Dez motivos para ler Contos Peculiares, de Ransom Riggs


Olá Leitores!
Já estão com saudades das Crianças Peculiares? Apesar da trilogia já ter sido concluída e já estarmos nos sentindo um pouquinho órfãos, podemos provar um pouquinho mais desse universo, pois Ransom Riggs nos presenteou com um livro extra: Contos Peculiares.
Acredito que todo fã dessa história vai querer ler, mas se você ainda não estiver convencido o Livroterapias vai te dar 10 motivos para ler e ter essa obra espetacular.
Vamos conhecê-los?

1 - Contos Peculiares é uma coletânea de histórias do folclore peculiar organizadas por Millard Nullings, nosso garoto invisível. De logo ele nos avisa: Esse livro foi escrito apenas para olhos peculiares, ou seja, se você não se enquadrar nessa categoria, favor devolver, pois você acharia tudo muito estranho aqui. Mas caso você seja da Classe dos Peculiares, vá em frente e conheça histórias importantes para a sua formação.

2 - Você encontrará os contos favoritos do nosso organizador, com valiosas introduções, notas de rodapé e comentários que o farão entender melhor cada história. Aliás, é preciso lembrar que esses contos foram de inestimável contribuição nas aventuras vividas por Jacob e as outras crianças nos livros da trilogia de O Lar da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares.

3 - Foram selecionados 10 contos: Os esplêndidos canibais, A princesa da língua bifurcada, A primeira ymbryne, A mulher que era amiga de fantasmas, Cocobolo, As pombas (da Catedral) de St. Paul, A nenina que domava pesadelos, O Gafanhoto, O garoto que podia controlar o mar e A história de Cuthbert, sempre  introduzidos com ilustrações acerca da sua história.

4 - Conheceremos peculiares com capacidade de regenerar partes do próprio corpo, uma princesa com lingua de cobra, a primeira ymbryne da história, uma garota que só fazia amizade com fantasmas, uma menina que era capaz de domar os pesadelos das pessoas e um garoto capaz de controlar o mar, entre outros peculiares que, através de suas vivências, irão nos ensinar valiosas lições.



5 - Por falar em lições, vários temas são abordados nas entrelinhas dos contos. Com a característica de fábulas, as mensagens sempre transmitem ensinamentos como: Os perigos da ambição, a importância da autoaceitação, o problema do preconceito, o amor familiar, a necessidade de ter e preservar os amigos e principalmente o respeito pelo outro.

6 - Quem teve oportunidade de ler a trilogia criada por Ransom Riggs, terá a oportunidade de ler alguns contos que foram mencionados e ajudaram as crianças peculiares. Em especial A história de Cuthbert, que nos conta a história do gigante e dos animais peculiares.

7 - Contos Peculiares é uma obra independente, um Spin-off. Ou seja, ela pode ser lida antes, depois ou enquanto você lê algum livro da trilogia. Eu li logo depois e foi uma experiência fantástica, pois serviu para matar um pouco mais da minha sede por esse mundo peculiar. Mas também acho que é uma excelente oportunidade para conhecer o tom, a escrita e o universo criado pelo autor.

8 - A Edição da Editora Intrínseca está simplesmente sensacional. Capa dura na cor verde e título e detalhes em dourados, encontramos, já na capa, várias referências aos contos como um gafanhoto, uma cobra, uma ave, uma coroa, entre outros. Internamente, a diagramação está impecável, com direito a letras desenhadas e ilustrações.


9 - Por falar em ilustrações, elas são de autoria de Andrew Davidson. Leitores, preciso dizer que passei bons minutos olhando cada uma delas antes de começar a ler o conto. Com traços precisos, somos apresentados a um verdadeiro recorte da fábula que iremos ler.

10 - Contos Peculiares é um livro que você vai querer ler, reler, apreciar as ilustrações e saber que ele está ali, na sua estante ou quem sabe na cabeceira da cama, para sempre que você precisar entrar em seu mundo peculiar.

Gostaram?
Ficaram com vontade de ler?
Já leram os livros da trilogia peculiar?
Comentem!

Abraços e até mais.

21 comentários

  1. Olá
    eu não preciso de nenhum motivo para querer ler esse livro, ou melhor todos os livros desse universo, porque eu já assisti ao filme e fiquei apaixonada querendo saber mais sobre cada detalhe. Mas como você apresentou dez motivos eu preciso confessar que fiquei ainda mais empolgada. As ilustrações dão um ótimo destaque né, além das lições e afins <3
    Beijos, Fer - www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oii! :)
    Eu estou looouca pra conseguir esse livro! haha
    Admito que não fui super fã de carteirinha do primeiro livro da trilogia, mas os outros dois me encantaram e eu me apaixonei por esse mundo. Um dos motivos foi, inclusive, toda essa mitologia criada por trás e esses contos que já eram mencionados nos próprios livros. Fiquei muito feliz quando descobri que essa coletânea ia ser lançada e ainda mais quando vi essa edição MARAVILHOSA! Gente, fiquei muito enlouquecida quando vi na livraria e pretendo comprar esse ano ainda! :)
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei os motivos pra ler, e como comecei a ler O orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares e tô amando, lógico que já entrou pra minha lista.
    Adorei que tem ensinamentos no final dos contos e isso já me deixou mais ansiosa pra ler a trilogia e ler esse <3

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito adepto à contos, mas sua resenha foi cativante. Parece bem legal o livro, e clássico.

    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Eu nem preciso ler todos os seus dez motivos, pois eu pro si só já tenho motivos de sobra para adquirir, não só olá coletânea de contos, mas toda a obra. Eu sou muito fã cima do pela história, mas como sou muito safado, sempre enrolo a mim mesmo e não compro. Acho a história linda e pelo o que vi no treiler, ela arrasa rsrs. Não podemos deixar de lado o quando a editora foi caprixosa com essa edição, pois esta um arraso. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oi Rízia, tudo bem?
    Nunca li a trilogia, mas esse livro de contos me parece uma ótima pedida para que eu possa conhecer um pouco esse mundo que o autor criou. E tenho que admitir que amo histórias que contenham ilustrações, ainda mais tão bonitas como essas. Fiquei curiosa para conferir a obra, já que também aborda temas importantes e tem ótimas lições. Espero ler um dia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  7. Que livro amorzinho esse! Quero muito que saia a edição do primeiro livro pela Intrínseca, pois quero a coleção completa! Ainda não li nenhum livro, mas acho que posso começar por esse de contos, né?
    Adorei a resenha com dez motivos, ficou muito direta e envolvente!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    São motivos suuper aceitos! Ainda não li a série em si, mas, com certeza quero garantir meu exemplar de Contos Peculiares, pois, a premissa é tão diferente de tudo que não tem como querer ler.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rízia.
    Esses dez motivos me convenceram! O livro acabou de entrar para minha lista de próximas leituras.
    Acho que ter notas de rodapé para explicar as coisas, principalmente para quem é leigo nesse mundo, como eu, deve ajudar muito.
    Abraços.

    Papel, Palavra, Coração

    ResponderExcluir
  10. Olá Rízia,
    Adorei sua opinião!
    Já li o primeiro livro e sou encantada por esse universo peculiar criado pelo Ransom.
    Gostei muito de conhecer sua opinião sobre esse livro e de saber que é aquele tipo de livro que você lê e quer reler e reler.
    Acho que farei o mesmo que você: lerei depois de concluir a trilogia para tentar matar essa vontade que nunca termina rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não me senti tentada ler a série dos peculiares, mas tenho o livro dos contos, e ao contrário da série, estou curiosa para ler os contos. Não sei se tenho os olhos dos peculiares, mas farei a leitura do mesmo jeito. A edição está muito bonita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Rizia

    Eu ia com certeza adorar esse livro de contos, mas primeiramente quero ler os livros normais da história, para me contextualizar. Que bom que há coisas importantes tratadas nos contos e que eles são copilados de contos favoritos do autor. Adorei, MESMO!

    beijos =)

    ResponderExcluir
  13. Ah, o mundo peculiar <3

    Amo de paixão essas crianças e este universo que muito me ensinou.

