• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • [Eu li, mas...] A fofa do terceiro andar - Cléo Busatto

    A FOFA DO TERCEIRO ANDAR
    Autora: Cléo Busatto
    Editora: Galera Record Junior
    Páginas: 144


    Sinopse: Primeiro juvenil da escritora Cleo Busatto, autora de mais de 20 livros, a maioria infantis. A fofa do terceiro andar é a história de Ana, uma menina acima do peso, mas cheia de opinião, que se muda para uma escola nova, começa a sofrer bullying dos colegas e acaba desenvolvendo uma depressão. Quando o ano recomeça, ela muda de turma e conhece um menino que não se importa com o peso dela e eles começam a namorar. A família dele é meio hippie e ele ensina a ela que, mesmo fora dos padrões ela é bonita.



    Olá Leitores!
    A fofa do terceiro andar foi um livro que li pela capa. Confesso que nem li a sinopse, mas uma amiga estava com ele e eu não resisti e peguei emprestado.
    Confesso que pensei que se tratava de um romance, mas a história é bem diferente disso...
    Contudo, ele veio parar na coluna Eu li, mas... onde lemos um livro, mas infelizmente algo não agradou tanto assim.
    Vamos conhecer um pouco da história?

    Ana, também conhecida como A fofa do terceiro andar, é uma garota de 14 anos que está obesa. Ou pelo menos muito perto disso. 
    Ela odeia esse adjetivos que atribuem a ela, sempre relacionados com o peso. Baleia, tonelada, bola, são alguns dos muitos insultos que Ana sofre na escola e nos lugares que frequenta.
    Cansada e precisando desabafar, a garota decide escrever um diário onde irá contar como são os seus dias e como ela se sente.
    Eu sempre fui gorda. Característica da família. A avó, a tia, o pai, o irmão, a mãe. Todos. Gordos. A mãe faz regime para emagrecer. Uma família de ursos, dizia anos atrás. Agora não acha mais graça em fazer parte desta família de ursos e quer que eu também faça regime. Mas eu não gosto. É um tal de “não coma isso, não coma aquilo”.
    A partir daí mergulhamos no dia a dia de Ana. Desde pequena Ana era gordinha e nunca conseguiu emagrecer. 
    A garota sofre bastante bullying na escola, principalmente nas aulas de educação física. Como uma adolescente, ela não se enxerga como a maioria das garotas da sua idade e por isso, prefere passar a maior parte do tempo em casa, lendo.

    Um belo dia, Ana vai ao refeitório e pede um lanche grande e sem querer, esbarra em uma garota popular da escola. Ambas ficam todas lambuzadas e Ana no chão! Nesse momento, várias xingamentos foram lançados contra ela, mas também é um momento decisivo: Ana decide mudar de vida.

    A adolescente resolve fazer um dieta e mudar sua autoestima. 
    Com a ajuda da família Ana muda seus hábitos e até conhece um garoto especial.
    Daí pra frente, uma série de mudanças e acontecimentos que mudaram completamente a vida de Ana.

    Gostei do livro, mas preciso fazer algumas considerações.
    A leitura é rápida, o livrinho fininho e narrado em formato de diário. E a capa está linda demais! Chamo a atenção para a escrita de Busatto que é incrível!
    Ana sofre com o fato de ser gorda e muitas partes do livro são meio tristes demais para o público adolescente que está em formação.
    No final do livro, entendemos a intenção da autora, mas confesso que não me senti bem durante a leitura.
    O livro transmite bonitas mensagens e valores sim, mas realmente não sei se indicaria para uma adolescente obesa.
    Enfim...
    Mesmo assim, recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões, afinal vocês podem ter uma interpretação diferente da minha.

    Conheciam o livro?
    Já leram?
    Ficaram curiosos?
    Comentem!

    15 comentários :

    1. É um tema bem delicado mesmo e as vezes podemos ter uma interpretação até boa, mas uma pessoa que passa pela situação pode ler em um outro sentido e querer mudar apenas por que o livro passou essa mensagem!

      Beijo,
      http://portaoazul.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Oie
      Eu vi este livro na livraria e fiquei curiosa, realmente ele é bem fino.
      Gostei de suas ressalvas, e acho que você tem razão quando comenta sobre não indicar esse livro para uma pessoa que está passando por essa situação. Bem, eu preciso ler pra tirar minhas conclusões, mas gostei da premissa.

      Beijos
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    3. Oi Rizia!
      Já tinha visto esse livro na livraria, e fiquei encantada com a capa,e o titulo me deixou curiosa, mas ainda não li.
      Gostei muito do post.
      Seu blog é lindo, já estou seguindo.

      Beijos, Karol
      http://sonhosdetodagarotinha.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    4. Oi Rizia,
      Eu conhecia o livro sim, mas como não tinha muita certeza se ia gostar de verdade, acabei não adquirindo. Também acho a capa super fofa e a proposta da história parece ser bem interessante! Adoraria ler para poder ter uma opinião definida! Mas fiquei curiosa sim com a história ;)
      Adorei a resenha =]

      Beijos!
      Daisy - nuvemdeletras.com

      ResponderExcluir
    5. Olá!
      Tbm tenho essa mania de ler sem ao menos ler a sinospe
      Alguns livros contam demais pela sinopse rsrs
      Que pena o livro ser meio forte para adolescentes
      Gostaria de ler par ver se me ajuda emagrecer rsrs

      http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Olha estou bastante curiosa para ler esse livro, pois dizem que é muito fofo
      Estou precisando de umas leituras mais light, porque ando bem cansada pra falar a verdade.
      Eu gostei da maneira como você desenvolveu a resenha e também sobre a personagem.
      Fiquei bastante curiosa e espero ler assim que puder.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-insight.html

      ResponderExcluir
    7. Oi Rízia, sua linda, tudo bem
      Eu já percebi que estamos com uma quantidade de livros sendo lançados no mercado, de editoras variadas, retratando o bullying. Acho que isso é um reflexo dos problemas que estamos enfrentando hoje. Então, é importante falarmos sobre o assunto para tentar resolvê-lo. Acho que o leria por esse aspecto, porque parece que ele não te agradou muito.
      beijinhos.
      cila.
      http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    8. Conheci essa autora em uma disciplina da faculdade onde tivemos que ler um livro infantil dela. Gostei da escrita dela. Quando soube desse lançamento realmente pensei que teria uma boa escrita também, mas não sabia sobre o que se trata. Não leria agora, mas quem sabe uma futura leitura, só para matar a curiosidade, né?

      Beijos
      http://mon-autre.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    9. Oi Rizia, ainda não conheço nada da autora e pelo que você colocou na resenha me identifico com o sofrimento que Ana passa no livro. O bullying me atormentou demais durante a adolescência e depois que a gente entende que tudo isso vem da maldade e do recalque passamos a ver com outros olhos. Ainda quero ler esse livro, valeu pela dica!
      Beijo
      Mila-Scraplivros

      ResponderExcluir
    10. Esse livro tá a um certo tempo na minha lista, eu venho relutante em lê-lo, mas sei que ja nao posso adiar mais. Gostei muito de sua resenha.

      ResponderExcluir
    11. Rízia, é a primeira vez que leio um "mas" sobre esse livro. Ainda não o adquiri, mas o tenho na minha enorme lista de obras que desejo conhecer. Ficarei de olho para ver se não o indicaria para alguém nessa condição… Talvez, por ter enfoque sobre a tristeza, seja um livro que agrade quem enfrenta esses desafios na adolescência. Tem uma certa dose de realidade, não?

      Beijos, flor.
      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    12. Oii Rízia!

      Já vi várias resenhas desse livro e essa é a primeira resenha que fala que o livro não agradou muito e é uma pena você não ter gostado tanto assim :/ Mas não desanimei pois quero muito ler esse livro que me encantou com a sua capa e me conquistou com a sua história ^^

      Beijos, Kamila
      www.vicio-de-leitura.com

      ResponderExcluir
    13. Olá, Rizia. Apesar de ter visto bons elogios a respeito do livro, ele não me chamou muito a atenção, não é a leitura para o momento, quem sabe mais pra frente. Gostei dos pontos negativos do livro que você citou.
      Beijo,
      http://www.pactoliterario.com/

      ResponderExcluir
    14. queridas leitoras, vejam este vídeo que postei no YouTube. Nele eu falo deste movimento da tristeza e como ela pode nos ajudar a transformar nossa vida se soubermos transmutar este sentimento. Em qualquer idade. Abraço carinhoso.

      https://youtu.be/SKctn-PtzU8

      ResponderExcluir
    15. Olá, tudo bem?

      Ja tinha visto esse livro por aí e, acredito que o livro seja bom, porém, não senti vontade de lê-lo e com a sua consideração sobre ele, continuo com a mesma opinião. Quem sabe venha a ler algum dia...

      Beijo!
      Ana.

      ResponderExcluir