Livros que falam de Suicídio #Falaréamelhorsolução

Olá Leitores!
Trago um post diferente para vocês hoje!
Hoje se inicia mais um mês e o CVV - Centro de Valorização da Vida, está em uma campanha para conscientização e informação acerca do suicídio.
Chama-se Setembro Amarelo.
Vamos conhecer mais sobre esse projeto?



O “Setembro Amarelo” foi criado para mostrar a realidade existente sobre o suicídio: em que mais de 90% dos casos podem ser prevenidos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde que as mínimas condições de ajuda sejam ofertadas. É estimulado iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos durante este mês, iniciado hoje. 
É possível sim evitar a autodestruição e falar sobre isso é a melhor solução em favor da vida. 
Acho que o tema ainda é um grande Tabu em nossa sociedade.
Suicídio é visto como pecado, como uma fragilidade, quando na maioria das vezes existe uma solução!
É importante ressaltar que, segundo o Art. 122 do Código Penal, induzir, instigar ou prestar auxílio a uma pessoa que quer suicidar-se é CRIME!!!

Pensando neste assunto, resolvi criar um post com livros Young Adult abordaram esse tema.
Dentre vários que já foram lançados, escolhi esses seis livros onde você leitor pode ler sobre suicídio na ficção literária.
Cada um, a seu modo, transmite uma mensagem interessante acerca do tema e os impactos do ato de se suicidar.


Para conferir a sinopse, clique nos links abaixo:


Cada um destes livros, aborda o tema de maneira séria e ao alcance de todos.
Falar é a melhor solução. Sempre!

Para saber mais acesse:
Facebook CVV - Centro de Valorização da Vida - https://goo.gl/zB7HUl
Facebook Setembro Amarelo - https://goo.gl/FtJjpQ

Espero que tenham gostado do post e gostaria de saber se alguém já leu algum desses livros.

Abraços e até mais.


23 comentários

  1. Oie
    Que interessante este lançce do Setembro amarelo, eu ainda não tinha ouvido falar.
    Gostei muitos das dicas de leitura no assunto, o unico que eu li dessa lista foi o Sr. Daniels e eu curti muito a leitura.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rízia!

    Realmente... Suicídio é um tema muito polêmico mesmo hoje em dia, e olha que é uma coisa muito comum. Fico feliz em saber que há maneiras de prevenir, sabe? Mas queria que a sociedade julgasse menos... Enfim... Desses seis livros que você citou, li A Playlist de Hayden e Por Lugares Incríveis (que acabou comigo de todas as formas possíveis). Os 13 Porquês está na minha lista de desejados há tempos, mas ou nunca acho para comprar, ou está muito caro. Espero não me decepcionar quando finalmente conseguir ler!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Rizia, tudo bem?

    Gostei bastante do seu post e também não sabia do projeto Setembro Amarelo. Os livros citados li apenas A Playllist de Hayden, mas tenho muita vontade de ler As virgens suicidas e Os 13 porquês, por saber que era abordado o suicídio na história. Ainda tenho eles na minha lista de desejados e espero conseguir tê-los logo.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rizia.
    Adorei o projeto como um todo e suas palavras. Infelizmente a depressão o fator que muitas vezes leva uma pessoa a pensar e por em prática o suicídio ainda é visto como besteira ou até mesmo frescura.
    Ainda temos tanto para aprender sobre o assunto... Adorei a sugestões de leituras. Dos citados, só li A Playlist de Hayden e gostei bastante. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. gostei da postagem... não sabia que As virgens Suicidas era um YA :s
    morro de vontade de lê-lo, e tbm Os 13 porquês...
    Já li A playlist, achei bacana...
    Sempre tive interesse nesse assunto... inclusive, perdi uma amiga pra depressão ano passado... é algo muito triste, ruim... não sei nem explicar...

    ResponderExcluir
  6. É sempre válido compartilhar essas informações, te parabenizo Rízia por trazer essa temática para o blog Livroterapias, abordando a campanha "Setembro Amarelo". Sei que falar desse tema é realmente um tabu, que precisa ser quebrado sem dúvida alguma, e nós como sociedade juntamente ao poder público precisamos ficar atentos ao crescente índice de suicídio, um problema de saúde pública que vem ganhando cada vez mais proporção, pois a autodestruição por vezes é ignorada o que reforça ainda mais o percentual elevado de casos e os comportamentos autodestrutivos. Busquemos juntos uma sociedade mais humanizada, que procure deixar um pouco a monotonia digital e perceber, comprender e ajudar àqueles que estão ao nosso lado sofrendo e não percebemos. O conhecimento precisa ser partilhado, este que nunca é demais na existência dos eternos aprendizes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante sua postagem. Não sabia sobre o setembro amarelo. O mais interessante é que eu disse exatamente isso na resenha do último livro que li sobre o assunto (A Playlsit de Hayden). De todos que eu li sobre suicídio, a grande maioria dos casos teria sido evitado com uma boa conversa, desabafando com amigos ou mesmo com um profissional qualificado para tal.
    Tenho vários livros com esse assunto ainda na minha lista e sua postagem só fez aumentar minha vontade em lê-los.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Da lista, li apenas Os 13 porquês. Foi um livro que me impactou tanto quando terminei, que passei dias pensando naquilo e em como uma pequena atitude cotidiana, pode ser um dos motivos que levarão alguém ao suicídio.

    Ótima forma de conscientização esta campanha! E parabéns por ter aderido.

    Até mais,
    ser-escritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. olá, como está?
    Eu fui diagnosticada com depressão circunstancial aos 16 anos (tenho 20) e sei o quão importante é falar sobre o assunto. Tive vários episódios em que quase... não deu e se eu não tivesse procurado falar, procurado ajuda e ter recebido apoio dos meus amigos, as coisas teriam sido diferentes. Eu li Por Lugares Incríveis e chorei muito, porque eu me vejo no Finch. Mandei até um e-mail para a autora e ela me respondeu com muito carinho. Seu post é bem bacana e como você disse, é um assunto que precisa ser falado e que o tabu tem que ser extinto. Já ouvi de pessoas que nem me conhecem direito, que o que eu tenho é drama e que sou egoísta (mas elas não sabem o quão agoniante e angustiante é ter depressão e pensar em suicídio constantemente). Parabéns pelo post! Beijoo

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Rizia! Tema super válido! Parabéns pela escolha. bju

    dicassliterarias.blogspot.com - Coluna Idalan

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Parabéns pela escolha do tema! Dos que você citou o único que eu li foi Os 13 porquês, eu devia ter uns 13/14 anos e lembro que fiquei meio chocada com a história, mas é um livro que deveria ser lido por todos. Tenho curiosidade sobre alguns dos outros, nem sabia que Sr. Daniels também tratava do tema...
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Rizia que post incrível!
    Meus sinceros parabéns! Adorei as suas dicas e quero ler praticamente todos. Sr Daniels foi um livro que eu fiquei chocada quando o assunto apareceu. Os 13 porques quero muito conhecer, assim como o Por lugares incríveis e a Playlist de Hayden

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oi Rízia! Não sabia que o "Setembro Amarelo" existia e eu me interesso horrores pelo tema de suicídio! Adorei as indicações, vou colocar os seis na meta do skoob!!
    Bjosssss

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Achei a campanha muito positiva. E nada melhor do que um livro pra abordar esse tema. Li a prévia de A Playlist de Hayden e não gostei muito. Estou agora para ler Sr. Daniels e espero gostar da história.
    O post está muito bom.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Interessante o setembro amarelo, não sabia sobre esse mês temático. Das indicações eu já li os 13 porquês e estou doida para ler Playlist de Hayden.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu tentei ler Os 13 porquês e achei a leitura não muito boa.
    Mas tem um livro que acho que poderia entrar na descrição do projeto "Eu Estive Aqui" da Gayle Forman... tem o mesmo tema (Resenha aqui) Leitura sem igual, a autora abordou e desenvolveu o tema muito bem! Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir
  17. Adoreeei o post!!!
    Até me animei para participar dessa ação!!!!

    Eu tenho tanta coisa a dizer sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  18. Ah já ia me esquecendo...
    Recentemente tivemos uma blogueira literária que se suicidou!!!
    Acho bacana fazer algo em memória a ela...

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor.
    Adorei a iniciativa. Acredita que não saberia indicar muitos livros? Eu não tenho lido sobre o tema, mas vários dos que recomendou estão entre os que anseio ler. A campanha é muito importante e vou divulgar seu post na minha fanpage.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olha eu sempre tive curiosidade de ler o livro os 13 porques e por lugares incriveis, mas até hoje eu tenho um pouco de receio de ler e sentir medo...ficar impressionada, seilá, mas é um assunto bastante importante se fomos ver, porque é algo que acontece né? Eu acho que tenho que deixar o medo de lado para conhecer um pouco desse gênero, se não nunca vou saber também.
    Eu vou ver se uma hora dessas eu pego, porque eu preciso mesmo.
    Me parece que criei uma barreira para ler esse tipo de livro que não sei.
    Mas espero conseguir

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-soldier-leal-ate-o-fim.html

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Achei seu post super interessante!
    Dos livros a qual mencionou só tenho o reconstruindo Amélia.
    O livro os 13 porquês, vi algumas críticas não muito favoráveis, uma pena... Já a playlist de Hayden, já me disseram ser um bom livro.
    Espero que suas leituras sejam boas!
    Beijos
    Ariana Silva
    ariabooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Tudo bom?
    Não sabia que existia esse lance de setembro amarelo e achei bem interessante.
    O suicídio infelizmente a cada dia que passa, está bem evidente.
    Adorei seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Você conhece o livro "O Último Adeus"? Ele vai ser publicado em junho pela DarkSide Books e ó, é incrível. E fala sobre suicídio também :) Fica a dica! http://www.darksidebooks.com.br/o-ultimo-adeus/

    ResponderExcluir