• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: Casa de praia com piscina, de Herman Kock

    CASA DE PRAIA COM PISCINA
    Autor: Herman Koch
    Editora: Intrínseca
    Páginas: 336


    Sinopse: Marc Schlosser, um renomado médico de Amsterdã, exerce sua profissão com certas doses de cinismo. Quando um de seus pacientes, o famoso ator Ralph Meier, o convida para passar as férias de verão com sua família, Marc aceita, apesar de contrariar a esposa, que não suporta a postura arrogante e sedutora de Ralph.Assim, o casal e as filhas adolescentes dividem com o ator, sua mulher, um diretor de Hollywood e sua jovem namorada uma casa com piscina a poucos quilômetros de uma praia mediterrânea. Alguns dias monótonos se passam até que em certa noite ocorre um grave incidente que interrompe as férias e marca a vida de todos para sempre.
    Marcado pela ironia afiada e pela trama de forte teor psicológico, Casa de praia com piscina é um romance inquietante e questionador que mais uma vez prova o talento de Herman Koch.


    Olá leitores.
    É sempre um prazer fazer uma resenha de um livro bem escrito. 
    É um desafio enorme também, mas tentarei passar para vocês minhas impressões acerca desse livro com um título tão diferente e uma história de arrepiar.
    Vamos mergulhar em Casa de Praia com Piscina?

    Casa de Praia com Piscina, de Herman Koch nos apresenta Marc Schlosser, um médico diferente com uma característica estanha para sua profissão: Ela tem certa repulsa por corpos humanos. Ele é bem enfático quanto a isso, mas deixa tudo guardado em sua mente, enquanto atende um paciente. Por fora, Marc é um médico familiar conceituadíssimo e requisitado por muitos, pois costumar escutar (ou fingir escutar) aqueles que lhe procuram.

    Um de seus pacientes é o famoso ator de teatro Ralph Meier. Um senhor de meia idade, casado e com dois filhos. Apesar de não ser próximo de seus pacientes, Marc acaba se relacionando um pouco mais com Ralph e durante as férias recebe o convite para passar uns dias com sua esposa Caroline e suas filhas, Julia e Lisa na casa de praia com piscina que ele havia alugado para com sua família.

    Meio a contragosto de sua esposa, Marc aceita e todos vão passar as férias com a família de Ralph que é composta por sua esposa Judith, seus dois filhos Alex e Thomas, sua sogra e um casal amigo. Festas, churrascos, bebedeiras e passeios na praia marcam a estadia deles durante o período na casa de praia.

    Eles passam a interagir de formas muito diferentes. Julia fica encantada por Alex. Caroline não gosta da forma com Ralph olha para ela. Marc e Judith sentem uma atmosfera diferente quando se falam, e todos acabam envolvidos em pequenas teias. Até que um ato bárbaro de violência modifica completamente a vida de Marc e sua família e isso irá refletir em todos que estavam presentes naquela casa.


    Casa de praia com piscina foi perfeitamente escrito para leitores perspicazes que gostam de detalhes que pouco a pouco vão conduzindo ao desfecho da história. Sabemos que algo de ruim irá acontecer com o grupo que estava na casa, pois a atmosfera é tensa. A narrativa intercala o presente e passado. Não posso revelar muitos detalhes, mas logo nos primeiros capítulos conhecemos um fato que irá sustentar todo o resto da narrativa.

    Os personagens são um espetáculo a parte nesta obra de Koch. Ácidos, humanos e imperfeitos, o autor nos mostra faces diferentes de cada personagem nos levando a questionar sua moral e quem é o mocinho da história. Os papéis se invertem constantemente.

    Casa de Praia com Piscina é o segundo livro de Herman Koch publicado pela Editora Intrínseca no Brasil. O autor possui uma escrita genial e preciso alertar que esse não é um livro com muita ação. Muito pelo contrário, temos aqui o lado anímico a todo tempo sendo testado. Por essa razão o ápice ocorre já nos capítulos finais, mas não deixa a desejar.

    Gostaria de parabenizar a Editora Intrínseca pela capa. Uma verdadeira obra de arte, digna de um grande escritor.

    Um belo exemplar de thriller psicológico. Recomendo a leitura para leitores exigentes e que curtem uma escrita densa e impecável.

    Gostaram do livro?
    Conheciam o autor?
    Gostam do gênero?
    Comentem ;)

    Abraços e até mais.

    26 comentários :

    1. Olá, Rizia.
      Eu não conhecia esse livro ainda, a sua é a primeira resenha que leio dele. E me interessei muito. Adoro livros assim. Gosto quando o autor brinca com o leitor e ficamos em duvida sobre o caráter dos personagens. Fiquei na curiosidade aqui agora hehe.

      Blog Prefácio

      ResponderExcluir
    2. Oiee ^^
      Também não conhecia esse livro até vê-lo aqui, mas não curti muito a premissa. Não é um gênero que eu curta, sabe?! Fico feliz que o autor tenha conseguido aprofundar o assunto e tenha sido genial na construção da história, mas não é um livro que eu queira ler *-*
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. Olá, Rizia. Quando vi este título, Casa de praia com piscina, fiquei bem curioso por sua simplicidade. Então, parti para a leitura da resenha. A partir daí, entendi o verdadeiro sentido do livro, que é bem simples mesmo, e sua história cativante. No começo, tudo parecia normal, fora a rejeição por corpos humanos do médico. Mas, o ponto mais forte do livro está na violência e nos olhares que ocorrem na casa de praia com piscina. Livro muito bem recomendado.

      ResponderExcluir
    4. Confesso que, ao ver o título e a capa, o livro não me interessou de imediato. Mas, após ler sua resenha, vi que o livro tratava-se de algo completamente diferente do que eu pensava. Como eu adoro livros tensos e misteriosos, me vi totalmente interesso por esse livro. Adorei saber que a escrita do autor é maravilhosa ao ponto de fazer com que nós, leitores, se sinta dentro da história. Adorei a resenha!

      ResponderExcluir
    5. Oi Flor!
      Confesso que quando vi o nome do livro ele não me interessou, mas fui ler a sinopse e sua resenha e fiquei bem curiosa para saber como esse romance se desenvolve. Vou colocar na lista para não esquecer e assim que surgir uma oportunidade vou ler.
      Essa é a primeira vez que vejo o livro e também não conhecia o autor. Já esta na lista!
      Bjus
      Juh - Surtos da Juleka

      ResponderExcluir
    6. Olá,
      não conhecia o livro nem o autor, mas fiquei bem curiosa por conta da sua resenha. Adoro livros bem escritos. É interessante perceber que esse livro, pelo nome vc não dá muito por ele, mas conta uma grande história. Tomara que eu goste tbm. Bjus!!!
      http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Só vendo pelo título e a capa o livro não me despertou interesse,mas a partir do momento em que li a resenha mudei totalmente meus pensamentos sobre ele. Muito interessante a história!
      Com certeza será uma grande leitura a quem tiver oportunidade de lê-lo!

      ResponderExcluir
    8. A estética do livro não desperta atenção em nada. No entanto a sua resenha nos deserta atenção e vontade de ler a obra

      Beijos
      Amor Literário

      ResponderExcluir
    9. Oi, Rízia! Tudo bem? Quando eu vi esse livro no Skoob, fiquei meio "hmmmmm... será que vou gostar?", e acabei não adicionando. Mas, depois dessa sua resenha, tenho certeza de que o livro é pra mim! Hahaha. Amo esses títulos/capas estranhos e a Intrínseca é super cuidadosa com os lançamentos! APENAS PRECISO DESSE LIVRO. Tô seguindo o blog!

      Abraços,
      Alfrêdo - http://www.paginou.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Rizia lindona amei essa premissa, e tofo esse suspense, ainda mais quando o leitor precisa prestar atenção aos detalhes deixa a leitura ainda mais interessante, não conhecia o livro e já vou procurar para ler. beijos

      Joyce
      www.livrosencantos.com

      ResponderExcluir
    11. não conhecia o autor até agora mas já me sinto super disposta a ler seu livro, achei a resenha incrivel e me despertou curiosidade.

      ResponderExcluir
    12. Não conhecia o livro e até curti a premissa do livro, só não sei se quero ler, vou pesquisar mais, mas certeza que me despertou algo ai
      http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Ei Rizia, esse livro parece ser a ótimo. Adoro suspense, acabei ficando curiosa. Vou ver se compro para ler.
      Bjos
      Www.amolivrosefilmes.com.br

      ResponderExcluir
    14. Olá,
      Não conhecia o livro e nem o autor.
      Falando da capa... se fosse comprar pela capa ele passaria despercebido!
      Muito sem graça, mas o "Não julgue o livro pela capa" se encaixa nele, neh?
      Me parece ter uma história muito boa, pelo que você contou!

      Beijos,
      Lendo no Inverno

      ResponderExcluir
    15. Ei Rizia

      Você já leu Pequenas grandes mentiras? pq eu li essa semana, amei, e achei o estilo bem parecido com esse. A narrativa não sei, não conheço o autor, mas a ideia da trama e tal. Gostei muito da resenha, não conhecia esse livro ainda.
      bjs

      ResponderExcluir
    16. Oie Rizia,

      Eu curto muito thrillers psicológicos e adorei a resenha. Não conhecia o livro e nem o autor, e me deixou beeeem afim de ler, bem curiosa. Essa atmosfera tensa me conquista como leitora e acho que vou gostar do livro também. Vamos colocar na listinha do skoob e aguardar o momento pra ler!

      Adorei a capa, não sei porque, mas parece bem artística e colorida, gostei haha.
      Beijo!

      http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    17. Não conheço o autor, mas adoro thrillers, ainda mais psicológicos. Uma pena eu não ser tão atenciosa pra pegar cada detalhe da história e conseguir desvendar os mistérios.
      Parabéns pela ótima resenha e com certeza vai pra lista dos desejados ;)

      ResponderExcluir
    18. Não conhecia nem o autor e nem o livro, achei a capa muito linda.
      Ótima resenha.
      Espero ler um dia.
      Abraços,

      Tony

      ResponderExcluir
    19. Nunca tinha visto falar sobre esse livro e nem o autor, mas pela sua resenha achei um livro interessante e um que eu com certeza leria sim se tivesse a chance, mas eu não gostei da capa, foi a unica coisa que não gostei

      ResponderExcluir
    20. E mais uma vez levo um tapa na cara por conta dessa mania de julgar o livro pela capa, esse não me chamou a atenção de forma alguma, então nem tive curiosidade de saber um pouco mais sobre a obra, e agora vem você com essa ótima resenha e me deixa que queixo caído, terminei de ler e fui logo colocar na lista de desejo....nossa essa casa ta prometendo me prender numa leitura atenta e curiosa , suspense é meu gênero preferido e quando livro é assim com essa pegada de fatos que vão acontecendo pra um desfecho maior e o leitor fica tentando motar o quebra cabeça e pra fim descobri algo surpreendente esse tipo de escrita realmente me prende.
      Bjocas

      ResponderExcluir
    21. Olá!
      Não conhecia o autor, mas eu sou fascinada com esse gênero, então meu olho já cresceu e fiquei muito atraída. Espero ler a obra em breve.

      http://loucurasaovento.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    22. Oii!!
      Confesso que não conhecia o livro e nem o autor. Gostei bastante da premissa, tudo pode acontecer nas férias de verão, fiquei bem curiosa pra saber o desenrolar dessas férias.
      Bjos e sucesso!!

      ResponderExcluir
    23. Casa de Praia com Piscina parece um livro que envolve mistério e suspense. Por isso, creio eu que gostaria muito de fazer a leitura, já que são dois requisitos que mais me prendem em um livro! Gostei muito!

      beijo

      ResponderExcluir
    24. Sua resenha está muito boa, mas sinceramente lendo um pouco mais sobre o livro, não me interessei muito pela história, pois não faz muito meu estilo de leituras.

      ResponderExcluir
    25. Eu não conhecia o livro e muito menos um médico com repulsa por corpos humanos, é meio que estranho, é estranho pra falar a verdade. Diferente e bacana parece que vai ser bem interessante está historia.

      ResponderExcluir
    26. Olá

      Não conhecia o livro,mas gostei da premissa, fiquei curiosa para saber o que houve,apesar de já tem minhas desconfiaças,vou procurarpra ler depois,adorei sua resenha.

      Bjss

      ResponderExcluir