• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: O Adulto, de Gillian Flynn

    O ADULTO
    Autora: Gillian Flynn
    Editora: Intrínseca
    Páginas: 64
    Skoob

    Sinopse: Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance. Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.
    Olá Leitores!
    Sempre que um livro da Gillian Flynn é lançado sempre priorizo sua leitura. Coisas de quem adora um autor e conta os segundos por alguma coisa nova.
    Quando soube que a Intrínseca publicaria O Adulto, contei os dias para ter esse conto em minhas mãos e agora compartilho com vocês minhas impressões com vocês.

    O Adulto, de Gillian Flynn é um conto sombrio que narra a história de uma jovem que desde muito cedo teve que aprender a se virar. Cresceu em uma pequena casa com diversas manchas que ficaram em sua memória. Além disso, precisava sair com a mãe diariamente para pedir esmolas na rua e aquela atividade a ensinou muitas coisas.

    Aos dezesseis ano ela passou a morar sozinha e ganhar a vida como pode. Aprendeu a dizer exatamente o que as pessoas gostariam e ouvir e assim virou uma grande manipuladora. De tanto observar pessoas, ela consegui ter muitos palpites sobre suas vidas. Até que o destino a conduziu para um lugar chamado Mãos Espirituais, onde funcionam dois tipos de atividades: Esoterismo e previsão do futuro e  nos fundos da casa, mulheres masturbavam homens como forma de entretenimento.

    Nossa personagem trabalhou durante alguns anos com essa prática manual, mas acabou desenvolvendo síndrome do túnel do carpo. Quando recebe a oportunidade de passar para frente da casa, realizando previsões do futuro para as clientes. Eventualmente, ela atendia alguns homens mais antigos, como Michael Audley, que sempre emprestava livros que ela adorava ler.

    Até que um dia entra uma mulher diferente de todas que ela já viu: Susan Burke, com aparência de gente rica e inteligência acima da média, seria difícil manipulá-la. Acontece que aos poucos, nossa protagonista percebe que existe algo errado em sua casa e começa a dar palpites certeiros que acabam afugentando Susan. 

    Contudo, passam-se os dias e aquela mulher volta e releva que há uma mancha de sangue escorrendo misteriosamente do teto e que seu enteado problemático está lhe tirando o sono. Susan então a convida para que ela vá até a sua casa, o antigo Solar Caterhook, para fazer uma limpeza espiritual.
    Nossa jovem aceita fácil, pois será garantia de dinheiro sem muita dor de cabeça. 

    Mas ao chegar na casa, ela percebe a atmosfera pesada e tem certeza de algo ruim está naquela casa. E quando coisas estranhas acontecem, ela terá de decidir se ajudará aquela família ou tentará salvar sua própria vida...


    Genial!

    Mais uma vez Gillian Flynn nos presenteia com uma história muito bem escrita, ácida, cercada de reviravoltas e um final surpreendente.

    O Adulto foi escrito a pedido de ninguém menos que George R. R. Martin e nele Flynn apresenta seu estilo de escrita sobrenatural, com boas pinceladas de terror. A narrativa é rápida e em menos de 70 páginas mergulhamos numa história perturbadora.

    Nossa personagem, a quem não foi atribuído um nome, é uma verdadeira sobrevivente. Possuiu um humor ácido típico das personagens de Flynn e gostaria de ser e ter mais do que a vida lhe permitiu. Interessante observar os papéis que ela assume ao longo da história, sem perder a sua essência. As demais personagens também receberam um tratamento especial em sua construção, enriquecendo ainda mais a obra.

    O que mais me impressionou foi a construção da trama até o desfecho. Flynn soube plantar dúvidas, criar situações e inserir cenários que além de prender o leitor, provocam dúvidas e muita aflição. E mais uma vez mostrou provou que merece cada elogio atribuído a ela.

    Sem dúvidas, recomendo a leitura de O Adulto. Tanto para os ávidos fãs da escritora, como para aqueles que desejam ter um primeiro contato com sua impecável escrita. Duvido você esquecer essa história tão cedo...

    Ficaram curiosos para saber o desfecho de O Adulto?
    Gostam da escrita de Flynn
    Comentem!

    Abraços e até mais.

    26 comentários :

    1. Olá
      Estou bem curiosa em ler esse livro, se bem que pensava que a história girasse em torno de outra coisa. De qualquer maneira, adorei seus comentários e com certeza pretendo ler em breve.
      Beijos, Fer - www.segredosemlivros.com

      ResponderExcluir
    2. Oi, Rizia! Tudo bem?

      U-A-U! 70 páginas perturbadoras? Meu Deus! Deve ser tenso ler este livro, porém, deve ser legal! :)
      Gostei de sua resenha! Show!

      Beijos!
      Irmãos Livreiros

      ResponderExcluir
    3. Oi, Rízia Não é um gênero que eu me interesse para ler, mas digo que esse conto me deixou muito curiosa. Achei a premissa muito interessante e deve ser uma leitura rápida também, não só pelas poucas páginas mas pela proposta dele também. Eu fiquei muito curiosa e com certeza eu leria de uma só vez.

      ResponderExcluir
    4. Fiquei imaginando George Martin, solicitando esta história para a autora... hahahahah
      Ainda não li nada da autora, mas é inegável os elogios que leio e ouço em relação aos seus livros e espero poder ler e apreciar também.
      MEU AMOR PELOS LIVROS
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Olá Rízia,
      Você acredita que ainda não li nada da autora? Tenho muita curiosidade, claro, mas não tibe oportunidade ainda. Curti demais a premissa de O Adulto e achei muito legal ter esse toque espiritual, assustador e esotérico. A construção da personagem chamou minha atenção, pois acho difícil construir personagens observadores assim.
      Sua resenha também não poderia estar mais instigante e, obviamente, anotei a dica de leitura para ontem.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    6. Oi, Rízia!
      Ao ler sua resenha, estava esperando por um nome! haha, só depois li que não foi atribuído nenhum nome a ela.
      Nossa, que conto sinistro! Fiquei pensando em toda essa "caminhada" da protagonista até entrar naquela casa. E que vontade me deu de ler!
      Nunca li nada da autora, mas espero mudar isso logo.
      Beijos
      Historiar


      ResponderExcluir
    7. Confesso que ao contrário de maioria eu ODIEI Garota Exemplar então depois dele n li mais nada dela. Maaaas essa história me deixou curiosa e lerei em breve!

      Muito boa sua resenha!

      Bjooos
      muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Olá
      Aí Jesus, o que eu vou fazer da vida sem esse livro em? Rsrs. Eu já tenho garota Exemplar, e vai ser minha próxima leitura, quero te todos os livros dela com a capa preta. A Flynn me prendeu muito, e o filme de Garota Exemplar só veio pra arregaçar tudo. Pois acho muito incrível. Já a esse conto, creio eu que irei amar pois sou fã dessa mulher. Talvez demore um pouco para eu poder comprar o livro, mas sem dúvidas a demora vai ser recompensada. Adorei a resenha. Até mais vê
      Bjss

      ResponderExcluir
    9. OI!!!

      Nunca li nada da autora, mas esse conto me interessou, principalmente por ter sido um pedido pessoal de Martin e segundo pq tem paranormal. Já li várias resenhas desse livro e tudo me almeja a ler, o fato da protagonista não ter um nome me fez imaginar esse cenário diferentes e estranho. Beijos!

      ResponderExcluir
    10. Hey!
      Eu sou super curiosa para ler algo dessa autora, nunca tive oportunidade de conhecê-la, a não ser pelo filme de Garota Exemplar. Essa é a segunda resenha que leio sobre esse conto, e a cada palavra escrita aqui fiquei ainda mais curiosa para mergulhar nessa tensão e suspense que parece típico da autora. Estou super ansiosa para adquirir o meu exemplar de O Adulto e Garota Exemplar.
      Um abraço!

      http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Anônimo16:32

      Comprei o meu ontem, estou mega ansiosa, já tive o prazer de ler três livros dela (Garota exemplar, Objetos Cortantes e Lugares Escuros), amei cada um e quando vi esse lançamento fui correndo comprar.
      Adorei a resenha!! :*

      ResponderExcluir
    12. Oii Rízia, tudo bom? Também sou muito fã da autora e suas personagens intragáveis, hahahha. Os três livros que li dela foram incrívels. Eu estou com o e-book de O Adulto em mãos e pretendo ler o mais breve possível! Sua resenha ficou maravilhosa e só conseguiu me deixar mais empolgada. Espero amar! <3
      Beijos

      ResponderExcluir
    13. Olá!! :)

      EU sou daqueles que nao conhecem a escrita da autora mas que pretendem iniciar-se com este conto! :) Estou bastante curioso!! :)

      Fico contente que tenhas gostado e que a tenhas considerado marcante! :) Ah! E e sempre bom que provoque diversas emoçoes no leitor! :) Isso e sempre fantastico! :)

      Boas leituras!! ;)
      no-conforto-dos-livros.webnode.com

      ResponderExcluir
    14. Olá♥
      A capa é linda, jurava que se tratava de um romance, mas vi que é totalmente ao contrario do que eu pensei. Não curto muito o gênero de suspense, mas esse me deixou um pouco intrigado juntamente com sua resenha.Confesso que nunca li nada da autora e nem a conhecia (Não me mate por isso ), mas vou tentar dá uma chance para esse livro.

      ResponderExcluir
    15. Olá,

      Terminei este conto alguns dias atrás e simplesmente amei. Gillian sempre soube me conquistar com as suas obras, mas dessa vez escrevendo uma obra de terror, ela arrebatou meu coração. Achei o desfecho incrivelmente surpreende e como de margem para interpretações, estou aqui formando minhas teorias. Ah achei incrível o fato da autora também não mencionar o nome da vidente. E vamos ser sincera, aquele inicio da história foi bem impactante haha.

      Abraços
      Cá Entre Nós

      ResponderExcluir
    16. Oi!
      Eu adoro a autora e devoro tudo o que publicam dela e já estou louca para ler esse. Não sabia que ele foi escrito a pedido do George R.R.Martin e isso me deixou ainda mais a minha curiosidade por esse livro que parece ser sensacional, mesmo com poucas páginas.
      Beijos!

      ResponderExcluir
    17. A autora é muito bem comentada por seus enredos sombrios e cheios de reviravoltas, achei a história bem misteriosa e acho que a autora é a escolha perfeita para a conduzir, não sabia que era tão curto, tenho certeza que Gillian fara uma história maravilhosa em poucas páginas

      ResponderExcluir
    18. oi Rizia!
      Acredita que ainda não li nenhum livro da autora? Não conheço nem a narrativa dela. Sei que já foram publicados alguns no Brasil, e todos são bem recomendados, mas ainda não tive a oportunidade. Pelo que vejo, cada livro é marcante e preciso dar um jeito de colocá-los na minha pilha.
      Bjks!
      Histórias sem Fim

      ResponderExcluir
    19. Oi rízia. Sinceramente estou com medo de ler esse conto, em primeiro lugar justamente por esse motivo, ser um conto e nem sempre eu gosto dessas histórias curtas e porque alguns como você amam e outros odeiam totalmente. Mas eu gosto muito do enredo e da história de vida da protagonista e estou intrigada, por isso darei uma chance.
      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-o-navio-das-noivas.html

      ResponderExcluir
    20. Olá!

      Ja ouvi falar muito sobre a autora e suas obras, mas ainda não tive nenhuma oportunidade de ler algum de seus livros.
      A trama deste livro parece ser muito envolvente e cheia de mistérios. Fiquei bem curiosa para saber o que acontece na casa e se a protagonista consegue resolver o problema, já que na verdade ela não tem dom algum e é só uma manipuladora.
      Gostei bastante da sua resenha e deu pra perceber pela sua empolgação o quanto o livro é bom.


      Beijinhos!
      Cantinho Cult

      ResponderExcluir
    21. Oi, tudo bem?
      Nunca li nada da autora e lendo sua resenha fiquei muito animada e curiosa, mas me peguei perguntando como a autora desenvolveu uma história que parece tão incrível em poucas páginas assim kkkkk Enfim, acho que essa é uma bela dica para quem quer conhecer a escrita da autora, né?

      Beijos :*

      ResponderExcluir
    22. Gente, que livro é esse? Estou curiosíssima! Gosto muito de narrativas que puxam para o sobrenatural. Nunca li nada da autora. Pensava me começar com Garota exemplar, mas depois de ler a sua resenha, creio que começarei por este. Adorei a sua resenha e a dica!

      Tatiana

      ResponderExcluir
    23. Oi Rízia, tudo bem?
      Eu morro de curiosidade para ler as obras da autora, fiquei bem feliz quando ouvi sobre esse conto pela primeira vez. Adorei ver que você curtiu o conto e recomenda, e já que eu nunca li nada da autora, acredito que seria uma boa começar por ele para conhecer. Adorei e ótima resenha!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    24. Oie!!!!
      Este com certeza é o caso em que a leitura da sua resenha fez toda a diferença!!!! Mesmo após ter lido a sinopse eu não tinha me interessado pela estória e como nunca li nada da autora eu nem possuo a mesma confiança qye um fã possui de que o livro será uma boa leitura.
      Você conseguiu aguçar a minha curiosidade ao falar sobre vários aspectos da leitura e acredito que este será meu "debut" com a autora!
      Valeu a dica!
      Bjinhos;)
      Elaine M. Escovedo
      Http:www.caminhandoentelivros.com.br

      ResponderExcluir
    25. Geente, só de olhar o livro já fiquei meio decepcionada rs, pois ele é mega fino!!!
      Enfim, li em algumas horas e fiquei com gosto de quem quer mais...
      Não quero entregar, mas o final é meio (tan tan tan) ...Quero mt saber se terá alguma continuação... Espero que sim, pois AMO os livros da Gillian Flynn S2

      Haa, super indico o livro "Objetos cortantes", desta mesma autora.

      ResponderExcluir
    26. Anônimo14:29

      terminei de ler este livro hoje e sinceramente deixou uma enorme nó na minha cabeça! preciso de teorias

      ResponderExcluir