Resenha: Infinito Reflexo, de Cris de Ávila


INFINITO REFLEXO
Autora: Cris de Ávila
Ilustrações: Leonardo Guidugli
Editora: Empíreo
Páginas: 55
Sinopse: Infinito Reflexo - Um palácio para Hamid é uma história inspirada na vivência de um encontro da autora, Cris de Ávila, com um menino vendedor de canetas artesanais na Índia. Em uma narrativa linda e comovente, a autora apresenta o trajeto de um garoto entusiasmado pelo mundo desconhecido. Com ilustrações de Leonardo Guidugli, o leitor levará sua imaginação, através dos olhos de Hamid, a um mundo cheio de belas imagens. 

Olá Leitores!
Sabe aqueles livros nos conquistam completamente? Infinito reflexo foi um deles.
Estou ansiosa para compartilhar minha impressões sobre ele.
Vamos conhecê-lo?



Infinito Reflexo, de Cris de Ávila nos conta a história de Hamid, um garoto indiano de apenas 12 anos, que mora numa casa muito simples e todos os dias vai ao encontro dos turistas ávidos por conhecer esse país tão peculiar.

Hamid é vendedor de canetas artesanais, mas esse é apenas um pretexto para se aproximar daquelas pessoas tão diferentes. Seu verdadeiro objetivo é conhecer o lugar de onde aquelas pessoas vem, para que assim ele possa "viajar" até lá.


Para isso, Hamid escolhe uma pessoa e pede humildemente para que ela descreva o lugar onde vive: As cores, as comidas, a geografia e algumas palavras na língua daquele país... E assim ele desenha e registra o máximo de informações possíveis em seu velho caderno, já sujo de tantas idas e voltas, para que pudesse eternizar aqueles lugares.
"Dia após dia, passo após passo, diários após diários, Hamid estava prestes a dar a volta ao mundo. Sua mente e seu diário já haviam passado por lugares como Moscou, Londres, Berlim, Istambul, Hong Kong, Los Angeles, Chicago, Marrakech, Milão, Cairo, Xangai, Caracas, Cidade do México, fantasiando imagens e experimentando diversas línguas aprendidas...".

Um belo dia, Hamid conhece uma garotinha que mudará para sempre sua vida. Ela o convida para ir até o Palácio dos Espelhos, um lugar onde nunca havia ido, apesar ser situado no seu próprio país e estar tão pertinho dele.

Essa visita será transformadora e lá ele perceberá que, às vezes, não somos capazes de enxergar a beleza das coisas que nos cercam...


Infinito reflexo é uma dessas livros que podem ser classificados como valiosos! Um conto simples, mas de uma intensidade impressionante, que com certeza ficará na memória daqueles que tiverem oportunidade de conhecê-lo. 

Claro que não poderia deixar de falar das ilustrações! Leonardo Guidugli é um verdadeiro artista e criou cenários capazes de transportar o leitor para dentro da história. Realmente passei bastante tempo admirando seu traço, os detalhes e cores empregados nas imagens e me encantei com todas. Foi difícil escolher apenas algumas para compartilhar com vocês.

 Essa junção de texto e arte transformou Infinito Reflexo em uma experiência inesquecível!


Esse conto é baseado numa história real vivida pela autora. Hamid é um nome fictício, já que ela não conseguiu encontrar o garotinho. Fiquei imaginando o quão marcante foi esse encontro para a autora. Tanto que ela precisou contar para todo mundo! E que sorte a nossa ;)

Claro que gostaria de falar muito mais dessa obra fantástica, mas prefiro deixar vocês curiosos e com gostinho de quero mais!
Leitura super recomendada!

Gostaram?
Conheciam Infinito Reflexo?
Ficaram curiosos para saber as descobertas de Hamid?
Comentem!

Abraços e até mais.

19 comentários

  1. Ola Rízia,
    Eu já tinha ouvido falar desse título, mas sua resenha é a primeira que leio a respeito. Suas impressões me deixaram bem curiosa para conferir, sem contar que imagino que a edição esteja linda. Você demonstrou tanta empolgação que acabei ficando motivada a querer ler o quanto antes possível.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas já me encantei apenas lendo sua descrição sobre ele e a história de Hamid. Sem contar que o livro tem desenhos muito lindos e encantadores apesar e ser um pequeno conto eu fiquei com muita vontade de ler este livro encantador. Sua resenha está ótima e as fotos são muito lindas <3

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  3. Adoro esses livros que fazem junção de literatura e arte, são as duas coisas que eu mais amo! Essa obra, embora pequena, parece ter uma carga emocional enorme.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Dizer que eu amei este livro, é pouco!!!
    Já li muitos livros que descrevem s lugares visitados, mas este foi um dos poucos que me fez realmente, me sentir no lugar descrito. A narrativa da autora e as ilustrações do Leonardo, facilitaram muito este tipo de percepção para mim.
    Também me senti sortuda ao poder conhecer esta história.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rízia, tudo bem?
    Guria, que livro mais amor, cheio de cor! A história, a capa, o enredo, as ilustrações... tudo faz parte de um conjunto maravilhoso que me encantou. A cultura indiana é demais, deve ser incrível tanto ler quannto escrever sobre ela. E o que você falou faz muito sentido. Quantos de nós queremos viajar pros EUA, Austrália, Europa e, muitas vezes, nossa própria cidade é incrível e nem chegamos a conhecê-la. Reflexão muito válida!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Nozz que história fofinha é esse meu povo? Rsrs, confesso que eu não conhecia a obra citada, mas já amei ela de agora Rsrs. Sou muito fã de cultura indiana e veja que esse tipo de cultura anda escasso nos livros. Achei tido lindo nessa história, toda essa curiosidade do protagonista querer saber mais do lado de fora de seu país, culturas essas coisas. Adorei a resenha, espero ler em breve. Até mais
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Rízia, tudo bem?
    Olhando a sua resenha, pude perceber que esse livro é um desses capaz de tocar o coração do leitor, e fiquei muito mais curiosa para ler ele ao saber que tudo fora baseado numa história real que a autora presenciou, realmente deve ter sido bem marcante para ela. Algo que achei muito legal também é como o garotinho quer saber como são os outros países, mas que ás vezes esquece de olhar a beleza do próprio país, e muitas pessoas são assim também, falam de querer viajar para fora do país mas esquecem que aqui no Brasil, por exemplo, há inúmeros lugares belos que merecem ser visitados. Enfim, adorei a sua resenha e espero ler em breve.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi, não conhecia essa obra até esse momento e confesso que se não fosse pela sua resenha provavelmente jamais teria a iniciativa de pegar o livro. No início não imaginava que seria um conto e principalmente não imaginava que fosse ter uma mensagem tão linda quanto a apresentada! Fiquei encantada de ver e conhecer um pouco mais do que se passa e dessa história do garotinho, com toda a certeza lerei se tiver a oportunidade!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá Rízia,
    Que obra mais encantadora. Já havia lido uma resenha desse livro e ficado bem interessada na obra. Sua resenha só serviu para aumentar - em demasia - minha curiosidade a respeito dela.
    Achei muito legal você ter dito que é sortuda por ter lido o livro, acho que vou me sentir assim quando ler.
    Vou priorizar na lista para futuras compras.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oie, flor.
    Como vai?

    Não conhecia essa obra e parece ser encantadora, escrita com carinho e com ilustrações lindas também.
    Obrigada por compartilhar suas impressões, fico feliz que tenha gostado e que tenha sido uma experiência e tanto, é muito bom quando uma história mexe com a gente e se torna inesquecível.
    Não curto muito contos, mas acho que daria uma chance a esse, pois parece uma leitura rica e fantástica...

    Até mais,
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim tanto e que achaste a leitura algo de tao marcante!! :) E tao bom quando isso acontece, nao e? :)

    bem, e nao costumpo ler contos mas vou abrir uma exceçao!! :) ahah Parece ser muito bom... Concordo contigo: as ilustraçoes sao artisticas e maravilhosas!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. oI!!


    Muito intrigante esse conto ser baseado em fatos reais, o mais incrível é que mesmo que a narrativa não valesse a pena as ilustrações já seriam um fator qualitativo. Tudo me pareceu muito peculiar e com detalhes perfeitos, com toda a certeza me aventuraria por terras indianas. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi ^^

    Ainda não conhecia este livro, mas de cara já me encantei por todo o trabalho gráfico e a beleza em cada página.
    A história de Hamid também parece ser incrível, ou seja, o livro é lindo em todos os sentidos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Riz,
    Eu não conhecia a obra, mas adorei o que você me mostrou na sua resenha.
    Eu até hoje li poucas obras da empíreo, mas amei todas as que li e só de ver as suas fotos tenho certeza de que o trabalho gráfico dessa obra está maravilhoso. A História parece ser poética desde a capa até o conteúdo. Eu já quero.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rízia, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar do livro mas amei os desenhos. Achei um amor o trabalho gráfico, e a história parece ser muito interessante e poética. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Não tinha lido nenhuma resenha desse livro, por isso fiquei surpresa ao saber que é uma história contagiante que envolve e muito o leitor, achei bem interessante a maneira que o personagem usa para ''viajar'', deve ser linda a maneira como tudo é descrito, a diagramação está perfeita, amei a indicação

    ResponderExcluir
  17. Eu imagino que você tenho sido completamente conquistada pelo livro, pois eu que não estou apaixonada por ele. O que são de lindas essas ilustrações! Achei Hamid um personagem adorável. A sua curiosidade em saber mais sobre as pessoas diferentes e, assim, poder "viajar" para o lugar de onde elas vêm é algo encantador. A passagem do Palácio dos Espelhos parece ser muito tocante. Gosto de livros com belas mensagens, e esse me parece ser um deles. Adorei!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia e conforme você foi apresentado, a princípio quis ler, mas, já desisti. 39.90 em um livro de 55 páginas, Oi? HAHAHA. O livro e lindo, a historinha, as ilustrações são puro amor. Mas, não pagaria esse preço. Beeeeijos

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu estou com o livro aqui para ler, eu dei uma olhadinha rapida, e posso dizer que não poderia estar mais ansiosa para poder realizar a leitura desse livro. Eu tenho certeza que assim como você, irei me apaixonar na historia.

    ResponderExcluir