• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: A Menina da Neve, de Eowyn Ivey

    A MENINA DA NEVE
    Autor: Eowyn Ivey
    Editora: Novo Conceito
    Páginas: 352

    Sinopse
    Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.


    Olá Leitores!
    Trago a resenha desse livro badalado em todas a blogsfera literária.
    Vamos conhecer melhor?


    A Menina da Neve é um livro inspirado em um conto de fadas russo chamado Snegurochka. Conhecemos Mabel e Jack, um casal de meia idade de mudou-se para o Alasca após perderam um bebê imensamente desejado e juntos compartilham silenciosamente esta dor.

    Jack costuma passar seus dias no campo e Mabel cuida da casa, lê e desenha de vez em quando. A vida não é confortável, pois eles moram em uma cabana simples e o inverno é rigoroso. A escassez de alimento é outro desafio e Jack luta pra dar conta de tudo. 

    Em meio a essa atmosfera difícil, em um raro momento de descontração Jack e Mabel constroem um boneco de neve, e colocam-lhe luvas e um cachecol vermelho. No outro dia, percebem que esses acessórios sumiram e notam uma garotinha, com cabelos loiros e acompanhada de uma raposa vermelha, na floresta perto de sua casa.


    Como seria possível uma criança está sozinha na floresta? Onde estará sua família? Mabel fica apreensiva e decide perguntar a uma casal amigo se existiam crianças próximas daquela área e eles negaram

    Cada vez mais a garota se aproxima de Jack e da casa até que um dia ela revela seu nome: Faina. E ela sempre vai e vem sem dar muitas explicações e interagir. Como uma garota poderia sobreviver sozinha na floresta?

    Os invernos passam e todos os anos a menina aparecia na primeira nevasca para fazer-lhes companhia.

    Mas, mesmo diante de seus olhos, será que aquela menina era de verdade? 
    Seria realidade ou fantasia?

    “A menina conhecia a floresta e seus atalhos. Ela encontrava comida e abrigo. Não era só disso que uma criança precisava? Mabel diria que não. Diria que a menina precisava de calor e afeto e de alguém para cuidar dela, mas Jack ficou imaginando se isso tinha ou não mais a ver com os desejos da mulher do que com as necessidades da criança".


    A Menina da Neve é um livro único. Não é a toa que ele foi finalista do Prêmio Pulitzer. A narrativa é fluída e com um leve suspense, prendendo o leitor até a última página. Apesar de ser revelado no próprio livro o destino da Menina de Neve, a autora conseguiu conduzir muito bem sua história prendendo leitor e brindando com um excelente desfecho.

    Os personagens são simples, mas ao mesmo tempo intensos. Cada sentimento vivido por eles é propagado naquela atmosférica solitária, tornando-os peculiares. É importante destacar a presenta de personagens secundários, que neste livro, são fundamentais pra a construção da história.

    A capa está linda e reflete bastante a história. Os capítulos são sempre ilustrados e páginas amareladas. Edição perfeita.

    Aos que gostam de livros que tratam sutilmente temas fortes, releituras de contos de fadas, pequenas doses de fantasia e livros que proporcionam um misto de sentimentos, A Menina da Neve é leitura obrigatória. 

    E para você?
    A Menina da Neve é real?

    Gostaram do livro?
    Conheciam? Ficaram com vontade de ler?
    Comentem!
    Abraços.

    Rizia Castro

    22 comentários :

    1. Oláá
      Essa capa é tão tão liiinda, da vontade de ler só de olhar pra ela haha sua resenha me deixou ainda mais curiosa e só ouço elogios, então espero ter oportunidade de ler e gostar em breve, o gênero é bem lega e sua resenha está ótima

      Beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Oi,ótima resenha, já sei um pouco da história e fiquei muito curioso, o livro já está na minha lista.
      Abraços
      http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    3. Olá tudo bem?
      Já conheço o livro e realemnte ele e muito bom. Eu gostei. Parabéns pela resenha.

      Beijinhos
      Kah Fernandes
      Booksandcarpediem.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Terminar de ler sua resenha me deixou pensando por que eu não esperei um pouco mais antes de passar esse livro para uma das minha colunistas. Droga! hahahaha
      A edição da NC está linda e saber que o livro conta com personagens simples mas intenso e que trata e temas fortes sutilmente me fizeram muito querer ler o livro que não tinha chamado muito a minha atenção até então. Parabéns pela resenha!

      Beijinhos,
      Lica
      Amores e Livros

      ResponderExcluir
    5. Ai, meu deus, amei!! Não sei nem por onde começar, mas vamos lá:

      1. Essa capa é MARA!
      2. Baseado num conto de fadas russo? Original e sai totalmente do clichê!
      3. Misterioso
      4. Sinto um final trágico

      Vai pra estante com certeza!

      Um Metro e Meio de Livros

      ResponderExcluir
    6. Oi,
      Realmente esse livro esta mega badalado, toda resenha que leio fico ainda mais curiosa!! Confesso que o que me deixa mais feliz sobre esse livro é um detalhe "Ele é único e não uma série" hahaha
      Bjs!
      Fadas Literárias

      ResponderExcluir
    7. Rizia lindona essa capa é muito fofa, amei saber que foi baseado em um conto de fadas russo, tai mais uma oportunidade de conhecer outros contos. Eu amei a premissa, imagino como de ser o desejo imenso de ter um filho e não conseguir, abalando o casal. Por se tratar de um conto de fadas tudo pode acontecer então rsss. Já estou com e e-book e pretendo ler em breve. beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir
    8. Amiga confesso que quando recebi aquele panfleto da novo conceito com os primeiros capitulos eu pensei que fosse um livro de terror. Estava até com receio quando estava lendo e com medo rs
      Mas depois que fiquei sabendo que é fantasia eu fiquei mais tranquila, porque o começo faz todo aquele mistério e eu fiquei meia assim sabe? Mas espero gostar bastante da leitura. Estou agora bem animada e espero ler assim que tiver chance.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-insones.html

      ResponderExcluir
    9. Olá Rizia!
      Eu já li algumas resenhas desse livro e acho que a menina não é real, mas ela veio para agradar essa casal tão sofrido. É nela que Mabel põem suas esperanças. Fiquei intrigada em saber qual o destino da menina da neve.
      Beijinhos!
      http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Oiiie Rìzia,

      Já li várias resenhas desse livro, e estou louca para lê-lo,. não vejo a hora. A primeira coisa que me chamou a atenção em todas as resenhas, foi a capa, que está lindíssima, adorei. Parabéns pela resenha.
      E dica mais que já anotada.

      Amantes da Leitura

      ResponderExcluir
    11. Oie, tudo bem?
      Eu AMO contos de fadas, sendo elas originas, releituras, contemporâneos, clássicos... Tudo nesse livro me chama a tenção, a capa, a premissa, a diagramação... Este título já está na minha listinha, e espero poder lê-la em breve. Parabéns pela resenha!

      Beijos,
      Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

      ResponderExcluir
    12. Esse livro já teria me conquistado apenas pela capa e pela diagramação, mas ao ler a sua resenha, me apaixonei de vez. Um drama real, uma perda, personagens comuns e o toque de sobrenatural que parece ter sido bem usado na trama. Amei!!! Quero pra ontem!!
      Meu Amor Pelos Livros
      Beijos

      ResponderExcluir
    13. Toda vez que vejo algo relacionado a neve, fico tão nostálgica, sabe; me lembra natal, EUA, hahah
      Esse livro já estava na minha lista, só falta o dinheiro mesmo hehe, ainda mais por se tratar de temas fortes.

      Beijos
      http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Olá, Rizia.
      Acredita que fiquei o livro inteiro na duvida se era real ou não? E depois que outra pessoa que não os dois começaram a ver também, ainda assim eu esta em duvida hehe. Vai saber a solidão as vezes faz dessas coisas com a mente das pessoas hehe. A edição está linda mesmo.

      Blog Prefácio

      ResponderExcluir
    15. Oi Rizia, eu estou com esse livro aqui e só não peguei ainda por falta de tempo mesmo, porque estou morrendo de curiosidade com ele. Parece ser o tipo de leitura que eu amo, uma releitura de contos de fadas, fantasias, temas fortes. ótima resenha!

      Beijos

      http://www.oteoremadaleitura.com/

      ResponderExcluir
    16. Li algumas resenhas elogiando o livro, e estou bem curiosa. Claro, a tua resenha só contribuiu para essa curiosidade aumentar, falando sobre o leve suspense (adoro!), sobre a intensidade do personagens e sobre o misto de sentimentos que o livro desperta. Gosto muito de livros inspirados em contos de fadas, lendas e mitos. A capa é muito bonita e delicada. Adorei a resenha!

      http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    17. Essa semana é mais um livro que eu vejo que é inspirados em contos de fadas. Apesar desse conto de fada eu não conhecer.

      Penso que deve ser aquele tipo de livro que te prende o inicio ao fim. Gostei muito da capa e das páginas dele.

      Infelizmente não tive oportunidade de ler esse livro. E como sou nova na área é a primeira resenha que eu leio dele. Gostei bastante da estória.

      bjusss

      ResponderExcluir
    18. Olá!!

      Esse livro ainda me divide, não sei se quero lê-lo! Ao contrario de você, eu acho a capa muito feia kkkk, isso já não da aquele up né, mas vejo todos falarem muito bem dele, mas só pelas resenhas ainda não consegui pegar a profundidade do assunto abordado. Acho que vou tentar, estou muito curiosa!

      Bjus
      Blog Fundo Falso

      ResponderExcluir
    19. Ooi,
      Já li várias resenhas sobre esse livro mas apesar de parecer uma ótima história ele não esta na minha lista de urgências.
      Vitória Zavattieri

      ResponderExcluir
    20. Ola!!
      Gente que livro fofo e apaixonante é esse, com certeza compraria pela capa, e se descobrisse depois que o livro era ruim mesmo assim amaria ter ele na estante , mas por sore além da capa linda a historia é linda e quero muito ler, to muito curiosa apesar de ja imaginar varias coisas ainda fico curiosa pra saber se minhas teorias estão certas ou vou me surpreender muito.
      Bjocas!!

      ResponderExcluir
    21. Ameiiiii! Sobre essa resenha, juro como não conhecia esse livro. Porém já adorei logo de cara pela capa e agora, sabendo só que se trata. Me apaixoneiiii! Vou colocar logo na listinha do Black Friday!

      Visita lá! Se seguir deixa um comentário c o link do seu p eu rtb -> http://meninadalivraria.blogspot.com.br/?m=1

      ResponderExcluir
    22. Acabei de ler e adorei cada página. Personagens cativantes. Muito boa sua resenha!
      Bjs
      http://labirintodosoledalua.blogspot.com

      ResponderExcluir