Resenha: Os Bons Segredos, de Sarah Dessen


OS BONS SEGREDOS

Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 256


Sinopse: Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 



Olá Leitores!
Apresento para vocês esse livro incrível e com uma história intensa.
Vamos conhecer Sydney e sua vida?
Os Bons Segredos nos conta a história de Sydney, uma garota que vive com seus pais e seu irmão mais, Peyton. Sempre problemático, o irmão tem atenção total dos pais e Sydney acaba se sentindo preterida e sofre as consequências da atitude do irmão. Ele bebia, roubava se envolvia com coisas erradas e um belo dia dirige bêbado e acaba atropelando um garoto deixando-o paraplégico. O irmão acaba preso e isso transforma de vez a vida dessa família

Sydney acaba vivendo com a repercussão deste acidente. Ela se sente culpada, pois os pais estão devotando total atenção ao irmão e não o tratam como um homem que foi irresponsável e marcou uma vida para sempre.  A garota também passou a conviver com a desconfiança e supervisão constante dos pais que temem que ela possa cair na mesma situação.

A fim de evitar comentários na escola e por conta de uma crise financeira em casa, Sydney muda de escola e logo no primeiro dia, ao sair, vai até uma pizzaria e conhece Layla. Uma amizade surge e elas passam a conviver cada vez mais e vê na amiga uma pessoa que possa contar seus sentimentos sem apreensões. Layla tem uma família grande e um irmão chamado Mac.  Sydney simpatiza com o garoto, mas não ousa se aproximar, pois da ultima vez que uma amiga de Layla namorou seu irmão, as coisas não terminaram bem.

Sydney vai construindo novos laços e tentado recuperar os bons sentimentos pelo irmão. Ao mesmo tempo, faz novos amigos, se apaixona por Mac, tenta entender a situação dos pais, mas ainda é difícil se perdoar por tudo o que aconteceu.

Quais segredos e surpresas aguardam os dias de Sidney? Seria possível mudar seus sentimentos em relação a vida?


Os Bons Segredos foi um livro que me surpreendeu muito, positivamente falando. 
Sydney é uma personagem complexa, madura, que está sempre tentado entender as coisas ao seu redor.  Toda a experiência vivida pela consequências dos atos do irmão, levam a mudanças na vida da nossa personagem.

A narrativa é simples, mas intensa. Dessen consegue envolver o leitor, causando um misto enorme de sentimentos. Sofremos e nos alegramos junto com as personagens e torcemos muito por todos. Muitas pessoas passam a mesma situação narrada no livro e é difícil encarar com força e determinação.

Por falar nas personagens, estes são um dos pontos altos do livro. Tanto que fica difícil escolher quem é principal e quem é secundário.


O desfecho da narrativa é bastante coerente, sem grande reviravoltas, mas ideal, ao meu ver, diante dos acontecimentos.


A capa é linda e bem significativa. Os cavalos se soltando do carrossel guardam uma mensagem que quem ler o livro, entenderá.


Se você gosta de livros inteligentes, bem escritos, intensos, que tratam temas familiares, de superação, importância da amizade, autoconhecimento e perdão, não pode deixar de ler este livro.

Os Bons Segredos é uma leitura indicada para um público mais exigente, que buscam leituras reflexivas e transformadoras.


Gostaram?

Conheciam o livro?
Ficaram curiosos?
Comentem

Abraços e até m
ais.

Rizia Castro


33 comentários

  1. Ola Rizia mesmo com todos elogios a protagonista, e sua ótima resenha destacando os pontos fortes a premissa do livro não conseguiu prender minha atenção, estou em um momento romance; fantasia. Quem sabe em outro momento eu leia. beijos e fico feliz que gostou da leitura.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii,
    Quando eu vi que a resenha era sobre esse livro, meu coração deu um pulo. Não, eu ainda não li o livro kkkk, mas fiquei numa indecisão de compra não compra na bienal, e acabei não comprando. E acabo de me arrepender imensamente por isso!
    Primeiro que essa capa é incrível, eu tenho até um poster desse livro aqui kkkk. É muito linda gente. E sempre quis saber o significado, achei que fosse algo nada a ver, bom saber que tem no livro o que significa.
    Para mim, é essencial em um livro, que se desenvolvam os personagens. E eu pensei "preciso ler agora esse livro" quando você disse que não sabe quem é protagonista e quem é coadjuvante! Adoro quando isso acontece, e assim é possível se aproximar bastante dos personagens!
    Obrigada pelo peso na consciência que ganhei haha, vai pra lista de natal esse livro com certeza!
    Xx

    ResponderExcluir

  3. Olá,
    Aaai, esse livro é puro amor. Depois de duas decepções com a autora essa obra me ganhou a tal ponto de me fazer favoritar.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-litura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nossa que história bonita, parece um drama bem intenso, e conhecer a vida dessa menina seria bem interessante, acho que livros que tratam do perdão precisam ser realmente muito bem escritos, por que muitas vezes me depara com livros que falam de perdão mas as motivações e os arrependimentos não conseguem me convencer,, espero que esse me surpreenda.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Puxa sua premissa me fez refletir em questões familiares mesmo. Existem muitos pais que infelizmente passam a mão na cabeça dos filhos e não os ensinam discernir o que é certo do que errado, trazendo consequências futuras para toda uma família.
    O livro é ficção, mas com certeza acontece muito disso por aí!!!!
    Bacana um livro que traz questões de valores tão importantes como família, amizade, perdão!
    Acho que deve ser um bom livro para se refletir!
    Adorei sua resenha.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  6. Oi! Puxa sua premissa me fez refletir em questões familiares mesmo. Existem muitos pais que infelizmente passam a mão na cabeça dos filhos e não os ensinam discernir o que é certo do que errado, trazendo consequências futuras para toda uma família.
    O livro é ficção, mas com certeza acontece muito disso por aí!!!!
    Bacana um livro que traz questões de valores tão importantes como família, amizade, perdão!
    Acho que deve ser um bom livro para se refletir!
    Adorei sua resenha.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Gostei muito da sua resenha, fiquei curiosa pela trama. Ainda não li nada da autora, e tenho muita vontade de conhecer a escrita dela.
    Achei linda suas fotos.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii!!

    Depois de muito tempo, acho que gostei de uma obra que não é série hahahaha.
    Geeeeeente, que enredo é esse? O que eu mais gostei foi saber que além de uma escrita inteligente, a autora se preocupou com todos os personagens e não apenas com os principais.

    Gostei e sua resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. OI Rizia, eu quero tanto ler este livro. Li algumas resenhas positivas e outras nem tanto, mas mesmo assim eu quero ler. A escrita de descrições gastronômicas também me chamou a atenção, não que eu seja gulosa quanto a isto, claro. Hahahahah. Mas quando se trama de um drama como este, pelo que parece, nem precisa ter muitas reviravoltas, é só ser bem trabalhado mesmo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Nossa, a capa é bem intrigante, e me deixou curiosa para entendê-la. Amei a premissa do livro, gosto de tramas envolventes, bem escritas, e com bons personagens, que me façam pensar e participar da história, e este, como você disse, está nesse nível. Não conhecia o livro, esta é a primeira vez que leio algo sobre ele. Amei a dica, e a sua resenha está espetacular, parabéns!

    Beijão,
    Dai | www.cheirodleivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!!!
    Não conhecia o livro e nem a autora. Achei a capa linda e um pouco perturbadora. Achei a sinopse e resenha bem intensa e interessante, não sou muito exigente mas gosto de leituras reflexivas e transformadoras. Parabéns pela resenha que despertou meu interesse e já adicionei a minha longa lista de quero ler.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Historias de superação ja são minha praia. Ai você diz que é intenso quando a palavra que mais tenho usado é intensidade. Essas leituras que mechem com o nossa eu interior são ótimas
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Adoro quando os livros nos fazem sentir aquilo que os personagens sentem... e toda e qualquer estória de superação arrebata o meu coração!
    Adorei as suas fotos, ficaram muitoooo lindas!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br | @pausaparapitacos | facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  14. Olha de inicio eu não tinha me interessado muito pelo livro, mas você sinceramente me convenceu. Eu até tenho ele em ebook, mas eu acho que irei comprar o físico, porque deve ser uma estória maravilhosa e acho que estou precisando de uma leitura assim leve e gostosa onde aborda a questão familiar e fala de superação. Adoro livros assim e acho que com certeza irei amar. Parabéns pela sua resenha, porque ficou muito bem escrita e explicada e me convenceu a me dar de NATAL hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-paralelos.html

    ResponderExcluir
  15. Olá, Rizia

    Só vejo comentários positivos para esse livro, mas esse não é o único livro dela a fazer sucesso, e estou curiosa para saber o que encantou tantos, ainda não tive a oportunidade de ler nada dela.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu gosto muito de livros com essa temática, esse, pelo que vi em sua resenha, tem tudo o que me faz gostar de uma leitura, eu ainda não conhecia o livro mas a sua resenha conseguiu despertar a minha curiosidade e meu interesse pela obra, só a capa que não achei muito legal, mas estou certa que o livor é bom

    ResponderExcluir
  17. Rizia querida, qdo vi que você tinha lido este livro, corri aqui para ler sua opinião. Livro amor, não é??? Amei a escrita e amei os personagens, que ao meu ver, foram muito bem desenvolvidos. A capa do livro me chamou muito a atenção em função de uma cena do livro e eu me apaixonei ainda mais pelo livro!!! Quero ler tudo da Sarah Dessen!!!! Adorei sua resenha!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Essa capa e lombada são tão lindas!!! Tenho marcador e post desse livro e espero ter ele logo. Acho que é mais do que possível mudar os sentimentos em relação à vida... é isso que somos, sentimentos e amadurecimento, o tempo todo. Eles sempre mudam, pelo menos se não, devem. Eu acho que ao ler esse livro eu vou ficar inconformada com a super proteção dos pais dela em relação ao irmão, mas no fim espero ser compreensível e ver por outro ângulo isso tudo. Não vejo a hora de ler e amei sua resenha.
    -Mari

    ResponderExcluir
  19. Oi, Rizia! Eu amo quando me deparo com um livro desses. Não tenho ele em casa, mas assim que possivél tentarei ler a obra e conhecer mais a fundo a trama. Sua resenha me deixou bem curiosa

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  20. Oi Rizia, pelo que você falou esse é um livro que é obrigatório para mim, sou exigente nas leituras e esse parece ter tudo que eu gosto e procuro ler, tanto na trama já da para ver que é um livro bom. Ótima resenha, e já estou curiosa para lê-lo!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-sombra-da-figueira.html

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Terminei esse livro hoje ♥ Os personagens são mesmo incríveis, não dá para escolher um queridinho só...haha' A autora novamente conseguiu me surpreender com sua escrita, confesso que eu não esperava encontrar uma história tão incrível como essa ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Sem dúvidas, esse livro tá me perseguindo. Só nas últimas 2 semanas já devo ter lido pelos menos 5/6 resenhas sobre ele. Eu amo loucamente essa capa, se eu entrasse na livraria, sem dúvidas nenhuma me chamaria a atenção. De todas as opiniões que vi a respeito, a sua foi a que mais chamou minha atenção. Quando diz que é um livro inteligente, bem escrito, intenso, dentre outras coisas mais, lacrou pra mim. Se já queria, agora necessito lê-lo.


    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro faz algum tempo. Adoro essas leituras que possibilitam ao leitor refletir e passar por transformações durante o livro, são as que me marcam. Tenho certeza de que vou gostar desse livro, não vejo a hora de lê-lo!

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Rizia, tudo bem?
    Esse livro será uma das minhas primeiras leituras em 2016 e fico muito feliz em saber que a história é tão interessante. Com certeza a vida de Sidney não deve ser fácil e é visível que os pais tem predileção por seu irmão. Sorte que a personagem encontra em Layla uma confidente e amiga para seguir adiante. Quero muito conhecer essa história.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, Rizia.
    Já li a obra e gostei bastante. Apesar de não ser a melhor obra que já li, consegui aproveitar bastante a leitura. Mesmo com uma narrativa simples e um enredo sem grandes atrativos, a autora criou um bom livro.


    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  26. Olá!!

    Tenho vontade de ler esse livro, apesar de não ser meu gênero preferido, já vi muita gente dizendo ser uma leitura inteligente, e isso me atrai muito! Tramas bem construídas.
    Essa capa é linda!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  27. Fico muito feliz de saber que o livro te surpreendeu de forma positiva e que a Sidney é uma personagem complexa e madura. Amo narrativas intensas, que causam tantos sentimentos no leitor. Adoro leituras reflexivas e transformadoras, e gostei demais de um outro livro que li da autora, então estou ansiosa para conferir esse. Tomara que logo surja uma oportunidade.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Adoro essas leituras mais reflexivas, recebi a obra e vou iniciar hoje a leitura. Depois de conferir sua resenha tenho certeza que vou gostar!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  29. Olá Rizia! A capa é linda! E nossa, que livro é esse?! Amo demais quando o livro é intenso, quando mostra esses dramas familiares, que muitas vezes é comum em algumas famílias. Gostei de saber que a Sidney não é uma protagonista fraca e vitimizada, que ela é madura e tentar buscar uma melhora na sua vida. Já gostei de cara dela! Fiquei com vontade de ler o livro e descobrir qual vai ser o destino da Sidney! Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Achei incrível a capa e a história desse livro, acho incrível quando o foco não é em romances, e sim na superação e crescimento do personagem, que vivia sempre em segundo plano por negligência dos pais.
    Quero muito ler esse livro, espero ter a oportunidade em breve.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  31. Ei Rizia!
    Dificil é ter uma resenha sua que não me conquiste... sinceramente, ta ficando dificil! kkkkkkk eu adoro todas elas! Esse livro quase assobiou pra mim na Saraiva essa semana, tive que correr dele pq estava sem grana. Agora vendo a sinopse, me sinto tão arrependida... ano que vem com certeza eu passo lá e compro, definitivamente!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Me parece que esse é aquele tipo de livro que ou você ama, ou você odeia. Digo isso por que já li algumas resenhas bem negativas e outras que falam como você, que o livro é evolvente, intenso e com um bom desfecho. Isso e mais os temas que fazem pensar me deixaram querendo ler e decidir se faço parte dos que gostaram ou dos que não gostaram do livro. É aquele tipo de livro que preciso arriscar a leitura para decidir :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Gosto muito de fantasias, mas esses livros que trazem histórias mais reais, histórias palpáveis sempre chamam a minha atenção! Adoro livros com personagens fortes e que nos fazem pensar, acho que esse livro tera uma chance comigo em breve.
    A capa é linda e goataria muito de saber o significado dela!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir