[Sessão Desabafo] Explicando o uso de 'x' nas palavras

Oi pessoal, todxs bem? Espero que sim.

Bem, hoje o papo é sério e informativo.

Hoje mais cedo na fanpage da Editora Suma de Letras, fizeram a seguinte publicação:



E peço que reparem (se é que já não repararam) nas seguintes palavras: elx, outrx e ciumentx. E reparem que eu (Nathália Novikovas) também faço uso do 'x' nas palavras que podem ser feminino ou masculino.

Mas por quê?

Bem, o uso do 'x' ou @ ou * ou 'e' (menines, namorades, etc) é simplesmente uma forma que se teve  evidenciar outros gêneros além do feminino e masculino, sim, por incrível que pareça HÁ MUITOS gêneros (até o Facebook atualizou a lista de gêneros para CINQUENTA opções, leia completa a matéria sobre o assunto AQUI).

E quando li os comentários dessa postagem da Suma fiquei bem chateada porque comentaram que isso "passou do limite", "que é babaquice"... Não é babaquice, porque é uma forma de visibilizar quem não é feminino ou masculino. Ai se você quer usar ou não essa forma de escrita na internet (porque não dá pra ter essa linguagem de forma oral) você quem escolhe, simples assim, mas não comentando "sua opinião" sobre algo que você nem sabe o objetivo.

Então claro que fiquei fula da vida com os comentários, principalmente vindo de leitores, porque galera julga tanto uma pessoa que não gosta de ler, gosta de dar uma de superior porque gosta de tal autor, mas não sabem fazer uma pesquisa antes de comentar besteira. Então por favor, não deem risada ou tire sarro do uso dessa nova linguagem na internet, porque ela é pra evidenciar - falando de novo - outros gêneros

É isso.

6 comentários

  1. Na área de antropologia isso é bem comum em trabalhos acadêmicos. Super bacana :)

    ResponderExcluir
  2. Sério que teve gente reclamando disso? Sério que você teve que fazer um post explicando? Sejam menas gente, meu sem or amado. Se não quer que o "x" seja usado pra falar de váaaarios gêneros, se fecha nessa sua cabecinha de vento e pensa que é só pra ser tanto pra homem quanto pra mulher então e cala a boca. Pronto, cabo, não tem que reclamar. E vai ter elx, amigx, outrxs sim e se reclamar eu dou um jeito de pronunciar isso.
    A cada vez que o mundo da um avanço nessas questões as pessoas ficam mais chatas, credo. Eu devia ter nascido em outra época pq não tenho paciência pra vcs migos. E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Eu gosto dessa nova linguagem (ainda não me acostumei a usar). Gosto porque além de evidenciar que há outros gêneros, não seleciona um público especifico (tipo blogueiras que falam "meninas" ou "meninos", sendo que ambos leem blogs).

    Apesar de gostar da linguagem, to achando uó o povo reclamar disso e ter até post sobre o assunto. Sejam menas né

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nem tudo, pelo menos no começo, às vezes é bem recebido por todos. Entendo essa nova forma de escrita e não a utilizo, confesso, mas respeito quem faz.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!!

    Eu acho legal o uso do "x", não vejo problema. Vejo apenas frescura da parte dos outros por se preocupar com isso. Isso que, eu não uso o "x" porque não me habituei hahahahaha. Não acho que se aplique a norma culta, nem em uma escrita mais séria por exemplo. Mas em uma brincadeira, post e tudo descontraído, não há problema! Gente, falta de louça pra lavar!!

    Beijo meninas, usemos o X a vontade, pro restante o povo deveria usar o X aqui ó " =X "


    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir