade, são os protagonistas dessa história e que juntos irão ensinar muitas coisas ao leitores.

Estive pensando que cada um de nós também somos peculiares. Claro que não temos superpoderes, ao menos eu não, mas se partimos da definição que o dicionário nos dá, com certeza nos enquadramos nesse conceito.


Pensemos juntos: Qual habilidade eu tenho me diferencia da maioria das pessoas ao meu redor? Eu por exemplo posso falar algo que é comum a todos que estão lendo esse post: O amor pelos livros. "Ah, Rizia, mas muitas outras pessoas também gosta de ler e blá, blá, blá". Mas, por outro lado, muitos também não gostam e todos os dias uso essa minha "habilidade" para influenciar pessoas. E vem dando certo. E tenho certeza de que algo em você é capaz de ajudar o outro.

Ser peculiar é ser diferente, mas não significa ser único. Riggs nos mostra como cada peculiar que ele criou precisa ajudar ou outro para juntos viverem em harmonia e se protegerem dos perigos. E sabe o que mais? Em O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares percebemos que nenhum é peculiar é melhor ou mais importante que o outro.


Dentre tantas outras mensagens, é bonito ver como Ransom Riggs nos despertou para o diferente. Como humanos, tendemos a ver o que é diferente como uma coisa ruim e isso, na maioria das vezes, não é verdade. Muito pelo contrário. É preciso ver o belo no outro.

Gosto de leituras que nos transformam. E essa série com certeza deixará marcas para sempre. Em tempos tão difíceis é sempre bom termos histórias que nos façam refletir e nos ensinem a compreender e respeitar o que é ímpar.

E faço um convite a todos: Seja Peculiar. Deixe o que é característico, especial, algo que lhe é próprio floresça e encante todos ao seu redor. 

Abraços e até mais.


Nenhum comentário