• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: Raio de Sol, de Kim Holden


    RAIO DE SOL
    Autora: Kim Holden
    Editora: Outro Planeta
    Páginas: 448

    Sinopse: Segredos.Todo mundo tem um.
    Alguns são maiores que os outros.
    Alguns, quando revelados,
    Podem curar você...
    E outros podem acabar com você.
    Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
    E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

    Olá Leitores!
    Trago para vocês a resenha de um livro que entrou para minha lista de favoritos!
    Virou um queridinho de verdade <3
    Vamos conferir mais detalhes dessa história maravilhosa?



    Raio de Sol, de Kim Holden, nos conta a história de Kate Sedgwick, uma adolescente de 19 anos que desde muito cedo sabe o que é enfrentar dificuldades na vida. Não conviveu com seu pai, sua mãe teve diversos problemas com drogas e ela teve que cuidar da irmã até esta vir a falecer. 

    Tantas dificuldades poderiam tornar Kate uma garota amarga e depressiva. Contudo, ela era o oposto disso. Era a o otimismo em pessoa. Ao lado do seu melhor amigo Gus, ela curtia música e vivia cada momento ao máximo, dizia que a amava todas as vezes e a chamava de Raio de Sol.

    "Sempre fui boa em aceitar as pessoas por inteiro, o bom e o ruim. Vejo tudo, mas tento não deixar o ruim atrapalhar minha avaliação. As pessoas são complicadas. A vida é complicada."
    Sonhando em se tornar professora, ela ingressa na faculdade Grant, em Minnesota, um lugar totalmente diferente da praia onde cresceu. Aquela cidade fria representaria um novo começo na vida de Kate. Logo no início, precisou passar uns dias na casa da tia, mas logo se mudou para os alojamentos da faculdade e conseguiu um emprego numa floricultura. 

    Kate vivia o momento e a amizade era a coisa mais importante em sua vida. E claro que ela fez muitos amigos em Grant: Clayton, Peter, Shelly, Stella entre outros deram uma nova cor a sua vida. E olhe que Kate é a amiga que todos queriam ter, daquelas que podemos contar a toda hora!
    "Ela é um exemplo de positividade. É toda raio de sol. Ela não só vê o lado bom das coisas… ela mora lá."
    Raio de Sol nunca quis saber de romance. Não estava em seus planos conhecer alguém e firmar compromisso. A vida não permitia isso. Até que um dia ela vai até a cafeteria preferida e conhece Keller Banks. Aquele rapaz tão lindo e com um jeito peculiar mexe com seus sentidos! E o meljhor de tudo, ele parece ter sentido o mesmo.
    Não estou dizendo que você não deva seguir seus sonhos e objetivos. Só não deixe o presente de lado
    por um futuro desconhecido. Muitas felicidades são deixadas para trás, ignoradas ou adiadas para um
    momento que pode não chegar nunca. Não fique esperando as coisas e perca o momento por um amanhã sem garantia.
    Os encontros casuais com Keller começam a ser cada vez mais frequentes e quando ela descobre que ele é colega de quarto do namorado da sua amiga Shelly, fica impossível não se tornarem mais próximos.
    "Hoje, minha vida é incrível. Não quero pensar no amanhã. Nem no dia seguinte. Então, repito para mim mesma: Hoje, minha vida é incrível."
    Mas Kate não pode se envolver com Keller. Ela guarda um segredo. Uma bomba prestes a explodir. Uma verdadeira corrida contra o tempo.
    Mas será que um forte sentimento pode mudar isso?



    Épico!
    Raio de Sol foi um dos melhores livros que li este ano. 

    Preciso começar falando das personagens. Todas são maravilhosas, bem construídas e inseridas na narrativa e cativantes. Mas o destaque maior é sem dúvida para Kate. Sabe quando nos apaixonamos por uma personagem e queremos trazê-la para vida real? Isso aconteceu comigo! Queria que Raio de Sol fosse minha melhor amiga e sofri muito quando o livro chegou ao fim. Como ficarei sem sua alegria e otimismo? Gostei muito da preocupação de Holden com cada criaturinha deste livro e posso dizer que ela acertou em cheio.

    A narrativa é simples, estimulante e causará diversas reações do leitor. Em momento ri horrores e em outros estava em lágrimas. Uma verdadeira montanha russa de emoções. Os capítulos são narrados pelos pontos de vista de Kate e Keller, nos proporcionando uma visão ampla da vivência das personagens. E o mais legal é que apesar do livro ser um tanto longo, em momento algum a leitura se torna enfadonha. Escrita maravilhosa!

    Raio de sol aborda muitos temas importantes: relações de família, amizade, romance, mas com certeza a maior lição foi ver sempre o lado bom das coisas e "fazer épico", nas palavras de Kate. Não podemos desperdiçar nem um segundo de nossas vidas, pois passa tão rápido.

    O desfecho me deixou arrasada! Sinceramente não esperava este fim, mas preciso admitir que não existe outro mais perfeito. Acredito que todos que tiverem oportunidade de ler concordarão comigo.

    Poderia passar horas falando do quanto amei Raio de Sol, mas vou ficar por aqui e pedir que se você estiver pensando em comprar um livro, aposte nesse! Será a melhor escolha ;)

    Espero que tenham gostado dessa resenha uma tanto empolgada.
    Já leram? Conheciam o livro?
    Ficaram curiosos?
    Comentem!

    Abraços e até mais.













    21 comentários :

    1. Olá
      Sou grata por ter lido esse livro e já afirmo que ele entrou na lista de favoritos deste ano. Fico feliz que você também tenha curtido a leitura. Mas também, é difícil não se apaixonar ne?!
      Beijos, Fer
      www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
    2. Olá, esse é um daqueles livros que entraram na minha lista de desejados só pela capa, e essa é a primeira resenha que leio sobre o livro, e preciso dele pra ontem, pela sua resenha pude concluir que se trata de um livro fantástico, mal posso esperar a hora de poder me apaixonar pelos personagens tanto quanto você.

      ResponderExcluir
    3. Olá
      Sempre é bom ver o lado bom das cosias, pois por mais ruim que seja a situação ela vai ter alguma coisa boa para se tirar. Já vi milhares de resenhas sobre esse livro e sempre é recheadas de elogios e carinho. Quero muito poder ler a obra, mas acho que vai demorar um pouco para eu conseguir a obra!
      Bjs

      ResponderExcluir
    4. Oi!
      Apesar da sua resenha estar super entusiasmada e você ter falado com tanto carinho da história e seus personagens eu fico receosa em ler por se tratar de um drama, e ao que tudo indica com um final não feliz. A mensagem e a proposta do livro é bonita, de ver sempre o melhor das coisas e das pessoas "fazer épico", mas prefiro livros que me deixem leve e feliz, não gosto de ver os personagens sofrendo e sofrer com eles. Fico feliz que você tenha se apaixonado pela leitura e com certeza essa sua empolgação irá despertar o interesse em muitos outros leitores. Bjs

      http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. oie! uau, eu tenho visto tantos elogios para esse livro que estou ficando ansiosa para ler. Adorei saber que você gostou da personagem e que ela foi cativante, e ao mesmo tempo fiquei temendo o final, que você mencionou ter te arrasado. Espero conferir em breve e gostar.

      ResponderExcluir
    6. Olá Rizia,
      Estou com esse livro em cada para ler e estou sempre adiando a leitura, não sei porque, pois acho que vou gostar demais. Adorei saber que você amou a leitura e que os personagens são bem construídos. Outro ponto que me agradou foi Raio de Sol e Keller sentirem uma atração assim. Fiquei bem intrigada para saber qual é esse segredo que ela guarda. Acho que essa será uma de minhas próximas leituras.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    7. Oiee Rízia ^^
      Eu estou querendo ler este livro desde que o vi pela primeira vez (tipo amor à primeira vista ♥), e saber que foi uma leitura tão incrível para você me deixou vibrando de alegria! Ufa, que alívio...haha' Aah, esses personagens que a gente gosta tanto ♥ é maravilhoso quando o autor(a) consegue criar uma tão incrível que a gente deseja trazer para a realidade, né?
      MilkMilks ♥
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Guria, você falou tão empolgadamente do livro e personagens que eu já fiquei louca para conferir também. Eu já tinha visto o livro por aí, mas confesso que não tinha me interessada tanto. Agora que li sua resenha fiquei com vontade, gosto de tramas que falam sobre família e também passam mensagens bonitas.
      beijo
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    9. Muita gente tá falando bem desse livro e tô louca pra ler!
      Fiquei bem curiosa pra saber sobre esse final que te deixou arrasada, por ser bem diferente do que você esperava.
      Assim que possível vou ler!

      Virando Amor

      ResponderExcluir
    10. Olá
      Estou louca para ler esse livro e vê você tecendo elogios para o livro me deixou mais ansiosa ainda.O livro parece fazer o leitor ter um mix de sentimento.De cara ja me identifiquei com a personagem.A leitura parece ser bem fluida, ainda mais para quem curte o gênero.Fiquei feliz em saber que os personagens são bem construídos isso é muito importante. Pretendo ler em breve.Beijos.

      ResponderExcluir
    11. Eu ainda não li, mas é a segunda resenha que vejo rasgando elogios ao livro e ao enredo. Ele já está na minha lista por vários motivos, por lidar com sentimentos variados a ponto de ser uma montanha russa de emoçoes, como vc diz. Pelo final não esperado, mas que é perfeito! Ótima dica.

      *☆* Atraentemente *☆*

      ResponderExcluir
    12. Oi!

      Esse livro só pela capa já passa a sensação de ''épico'', de ser feliz, de aproveitar o momento e tudo mais. Sua resenha foi ótima e bem empolgante, assim como você disse que o livro é estimulante. Confesso que essa leitura não faria muito bem no momento que estou passando, mas já anotei a dica e quero muito conhecer a obra. :D


      beijos =)

      ResponderExcluir
    13. Oi Rízia
      Menina que quase recebi esse livro pra ler, fiquei entre ele e Azeitona e acabei optando pelo segundo, mas olha tenho lido tantas resenhas como a sua, tão lindas sobre essa história que estou ficando super arrependida da escolha, mesmo assim o título está na minha lista de futuras leituras. Beijoooos

      ResponderExcluir
    14. Jesus do ceu, eu tenho que ler logo esse livro, ele está na minha lista desde que foi lançando e pelas resenhas todo mundo que o lê se apaixona completamente, e eu realmente estou precisando de uma pessoa otimista, pois eu sou uma das mais pessimistas do mundo KKK

      ResponderExcluir
    15. Oi, tudo bem? Gente esse livro me parece tão apaixonante que não sei o porquê ainda não o li. Eu adoro livros que nos causam tantas emoções e quando isso acontece eu tenho a certeza de que é porque o autor conseguiu o seu propósito. Sua resenha me deixou encantada e pretendo ler essa obra o quanto antes.
      Bj

      ResponderExcluir
    16. Oi, tudo bem?
      Eu ja vi esse livro por ai, mas ele não chamou a minha atenção, então acabei nem indo saber mais sobre ele, sabe? E que grande arrependimento! Lendo sua resenha agora percebi que é o tipo de historias que me conquistar. A protagonista parece ser simplesmente incrível, gosto muito de personagens otimistas, mais ainda quando possuem uma história triste, isso nos ensina muito, né? Enfim, parece ser uma historia muito bacana mesmo, vou marcar a dica e espero que se torne um dos meus livros favoritos também.

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    17. Olá Rízia!
      Sempre via esse livro, mas não sabia que era tão bom assim. Só o título já mostra que a história tem tudo para dar certo e pelo que você fala deu mais que certo. Amo histórias que envolva família, amizade e principalmente um romance.
      Amei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
      Beijinhos!

      ResponderExcluir
    18. Oi Rizia, devo dizer que o título do livro já me ganhou de cara, fiquei encantada com ele! Claro que depois lendo sua resenha percebi que o livro vai muito além deste título, e não por um acaso ele tornou-se seu queridinho. Enredos com família, problemas familiares, amores e amizades são sempre uma boa pedida de leitura. Obrigada pela dica.
      Bjs!

      ResponderExcluir
    19. Oie!!!
      Há alguns meses li uma resenha falando muito bem deste livro e agora a sua veio pra confirmar a sensação de que essa estória é avassaladora!
      Fiquei mega curiosa com esse desfecho que te arrasou e emocionou, mas somente lendo pra saber né?
      Valeu pela dica!
      Bjinhos;)
      Elaine M. Escovedo
      Caminhando Entre Livros
      Http://www.caminhandoentelivros.com.br

      ResponderExcluir
    20. Amiga olha eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e confesso que estou bem interessada em fazer a leitura, mas eu ainda não sei quando farei. Sei que a história é bastante tocante, porque a Stefani me falou sobre isso rs
      Mas eu gostei muito da sua resenha amiga. Ficou muito bem escrita
      e espero poder fazer a leitura, mas eu acho que vou deixar para o ano que vem, porque estou atolada com livros de parceria atrasada aqui por conta da Bienal que me transtornou rs

      ResponderExcluir
    21. Eu amo drama, confesso que quando o livro foi lançado eu não quis compra-lo pois a pilha de leitura estava grande e achei que um livro grande atrapalharia, mas agora com a resenha eu me arrependo, já que a história é super fluida e o desfecho parece ser revelador e tocante, alem de que amo livros com personagens que guardam segredos, gostei da resenha e espero que em breve possa ler.

      ResponderExcluir