• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: Dias Perfeitos, de Raphael Montes

    DIAS PERFEITOS
    Autor: Raphael Montes
    Editora: Companhia das Letras
    Páginas: 280

    Sinopse: Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.

    Olá Leitores.
    Como foi o carnaval de vocês?
    Estive meio sumida esses dias por conta de uma forte crise alérgica. Daquelas que mal conseguimos abrir os olhos e não pude ler nada, nem postar.
    Mas estou de volta e  trago a resenha deste livro impressionante!
    Vamos conferir?

    Dias Perfeitos, de Raphael Montes é um daqueles livros que nos apaixonamos nas primeiras páginas. Somos apresentados a Téo, um estudante de medicina que examina cadáveres e mora com sua mãe que é paraplégica. 

    Solitário, ele quase não tem amigos, com exceção de Gertrudes, uma mulher mais velha que ele conheceu nas aulas de anatomia. Seria uma amizade perfeita se ela não fosse um cadáver.
    Quando sua mãe insiste que ele a acompanhe em uma festa, acaba conhecendo Clarice, uma jovem livre que está escrevendo um roteiro para cinema. Téo desenvolve uma admiração por aquela mulher tão oposta a ele e sabe que precisa tê-la.

    Sabendo disto, Téo começa a seguir Clarice e após o noite de farra, ele acaba salvando a garota que estava bêbada e a leva para casa. A fim de evitar problemas, Clarice acaba apresentando Téo para mãe como seu namorado, o que deixo o jovem muito feliz.

    Diante dos recentes acontecimentos Téo decide procurar Clarice com o objetivo de inciar um relacionamento, mas a moça não tem interesse e diz que está indo para um chalé em Teresópolis terminar seu roteiro. Ele insiste que pode acompanhá-la e diante das negativas, Téo termina agredindo e raptando Clarice e a leva, sedada dentro de uma mala, para o chalé que a garota iria como um casal de namorados.

    Seu objetivo é apenas um: Provar para Clarice que eles podem ser muito felizes juntos. Para isso, ele fará de tudo, inclusive mantê-la sedada, amordaçar, bater e até matar.


    Perfeito!
    Não é exagero classificar Dias perfeitos assim. Afinal de contas é um belíssimo exemplar de um bom thriller psicológico.

    As personagens são muito bem construídas e com destaque para Téo - um psicopata, como todos os elementos possíveis e que em muitos momentos suas ações fazem nossa pele arrepiar.

    A narrativa oscila entre momentos de ação e outros de total calmaria e a todo momentos imaginamos o que vai acontecer. Extremamente bem escrito, Montes sabe como prender o leitor já na primeira página. A tensão é constante.

    Foi o primeiro livro que li de Raphael Montes e agora sei porque todos amam esse autor. Que orgulho saber que temos um bom representante deste gênero tão difícil de ser trabalhado. Já me apaixonei e quero ler Vilarejo.

    O desfecho é genial. Desafio vocês a sugerirem como terminou este livro.

    Ah, Dias Perfeitos será publicado nos EUA esta semana! Não tenho dúvida de que será um sucesso.  A capa ficou incrível.

    Para você que adoro um bom thriller psicológico, com todo aquele suspense e uma escrita de tirar o fôlego, Dias Perfeitos é um livro imperdível.

    Gostaram?
    Ficaram curiosos?
    Comentem!











    18 comentários :

    1. Gente, que loucura! Vou te contar, eu nunca li um thriller psicológico, mas a tua resenha me prendeu de uma tal maneira, que me peguei mega curiosa e a fim de ler esse livro. Sério, eu comecei achando uma coisa e quando vi fiquei chocada rsrsrs. Parabéns pela resenha.
      Bjo
      www.viciadosemleitura.blog.br

      ResponderExcluir
    2. Olá, como está? Tá melhor da crise alérgica? Que bad você ter isso justo no carnaval, hein? :( O meu foi recheado de livros, músicas e séries hahaha

      Adorei a resenha, fez com que eu aumentasse a minha vontade de ler esse livro. Ainda mais se tratando de um escritor nacional, pois acredito que a nossa literatura merece mais destaque. Fiquei feliz em saber que ele está sendo publicado nos EUA ;)

      Eu li poucos triller psicológicos, mas sempre são aqueles que me prendem bastante e eu gosto de ler tudo de uma vez pra saber logo como termina! Agora só faltava esse terminar com os dois ficando felizes para sempre... u_u

      Enfim, obrigada pela dica! Beijos.

      http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Estou vindo de uma fase negra, onde não parava muito pra ler sinopses e resenhas de livros cujas capas não me chamava a atenção... Não fazia ideia do que estava perdendo.Já conhecia a capa desse livro a um tempão, mas não fazia ideia do que se tratava. Não costumo ler muitos triller e encontro menos ainda disponíveis na literatura nacional, fiquei curiosa para saber os rumos que as coisas tomaram... Acredito que as cenas no chalé devem ter sido arrepiantes, além disso já quero saber o que aconteceu com Clarice, se ela conseguiu escapar do psicopata, porque aprendi a duras penas que nesse gênero nem sempre a vítima tem um final feliz.

      Abçs
      Sou bibliófila

      ResponderExcluir
    4. São muitos elogios para com a escrita do Raphael Montes, elogios inclusive de gringos que já tiveram a oportunidade de ler algumas coisas dele. Antes mesmo de ser publicado lá fora, ele já é bem conhecido e é inevitável não sentir orgulho dessas conquistas. Ainda não li o livro, mas quero conferir ainda este ano e tenho quase certeza que irei apreciar tanto quanto você!!!
      Meu Amor Pelos Livros
      Beijos

      ResponderExcluir
    5. Olá, Rizia. Meu Carnaval foi tranquilo, praticamente não saí de casa, rsrs.
      Fiquei arrepiada só de ler seu post,e quero muito para ontem ler o livro. Gosto muito de livros deste gênero e que nos prende no primeiro momento e ainda sendo um autor brasileiro é muito bom. Que seja sucesso nos EUA e projete nosso autores para o mundo.

      Beijos
      Carla Fernanda
      http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Olá!

      Amo thrilles, e estou louca para conhecer a escrita dele, tenho Suicidas aqui na estante, mas antes de iniciar a leitura, quero me preparar psicologicamente, pois os livros do Raphael são muitos intensos, pelo menos é o que eu ouvi falar.
      Fiquei super curiosa com a premissa de Dias Perfeitos, e até já estava na minha wishlist, e agora que li sua resenha, estou com aquele gostinho de quero mais.

      Beijos,
      entreoculoselivros.blogspot.com

      ResponderExcluir
    7. Um personagem que examina cadáveres? Eu já tinha achado estranho esse detalhe, mas aí tipo, quase que me engasguei aqui com meu calmo suco de maracujá quando descubro que esse louco tem uma amiga cadaver também kkkk
      Opa! Agora ele é completamente um psicopata, não acredito que ele fez isso com a Clarice. Que loucura.
      Eu realmente gostei da premissa, e o livro acabou de entrar para minha lista de desejados.
      Não conhecia o autor.
      Adorei a resenha

      http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Esse autor é incrível. Eu tenho gostado muito das obras do Raphael que eu tenho lido e visto por ai. dias perfeitos é um livro que eu to sempre vendo ele compartilhar na página dele e to sempre com vontade. Lendo a tua resenha, fiquei com mais vontade ai. A premissa é totalmente inovadora, é refrescante e acredito que a escrita dele deve envolver demais neste livro. Estou louca para ler. :)

      ResponderExcluir
    9. OI!!!

      Incrível como um tema tão polêmico e surreal pode ser desenvolvido por um autor nacional, e conforme você mesma disse: "Perfeito"! Não conheço esse autor, embora ultimamente tenha dado chance para os nacionais, e esse gênero é muito substancial. O que mais me deixou feliz é que o cenário é o meu RJ <3

      Beijos!

      ResponderExcluir
    10. Se eu gostei??
      Já to doida aqui procurando esse livro pra comprar.
      Desde o momento que você disse que a amiga dele era um cadáver eu imaginei que ele tinha algum problema.
      Quando segue a menina eu pensei: Tem treta aí...
      Amei o contexto do livro, amo esse tipo de leitura e tenho certeza que será uma boa experiência.
      Muito obrigada pela dica!
      bjs
      diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    11. Oie!
      Eu li esse livro e é ótimo! Nossa, o autor escreve super bem, tem uma trama bem envolvente, sabe conduzir o suspense, o terror até o fim. Indico o leitor para vários amigos, pois é uma trama muito boa. E até agora, todos estão gostando dessa indicação.
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      ResponderExcluir
    12. Amiga eu já vi esse livro em diversos blogs, mas nunca tive muito interesse em ler a resenha. Acho que a capa em si não me chamava atenção, mas nem sabia que se tratava de um romance sabia? Eu gostei bastante da trama e talvez eu acho que iria gostar de fazer a leitura dele assim que tiver chance, porque fiquei bastante curiosa com a estória. Eu gosto de gêneros assim e acho que nos envolve de uma tal maneira que nos faz devorar as páginas. Adorei seu ponto de vista e espero poder ler assim que puder.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-outlander-viajante-do-tempo.html

      ResponderExcluir
    13. Oiee ^^
      Não sou muito fã de thrillers psicológicos, mas um ou outro me chama a atenção. "Dias perfeitos" é um deles, principalmente porque, de todas as resenhas que eu já vi dele, nenhuma foi negativa. Estou bastante animada por conta disso...hehe' e também por causa da premissa. Acho que nunca li um livro onde o personagem faz algo assim, só cheguei a encontrar em filmes mesmo, então fiquei interessada em conhecer.
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    14. Olá Rizia,
      Tive a oportunidade de ler O Vilarejo do autor e adorei a forma como ele escreve, tanto que ainda não consigo fazer resenha, de tão encantada que fiquei.
      Gostei muito da sua opinião para Dias perfeitos e fiquei bem curiosa com a leitura.
      Fico feliz que o livro será publicado nos EUA e, pelo que você disse, deve fazer mesmo sucesso.
      Adoro esse tipo de livro e fiquei mesmo curiosa.
      Parabéns pela resenha.
      Beijos,
      http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Oii, tudo bem?
      Eu sempre vi muitas pessoas falando bem da escrita e dos livros do Raphael, eu tenho o Dias Perfeitos aqui em casa, porém no momento a leitura não iria cair bem pois estou precisando ler coisas mais leves, mas mais na frente com certeza irei ler o livro.

      ResponderExcluir
    16. OI,

      Eu ainda não li nada de Raphael Montes, mas gostei tanto da sua resenha que estou pensando em começar por este livro. Uma maravilha saber que o livro está sendo publicado nos EUA. Temos grandes escritores e precisamos valorizá-los.

      Beijos
      Jucimara Pauda
      Livro sem frescura

      ResponderExcluir
    17. Oi!
      Vejo muita gente falando desse livro, alguns criticam, mas acredito que é muito da interpretação que tiram.
      Adorei sua resenha e saber que o livro é de um psicopata completamente insano, adoro esse tipo de livro e ficaria doida pra saber o que vai acontecer com a pobre moça

      www.gordinhaassumida.com.br

      ResponderExcluir