    Todos os livros me encantaram do começo ao fim e hoje, com muito orgulho, posso dizer que sou peculiar.

    E parafraseando Millard, em sua dedicatória "Para Alma Lefay Peregrine, que me ensinou a amar histórias" <3

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu achei essa edição maravilhosa! Adorei também os dez motivos que você deu para leitura e, apesar de vocÊ falar que pode ser lido antes ou depois da trilogia original, eu acho muito mais legal fazer essa leitura quando já conhecemos esse mundo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Rízia, se o livro não tivesse me ganhado pela capa, me ganhou pelo nome dos dois primeiros contos! Os esplêndidos canibais? A princesa da língua bifurcada? Já gostei! Risos. Não sei se vou lê-lo no momento, até porque quero ler a trilogia primeiro, mas adorei sua resenha! Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá =)
    Já tinha visto esse livro mais não imaginava ser tão bom. Adoro a Editora Intrínseca, e realmente parece que essa edição está sensacional. Gosto de ler contos, principalmente quando estou sem tempo para ler um livro com história grande. Vou anotar a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Olá Rízia...
    Não sabia da existência desse livro, acredita? Mas tenho muita vontade de ler essa trilogia e você me convenceu a ler esse livro de contos mesmo eu não gostando muito de livros de contos.
    Acho que isso serve para complementar a história de alguma forma da mesma forma que acontece com os livros extras do Harry Potter, né?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Aquela que tem o livro e nem percebeu que tinha essas referências na capa... Rs ... Mas mereço um desconto por não saber nada sobre a trilogia nem sobre esses contos... hahaha... Você tirou minha dúvida sobre se poderia ler antes esse livro, então acredito que farei isso em breve antes de me aventurar na trilogia. As ilustrações são mesmo muito lindas!!!

    ResponderExcluir
  19. Helloo, Rízia! Tudo numa nice?!
    Eu sempre tive curiosidade para ler um livro do Ransom, mas por algum momento fiquei com preguiça e deixei a ideia de ler a obra para trás. Mas quando vi esse livro de Contos Peculiares me senti mais instigada a conferi-lo porque é uma boa maneira de conhecer a escrita do autor como você bem falou. Eu só tinha dúvida de que se eu lesse poderia pegar algum spoiler ou coisa do tipo, mas ainda bem que não. Eu também fiquei admirando essa diagramação por um tempo porque é lindeza demais. Fica parecendo aqueles livros antigos.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li a trilogia, mas morro de vontade, porque parece ser uma história bem bacana mesmo e essa coisa de crianças peculiares me anima muito. Sobre a dica, eu achei muito bacana você ter separado 10 motivos para ler o livro de contos e eu fiquei bem curiosa com essa obra, embora confesse que prefiro ler a série antes. Achei os nomes dos contos bem curiosos e fiquei animada com essa princesa com lingua de cobra e a garota que só fazia amizades com fantasmas. Enfim, gostei muito do post e espero ter oportunidade de ler a obra em breve.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oie
    Amei os 10 motivos para quem conhece o mundo peculiar é sempre bom saber mais sobre ele e qualquer nova informação nós peculiares devoramos HAHAHA. Estou lendo o segundo livro da serie e logo logo quando terminar o livro 3 vou ler ainda qeue possa ser lido separadamente eu não quero hahaha.
    Adorei os motivos vai ajudar bastante as pessoas que não conhecem os mundos peculiares a embarcar nessa jornada.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir