Resenha: Biblioteca de Almas, de Ransom Riggs


BIBLIOTECA DE ALMAS
O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #3
Autor: Ransom Riggs
Editora: Intrínseca
Páginas: 416

Sinopse: Biblioteca de Almas é o último volume da celebrada trilogia iniciada com O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares. Neste terceiro livro, depois de sofrer com a morte do avô, conhecer crianças com habilidades peculiares em uma fenda temporal e partir pelo mar em uma busca desesperada para curar a srta. Peregrine, Jacob vai finalmente enfrentar a inevitável conclusão dessa turbulenta jornada.
Jacob descobre uma poderosa habilidade e não demora a explorá-la para resgatar os amigos peculiares e as ymbrynes da fortaleza dos acólitos. Junto com ele vai Emma Bloom, uma menina capaz de produzir fogo com as mãos, e Addison MacHenry, um cão com faro especial para encontrar crianças perdidas.
Partindo da Londres dos dias atuais, o grupo vai percorrer as ruelas labirínticas do chamado Recanto do Demônio, uma complexa fenda temporal que abriga todo tipo de vícios e perversões. É ali que o destino de peculiares de toda parte será decidido de uma vez por todas. Tal como os volumes anteriores da série, Biblioteca de Almas une fantasia, aventura e sombrias fotografias de época para criar uma experiência de leitura única.
Olá Leitores
É sempre nostálgico chegar ao último livro de uma série.
Em especial essa, que me envolvi profundamente a ponto de sair acreditando que existem pessoas peculiares perdidas por aí.
Compartilho com vocês minhas impressões sobre esse livro tão incrível.
Vamos conhecê-lo?
Atenção! Essa resenha contém spoiler de O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares e Cidade dos Etéreos.

Biblioteca de Almas nos apresenta do desfecho da grande aventura vivida por Jacob. Em O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares ele é apresentado a esse universo incrível, conhece pessoas com dons especiais e encara grandes perigos.  Em Cidades dos Etéreos, Jacob e as outras crianças peculiares estão fugindo dos bombardeios que atingiu a ilha. Dentro de uma pequena embarcação, todos remam em busca de um lugar seguro e possuem um objetivo: Salvar sua ymbrine – A Srta. Peregrine – que está aprisionada no corpo de uma ave, sem conseguir voltar à forma humana. Eles acabam viajando por diversos lugares, conhecendo novos peculiares, mas algumas crianças acabam se perdendo e é exatamente aí que esse livro começa.

Jacob, Emma e Addison, o cão falante, estão a procura dos outros peculiares que acabaram sendo levados pelo acólitos. Acontece que eles estão encurralados por um etéreo e provavelmente será o fim deles. No momento de pânico, Jacob começa a se comunicar com o etéreo, em uma língua estranha, levando-o a obedecer suas ordens. E é assim que eles conseguem se salvar desse ataque.

Com a habilidade de farejar peculiares, Addison ser como uma verdadeira bússola, guiando Jabob e Emma por Londres até algum rastro das ymbrynes ou dos peculiares. Até que eles recebem a informação de que possivelmente seus amigos estariam num lugar horrível conhecido como Recanto do Demônio. 

Com a relutante ajuda de Sharon, eles entram na asquerosa fenda. Lá há todo tipo de ilegalidade: Venda de peculiares, competições com etéreos, uso de substancias proibidas, entre outras coisas horríveis. É justamente lá que eles conhecem Bentham, um homem misterioso que afirma saber o paradeiro das ymbrynes e dos peculiares.

Bentham afirma que eles estão sob o poder de Caul, um homem que procura a Biblioteca de Almas, um verdadeiro arquivo contendo almas de antigos peculiares, para que possa apoderar-se delas. Eles precisariam das ymbrynes para isso.

Sabendo dos perigos que todos estão enfrentando Jacob, Emma e Addison começam uma verdadeira corrida contra tempo para tentar resgatar os peculiares e imperdir que Caul atinga seu objetivo.



Sensacional!
Biblioteca de Almas fechou com chave de ouro essa trilogia tão peculiar.

Preciso começar falando da narrativa. Contém muita ação, desde os primeiros capítulos até as últimas páginas. Os peculiares são testados a todo momento e levados ao extremo, tendo que superar os seus próprios limites para tentar salvar seus amigos.

Nosso protagonista, Jacob, amadureceu muito e entendeu o seu papel em meio ao conflito que está vivendo, mas sem perder seu jeito puro de ser. Emma também se mostra uma parceira inestimável: Corajosa e inteligente, ela é fundamental para o desenvolver da narrativa.

Somos apresentados a novos peculiares, com dons incríveis. Também conhecemos a origem dos acólitos e etéreos - dúvida que atormentava os fãs mais curiosos da trilogia. Mas a maior surpresa está em relação a Caul. Infelizmente não posso contar mais detalhes, por conta de spoilers, mas posso dizer que foi uma sacada inteligentíssima de Riggs.

Confesso que quando comecei a ler o primeiro livro da trilogia, jamais imaginei que ela terminaria da forma como se apresentou. Superou absurdamente minhas expectativas. Tudo fez sentido e pontos dos outros livros foram explicados na conclusão deste.

O desfecho não poderia ter sido melhor. Acredito que todos irão amar.

Não canso de dizer que Riggs é mestre em misturar elementos de sobrenatural, aventura, fantasia e thriller, tornando essa série tão singular. Temas importantes como amizade, lealdade, superação de limites, coragem e escolhas permeiam toda a narrativa, transmitindo importantes valores. Biblioteca de Almas foi a consolidação de tudo.

Chego ao fim dessa trilogia já com saudades e pensando quando terei oportunidade de reler esses livros. Mas uma coisa é certa: Essa história ficará marcada em minha memória por muito tempo.


Claro que não poderia deixar de falar da edição maravilhosa que a Editora Intrínseca preparou. Em capa dura e com uma jacket (a capinha de papel por cima da capa dura), folhas amarelas e diagramação em tons de marrom, Biblioteca de Almas está repleto de imagens que ilustram peculiares e passagens do livro, sem contar que logo no início, o livro traz um Glossario de Termos Peculiares que orientará o leitor.

Mais uma vez recomendo que leiam os livros de Riggs. Certamente ficarão encantados com o universo peculiar criado e personagens fantásticos criados pelo autor.

                                                   

Gostaram?
Já leram os livros da série?
Curiosos para saber o desfecho?
Comentem!

Abraços e até mais.

20 comentários

  1. Olá
    Esse é o último volume né? Bom, infelizmente ainda não li nenhum, mas pretendo fazer isso logo. Confesso que assisti ao filme e fiquei com ainda mais vontade. Foi ótimo ler sua resenha, porque pude concluir que vale a pena ler. Nao tenho duvidas de que a edição deve estar incrível
    Beijos, Fer www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Gente do céu, como assim, último livro??? Eu ainda nem li o primeiro!!!
    Eu estou louca para ler essa série completa e concordo com você, quando a gente chega no último livro fica a nostalgia mesmo.
    Gostei muito de ver mais sobre essa série, de conhecer um pouco mais sobre esse livro e de saber que o protagonista amadureceu. Espero que eu leia logo e que eu possa gostar muito, pois estou extremamente curiosa e ansiosa. depois vou querer ver o filme.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    É sempre bom e ao mesmo tempo ruim chegar ao último livro de uma série. É triste quando estamos apegados ao personagem e de repente ter que se despedir.
    Ainda não li nenhum nenhum volume da série, mas estou bem ansiosa porque só vejo criticas positivas.
    Quero muito ver essas crianças peculiares criados pelo autor.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá amore,
    Tudo que tem biblioteca – mesmo que seja só a palavra, envolvidas, eu já fico curiosa pra ler.
    Curiosa pra ler esse livro já! Dica anotada
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá. Vi o filme das crianças peculiares e isso me deixou muito curiosa com o livro(embora todo mundo diga que é diferente). Amei saber um.pouco mais a frente da história e como te encantou esse livro. A única coisa que não gostei nessa série até agora são as capas. Só eu que acho elas feias? Dica anotada!

    ResponderExcluir
  6. Muito amor por essa série, tenho os dois primeiros livros e comecei a ler o primeiro e já me encantei e sei que vou gostar muito da leitura, uma série que está ganhando muitos leitores no Brasil e bem merecido por sinal, sempre vejo comentários positivos sobre tal série!


