• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Dicaterapia #77 + Filme - Lugares Escuros - Gillian Flynn

    LUGARES ESCUROS
    Autora: Gillian Flynn
    Editora: Intrínseca
    Páginas: 352


    Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, que acabou condenado à prisão perpétua.
    Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos?
    Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes com tanta habilidade que o leitor é levado a diferentes direções. Escrito com primor, Lugares escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.
    Olá Leitores!
    Lugares escuros é o terceiro livro da autora Gillian Flynn publicado no Brasil pela Editora Intrínseca.
    Todos sabem da minha enorme paixão por essa brilhante escritora. Li Garota Exemplar e Objetos Cortantes e não via a hora de poder ler este livro, afinal, para quem não sabe ele está em cartaz em todos os cinemas do país.
    Vamos conhecer mais sobre a obra?

    Trago novidades!
    Vocês gostaram tanto do formato Top10 de resenha que decidi que todas as #Dicaterapias  que eu postar no blog serão nesse formato! Gostaram?


    1 - Lugares Escuros é um belo exemplar do gênero thriller. O assassinato de uma família, em uma pequena cidade no campo. Dois sobreviventes e muitos mistérios por trás das mortes.

    2 -  Libby Day, nossa protagonista, é uma sobrevivente. Quando tinha apenas sete anos viu sua família, mãe Patty e duas irmãs, serem assassinadas. Seu irmão foi acusado pelo massacre e condenado a prisão perpétua. O depoimento de Libby foi fundamental para a condenação. Ela foi criada por diversos parentes e vivia de uma espécie de pensão, fruto de doações de pessoas que ficaram comovidas com a tragédia. Agora, 24 anos depois do crime, suas economias estão acabando e ela não se imagina trabalhando em nada e isso começa a preocupa-la

    3 - Um belo dia, ela recebe um convite que fará repensar sobre coisas que aconteceram no seu passado que há tempo está no "lugar escuro" da sua mente. Um homem chamado Lyle quer que ela compareça a uma reunião em um grupo. Esse grupo é o Kill Club, formado por policiais, advogados, curiosos que tentam solucionar crimes que não ficaram muito bem esclarecidos. O tema desta reunião seria o Massacre da família Day. A princípio, Libby fica chocada, mas como está precisando do dinheiro oferecido, ela topa.
    "Nunca posso alimentar esses pensamentos. Classifiquei essas lembranças como se fossem um lugar particularmente perigoso: um lugar escuro..."
    4 - Ao conhecer as pessoas do Kill Club, Libby é confrontada e começam a questioná-la sobre a autoria dos assassinatos. Como ela poderia saber se foi realmente seu irmão Ben que matou sua família? Ela era pequena e fugiu quando tudo começou, então como pode afirmar que ele era o assassino? Ou seja, o objetivo do grupo era provar que Ben era inocente dos crimes. Atormentada com tantos questionamentos e com medo de repensar suas certezas, ela vai embora, mas a dúvida começa a ser sua companheira.

    5 - Começa então um volta ao passado. Libby, juntamente com Lyle começam a rever tudo o que sabem e tentar descobrir novos fatos. Para isso, ela precisará ter que visitar o irmão que não vê há 24 anos. O encontro renderá pistas que, juntamente com o material do Kill Club, iniciará uma série de buscas para tentar encontrar a verdade sobre o que aconteceu naquela noite na fazenda dos Day.

    6 - A narrativa é intercalada por relatos de Libby (presente), Ben e Patty (no dia do crime). Como sempre, a genialidade da autora permite que o leitor enxergue a narrativa sobre diversas óticas. A cada capítulo, vamos construindo os fatos reais e desconstruindo algumas convicções. Rica em detalhes, a evolução da da história é muito bem pensada e exposta, intercalando presente e passado, bem como a visão de todos, prendendo o leitor. Vale ressaltar que os diálogos não são o ponto alto do livro, muito pelo contrário, os pensamentos das personagens são o que predominam, dando a impressão de que nós estamos vivenciado as passagens.

    7 - As personagens merecem destaque. Libby é uma anti-heroína típica de Gillian Flynn. Uma mulher ácida, com traumas e lidando cada dia com eles. Ela se considera má, pois carrega a maldade no sangue que está marcado para sempre. Ben é excêntrico e o leitor não confia nele um momento sequer, mas ao mesmo tempo, acreditamos que está faltando algo para que possamos entender o que se passa na cabeça dele. Patty é uma mãe, abandonada pelo marido, tentado criar os quatro filhos em uma fazenda prestes a falir e mesmo assim não perde a coragem. 


    8 - Lugares Escuros é o livro mais sombrio escrito por Flynn. Temas como satanismo, ocultismos, drogas, sexo, maldade, palavões entre outras coisas estão presente na obra e engrandece a proposta do livro.

    9 - O final é completamente diferente de tudo o que você possa imaginar! Gillian Flynn nos surpreende completamente com um final coerente e eletrizante, de puxar os cabelos e dizer como isso aconteceu? 

    10 - Lugares Escuros rendeu um filme, com o mesmo nome, que está em cartaz em todos os cinemas do país. É estrelado por Charlize Theron, Nicholas Hoult e Chloë Grace Moretz.

    Quanto ao filme...
    Tive a oportunidade de assistir ao filme e fiquei impressionada com a fidelidade ao livro.
    Os atores escolhidos são exatamente como nas descrições do livro e chamo a atenção para a atuação de Charlize Theron que está MARAVILHOSA no papel de Libby Day.




    As cenas são ótimas e realmente gostei de como foi retratado nas telonas.
    Isso só prova, mais uma vez, a genialidade de Gillian Flynn

    Gostei muito do livro, um forte thriller psicológico que com certeza fará você se empolgar tanto que não vai conseguir parar de ler.

    Gostaram do livro?
    Já assitiram o filme?
    Ficaram curiosos?
    Comentem tudo!


    16 comentários :

    1. Oi, Rizia!
      Amo esses livros sombrios da Intrínseca, ou melhor, amo os livros em geral da Intrínseca. Tenho muita vontade de ler algo da autora, imagino que ela consiga cumprir bem o papel de não somente entreter, mas "assustar". Fiquei interessada.

      Beijão

      ResponderExcluir
    2. Minha amiga falou maravilhas desse livro, e com todos esses pontos que voce deu ao livro eu fiquei mais afim ainda de lê-lo, com certeza ele já esta na minha lista.

      ResponderExcluir
    3. Olá! Li Objetos Cortantes recentemente e gostei muito da escrita da Gillian Flynn, sem falar do trabalho incrível que ela realizou na construção da protagonista e de toda a história. Já comprei Lugares Escuros e essa será uma das minhas leituras do próximo mês, espero gostar bastante. Beijos!

      http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    4. Estou louca para ler esse livro! Amei Garota Exemplar.

      SUA ESTANTE
      Gatita&Cia.

      ResponderExcluir
    5. Olá!
      Sou fã de Gillian desde que li Garota Exemplar. Acho a escrita dela maravilhosa.
      Tenho muita curiosidade de ler Lugares Escuros, parece uma ótima leitura, intensa e marcante.
      Beijos.

      Li
      Literalizando Sonhos

      ResponderExcluir
    6. Oi Rizia!
      Haha, eu indiquei la no blog tambem. Não li nenhum livro da autora ainda, mas quero muito ler Garota Exemplar. Ela sempre tem críticas mega positivas sobre as obras e essa não ficou pra trás *-* Quero conhecer a escrita da Gillian, e o filme assim que der vou baixar pra ver.

      Abraços
      David Andrade
      http://www.olimpicoliterario.com/

      ResponderExcluir
    7. Sou fã da autora também e amei esse livro, não vejo a hora de ver o filme.

      ResponderExcluir
    8. Você acredita que eu nunca li nada da autora? Estou com muita vontade de ler mesmo, mas tenho uma vasta lista de espera!

      http://leitoracomamor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    9. Olá Rizia,

      Quero ler muito Garota Exemplar e os demais que pelo seus post são ótimos, li um conto da autora e gostei demais então minhas expectativas são altas...bjs.

      devoradordeletras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Oiee ^^
      Ainda não conheço a escrita da autora, mas estou com "Garota Exemplar" na fila de livros para serem lidos logo. Estou bastante animada para lê-lo, até agora só vi elogios para a história, sem contar que ter uma adaptação só me deixa mais curiosa. Como adoro finais que nos fazem querer arrancar os cabelos, vou acrescentar "Lugares Escuros" na wishlist...haha' não sabia que o filme estava em cartaz *-*
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    11. Adorei esse estilo de post. Quero ler Garota exemplar, só assisti o filme e amei. Esse livro tem a mesma pegada né, então vou gostar com certeza.
      http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    12. Li Garota Exemplar e foi suficiente para entender quão longe vai o talento dessa autora… Por isso, quero ler seus outros dois livros e esse, em especial, parece ainda mais interessante por ter um enfoque mais pesado e sombrio. Gostei da personagem "anti-heróica".

      Beijos!
      http://www.myqueenside.blogspot.com

      ResponderExcluir
    13. Olá!

      Acredita que até hoje não li nada dela?
      E desisti de ler esse livro, pois, vou ver o filme antes e ler depois não teria graça.
      Mas, quero ler Objetos Cortantes. Adorei a sua postagem. E, bora ver o filme e ver o que vou achar a história. Hehehe.

      Beijo!
      Ana Luz - LT.

      ResponderExcluir
    14. Oi Rizia, sua linda, tudo bem
      Sua resenha ficou ótima escrita dessa forma. Além disso, seu texto conseguiu me deixar super curiosa e bem nervosa. Eu nunca li os livros da autora, mas vi o Filme Garota exemplar. Confesso que não gostei e por isso não procurei os livros. Mas essa história parece ser de arrepiar. Essa eu quero ler e ver o filme também!!!! Tomara que eu não me decepcione.
      beijinhos.
      cila.
      http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    15. Oii Rizia!

      Fiquei com uma empolgação agora para ler esse livro!!
      A sua resenha ficou muito boa e me deixou com muita vontade de ler o livro e ver o filme :)
      Espero comprar o livro logo.

      Beijos, Kamila :)
      www.vicio-de-leitura.com

      ResponderExcluir
    16. Olá Rizia!
      Que livro interessante. Ainda não li nada da autora. Mas lendo as resenhas dos livros anteriores eu não havia gostado. Agora desse livro eu me interessei muito.
      Adorei a resenha e com certeza será um livro que vou ler.
      Beijinhos!
      http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir