Resenha: A Matéria dos Sonhos, de Valéria Martins

A MATÉRIA DOS SONHOS - UMA VIAGEM PARA UM NOVO INÍCIO
Autora: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
Páginas: 290

Sinopse:  Jovem rica e mimada, Mariana sofre uma imensa decepção amorosa às vésperas do casamento e cai em depressão. Seu irmão aventureiro a incentiva a empreender uma viagem a Chapada Diamantina, na Bahia, a fim de espairecer e encontrar um novo rumo. Lá ela se depara com paisagens belíssimas, conhece um modo de vida bem diferente do que estava acostumava, envolve-se com o guia turístico Alex e desfruta a verdadeira amizade com Claudia, menina maluquinha a quem o destino a uniu para sempre.A matéria dos sonhos é um romance sobre busca, amor, amizade e encontro.


Olá Leitores!
Hoje teremos resenha de um livro nacional!!!
A autora entrou em contato com o Livroterapias e gentilmente disponibilizou a obra para que eu pudesse contar minhas impressões para vocês.
Vamos conhecer um pouco mais desse livro que é uma verdadeira viagem?

Mariana nasceu em um berço de ouro e foi criada como uma verdadeira princesa. Filha de um  dos advogados mais bem sucedidos do Rio de Janeiro, ela sempre circulou entre a alta sociedade. Em uma festa, acaba conhecendo Gustavo, herdeiro de uma grande empresa de alumínio, e começam a se relacionar.

A festa de casamento dos dois estava marcada. Mariana está fazendo a última prova do seu vestido e pensando nos destalhes luxuosos desse acontecimento que promete marcar o ano, contudo, algo em seu coração a faz sentir insegura e incerta do seu futuro.

Apesar de amar Gustavo, o relacionamento deles não era tão emocionante assim. Mariana costumava acompanhar o rapaz em vários eventos e praticamente não tinha muitos amigos. Uma bela noite, Mariana é convidada para o chá de bebê de uma colega da faculdade e Gustavo se recusa a ir com ela, alegando que irá encontrar-se com alguns amigos. No chá, Mariana conhece Claudia, uma jovem livre e espontânea e vive viajando o mundo e neste momento planeja conhecer o nordeste do Brasil. Mariana se dá conta que não conhece seu país.

Na manhã seguinte a saída separada de Mariana e Gustavo, seus pais a informam que está circulando uma foto do seu noivo com uma atriz saindo juntos! Mariana decide então cobrar satisfações do rapaz, mas ele nega completamente. Tempos depois, ele rompe o noivado, deixando Mariana desolada.

Diante da decepção amorosa, a moça fica muito triste e é aconselhada pelo irmão mais velho a viajar. Mais especificamente para a Chapada Diamantina, na Bahia, um lugar mágico que ele acabou de conhecer. Sem muita opção, Mariana topa e saí em busca de uma nova fase e motivação.
– Já fez sua intenção para a viagem?

– Hã?
– Intenção, bobinha. É mais do que um desejo ou uma promessa. É um compromisso com você mesma. Por exemplo, nessa viagem, a sua intenção poderia ser abrir novamente seu coração para a vida, a beleza e o amor, pois ele se encontra ainda fechado, sob efeito do choque por que passou. Um coração fechado é o primeiro passo para a doença, não apenas física, mas também emocional e até espiritual.
Chegando na Chapada, Mariana se encanta com o lugar e as pessoas. Tudo é muito simples e diferente do que ela está acostumada. O seu guia turístico, Alex, é um moreno incrível que desperta a atenção da jovem.

Para completar tudo o que está vivendo, Mariana reencontra Cláudia, a garota que conheceu no chá de bebê e uma amizade incrível nasce entre elas.

Um novo lugar, uma nova amiga e uma nova paixão é tudo o que Mariana precisava para crescer e rever suas certezas e é exatamente isso que ela irá encontrar.

A Matéria dos sonhos é um livro que proporciona bastante reflexão.

A protagonista sempre teve uma vida confortável e de repente de vê diante de um mundo completamente novo, com pessoas diferentes e diversas possibilidades.

A narrativa de Valéria é simples e cativante. Consegui ler um livro em um dia, pois a história flui e queremos saber como nossa personagem se sairá diante dos acontecimentos. Sem contar que é uma verdadeira viagem até a Chapada Diamantina, pois conhecemos diversos lugares através das aventuras de Mariana.

O desfecho é bem diferente do que imaginamos, mas pessoalmente adorei, pois se assemelha muito as fatos cotidianos.

Se você gosta de livros com viagens e reflexões que possam transformar sua vida, A matéria dos sonhos é uma excelente opção.
– Acho que o sonho já nasce com a gente, mas temos que escutá-lo, reconhecê-lo, valorizá-lo e acreditar nele. Se não acreditarmos, ninguém mais vai acreditar. Nós somos a matéria dos sonhos*. Nós lhe damos vida, corpo e alma. 
Confira o Book Trailer:



Sobre a autora:

Valéria Martins é carioca da gema. Formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio e trabalhou para revistas femininas como a Marie Claire. Em 2004 migrou para o mercado editorial. Trabalhou nas editoras Campus/Elsevier e Grupo Editorial Record. Em 2008 fundou sua própria empresa, a agência literária Oasys Cultural – www.oasyscultural.com.brComo autora, publicou o livro de crônicas A pausa do tempo (Jaguatirica, 2013, disponível também em ebook) e Encontros com Deus – 21personalidades narram sua busca espiritual (Mauad Editora, 1997), entre outros. Atualmente prepara um volume de contos a sair pela editora 7Letras em 2016.

Gostaram?
Ficaram curiosos para ler a história?
Comentem!

Abraços e até mais.

19 comentários

  1. Confesso que eu nunca pegaria o livro por conta da capa parecer de livro de autoajuda... mas a história parece ser bem legal!

    http://my-lifeasabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Oi Rízia,

    a capa é fofa e o título super chamativo, mas, infelizmente, a história não chamou muito a minha atenção...

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Rízia,
    Menina, eu ainda não conhecia o livro e mesmo sendo algo que eu não esteja acostumada a ler, eu fiquei curiosa com essa leitura. Achei a premissa bem interessante e a história parece mesmo trazer reflexões. Acho incrível quando um autor consegue nos surpreender no final, trazendo algo totalmente inesperado, porque geralmente nós vamos vendo algumas dicas, mas essa surpresa é muito boa. Fiquei bem interessada no livro e espero poder ler para ter minhas próprias conclusões

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não conhecia a autora e nem o livro, mas fiquei mega curiosa.
    Quanta coisa você contou heim, parece que o livro é bem recheado. Fiquei com pena da personagem, mas parece que coisas legais vão acontecer depois.
    Achei a premissa bem legal e fiquei curiosa para conferir a história. Que bom que a leitura é fluida e que você leu o livro em apenas um dia UAU hhehehe
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Leituras reflexivas são sempre bem vindas, não é mesmo?
    Eu não conhecia o livro e a autora, mas gostei da sua resenha, só não sei se leria o livro em algum momento... tenho tantas outras leituras como prioridade, que me falta tempo hahaha
    Mas de verdade gostei da história. Parece que ao mesmo tempo que é reflexiva, também é uma história mais leve.


    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  6. Olha sinceramente eu adorei a sua resenha, principalmente sobre tudo que você falou da estória. Adoro livros assim que nos fazem refletir e que aborda um pouco sobre o nosso cotidiano. Eu acho que iria amar uma leitura sim, porque me parece ser bem leve e o livro é lindo. Adorei a capa. Espero poder ter a chance de fazer a leitura, porque eu gosto para poder descansar das leituras mais pesadas. Espero poder resenhar no meu blog qualquer hora dessas =] Achei que tu abordou muito bem a sua resenha. PARABÉNS. Muito bem escrito aliás !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-rouxinol.html

    ResponderExcluir
  7. Olá não ando tendo muitas experiências positivas com os livros nacionais que envolvem viagens pelo Brasil, todos os que li até agora se mostraram forçados e entediantes por uma necessidade que alguns leitores tem de descrever cada milímetro do local na tentativa de imortalizar nossas grandes belezas... não os crítico por isso, mas infelizmente não consegui me envolver com Deus narrativas... talvez eu dê uma chance a esse por se passar na minha querida terrinha, ah! Minha Bahia, além do mais adoraria ver a protagonista dando a volta por cima e superando a perda do ex noivo canalha.
    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    O livro não me chamou muita atenção mesmo se passando em locais lindos. Sua resenha está escrita de forma clara, objetiva e com grande admiração pelo livro. A capa é bonito sendo que passa um ideia errada da história.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Rizia, não conhecia o livro e nem a autora e achei a capa bem cativante. O que mais me interessou no enredo foram os lugares que você citou na resenha porque amo viajar com os personagens, conhecer nomes de cidades, e seus detalhes. Anotei a dica e espero conferir em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Rizia,
    Ah, um livro nacional. Como gosto de ver resenha deles.
    Ainda não conhecia o livro nem a autora, mas achei os dois igualmente interessantes. Gostei muito de saber que o final é diferente do imaginado e que assemelha-se com nosso cotidiano, acho que isso o torna crível.
    Quero conhecer melhor a história da Mariana.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu AMO livros com viagens e coisas do tipo, se não posso viajar país afora (ainda), que eu leia livros que me levem para esses lugares. Chapada Diamantina já entrou para a listinha de lugares que eu PRECISO conhecer ♥ Já tinha lido algumas resenhas desse livro antes, e estou muito animada para lê-lo, apesar de não gostar nem um pouco de personagens mimadas. Mas imagino que a protagonista vai amadurecer muito durante a história, né? Adorei a capa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Quando a sinopse falou da Chapada, achei que séria de uma autora baiana, mas olha a surpresa de não ser. Adorei a premissa do livro e não conhecia ele ainda. Vou procurá-lo para comprar.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu não conhecia esse livro ainda e confesso que não senti curiosidade em lê-lo, seilá mas não parece o tipo de obra que estou acostumada a ler e por isso acredito o meu desinteresse. Mas talvez um dia mais para frente posso dar uma chance e quem sabe mudo de opinião.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    esse livro foi ótimo para mim, lembro que amei a escrita da autora com o livro de contos, não seria diferente com esse. Acho mágico a forma como ela consegue nos fazer querer estar no lugar.
    Queria ser mariana, estar no lugar dela (só na chapada) conhecer aquele lugar e me apaixonar por ele.
    Gosto de ver o crescimento das personagens. Foi uma boa leitura para mim <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem??

    A história parece ser muito bonita e cativante! Adorei essa proposta de "intenção de viagem", vou começar a fazer isso sempre que eu for viajar! Ah, adoro esses livros que nos tocam de alguma forma, que proporcionam reflexões e que nos mudam um pouquinho após a leitura... Uma vez eu li "ela quer te encontrar e te fazer feliz" também é de um autor nacional, e sem duvidas é um livro que eu sempre irei lembrar! Pelo fato de mudar um pouco a nossa visão sobre as coisas... Esse livro parece fazer justamente isso, já anotei o nome! E adorei a capa

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor.
    A história, infelizmente, já se tornou clichê: a moça que, depois de uma grande decepção, viaja para outro lugar. Mas não é por ser clichê que se torna menos encantadora. Eu adoro um bom clichê, especialmente quando há desenvolvimento do personagem. Gostei de saber que a protagonista aprende a ver o mundo sob outras perspectivas. :) Senti-me com muita vontade de ler o livro!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oieee... Não conhecia o livro.
    Parece ser legal, gosto de livros que falam sobre viagens com uma pitada de romance, mas o que mais gostei é por tratar de uma amizade verdadeira também.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Sua resenha me deixou bastante curiosa, assim como a capa que é instigante!
    Adoro esse tipo de história, ainda mais se passando em cenário do Brasil. Adoro histórias com muito amor, revira-voltas e sendo a autora brasileira, curti ainda mais! Vou adicionar à minha lista.

    Beijos!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá. Que resenha legal, acredito que possa vir a me encantar pelo livro, mas para uma leitura de passa tempo quando estiver mais relaxada, ja que as minhas leituras são mais pesadas com terror e suspense.
    Xoxo

    ResponderExcluir