• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Dicaterapia#78 Quem é você Alasca? - John Green

    QUEM É VOCÊ ALASCA?
    Autor: John Green
    Editora: Intrínseca
    Páginas: 336
    Sinopse:  Miles Halter estava em busca de um Grande Talvez. Alasca Young queria descobrir como sair do labirinto. Suas vidas colidiram na Escola Culver Creek, e nada nunca mais foi o mesmo.

    Miles Halter levava uma vidinha sem graça e sem muitas emoções (ou amizades) na Flórida. Ele tinha um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história. Uma dessas personalidades, François Rabelais, um poeta do século XV, disse no leito de morte que ia "em busca de um Grande Talvez". Para não ter que esperar a morte para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para a Escola Culver Creek, um internato no ensolarado Alabama.
    Lá, ele conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: "Como vou sair desse labirinto?" Inteligente, engraçada, louca e incrivelmente sexy, Alasca vai arrastar Miles para seu labirinto e catapultá-lo sem misericórdia na direção do Grande Talvez. Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, mesmo tentando sem sucesso decifrar o enigma de seus olhos verde-esmeralda.

    Olá Leitores!
    Mais uma Dicaterapia para vocês!
    É sempre um prazer ler John Green.
    Este livro é uma edição comemorativa que a Editora Intrínseca publicou em comemoração aos 10 anos que Quem é você Alasca?
    Vamos ver mais detalhes?


    1. Miles Halter é um adolescente com uma mania: Saber qual são as últimas palavras de pessoas notáveis. Ele adora biografias e está sempre com uma em mãos. Entediado da sua vida, ele decide ir para sua nova escola Culver Creek em busca daquilo que ele chama de O Grande Talvez!
    2. Lá ele conhece O Coronel, um garoto chamado Chip Martin, muito popular na escola. Ele o apresenta a alguns amigos, mas quem chama a sua atenção é a espirituosa Alasca Young.·A
    3. Alasca Young é linda. Possui um corpo perfeito, uma personalidade forte, um humor sarcástico e vive a vida de forma livre e tem uma verdadeira paixão por livros. Fuma, ama criança e quer que se lembre dela por onde passa. Contudo, a garota possui um ar misterioso e guarda algumas dores e segredos. Miles fica fascinado por ela. 
    4. Miles conhece outros amigos como Laura e Takumi, e junto com O Coronel e Alasca eles começam a viverem grandes aventuras no colégio e fora dele. Eles se reúnem para fazer aquilo que um grupo de jovens adolescentes faz de melhor: Quebrar regras! 
    5. Até que depois de uma noite insana, um trágico acidente mudará de vez a vida daquele grupo de amigos e especialmente de Miles Halter. 
    6. A narrativa é dividida entre o antes e depois. Os capítulos são uma espécie de contagem regressiva de antes e depois do fatídico dia do fatídico dia! É interessante como Green usa esse aspecto temporal para abrilhantar a obra. Os capítulos são fluídos e inteligentes. 
    7. Um dos pontos fortes do livro são as personagens: Alasca é um espetáculo a parte, cheia de entrelinhas e Miles é um garoto que poderia ser você ou seu melhor amigo. Outro aspecto interessante é que o fim, não é exatamente o final do livro. Ficou curioso? Só lendo para entender ;).
    8. Quem é você Alasca foi o primeiro livro escrito por John Green. Despretensiosamente, o livro consegue provocar sentimentos e reflexões bem interessantes. 
    9. A Edição Comemorativa de 10 anos, publicada pela Intrínseca, está linda!!!!! Mesmo que você já tenha algum outro exemplar, eu recomendaria a aquisição desse sabe porque? O livro conta com uns apêndices bem legais como: Cenas cortadas, Antes & Depois, John Green responde (Melhor parte! Perguntas feitas por leitores) e Uma retrospectiva literária. Tudo lindo, com muito capricho e cheio de curiosidades. Se você é fã mesmo do João Verde, não pode perder essa!  
    10. Quem é você Alasca? vai virar filme! Sarah Polley é quem vai adaptar o roteiro! Amei a notícia e tenho a certeza de que ficará incrível.
    11. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. então voltei para o meu quarto pensando e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão.
    Quem é você Alasca? É um dos meus favoritos de John Green!
    E vocês? Já leram o livro?
    Gostaram?
    Curtiram a Edição Comemorativa?
    Comentem!

    Abraços e até mais =)

    11 comentários :

    1. Preciso ler esse livro, antes de ver o filmes. Nunca li nenhum obra do Green, porém quero começar por esse livro.

      sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    2. Oi. Sua postagem ficou muito bonita, não curto os livros do autor, mas para os fãs é realmente uma ótima dica.

      ResponderExcluir
    3. Oie
      Eu fiquei realmente interessada no livro agora depois de ler sua resenha. A premissa é muito boa e parece instigante, fiquei curiosa para saber o final.
      Eu li A culpa é das estrelas e foi Ok, mas não o Ohh, e tentei ler Cidades de papel mas a leitura não fluiu...
      Mas fiquei realmente com vontade de ler este, gostei da sua resenha.

      Beijos
      http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    4. Rizia,
      Eu quero ler este livro antes do filme ser lançado hehehe Ele já tá na minha lista há algum tempinho, mas ainda não consegui parar para ler ele =]
      Gostei da forma como vc fez o post!
      Bjs

      ResponderExcluir
    5. Wow, que edição comemorativa maravilhosa! Eu ainda não li a obra, mas já a tenho por aqui. Não sou fã enlouquecida do autor, por isso não acho que vá comprar a edição em questão, mas com certeza é um presente e tanto aos adoradores do John Green.

      Beijos!
      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    6. Olá!
      Dpois que li a culpa é das estrelas eu tenho medo de ler outros livros do autor rsrs.
      Não sabia que esse era o primeiro livro do autor, tenho essa edição espero perder esse trauma para ler em breve. Que bom que vc gostou desse. Quero ler antes de ver o filme :D

      http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Oi Rizia!
      Eu li Que é você, Alasca? emprestado de uma amiga, então ficou mais fácil para comprar essa edição linda, se bom que eu já gostava da antiga... A Alasca é uma personagem incrível, não tem como não se encantar com o jeito dela, mesmo sem concordar com as atitudes. Mesmo assim não é meu livro preferido do John.
      Beijos
      sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. Oiee
      Adorei a forma como você fez o post hahaha
      Gosto muito da escrita do John Green e estou esperando apenas chegar próximo ao lançamento do filme para ler o livro, gosto de fazer isso sabe, coisa de doido hahaa

      beijos
      Mayara
      Livros & Tal

      ResponderExcluir
    9. Oi oii!
      Eu tenho bastante vontade de ler "Quem é Você, Alasca?", mas desde que me deram spoiler eu desanimei e venho enrolando hahahahaha
      Espero um dia animar e poder conhecer a escrita do Green. O único livro dele que li foi Will&Will, que é com o Levithan, então, meio que não conta...
      Beijos!

      ResponderExcluir
    10. Oi Rízia,
      Já li esse livro, confirmo tudo o que disse na resenha, falou muito bem.
      Beijos

      http://jardimdoslivrosdahelo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    11. Olá! Ainda não li esse livro, mas sempre tive curiosidade! Sua resenha ficou perfeita e eu adorei a foto! hehe Dos livros do John Green, só li ACEDE, mas Quem é você Alasca? sempre me chamou a atenção, assim como o livro Deixe a neve cair.

      Beijos
      albumdeleitura.blogspot.com.br

      ResponderExcluir