Resenha: Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han

PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Páginas: 320


Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Olá Leitores!
Para todos os garotos que já amei é um livro que quis ler assim que coloquei o olho nele.
A capa é super fofa e o título bem sugestivo né?
Vamos conhecer um pouco mais das paixões de Lara Jean?

Lara Jean, nossa protagonista, possui uma tática para esquecer os garotos por quem já foi apaixonada: Ela escreve uma carta para eles, mas não envia, apenas guarda em uma caixinha que sua mãe lhe deu. Ao todo, foram cinco garotos. Em  cada carta, Lara Jean escreveu seus sentimentos  e detalhes curiosos acerca dessas paixões.

"Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."

Atualmente, Lara Jean está solteira e mora com seu pai, sua irmã mais velha Margot e sua irmã mais nova Kitty - As irmãs Song. Josh é o namorado de Margot, por quem Lara Jean já foi apaixonada e para quem ela escreveu uma de suas cartas. 

Josh é praticamente da família e está sempre por perto em todas as ocasiões. Margot é meio controladora e responsável por toda a casa.
Acontece que Margot está na época de ir para universidade e decide acabar com Josh, pois não gostaria de mantê-lo preso. Lara Jean não acredita que esse namoro possam acabar e que a amizade que Josh mantém com a família fique abalada... Mas é o que acontece, Margot viaja e acaba o relacionamento com Josh!

Lara Jean então passa a ser a responsável pela casa, por levar sua irmã na escola, ir ao supermercado essas coisa. 

Em meio a toda a atmosfera nova, a pior coisa que poderia acontecer na vida de Lara Jean se concretiza: Suas cartas são enviadas para cada um dos cinco garotos. Isso inclui Josh, o ex-namorado da sua irmã! 

Como assim? Quem teria feito isso?

Ela descobriu isso quando Peter Kavinsky uma carinha popular da escola recebeu uma das cartas e veio falar com ela. Logo ele que dias atrás tinha ajudado em um pequeno acidente de carro que ela se metera.

Josh recebe a carta e vai logo falar Lara Jean. Desesperada, ela diz que está namorando e beija Peter que estava passando pelo corredor  da escola no exato momento. Josh fica chocado e Peter sem entender. Lara Jean então propõe a Peter que eles finjam um namoro. O garoto topa, pois quer fazer ciúmes a ex-namorada e ela finalmente vai provar a Josh que não sente nada por ele.


Dá para perceber a confusão que vem por aí né?

Os acontecimentos que se seguem mostram os outros garotos que receberam as cartas e a "luta
 em manter o namoro" com Peter. Ele logo se afeiçoa a Kitty e ambos viram amigos, fazendo com que Peter frequente cada vez mais a casa de de Lara Jean, deixando Josh desconfortável.

A narrativa se segue com questionamentos de Lara Jean: Será que eu realmente esqueci Josh? Será que estou gostando de Peter? Como iria acabar essa história




O livro é um romance bem diferente.
Lara Jean é uma personagem extremamente sensível, meiga e cheia de dúvidas. Se mete em várias confusões o que traz um toque de humor a narrativa. Gostei como as coisas aconteceram e Jenny Han sobe o time certo para fazer as revelações.

As cartas não são o ponto alto do livro, mas sim os "relacionamentos' de Lara Jean. As cenas são incríveis e muito divertidas.

O livro aborda temas importantes como família, lealdade, amizade, valores entre outros que engrandecem a história.

O final é bem fofinho e confesso que já esperava algo assim , dada a personalidade de Lara Jean.

Um dos melhores exemplares de Young Adult do ano, Para todos os garotos que já amei é uma história divertida, leve, que pede dia chuvosos e cama quentinha.

Ah... Vai ter continuação!
Chegará as livrarias no dia 11 de Janeiro!



Não acabou
Gosta de escrever cartas? A Editora Intrínseca disponibilizou lindos papéis para Download: Clique Aqui.

É isso pessoal!
Espero que tenham gostado.
Já leram? Ficaram com vontade?
Comentem!

30 comentários

  1. Faz tempo que esse livro tá na minha listinha de desejados mas, sabe né??? A lista de leitura de uma pessoa apaixonada por livros é extensa haha, não sei quando vou conseguir comprar e ler ele! Adorei sua resenha! Beijos!

    Blog Coisas de Jana

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro pois achei interessante a ideia da autora. É um pouco diferente dos livros young adult e de romance que a gente encontra por ai. Só não li ainda pois estou com uma pilha gigantesca de livros... mas pretendo ler ele ainda esse ano.
    Gostei da sua resenha!
    Bjsss!!!

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro ano passado e sinceramente tenho que confessar que adorei a trama e todos os personagens. Achei tudo muito fofo sabe? Agora estou curiosa para ler o segundo livro, mas antes quero ver se leio o primeiro novamente para dar uma relembrada na estória para depois ler o segundo sabe? Espero gostar bastante, vamos ver! Mas mesmo assim adorei seu ponto de vista sobre o livro e espero que seus outros leitores que ainda não leram gostem!

    ttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-amor-fora-do-ar.html

    ResponderExcluir
  4. Desde o lançamento estou louca por esse livro e não sei até hoje o porque de não ter comprado ele.
    Amei sua resenha, escrita e fiquei ainda mais apaixonada, com certeza irei comprar para ler,
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Quando esse livro foi lançado eu confesso que não quis ler, mas de uns tempos para cá fui ficando cada vez mais curiosa para conhecer. Acho que todo mundo que leu gostou, e algo me diz que também vou gostar...haha' adoro romances, principalmente os que têm algo que os diferenciam dos outros ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei muito da sua resenha, apesar de já ter lido outras sobre o livro acho que a sua foi a que mais me motivou a lê-lo e me fez ficar interessada na história.

    ResponderExcluir
  7. Gente. Acho que foi desse livro que falaram no meu blog hahaha. Eu escrevi uma postagem de título "Carta a quem eu não amo mais" e uma menina perguntou se eu já havia lido este livro. Eu nunca tinha ouvido falar dele até ontem, e hoje tô lendo tua resenha rs.
    Pelo jeito tem algo parecido mesmo haah.
    Amei dua resenha, vou procurar ler esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fui eu quem te perguntei! =*

      Excluir
  8. Rizia você não tem noção de como eu fico exaltado quando leio uma resenha positiva dessa livro, porque eles foi uma das minhas melhores leituras de 2015 e me afeiçoei muito a Laranjinha, mal vejo a hora de por as mão na continuação!1
    A Lara Jean é muito engraçada e se mete em cada situação constrangedora fica muito difícil não rir muito com esse livro!
    O engraçado é que o livro tinha tudo para ser clichê e chato, né? Mas pelo contrario a autora soube trabalhar tudo muito bem!! A LJ é uma personagem chorona é fato! Mas em nenhum momento isso me aborrece apenas me faz gostar ainda mais dela e por isso amo tanto esse livro!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li esse livro, mas tenho visto o pessoal falando super bem, inclusive presenteei uma amiga que adora romance com ele, pois acredito que seja a cara dela. Se tiver a oportunidade quero ler também!

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Sempre ouvi muitos comentários sobre esse livro, mas nunca li uma resenha (que eu me lembre) até esse momento. Então sabia que se tratava de algo com os antigos relacionamentos, mas não fazia a menor ideia de como era a história e agora eu estou lutando para não pegar imediatamente esse livro na minha estante que ganhei recentemente e ler agora mesmo pulando os outros livros que eu preciso ler! A sua resenha está incrível e me deixou incrivelmente curiosa, quero saber tudo e amei saber que é divertido... Mas acho que se eu escrevesse cartas e elas parassem nos meus ex-amores eu cavaria um buraco pra China, mudaria de nome e nunca mais voltaria. kk Ansiosa ainda mais para conferir e ainda bem que o segundo já está quase sendo lançado <3
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Ahhh que livro mais amor!
    Me encantei *-*
    E olha que não sou muito de ler livros adolescentes rsrs
    Fiquei curiosa com as cartas, com a reação dos meninos que as receberam.estou bem inclinada a comprá -lo em breve.

    Adorei a resenha!
    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  12. Ahhh que livro mais amor!
    Me encantei *-*
    E olha que não sou muito de ler livros adolescentes rsrs
    Fiquei curiosa com as cartas, com a reação dos meninos que as receberam.estou bem inclinada a comprá -lo em breve.

    Adorei a resenha!
    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  13. Fiquei curiosa com a obra desde seu lançamento, mas nem tinha considerado em comprar logo pois a editora podia enrolar com a continuação, o segundo livro já tá aí e eu precisando comprar :c

    Tenho muita curiosidade como esse relacionamento sem querer se desenvolve e o tanto de confusão terá na história! Tô precisando de dias chuvosos (#calor) para conhecer essa história!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Rizia, eu estou doida para conferir esse livro, sempre me falam tão bem dele e a sua resenha me cativou. Nunca li nada da autora e acredito que seria uma boa começar por esse livro, já estou bem animada!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-zen-socialismo.html

    ResponderExcluir
  15. Oii!

    Eu estava querendo ler esse livro, mas daí na época eu vi que ia ter continuação e acabei desistindo da leitura, porque achei ruim muito e estou cansando de livros com continuações. O que custa ser uma obra unica né?
    Mas sobre o livro, acho que é um romance bem legal e simples até, ótimo para passar o tempo. A capa é encantadora e a editora tinha feito um trabalho ótimo de divulgação e está fazendo again com o segundo :D

    Espero que vc consiga o segundo e que faça uma ótima leitura :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Rizia lindona essa capa é linda e meiga, eu já estou com o livro só me falta tempo para ler menina, cade ele? rsss. Gostei muito da premissa e tenho certeza que vou adorar essas confusões criadas pelas protagonista, estou bem curiosa com a reação de cada menino que vai receber a carta. ótima resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Eu amei este livro, mesmo sendo uma trama adolescente, eu me envolvi com todos os personagens e suspirei em vários momentos. Quando o livro se encerrou, meu coração ficou apertadinho, já querendo ler a continuação e estou aqui, no aguardo do lançamento no Brasil!!! AMEI mesmo!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Esse livro é mesmo uma graça, amo a capa dele, acho muito simples e bonita. Quero muito ler logo. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa pelo livro!
    Vou procurar depois ele em alguma promoção para adquirir ele logo!

    Beijos
    www.cademeuslivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. OI,

    Faz tanto tempo que quero ler este livro, mas fico adiando, adiando, adiando. Com a sua resenha resolvi não perder mais tempo e vou começar a leitura ainda hoje.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nossa, já li muitas resenhas elogiando esse livro. Vou comprá-lo para dar de presente à minha sobrinha, que faz aniversário no mês que vem e quer muito ler esse livro. Assim que ela terminar a leitura, eu leio também. haha A capa é muito fofa mesmo! Acho que a história também deve ser. Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  21. Eu quero tanto esse livro, você disse que a personagem é fofo e meiga, então entendo agora porquê essa capa é tãooooo fofaaaaaaaaa! *-* *-* *-* Ambas né? A sequência também ta linda.
    Lendo a sua resenha até já me senti na torcida por um personagem, sabe quando você lê algo e você sente instintivamente uma simpatia, pois é, to senti isso pelo Peter. Espero gostar dele! :D
    E quanto ao livro tenho certeza que quando ler irei amaaaaaaaaaaaaar! <3

    Beijos e até daqui a pouco!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Rizia!
    Ótima resenha! Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e após um comentário que li sobre ele, eu fiquei um tanto desanimada. Mas agora, estou curiosa para saber como a mocinha sairá dessa confusão que arrumou. Gostei muito!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá, boa noite, tudo bem? Bom, o nome já aparenta falar de cartas, ai já dá para entender por que você gostou (risada) eu acredito que vou amar esse livro, ele me atrai de um jeito muito grande, além de ser uma forma bem interessante de esquecer um garoto Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie Rizia!!!
    Também achei essa capa um charme desde o primeiro momento.
    Confesso que tenho lido muito pouco YA tenho achado os enredos muito massantes. Porém Para todos os garotos que já amei me deixou muito interessada ;)
    Adorei sua resenha =D
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá!!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas tenho muita vontade. Gosto bastante do gênero. A resenha passa ser uma história com garantia de boas risadas e distração. Espero que o próximo seja bom também.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    O livro parece ter uma pegada bem leve, daqueles que lemos sem pretensões, mas acaba que nos fisga pelas caraterísticas da personagem principal.
    Quando vi a capa desse lançamento já me interessei, mas dizendo que abordar questões como, família, lealdade e amizade me deu ainda mais vontade de ler.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  27. Olá Rizia!
    Já tinha visto Para todos os garotos que já amei, mas ainda não havia lido algo a respeito. Achei que se parece bastante com a sinopse do segundo livro, não? Ela também finge o namoro com alguém, mas ai aqui perdendo a caixinha e as cartas vão parar na mão de cada cara. Bem, achei o livro bem animado, provavelmente engraçado também. Acho que só leria pelo seguinte motivo: conhecer como a Lara Jean foi amadurecendo depois que ficou responsável pela casa.
    bjsss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Eu já li muitas resenhas desse livro e uma boa parte delas não era positiva, mas fico muito feliz que você gostou do livro, eu confesso que desde conheci o livro ele me chama a atenção, mas com as criticas negativas eu acabei ficando receosa, mas a vontade de o ler já volto rsrs, com certeza está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  29. Olá.
    Tudo bom?
    Eu estou doida por esse livro, e adorei o fato dela escrever uma carta para cada ex namorado e no fundo acho que os dois ainda se gostam.
    Gostei de saber que tem.partes divertidas no livro.
    Vou procurar por ele, mas o que mata é que sempre.tem.sequência.
    Beijos

    ResponderExcluir