• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Tipos de Blogueiros Literários


    Olá Leitores!

    A blogsfera é um lugar mágico! Principalmente a literária, onde conhecemos novos livros, autores e temos a chance de ler opiniões sobre as obras!
    Nós, blogueiros, costumamos visitar vários blogs ao longo da semana e acabamos perceber que muitos de enquadram em determinada categoria.
    Pensando nisso, resolvi fazer um post divertido, criando os tipos de blogueiros literários! Por favor,  não se ofendam, pois não pensei em ninguém especificamente para criar as categorias, mas sim seguindo um padrão comum!
    Mas se você for gente boa e mente aberta como eu e se reconhecer em alguma  ou várias delas, conta para mim nos comentários!
    Vamos conferir?


    I love resenhas enormes – Aquelas pessoas que praticamente escrevem um livro só para contar a leitura que fez. São tantos detalhes que às vezes não dá nem vontade de ler a obra. Algumas pessoas curtem, outras não. Esse tipo é muito comum  nos blogs.

    Cadê a resenha? – Em oposição ao tipo “I love resenhas enormes” esse tipo de blogueiro costuma escrever resenhas tão curtas que nem acreditamos que foi, de fato, uma análise/ dica para seus leitores.

    Eu sou (B)(V)logger! – O blog é dividido em resenhas de livros escritas e em vídeos! Lado positivo: Nunca sabemos qual o formato que veremos a opinião do blogueiro e isso surpreender o leitor! Lado negativo, o mesmo.

    O que é uma resenha sem quotes? – Ao longo das considerações, você encontrará vários trechos do livro, fazendo com que o leitor possa ter um pouco de contato com a escrita do autor.

    Comentou? Eu respondo! – Cada comentário deixado no post será respondido. Nem que seja um “leia sim”.


    O louco dos comentários – Esse tipo é complicado. Ele não se conforma em ter menos de 30 comentários gigantes por post. Tamanho e quantidade é sim documento. Então, quando visitamos esse blog, temos que ler e comentar cada parágrafo da sua resenha ou divulgação, se não é briga na certa.

    Vai ter muitas imagens sim!  - O post é repleto de imagens. Todas as faces do livro são fotografadas, assim como dentro deles.

    TAG´s, sim obrigada – Esse tipo já respondeu todas as tag´s já criadas, quando ele mesmo não as cria.  Ele ama quando indicam tag´s, pois o faz sentir importante!

    Um pouco de cada coisa- Aquele tipo de blog que se intitula literário, mas a cada 10 post´s, apenas 02 são realmente sobre livros.

    Sim, tenho parceiros – “Se sou blogueiro literário, nada mais justo do que ter editoras parceiras, certo?” Esse é o pensamento de vários blogueiros que lutam e bajulam editoras para poder ganhar seus preciosos livros, brindes e marcadores.



    Adoro projetos – O blog é repleto de projetos: Leituras, divulgações, desafios, imagens e por aí vai.

    Blogueiro e jornalista! – Toda e qualquer notícia literária é objeto de post. As vezes, encontramos vários post em um só dia! Isso é que é manter os leitores informados.

    Matemático – Tudo que importa são os números: Seguidores são essenciais para o sucesso do blog, então a cada dia é precioso conquistar novas pessoas para curtir fan page, instagram, twitter, GFC, G+ etc, etc...

    Meu gênero favorito – "Sim, eu amo fantasia e a cada 05 posts, 03 serão sobre livros de fantasia. Aceite isso!"Acontece com frequência em blogs administrados por apenas uma pessoa.

    Sua chance de ganhar é aqui! – Adora sorteios! Está sempre criando ou participando de promoções coletivas. São queridinhos, afinal, quem não curte levar livros de graças para casa?


    Valoriza os nacionais - Ajuda e incentiva a expansão da leitura nacional. Faz divulgações, entrevistas e resenhas para que seu nacional queridinho seja conhecido por todos.

    Amado por todos! – Aquele blogueiro que sabe dosar bem todos os elementos necessários para um bom blog literário: Diversidade de gêneros, frequência de posts, amizade com leitores e outros blogueiros, conteúdo de qualidade entre outros detalhes.

    Ghost - Faz um post a cada século, não responde os leitores, não colabora com outros blogueiros, nem sabem o porquê ainda está com um blog "ativo".

    É isso pessoal!
    Gostaram dos tipos?
    Concordam, discordam, se identificam?
    Conhecem outros tipos?
    Comentem!

    Abraços e até mais.
    Rizia Castro

    31 comentários :

    1. Haha adorei o post!
      Só fiquei meio na duvida em qual categoria blogueira eu me encaixo, acho que um pouco de cada uma, kkkk.
      Ficou muito bacana, bem colocado os tipos de blogueiros, amei, amei, amei :)

      Beijinhos

      Meu blog caso queira conhecer :http://paixoeselivros1.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Adorei o post.
      Eu não gosto muito de resenhas compridas, pois tem dias que eu entro em varios blogs para ler varias resenhas e quando é muito comprida fica cansativo.
      Resenhas muito pequenas tambem não dá né, acho que a resenha tem que ser em tamanho médio, e fica ainda melhor quando tem quotes dos livros.
      Eu adoro responder tag, as vezes dou uma olhada pela blogsfera a procura de novas :)
      Meu genero preferido é fantasia, e leio muito desse genero mas tento fazer o possivel para variar, já a minha colabora ama livro de romances históricos, acho que por isso é bom os blogs terem colaboradores que gostam de diferentes generos.
      Faço varios sorteio e gosto tambem de participar daqueles em conjunto com os outros blogs, fico muito feliz em enviar um livro para alguem que gosta de ler, e é claro que tambem fico feliz quando eu ganho, quem não ficaria.
      Adoro ler livros nacionais e faço sempre divulgação deles no blog, pois é sempre importante ajudar os nossos autores brasileiros.
      Me identifiquei com varios ai :)
      Acho bem ruim esses considerados ghost, acho importante sempre ter post novos, conversar com os leitores do blog e tambem ajudar os outros blogueiros.

      ResponderExcluir
    3. Hahahahaha... Adorei!!!!!
      Parabéns pelo seu blog!!!
      Estou começando um blog agora e suas dicas foram muito uteis!!!!
      Bjão

      ResponderExcluir
    4. kkkkkkkkkkk ri alto aqui
      Conheço pelo menos um para encaixar em cada categoria! Ahhhh mas me diga, qual é o meu?!! kkk Diga, pode me dizer pq eu sou totalmente zen, vou adorar saber!!
      Eu acho, suspeito, que eu só fale de romances no meu, e só tem resenha, raramente tem coisa diferente kkkkk

      Bjus!
      blog Fundo Falso

      ResponderExcluir
    5. Acho que eu meio que já tinha quase toda essa lista na cabeça, mas sem perceber hahaha Ainda sou nova nesse meio de blogs, mas realmente já deu pra perceber diversos padrões. Ainda não sei que tipo de blogueira eu sou, mas já arrisco dizer que provavelmente me encaixarei no "meu gênero favorito", hahaha

      Mago e Vidro

      ResponderExcluir
    6. Oi Rízia,

      que post incrível! Ri horrores com os tipos, além de me identificar com alguns deles! Eu definitivamente sou a das resenhas gigantes, cheias de imagens! kkk Parabéns pela criatividade e bom humor, querida!

      Beijos!
      Visite o Mademoiselle Loves Books
      http://www.mademoisellelovesbooks.com/

      ResponderExcluir
    7. Aaaaamei o post e ri MUUUUITO kkkkkk
      Eu acho que sou uma que se encaixa no I love resenhas enormes ehehehehhe
      Detesto resenhas curtinhas, tipo realmente não consigo entender como a pessoa tem coragem de resenhar um livro de parceria em um paragrafo de 10 linhas.
      Ahhh O louco dos comentários --- Esse eu conheço alguns kkkkkkkkk
      Meu gênero favorito - Eu era uma até minhas colaboradoras aparecerem em minha vida. kkkkk

      Adorei de verdade o post.

      http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Olá
      Caramba que post legal em? Eu não gosto de escrever resenhas muito extensas. Isso rente desestimula o leitor a querer ler. E sem contar que irá acabando soltando um Spoiler sem querer. Kkk. Eu adoro resenhas com quotes mas nunca salvo os meus, isso é uma burrice, quando eu gosto de trecho eu fico repitido ele (achando que eu vou decorar) mas nuncaé lembro de marca lo.
      Bjks

      ResponderExcluir
    9. Olá,
      Gostei bastante do post, nunca tinha visto e ficou bem diferente.
      Ainda serviu para eu ri bastante rsrs
      Eu não gosto de resenhas curtas, tão curtas que não entendo nada e nem aquelas que descreve tudo.. eita!
      Eu lia muito (ainda leio rsrs) romance, mas vi que precisava mudar e estou tentando.. ainda bem que lá no blog são 6 pessoas com gostos bem diferentes *--*
      beijos
      www.conchegodasletras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Olá; achei super divertido os tipos de blogueiros; e quem não quer ser o "amado por todos", né?! Não sei em que tipo me enquadraria, talvez estejamos sempre mudando.

      petalasdeliberdade.blogspot.com

      ResponderExcluir
    11. Amiga olha tudo que você comentou na sua postagem é verdade mesmo.
      Eu sinceramente gosto muito de escrever resenhas focando mais mesmo no ponto de vista sabe? E peço para que minhas colaboradoras façam o mesmo, porque a estória em si todo mundo já vai saber pela sinopse e acho que não dá pra ficar contando também muita coisa. Outra coisa também é os comentários né? Tudo bem, tem pessoas que comentam de qualquer jeito e que fala coisa sem noção no blog da gente sem tá relacionado com o assunto, coisa que até hoje eu acho ridiculo. Mas se leu a postagem e fez de acordo com o que foi lido ai beleza, mesmo que tenha no minimo 3 linhas rs Mas mesmo assim eu sou chata nesse aspecto, porque sempre gosto de fazer direito as coisas e quem não vai querer igual não é mesmo? Acho que isso vai de cada um e cada um vai fazer de uma maneira todas essas coisas que você citou. Muito legal...adorei mesmo.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-editora-planeta.html

      ResponderExcluir
    12. OI!!!

      Que criatividade, você descreveu todos os tipos de blogueiros literalmente. Não sei se me encaixo em algum, até mesmo pq sou tão eclética para ler, e sim, faço resenhas em todos os estilos. Sinceramente, foi bem perfeita essa sua análise.

      Beijos e realmente adorei.

      ResponderExcluir
    13. Olá Rizia,
      Ri litros com seu post!
      Eu conheço muitos blogueiros assim e, tenho certeza, que me encaixo em mais de uma categoria.
      O que mais me irrita é o blogueiro que faz uma resenha enorme e uma resenha pequena, vamos entrar no meio termo, não? E aquele que acha que é obrigação as editoras serem parceiras, porque ele merece (o bonzão rs)
      Amei, amei o post!
      Beijos ♥
      http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Mellllllllllllllll Dellllllllllllllsssssss Rizia, que post bacana. Me identifiquei em alguns pontos e encontrei amigas em outros... hahahahhaahha Morri de rir com o blogueiro Ghost... Conheço alguns assim, e acabo perdendo a empolgação de acompnahr o blog. E até curto os que intercalam video com textos. Enfim, tem para todos os gostos!!!
      Meu Amor Pelos Livros
      Beijos

      ResponderExcluir
    15. KKKKKKKK ADOREI O POST COLEGA!! TOCA AQUI! <3 S2
      Acho que sou um pouco de cada, adoro quotes, os nacionais, até já dei uma de Demi Moore em Ghost (ta tum tiss)! Muita criatividade, está de parabéns, eu não acompanhava o blog, mas agora vou tentar mudar isso!

      Beijos, tchau!

      ResponderExcluir
    16. Oiii!!

      Hahahahahaha adoooorei! Ooobviamente me identifiquei com vaaarios tipos ali. Mas confesso que me.encomoda resenhas longas demais sem fotos ou quotes pq acaba ficando cansativo.

      Beijinhos

      ResponderExcluir
    17. Eu juro que tentei me enquadrar em uma categoria, mas foi impossível! Estou em pelo meno 3 delas! Hahahaha... Achei bacana vc ter conseguido identificar estes blogger-tipos na esfera da blogagem literária! Ficou muito legal e divertido! ;)
      Até + ver! Nu.
      As 1001 Nuccias | Curtiu?

      ResponderExcluir
    18. Oi!
      Que divertido esse post. Confesso que já vi vários dos tipos que tem aqui pela blogosfera! Não sei se eu consigo me encaixar em um, prefiro que alguém de fora me diga qual tipo eu me encaixo. Mas adorei a criatividade, muuuito bom <3
      Beijos
      - Bruna
      www.brookebells.com

      ResponderExcluir
    19. Oii, tudo bem?
      Eu adorei o seu post, achei ele bem diferente e divertido. Eu acho que me enquadraria no Um pouco de cada coisa e o Valoriza os nacionais rsrs

      ResponderExcluir
    20. Oie!
      Eu adorei essas classificações para os blogueiros! ahahah em algumas resenhas eu acabo fazendo uma resenha enorme, já outras, acabo fazendo bem pequenas. Já respondi cada um dos comentários, mas hoje não consigo mais fazer isso kkkk E além desses, eu encontrei alguns dos companheiros entres os nomes kkk
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      ResponderExcluir
    21. Oiiie,

      Adorei a classificação dos blogueiros HAHA Gente, eu como leitora não gosto de resenhas grandes kkk então eu nem faço resenhas grande, dá uma preguiça de ler. Eu quero me tornar o blogueiro Valoriza os Nacionais, acho tão importante, isso, que todos deveriam ser. haha

      Bjs
      Amantes da Leitura

      ResponderExcluir
    22. Rizia
      Você é ótima. Me enquadrei em algumas aí, gostei muito do seu bom humor em nos classificar, pois acontece muito. O ghost eu chorei de rir. Hehehe
      Ótima postagem.
      Beijos

      ResponderExcluir
    23. Hahahaha, eu simplesmente amei o post! Ri alto aqui em alguns pontos. Confesso que o blog está em algumas listas daí, kkkk.
      Sempre vejo cada um desses Blogueiros durante as milhares de visitas, mas é assim mesmo, se fossemos todos iguais, não seria tão interessante.
      Parabéns pelo post.
      Bjim!
      Tammy

      ResponderExcluir
    24. Achei divertido o post, rsrs. Eu odeio resenhar enormes, por isso tento ser bem direta, e no máximo faço um parágrafo de resumo a mais da história, o resto é só opinião. Sou um pouco matemática, adoro quando o número de curtidas do Face aumenta, rsrs.
      beijos
      www.apenasumvicio.com

      ResponderExcluir
    25. Muito criativo o seu post! Impossível não se identificar cm alguns tipos e, também, não reconhecer blogueiros conhecidos em outros. Acho bom que existam blogueiros dos mais variados tipos, pois isso é que torna a blogosfera um ambiente tão rico. Seria muito chato e cansativo se todos os blogs fossem iguais, com as mesmas características. Ótimo post!

      Tatiana

      ResponderExcluir
    26. Olá!

      Adorei a tag! Nunca tinha a visto pela web.
      "Meu gênero favorito – "Sim, eu amo fantasia e a cada 05 posts, 03 serão sobre livros de fantasia. Aceite isso!"Acontece com frequência em blogs administrados por apenas uma pessoa." eu sou essa pessoa hahaha, mas como sei que nem todo mundo gosta do que gosto, procuro alternar as resenhas, e muitas vezes até eu mesma reverso as leituras, porque lê muito de um gênero pode deixá-lo batido, sabe?
      Nunca que eu poderia ser "sua chance é aqui", sou azarada demais para isso, e por essa razão sempre que vejo um sorteio, mesmo sendo de um livro que quero muito ler, eu acabo não participando.

      Beijos,
      entreoculoselivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    27. Rizia, tudo bem? Menina adorei este post. Sério mesmo. Muito divertido, engraçado e como você mesmo disse realista. Eu me encaixei em alguns outros já consegui superar. heheh. Mas estamos aí!

      Muito bacana mesmo! Linda ideia!
      Beijos!

      ResponderExcluir
    28. Oi!
      Haha vc esterotipou todos os tipos de bloggers kkk tô bem em dúvida em qual tipo me encaixo, rs. Parabéns pelo post!
      Abraços,
      Andy - StarBooks

      ResponderExcluir
    29. Olá!
      Adorei o post, bem diferente e me fez rir muito, conheço muitos blogsque se encaixam em quase todas as categorias de uma só vez! Eu ficaria nas de amante da literatura nacional e as que postam resenhas esceitas e em video!
      Confesso que algumas das categorias citadas me irritam, mas a gente supera!
      Beijos, Tabatha
      http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    30. Hahahah! Identifiquei vários blogs que eu sigo nessa lista ai viu kkkkkkkkkkk
      Eu sou do tipo: Vai ter muitas imagens sim! kkkkkkkk Principalmente quando é um livro com ilustrações e com capa linda :P

      www.gordinhaassumida.com.br

      ResponderExcluir
    31. Oiii Rizia

      Com certeza I love resenhas enormes e com certeza me envolvi em 1000000 projetos, leituras coletivas, desafios, etc etc etc... E tenho quase 101% de certeza de que meu gênero favorito domina meu blog faz é tempo... queria mudar, mas é mais forte do que eu...haha

      Beijos

      aliceandthebooks.blogspot.com

      ResponderExcluir