    Blog dos Jovens Leitores

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Olha li meio por cima e morrendo de medo de pegar spoilers pois ainda não tive a oportunidade de ler a série. Fico feliz que a trilogia tenha fechado com chave de ouro e que este livro tenha ação em cada página o que tenho certeza torna a leitura ainda mais emocionante. Eu não vejo a hora de conseguir ler.
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Fico feliz em saber que a série tenha terminado tão bem e que tenha superado suas expectativas. Eu até agora não me empolguei muito em ler. Da série gostei mesmo e me chamou atenção a parte gráfica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Rizia,
    É tão bom quando um livro encerra em uma série e/ou trilogia.
    Gostei de conhecer sua opinião sobre essa obra e fiquei bem animada por ser um livro tão cheio de aventuras e com uma trama tão peculiar e envolvente. Também gostei de saber que nesse último volume aparecem mais peculiares, achei bem interessante.
    Dica anotadíssima, aliás, preciso ler logo esses livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Nossa, é muito bom encerrar uma trilogia com essa sensação de que leu uma história sensacional! Eu ainda não tive a oportunidade, então pulei um pouco a história para não receber spoilers, mas agora fiquei morrendo de vontade de iniciar a leitura o mais rápido possível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li nenhum livro dessa trilogia, e estou bem curiosa. Como agora foi publicado o último livro, posso ler em sequencia. Assim eu não preciso ficar esperando a sequencia. Uma trilogia que está na minha lista de leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá Rízia =)
    Aaah eu já conhecia esse livro antes de lançar o filme "O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares" tenho super vontade de ler mais até hoje não tive a oportunidade. Sua resenha está ótima, só aumentou minha vontade de ter o livro. Parabéns pelo blog. Beijos'

    ResponderExcluir
  13. Olá Rízia...
    Esse é a primeira resenha que leio desse livro acredita?
    Eu tenho muita curiosidade de ler essa trilogia e minha nossa, saber que o final é tão incrível quando os outros livros aguçou ainda mais a minha vontade para realizar a leitura!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não consegui ler essa trilogia, mas quero muito, porque a premissa é muito curiosa e acho super bacana essa coisa de criancas peculiares. Fiquei super animada ao ler que esse volume encerrou muito bem a trilogia, isso é ótimo né? Também gostei de ver que o protagonista amadurece e fiquei curiosa para conhecer esse cão falante

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Fiquei com medo de ler a resenha toda e pegar um spoiler sem querer, fui por partes hahaha estou bem curiosa para ler essa série com tanta gente elogiando, mas estou pensando em fazer o caminho inverso e ver o filme primeiro. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  16. Olá Rízia,
    estou louca para ler essa série. Assisti ao filme e depois de ler sua resenha fiquei com uma dúvida, o filme foi relacionado apenas ao primeiro livro ou foi um apanhado geral da série?
    Pq tem partes que me pareceram estar no filme, tipo como os etéreos surgiram, mas tem muita coisa maneira que não vi no filme.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  17. A trilogia acabou e ainda não consegui ler nenhum livor da série, mas pelas resenhas que tenho visto o autor tem um dom de nos transportar pelos cenários incrível.
    O sobrenatural me encanta nesses livros de fantasia, quero ler o primeiro livro antes de ver o filme.

    ResponderExcluir
  18. É simplesmente sensacional quando começamos a ler uma série e ela nos surpreende com um final maravilhoso, não é? Essa é uma trilogia que faz muito tempo que estou querendo ler, e fiquei muito feliz em saber que tem bastante ação no último e que o desfecho foi bom. Que ótimo que você teve uma boa experiência com o livro.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Rízia

    Eu não li os livros e confesso que nem farei isso, é uma temática interessante, mas que me lembra muito X-Men, não sei exatamente o motivo, mas sempre tenho essa sensação.
    É muito bom quando uma série que a gente ama termina de maneira satisfatória, e fico feliz que esse livro tenha te agradado tanto.
    Não sabia que existia esse menino caoaaz de farejar outros peculiares, por exemplo, e até achei legal, mas infelizmente não é uma obra que me enche os olhos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Li a sua resenha bem por cima pra não pegar spoilers. Essa série está muito conceituada por aqui entre os leitores o que só tem aumentado minha curiosidade. Estou meio incerta sobre o que vou achar mas as expectativas estão altas. Que bom que a série acabou de uma forma boa, é ruim quando o desfecho que é tão esperado sai de uma forma incompleta.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir