• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: João & Maria, de Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti

    JOÃO E MARIA
    Autor: Neil Gaiman
    Ilustrações: Lorenzo Mattotti
    Editora: Intrínseca
    Páginas: 56


    Sinopse:  O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria.Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.

    Olá Leitores
    Há livros que queremos antes mesmo de imaginar a sinopse. Escolhemos pelo autor  ou muitas vezes pela capa.
    João e Maria foi um desses.
    Quando soube que Neil Gaiman iria escrever uma versão para esse conto dos Irmãos Grimm, quis no mesmo instante. E saber que a Intrínseca lançaria uma Edição Especial Ilustrada foi para matar o coraçãozinho desta pobre leitora.
    Vamos conhecer um pouco mais dessa incrível obra? Desde já alerto que contarei toda a história, afinal é um conto conhecido por todos.


    João & Maria, de Neil Gaiman, nos conta uma história que "(..) aconteceu há muito tempo, no tempo da sua avó ou do avô dela. Muito tempo. Naquela época vivíamos nos limites da Grande Floresta".

    Um jovem casal de camponeses que se amavam muito teve uma filha e a chamaram de Ana Maria, que se transformou em Mariana e por fim ficou só Maria mesmo. Mais tarde nasceu João. Só João mesmo, sem nenhuma transformação.
    Eles viviam felizes, sem riquezas, mas com o fruto do trabalho conseguiam criar os filhos e de vez em quando, proporcionar um jantar diferente ou uma conserva de frutas.
    Acontece que a guerra chegou e os efeitos foram sentidos por aquela família. Já não havia quase alimentos e a fome assolava aquela família.

    A mãe então propõe ao pai que leve João e Maria para a floresta e os abandone lá. O pai não gosta da ideia, mas a mulher acaba convencendo ele, pois mostra que todos morrerão de fome e duas bocas podem sobreviver por mais tempo.
    João escuta tudo e na manhã em que o pai vai leva-los para a floresta, João enche o bolso de pedrinhas e vai marcando todo o caminho. Ao perceber que o pai não voltaria para busca-los ele e Maria esperam a lua ficar alta e vão se guiando pelas pedras de volta a cabana.

    O pai fica muito feliz ao vê-los ali. A mãe não consegue falar nada.

    Os dias passam e mais uma vez o pai decide levar as crianças para a floresta, só que dessa vez João não havia como pegar pedrinhas para marcar o caminho. Ele usa um pão que fora dado por sua mãe para fazer pequenas bolinhas e marcar o trajeto de volta. Mais uma vez ao perceber que o pai não iria voltar, eles tentam refazer o caminho, mas percebem que animais comeram o pão.
    Ao andar em voltas eles acabam numa cabana que cheirava a pão de mel e uma senhora simpática os acolhe. Ela os alimenta e depois se mostra uma velha horrível que aprisiona João para engordá-lo e poder comê-lo depois e acorrenta Maria escravizando-a.

    Quando decide que chegou o dia de cozinhar João, a velha pede para Maria ligar o fogo e ir aquecendo o caldeirão. Esperta a menina diz que não sabe ver a temperatura e quando a velha vai verificar, Maria a empurra, mantando-a. 

    A menina liberta o irmão, eles encontram alguns tesouros e roupas de outros forasteiros que estavam na cabana da velha e pelo leito do rio conseguem voltar para casa.

    Lá encontram o pai e ficam sabendo que a mãe morrera. Eles vivem felizes para sempre, com suas respectivas famílias.

    Não resisti e tive que contar toda a história =)

    Na versão de Neil Gaiman, encontramos uma narrativa mais poética e otimista da história. Temos um pai imensamente preocupado com os filhos e uma mãe que, segundo o autor, não sabe se morreu de fome ou pelo que fez com os filhos. Escolhas que precisam ser tomadas e que podem mudar para sempre o destino de alguém.

    Outro aspecto interessante é o contraponto entre a leveza com que Gaiman nos conta a história e as pesadas e escuras ilustrações de Lorenzo Mattotti. Acredito que a intenção tenha sido mostrar que um simples conto de fadas pode transmitir mensagens sombrias e importantes.

    Nesta pequena entrevista, vemos Gaiman falando um pouco sobre o lado obscuro de João & Maria, a forma como foi afetado e como ele reproduziu em seu livro.




    Gosto muito de contos de fadas e essa releitura de João & Maria, apesar de não muito inovadora, nos conquista pela escrita ímpar de Neil Gaiman, aliada as belíssimas ilustrações de  Lorenzo Mattotti.

    Gostaria de parabenizar a Editora Intrínseca pela a edição incrível. A obra foi impressa num tamanho maior de página, com capa dura e grande qualidade de papel, o que enriqueceu as ilustrações.

    Para fechar com chave de ouro, o livro traz um apêndice com a evolução e transformações sofridas pela história ao longo dos anos. 

    Por fim, só tenho elogios a esse livro tão lindo e incrível.
    Recomendo para todas as idades.

    Gostam desse conto?
    Conheciam essa edição?
    Ficaram curiosos, já leram?
    Comentem!!!

    Abraços e Até mais.

    Rizia

    25 comentários :

    1. Amiga olha eu sempre achei que o autor escrevia livros de terror, mas depois que li essa sua resenha de João e Maria no qual me chamou bastante atenção quando foi lançado, eu nao tive muito interesse em comprar não, mas depois de tudo que vocÊ falou da estória eu achei bem interessante e achei as illustração do livro linda. Eu não sei se pegaria para ler nesse momento por conta do fim do ano que pra mim tá uma correria, mas com certeza vou querer conhecer o livro.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-muito-mais-que-uma-princesa.html

      ResponderExcluir
    2. Oie! Que capa linda! Com certeza no que eu conseguir vou procurar esse livro para ler!!
      Bjs, comenta por favor nesse post, vai ajudar muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/11/feitico-da-sombra.html

      ResponderExcluir
    3. Nyaa, ontem mesmo peguei esse livro na mão e fiquei namorando, adoro Gaiman, mas não pode comprar T_T
      Ahhh eu preciso desse marcador lindo demaaaais *-*

      www.poyozodance.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Oiiiiiiiiiiiiiiie!
      Nossa, não sabia desse livro, mas fiquei encantada demaiiiiis!
      E essas ilustrações??? SENHOOOOR!
      PRECISO DESSE LIVRO AGORA!
      Parabéns pela resenha!
      Beijinhos!
      Alê
      http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Ah!! Estou simplesmente encantada por esse livro também.
      Ainda não lli, mas estou namorando ele desde o lançamento.
      Gaiman cair nas graças dos leitores nem chega a ser novidade, mas sua resenha só intensificou meu desejo de ter algo tão primoroso assim na minha estante.

      Raíssa Nantes

      ResponderExcluir
    6. Sabe que eu adoro releituras de clássicos? Principalmente quando eles deixam o livro com um ar mais sombrio. No caso desse, parece que a parte sombria fica mais na ilustração e já que Gaiman é só elogios, deve ser incrível ler esse livro.
      A Intrínseca caprichou na edição e eu estou com a maior vontade de ler.
      Depois de ler sua resenha estou tentando entender o motivo de eu ainda não ter comprado esse livro...

      Beijinhos,
      Lica
      Amores e Livros

      ResponderExcluir
    7. Primeiro, amei a capa... essa edição está mesmo caprichada. O autor é conhecidíssimo e a história parece muito interessante. Eu espero ter a oportunidade para ler esse conto logo. Eu amo livros com ilustrações bacanas e esse está perfeito. A resenha ficou ótima. Bjs

      ResponderExcluir
    8. Oi Rizia!
      Uma amiga me indicou esse livro, e preciso começar a leitura. Já li alguns livros do autor e é ótimo!! Parabéns pela resenha \o/
      Bjks!
      http://www.historias-semfim.com/

      ResponderExcluir
    9. Rizia, já li o livro e estou para fazer a resenha. Em toda a vida havia me deparado com vários contos de João e Maria e esse me agradou muito. Quase me lembrou da versão dos Grimm, que é bem mais pesada e cruel. Não gostei muito das ilustrações, acho que ficaram bem ruins de visualizar.

      Beijos,
      http://www.gemeasescritoras.com

      ResponderExcluir
    10. Olá!!

      Exatamente eu!! Quero esse livro sem nem saber nada sobre ele!!
      Adoro como Neil Gaiman explora o lado sombrio das coisas, e como consegue passar mensagens boas através delas!
      As ilustrações são incríveis!!

      Bjus
      Blog Fundo Falso

      ResponderExcluir
    11. Olá!
      Eu já ouvi falar desse conto várias vezes, mas nunca peguei um livro pra ler. A história é muito bem contada e nos trás muitas mensagens. Eu adorei essa nova edição e vou coloca-lo na minha lista de comprinhas.
      Beijinhos!
      http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    12. Olá Rizia,
      Quem não conhece João & Maria? É uma história muito legal e ver na perspectiva do Neil Gaiman deve ser muito bacana.
      Li apenas um livro do autor (O Oceano no fim do Caminho) e gostei muito da forma como ele escreve, os acontecimentos e todo o resto. Acredito que vá gostar muito de João & Maria.
      Sempre achei a mãe dos meninos egoísta, apear de entender porque ela quis que os filhos fossem embora, eu jamais os deixaria. Iria com eles.
      Gostei da sua resenha.
      Beijos,
      Um Oceano de Histórias

      ResponderExcluir
    13. Oi Rizia
      Eu estava bem curiosa para ler este livro até ver algumas resenhas comentando que não tinha nada a mais na história, e eu esperava mais. Estou na duvida se compro ou não, mas estou curiosa para ler.

      Beijos
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Oi, tudo bem?
      Gostaria de ler este livro ainda, pois adoro quando recontam, mas ate parece que não é bem inovador, como você citou. Mas mesmo assim, queria ver como Neil trabalhou os pais deles e tudo o mais. Sempre vale a pena né. E de João e Maria nunca vi ninguém recontando em livro. Não é uma leitura obrigatória, mas ainda pretendo pegá-lo.

      livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    15. Oiiie
      Esse livro parece ser muuuito legal, nunca li nada do autor mas tenho interesse em conhecer, e seria lindo começar por esse haha ótima dica e resenha

      Beijos
      http://realityofbooks.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    16. Rizia todo livro que com outra visão de nossos amados contos de fadas me interessa, adoro ver como a história é trabalhada de outra maneira sem tirar a essência do conto. A capa está linda e sinistra ao mesmo tempo. Já quero o livro. amei a resenha . beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir
    17. Oiii!

      Eu adoro releituras, até já comentei isso e não conhecia esse livro. Acho que não li nada de João e Maria e eu gostei bastante do que vc falou - mesmo até o final - acho que esse lado mais humano dos personagem :D
      Vou tentar comprar aqui!


      Beijinhos,
      www.entrechocolatesemusicas.com

      ResponderExcluir
    18. Oiee ^^
      Sabe que eu não sou fã do Neil? Pois é. Na verdade eu só li um livro dele, mas acabei não curtindo a escrita e a história *-* Não sei se leria esse livro, não é um gênero que eu goste muito, e também é muito curtinho...haha'
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    19. Oi, Rizia! Tudo bem?

      Caramba, essa capa tá demais! Coloquei na lista de desejados só por isso, rsrs. Já ganhou minha atenção! Nunca li nada desse autor, mas sei que ele é muito aclamado pela crítica e isso me deixa curiosa. Saber que esse livro, apesar de não ser inovador, possui um diferencial por conta da escrita dele, já me deixa bem feliz. Sem contar que amo ilustrações e contos!

      Beijos,

      Juliana Garcez | Livros e Flores

      ResponderExcluir
    20. Eu gosto bastante de Neil Gaiman e adoooorei saber mais sobre esse livro. É a primeira resenha completinha que leio e fiquei apaixonada. Já quero pra ontem!!!! Espero gostar bastante tbm :)
      As ilustrações estão fantásticas.

      Beijos
      http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    21. Oi!!!

      Linda a capa e as ilustrações, parece uma animação.
      Sempre achei a história de João e Maria bem triste, mas com todas estas características vale a pena reler.

      Beijos Carla Fernanda

      ResponderExcluir
    22. Se eu já estava morrendo de vontade de ler esse livro, agora eu estou morta. Menina, pelo q vc disse ele é perfeito pra mim. Amei a resenha! :)

      ResponderExcluir
    23. Olá!!
      Que livro lindo. Simplesmente encantada por essa capa eu quero.
      Eu li "O Oceano no Fim do Caminho" do Neil Gaiman, e gostei muito do livro e da escrita dele, quero muito esse.
      Bjocas

      ResponderExcluir
    24. Eu não conhecia este livro, mas vi alguma coisa sobre ele e acredito que o Gaiman está lançando outros nesse estilo também. Nunca li nada do Gaiman, uma grande falha, que pretendo consertar logo, este livro em particular é bem fininho e parece se bastante contagiante.
      Abraços,
      Gisela
      @lerparadivertir
      Ler para Divertir

      ResponderExcluir
    25. SÓ POR SER DO NEIL GAIMAN JÁ QUERO <3 e eu amo releituras de contos de fadas, então só amor por essa edição (que ficou maravilhosa). Necessito saber como ficou a versão do Gaiman PRA ONTEM! Hahaha

      http://www.paginou.com.br/

      ResponderExcluir