Resenha: Destinos e Fúrias, de Lauren Groff


DESTINOS E FÚRIAS
Autora: Lauren Groff
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Sinopse: Toda história tem dois lados. Todo relacionamento tem duas perspectivas. E às vezes a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos.
Aos 22 anos, Lotto e Mathilde são jovens, perdidamente apaixonados e destinados ao sucesso. Eles se conhecem nos últimos meses da faculdade e antes da formatura já estão casados. Seguem-se anos difíceis, mas românticos: reuniões com amigos no apartamento em Manhattan; uma carreira que ainda não paga as contas; uma casa onde só cabem felicidade e sexo bom. Uma década depois, o caminho tornou-se mais sólido. Ele é um dramaturgo famoso e ela se dedica integralmente ao sucesso do marido. A vida dos dois é invejada como a verdadeira definição de parceria bem-sucedida.
Porém, nem tudo é o que parece; toda história tem dois lados, e em um casamento essa máxima se faz ainda mais verdadeira. Se em Destinos somos seduzidos pela imagem do casal perfeito, em Fúrias a tempestuosa raiva de Mathilde se revela fervendo sob a superfície. Em uma reviravolta emocionalmente complexa, o que começou como uma ode a uma união extraordinária se torna muito mais. Com profundidade e um emaranhado de tramas, a prosa vibrante e original de Destinos e fúrias comove, provoca e surpreende. Um romance sobre os muitos casamentos possíveis entre o amor, a arte e o poder e sobre os diferentes pontos de vista pelos quais essas combinações podem ser enxergadas. Romance finalista do National Book Award de 2015 e do Kirkus Prize, eleito livro do ano pela Amazon e diversos veículos de imprensa, entre eles The Washington Post, Time, Slate e Kirkus Reviews. Best-seller do The New York Times, Destinos e fúrias teve direitos de publicação vendidos para mais de 20 países.
Olá Leitores
Essa foi uma das minha leituras mais desejadas de 2016.
Quando vi esse lançamento na Turnê Intrínseca, quis ter esse livro na mesma hora.
E quando ele chegou em minhas mãos, passei na frente de todos os outros livros.
Vamos conhecer mais detalhes dessa história intrigante?

Antes de mais nada preciso explicar a dinâmica do livro.
Destinos e Fúrias é narrado pelo casal Lotto e Mathilde, sendo dividido em duas partes: Em Destinos, temos a visão da história sob ótica de Lotto e em Fúrias, no olhar de Mathilde.
O leitor pode escolher por qual parte começar, pois, apesar de se completarem, cada uma contém informações diferentes e determinantes para a dinâmica da trama.
Por mais tentador que seja, eu preferi começar por Destinos, pois quis deixar o relato da mulher por último, afinal, todo mulher esconde mais segredos ;)
Explicações feitas, vamos à história!

DESTINOS

Em Destinos conhecemos Lotto e sua trajetória de vida. Filho mais velho de pais muito ricos, ele fora criado com luxos e regalias, mas vê sua vida sair dos trilhos quando perde seu pai. Devido a algumas coisas que aprontou, sua mãe o envia para um internato. Lá ele desenvolve seu amor pelos palcos e decide que será ator. Tempos depois, Lotto entra na faculdade e logo ganha fama de garanhão. Acontece que ele vê uma garota durante uma festa e ao conhecê-la dispara: "Case-se comigo!" - Era Mathilde.
E assim, alguma semanas depois, os dois estão casados. 
O início do casamento é explosivo. Muito envolvimento, descobertas e sexo. Lotto encontrou na esposa uma mulher perfeita que o ajuda e compreende e quer tê-la para sempre ao seu lado.
"(...)Casamento é feito de mentiras. Bondosas, em geral. Omissões. Se disséssemos em voz alta as coisas que pensamos todo dia sobre nosso cônjuge, acabaríamos esmagando a pessoa até virar pasta".
Eles também recebem amigos em casa, anualmente, para celebrar a amizade, ocasião em que sua irmã mais nova Rachel, vinha visitá-lo. Faz parte daquelas pequena alegrias indispensáveis para eles.
Mas nem tudo são flores. A mãe de Lotto não ficou nem um pouco feliz com esse casamento repentino e o deserdou. O casal vive em uma casa pequena e passam por muito sufoco, pois Lotto ainda não consegue trabalhos como ator e Mathilde é quem os sustenta.  
Os anos passam, o casal continua junto apesar de apostas contrárias, e de repente Lotto percebe que possui mais talento para escrever do que para atuar.
E é assim que a vida de Lotto e Mathilde muda para sempre: Quando conhecemos o famoso dramaturgo Lancelot Satterwhite.

FÚRIAS

Em Fúrias é a vez de Mathilde relatar suas experiências pessoais. Conhecemos a infância e juventude difícil desta mulher tão cheia de segredos e como Lotto entrou em sua vida. Nossa protagonista teve um passado ingrato, onde teve que morar com alguns parentes até sair de casa. 
Ao conhecer Lotto, ela enxergou a possibilidade de criar ter uma família e um lar. A química entre os dois era intensa e a linda moça fazia de tudo para que esse casamento desse certo.
Mathilde sempre foi a maior incentivadora e influenciava o marido em muitos aspectos, principalmente conduzindo-o para que se tornasse um dramaturgo de sucesso.
"(...)Mas seu amor por ele era novo, e seu amor por si mesma era velho, e ela era tudo que tivera durante muito, muito tempo"
Contudo, os anos passam, eles amadurecem e se transformam em pessoas diferentes do início da relação e Mathilde sente  cada coisa de forma muito diferente de Lotto. 
Ao poucos, descobrimos que existem coisas ocultas que mexem com nossa protagonista e, de alguma forma, aquele casamento perfeito.
Até que um dia Mathilde se vê diante de uma situação que nunca esperou passar e isso mudará para sempre sua vida.

Afinal, toda história tem dois lados e todo casamento tem duas perspectivas. E, às vezes, a chave para um grande casamento não está em suas verdades, mas em seus segredos...


Incrível!

Destinos e Fúrias certamente foi uma das minhas melhores leituras do ano. Tenho tanto para falar que nem sei por onde começar.

As personagens, Mathilde e Lotto, foram extremamente bem construídas e mudam de acordo com a perspectiva do narrador. Em alguns momentos, Mathilde é a "parte fraca" da relação, mas em outros a vemos crescer e mudar completamente de figura. E você leitor, passa a viver numa montanha russa de emoções e dúvidas, pois ambos mudam constantemente de lado, em seus dias de glória e fracasso.

A narrativa é intensa, densa, descritiva e dual. A sensação que tive ao chegar no fim das páginas foi que estava diante de dois casamentos, pois não é possível que duas pessoas vivam a mesma relação de maneira tão distinta. Mas é exatamente isso que acontece. Alternando presente e passado, temos uma ampla visão da vida de Lotto e Mathilde, suas ações e principalmente suas omissões.

Lauren Groff é dona de uma escrita impecável. Neste livro, ela criou um cenário oscilante, personagens complexos e enredo marcado pela acidez e sensibilidade. Aqui você não encontrará um romance convencional ou açucarado, mas sim uma história que certamente poderia ser real.

A essa altura nem preciso dizer que me surpreendi. São tantos segredos, omissões, descobertas, mentiras, sacrifícios, entre outras coisa, que se passaram nos longos anos de casamento desses personagens, que dificilmente não deixará quem está lendo perplexo.

A mensagem que apreendi deste livro foi: Nunca vamos conhecer o outro completamente. Lauren Groff mostrou que as pessoas são aquilo que moldamos e idealizamos para nós. E que em qualquer relação sempre existirá dois lados.

Recomendo e muito a leitura de Destinos e Fúrias. E posso afirmar que ele merece todas as atenções e elogios que recebe.
Livro recebido em parceria com a Ed. Intrínseca <3
E então? Ficaram curiosos?
Querem saber os segredos que existem nesse casamento?
Conheciam o livro?
Gostaram da resenha?
Comentem!

Abraços e até mais.

17 comentários

  1. Oi Rízia
    Que capa maravilhosa. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa com a premissa. Pude perceber mesmo que você se surpreendeu com a história e gosto bastante desse gênero, por isso espero ler em breve. Gostei da mensagem que você repassou!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rízia!
    Já tinha visto este livro nas livrarias, mas não fazia ideia sobre o que era. Com a sua resenha fiquei bem interessada na história.
    Acho super interessante o livro ser dividido em duas partes e a autora deixar a gente escolher por qual começar. A sua escolha por ler primeiro "Destinos" foi muito boa e sua explicação melhor ainda, rsrs.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rízia, eu ainda não conhecia a obra e simplesmente adorei essa dinâmica e o fato de poder começar a leitura em qualquer uma das partes. Achei o enredo muito interessante e gostei bastante de ver a sua opinião sobre a obra. Eu fiquei super curiosa e espero poder realizar a leitura logo para matar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Rízia, amei a sua empolgação ao descrever a obra, pode ter certeza de que você me empolgou também! Eu não conhecia a obra, mas já fiquei super curiosa para conhecer a história. Assim que eu puder vou fazer a leitura, e espero que eu curta tanto quanto você.

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  5. Rizia, toda vez que um blogueiro de confiança, ou um blogueiro que tem o mesmo perfil literário que o meu, diz que o livro foi uma das melhores leituras do ano, eu sofro quando não tenho o livro na mão. Saiba que estou sofrendo neste momento, porque quero muito ler este livro depois de ler esta resenha.
    Mega curiosa com os segredos e tal... Preciso!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gosto das suas resenhas porque elas sempre são muito claras. Eu queria saber como a escritora conseguiu fazer duas partes tão distintas com dois personagens em uma mesmo livro. Isto seria como escrever dois livros separados, não? Fiquei curiosa por saber ainda mais que você disse que posso escolher por qual personagem começar. Bem diferente.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeeeei a premissa do livro!
    A capa é maravilhosa (a Intrínseca arrasa, né?)!
    Eu não sabia que o livro era dividido em duas partes, mas amo quando o livro vem assim!
    Fiquei curiosa pra saber que coisas ocultas são essas que mexem com a Mathilde!
    A mensagem que o livro traz é ótima e super verdadeira, nunca conhecemos aqueles próximos da gente, mesmo quando achamos que sim!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá Rizia,
    Nós nunca conhecemos o próximo completamente e isso ficou bem claro nesse livro. Adorei conhecer um pouco mais da obra e saber o quão interessante ela e. Também gostei muito da forma como ela foi dividida.
    Anotei a dica, pois é o tipo de livro que gosto de ler!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi Rízia, tudo bem? Eu já tinha visto esse livro por aí e até tinha me interessado pois o título e a capa são bem interessantes. Mas eu não imaginava que a história era tão complexa e bacana. Na verdade nem sabia do que se tratava a história, confesso. Mas depois dessa resenha, certamente irei ler :) Amei cada comentário e a premissa é ótima
    beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OIii

    O livro não faz muito o meu genero por isso creio que jamais o encontraria e sera uma pena pois achei sua resenhs espetacular e fiquei bem curiosa em ler, é uma premissa bem diferente e percebi que você ficou bem surpresa com ela, espero gostar também.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oi, não conhecia esse livro e o que eu mais gostei foi do fato da dinâmica de ter o ponto de vista dos dois e você poder escolher por qual começar... No entanto a história não conseguiu me chamar a atenção, infelizmente :/ Não que eu não tenha ficado curiosa para saber qual o segredo que eles escondem, mas o enredo não foi capaz de me conquistar profundamente... Talvez lendo eu mude minha opinião, mas nesse momento tenho que ser sincera e dizer que não é um dos meus desejados. No entanto, sua resenha está impecável, parabéns!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  12. Estava empolgada para ler esse livro, mas li uma resenha que me desanimou. agora, lendo suas opiniões fiquei novamente empolgada e achando que preciso muito dar uma chance ao livro e tirar as minhas próprias conclusões. Essa coisa de muitos segredow e de não conhecer realmente uma pessoa me deixa super curiosa.
    Espero gostar da leitura :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Não conhecia esse livro antes, mas achei o enredo interessante com a estória desse casal que se uniu de maneira tão inusitada. Se conheceram do nada e se casaram em pouco tempo, mas parece que apesar disso o casamento durou muito tempo.
    Deve ser interessante ver o ponto de vista dos dois é conhecer a estória deles.
    Adorei sua resenha e gostaria de conhecer este livro.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  14. Olá Rizia, tudo bem?

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que nem sabia o que esperar dele, achei bem interessante a premissa e já vou anotar na minha lista de desejados.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie Rizia!!!
    Que bom que o livro atendeu às suas expectativas! Acredito que esta capa realmente case bem com o enredo, principalmente com a narrativa feminina! Logo que vi me lembrei da frase "mar em fúria"!
    Ainda não conhecia a obra e achei a sua resenha bem interessante e empolgada! Gosto de livros que sejam narrados por mais de um ponto de vista, pois enriquece a narrativa e neste caso deve ser o que dá o "tcham" da história!
    Valeu pela Dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Acredita que ainda não conhecia esse livro? Pois é é de cara fiquei encantada, porque essa capa é linda. Entao lendo sua resenha fui ficando mais animada ainda, achei interessante o livro ser dividido em duas partes sendo cada uma mostrando a história pela visão e um dos personagens. Os dois parecem ser ótimos, nada melhor que personagens bems construídos, né? E eu acho que também deixaria a versão da garota por último.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi Rízia, tudo bem?
    Uau fiquei hiper curiosa com esse livro, eu não conhecia ele ainda e devo admitir que sua resenha me cativou bastante. Achei a trama muito envolvente e diferente do que estou acostumada a ler, gostei do livro ser dividido e ser visto em pontos de vista diferentes. Tenho certeza que vou adorar ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir