Resenha: Essa luz tão brilhante, de Estelle Laure


ESSA LUZ TÃO BRILHANTE
Autora: Estelle Laure
Editora: Arqueiro
Páginas: 208

Sinopse: O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã. Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la. Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido. Essa luz tão brilhante é a história de uma garota que descobre uma grande força dentro de si enquanto aprende que a vida e o amor podem ser imprevisíveis, assustadores e maravilhosos – tudo junto e misturado.

Olá Leitores
Trago para vocês uma livro que me surpreendeu bastante.
Quero contar para vocês todos os detalhes.
Vamos lá?

Essa luz tão brilhante, de Estelle Laure nos conta a história de Lucille, uma jovem de 17 anos que vê sua vida mudar de cabeça para baixo após uma série de acontecimentos familiares: Primeiro, seu pai, que não aguenta a pressão de cuidar de uma família após ter abandonado seu sonho de ser um roqueiro famoso e termina surtando e indo parar numa clínica de reabilitação. Segundo, sua mãe que de uma hora para outra decide tirar férias e deixar as filhas sozinhas por um tempo.

Lu acaba tendo que cuidar da irmã mais nova, Wren. Isso, inicialmente, não seria um problema, mas quando o tempo passa e a mãe das garotas não dá sinal de vida, Lucille precisa pensar em como pagar as contas e esconder das pessoas que elas estão sozinhas em casa. Por sorte, nossa protagonista tem a melhor amiga do mundo: Éden. Acontece que Éden tem um irmão gêmeo: Digby. Lucille é apaixonada por ele, mas sabe que isso não terá futuro, pois além de ser irmão da sua melhor amiga ele também tem namorada.

Com as contas se acumulando, Lucille decide procurar uma trabalho e Éden diz que a apoiará tomando conta de sua irmã. Acaba que quem vai buscá-la no trabalho todas as noites é Digby e essa proximidade a deixa ainda mais ligada. Pior é que ela percebe que ele está tratando-a de forma diferente, mais próxima. Isso a deixa ainda mais confusa.

Os dias passam, as dificuldades são grandes, mas algum anjo que está ajudando secretamente as irmãs, trazendo comida, ajudando na manutenção da casa... Mas Lucille sabe o quão perigoso isso é, afinal alguém percebeu que elas estão sozinhas e só resta rezar para que a mãe volte logo.

Mas quando uma fatalidade ocorre, Lucille terá que ser ainda mais forte para lidar com os problemas e torcer para tudo voltar ao normal e escolher que seguirá o que a razão ou o coração dizem...


Irresistível.

Confesso que o título e a capa me atraíram instantaneamente e não pensei duas vezes em solicitar esse livro na parceria com a Editora Arqueiro. E foi uma escolha perfeita.

Essa luz tão brilhante me apresentou o mundo de uma garota que está com grandes dificuldades, mas não está desistindo. Pelo contrário, Lucille encontra formas de sobreviver e proporcionar uma vida feliz para a irmãzinha.

Gostei muito das personagens. Apesar de conhecermos bem a protagonista, todos os demais possuem personalidade bem definida e contribuem de forma a tonar a obra mais cativante. Sem falar que são simples, o que os tornam ainda mais reais.

A narrativa é não linear. Os capítulos voltam ao passado e o meio termo é o dia D, digamos assim. Mas em momento ficamos confusos. Geralmente contam fatos importantes vividos por Lucille e tentam explicar a situação atual.

Gostei muito dos temas desenvolvidos no livro: Amizade, perdas, superação,irmandade, perseverança e escolhas.  Claro que existe uma carga dramática diante dos fatos vivenciados, mas a autora escolheu não tornar a leitura sufocante e sim reflexiva.

O desfecho vai desagradar alguns, pois não temos aquele prontinho. Também não é um final aberto, mas há sim margem para interpretação. Mas sinceramente gostei, manteve-se fiel ao estilo da obra.

Só resta recomendar a leitura desse livro que chega despretensioso e nos prende até o final. Simplesmente brilhante ;)

Gostaram do livro?
Já leram? Ficaram curiosos para ler?
Comentem!

Abraços e até mais.

23 comentários

  1. Fiquei muuito curiosa pra ler! A capa e o título já tinham me atraído, e agora sua resenha me deu certeza de que quero muito!

    www.poesiadestilada.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu já li esse livro, e assim com o você eu me apaixonei por essa capa rsew. Eu amei todo o enredo mas devo concordar com você que o final me deixou mais do que insatisfeito, o livro é tão curtinho, dava para a mulher ter feito um livro único. A "sequência" desse livro sai na o que vem no exterior e, apesar de tudo, eu quero sabe rmasi sobre a vida da Lucile. Até mais vê
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito. Quero muito poder fazer essa leitura, inclusive já estou esperando o meu volume chegar e estou ansiosa por ler tantos comentários positivos sobre ele. Ahh e essa capa muito linda..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Rízia!

    Eu não li ainda, mas tenho vontade. De fato a capa é muito bonita! E que bom que você curtiu a narrativa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rizia

    Estou apaixonada por esse marcador de página! *---*
    A cada resenha que eu leio a minha vontade de lê-lo só aumenta.
    Eu acho que vou adorar todo esse drama familiar. Em Proibido tinha uma situação um pouquinho parecida e eu adorei.
    Curto narrativas que voltam no passado, então esse seria um ponto positivo para mim.
    Lerei com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amo livros que nos faz refletir sobre os temas mais importantes da vida: amor, amizade, família e por esse motivo, leria fácil. Mas esse final aberto, acredito que me incomodaria um pouco. Acho que só lendo pra saber, né?
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que capa linda 😍 Tenho uma queda por livros com histórias que nos fazem pensar, analisar a nossa vida e esse me parece ser um. Imagina se ver sozinha pra cuidar da irmã e ainda se apaixonar 😰 Tenso né, pela sua resenha me parece bem envolvente o livro, e vou anotar a dica pra ir atrás da Leitura, livros assim com esse tema são meu fraco, bjs

    ResponderExcluir
  8. Nunca havia visto esse livro antes, mas adorei o plot e os temas abordados nele. Infelizmente eu tô com uma pilha imensa de leitura atrasada por aqui, mas assim que possível, irei reservar um tempo pra conhecer essa história.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que resenha maravilhosa! <3
    Se eu já tinha certa curiosidade de ler esse livro, ela só aumentou depois do seu post.
    Tenho certeza que vou adorar, e vou aprender muito com as mensagens que a autora abordou na trama.
    Espero gostar desse livro despretensioso!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Olá Rizia,
    Comprei esse livro na Bienal e fiquei muito contente por saber que você gostou do final, tenho visto muitas ressalvas em relação a esse ponto.
    O que mais me atrai nesse livro é que a mocinha parece ser muito forte e não aquele tipinho que fica sofrendo o tempo todos, sabe? Estou bem intrigada para ler esse livro e espero conseguir fazer isso logo.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Muita gente tem falado super bem desse livro né? Confesso que acho a premissa bem fofinha e me parece ser um livro bem envolvente. Muita ente realmente questionou o final, mas é aquela coisa, para cada um é diferente. E esse lance da narrativa não linear me atraí muito.

    Espero gostar tanto quanto você. Adorei a resenha.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  12. Oie Rízia, tudo bem? Viu que esse livro terá uma continuação? Eu achei o final super corrido e fiquei bem feliz quando vi que a autora está trabalhando na sequência. Também gostei muito do livro e dos assuntos que ele aborda! A escrita da autora é super leve e a narrativa prende bastante. Sua resenha ficou ótima <3
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rízia. Tudo bem?
    Olha, já tinha visto a capa em alguns sites e em algumas livrarias, mas não sabia do que se tratava a história. Achei bem legal a sua resenha, mas, infelizmente, não gostei muito da história do livro. Mas vou recomendar para algumas pessoas que eu conheço e se interessaria. Obrigado pela dica.
    Abraço!

    meuniverso.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  14. Olá, como vai?
    Ainda não tinha visto nada sobre o livro, mas gostei da premissa e como a personagem tem que se virar para solucionar os grandes dramas que surgem em sua vida e ainda retirar um tempo para pensar em si. Fico imaginando como foi o final e se algo aconteceu de surpreendente.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    A sinopse desse livro me conquistou logo de cara, pois adoro livros em que os personagens precisam se virar pra resolver algo ou, nesse caso, sobreviver aos contratempos da vida. O único ponto que me desagrada é o que você disse sobre o desfecho, pois não gosto muito de finais que não são fechadinhos e deixam o leitor imaginando o que houve, mas ainda assim tenho vontade de o ler principalmente pela história parecer ser envolvente, sem falar nessa edição linda que a editora fez.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Estou muito interessada em ler essa obra, porque adoro livros com essa temática de superação e sobrevivência para manter a família. Me chamou a atenção também porque o final deixar margem para interpretação é não é aquilo que estamos esperando (eu acho rs).
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Eu li sua resenha e chorei. Porque estou passando pelos mesmos problemas que a Lu. Preciso ler esse livro como forma de superação e incentivo, sabe? É ruim você ter que carregar o mundo nas suas costas, e de certa forma as responsabilidades para Lu são as maiores. Poxa, ela tem só 17 anos! Vou comprar ese livro, e parabéns pela resenha. N soltou spoiler, mas não deixou de pontuar algumas coisas interessantes do livro.

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    O livro já começa bem com essa capa linda e cheia de vida, o compraria só por ela.
    Uma amiga me falou muito bem desse livro recentemente e eu fiquei com muita vontade de ler ele. É claro que essa vontade se intensificou após ler sua resenha e me deparar com seus comentários sobre ele. Realmente preciso ler logo esse livro e conferir mais de perto essa trama tão encantadora e que está agradando a tanta gente.
    Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que início de enredo triste e apavorante! Mas é interessante ver que ela tinha tudo para desistir também, mas reúne forças para seguir. O amor vem para descontrair e tornar ainda mais interessante essa história. Que a mãe volte logo!
    Ótima dica!

    Leonardo Lagassi,
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  20. Oi Rízia, tudo bem?

    Este livro vem me chamando a atenção há tempos principalmente pela capa maravilhosa. Sua resenha me confirmou a sensação que sempre tive desta obra: é simplesmente incrível.

    Todo o enredo é bastante tocante e pretendo logo logo poder conferir de perto "Esta luz tão brilhante".

    (:

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Tudo bem?
    Eu já conheço o livro, adoro essa capa ele já tem um tempinho na minha lista de leitura sua resenha ficou bem bacana aumentou muito a minha vontade de lê-lo.
    Parece ser um livro bem tocante sem sombras de duvidas uma leitura magnifica.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  22. Oie!!!
    Confesso que apesar de achar bonita a capa e o título não me atraíram, pois eu pensaria que o livro era totalmente voltado ao publico teen. Mas ao ler sua resenha percebi que apesar de ser para um público jovem o livro parece ser bem escrito e parece ser um romance interessante! Viu como as capas às vezes nos enganam?
    Valeu pela sua dica, pois sem ela passaria batida pelo livro na livraria!
    Bjinhos ;)
    Elaine m. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Htt://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  23. Narrativa e desfecho de vida real e não ocnto de fadas fofo e perfeito amarradinho?
    QUERO.
    Eu tenho troço com luz gigante (pelo nome do meu blog "Let it Shine" já dá pra saber né hahaha), quando olhei o nome desse livro passei mal dois segundos, depois voltei a mim. Amei sua resenha é uma das mais completas que li sobre o tema, achei fofo e bem focada, a história vai me prender espero amar.

    ResponderExcluir