Resenha: A Lista - Cecelia Ahern

A LISTA
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384


Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira. Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
Olá Leitores!
A Lista é o primeiro livro de Cecelia Ahern que leio.
Vamos conhecer a vida de Kitty Logan, a lista e  todas as surpresas que o destino a reserva?!

"Todo indivíduo em qualquer parte do mundo tem uma história extraordinária para contar”.

Kitty Logan é uma jornalista que vive seu pior pesadelo: Faz uma matéria acusatória, com fatos inverídicos, em plena televisão! Sua carreira agora está totalmente comprometida!
Como se não bastasse, sua vida pessoal não anda lá essas coisas: Seu melhor amigo está chateado com ela, seu namorado saiu do apartamento sem motivo algum e sua mentora e melhor amiga está com câncer terminal.

Em meio a tantas coisas ruins que tem passado, Kitty decide visitar Constance no hospital e relembram bons momentos da amizade de ambas, principalmente na revista de Constance, onde Kitty trabalha. Acontece que antes de falecer Constance deixa uma lista com 100 nomes e nenhuma explicação para que Kitty desvende o mistério.

Começa então uma corrida contra o tempo. O então chefe da revista, que está totalmente desacreditado no potencial de Kitty, dá-lhe um prazo muito pequeno para que ela conclua a matéria sobre 100 pessoas que ela nem mesmo sabe quem são ou onde possa encontrá-las.
Em meio a tudo isso, a moça vem sofrendo vários ataques da impressa e no hall do seu edifício. Coisas estranha e nojentas são deixadas em sua porta, como punição pela matéria

Aos poucos, Kitty vai conseguindo contatar um ou outro nome da lista:  Eva, Birdie, Ambrose Jedrek, Mary-Rose, Archie são pessoas com histórias. Mas qual o ponto que as relaciona exatamente? Elas estão contando uma história legal?
"As pessoas não se consideram interessantes ou as pessoas que não se consideram interessantes normalmente são as mais interessantes".
A busca não é fácil, o tempo está acabando e a jornalista não está nem perto de concluir os cem nomes. É nesse momento de Kitty começa a buscar pistas na casa de Constance para tentar encontrar alguma mensagem sobre as pessoas, a intenção, ou seja, a lista.

Conforme vai conhecendo as pessoas, Kitty entende o que sua mentora quis deixar para ela e essa descoberta é fascinante e emocionante!

Gostei muito da narrativa de Ahern.
Cheia de detalhes, com quotes arrepiantes, a autora procura transmitir valores e coisas boas através de seus escritos.  
O que mais me chamou atenção na obra é perceber que todo mundo tem uma história para contar. Umas felizes, outras nem tanto, mas são parte do que somos e como lidamos com o mundo;
Os capítulos são longos, as personagens cativantes e um enredo muito bem construído. As histórias são se entrelaçando de forma genial. Todos os pontos ficam bem explicadinhos e o final não poderia ser melhor.
A Lista é uma história de superação, amizades, reflexão, histórias bonitas e claro, muita emoção!
Leitura mais do que recomendada!

Gostaram?
Ficaram curioso?
Comentem =)

17 comentários

  1. Oi Rizia! Eu li três livros da autora e em todos ela passa uma mensagem sobre valores, pelo visto este não foge da regra, dos que li eu não gostei de um deles e espero sinceramente que A lista figure entre os que vão me agradar.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Olá Rizia,

    Ai meu Deus, você já leu a lista? Aunnnnnnnn e eu tô doida para ler..... se você gostou eu vou amar... sério.... eu sou louca por essa escritora. Já leu A Vez da Minha Vida? Eu bolava de rir... até agora é meu favorito - de todos os que já li dela.

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    www.delivroemlivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, Rízia. Ainda não li nenhum dos famosos livros da autora... sei lá por quê.
    Acho intrigante uma narrativa partir de um ponto de dor - tadinha da Kitty - para avançar em descobertas. Como vc bem disse, cada um tem uma história para contar, não sabemos o que as pessoas viveram, e descobrir o que têm a falar pode ser muito revelador e fazer nossas opiniões mudarem.
    A lista vai pra minha lista, rs.
    Bj
    As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha! Eu ainda não li nada da autora, mas quando vi a sinopse e capa de A Lista me apaixonei. Ainda não o adquiri, mas algo me diz que quando o fizer me tornarei fã da autora (rs). Espero mesmo gostar dela, flor, tanto quanto você. A história promete emoções intensas e gosto de pensar em recomeços… Apesar de você não ter usado esse termo, foi o que sua resenha me transmitiu (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Rizia lindona eu acho essa capa tão linda e delicada, a premissa do livro me chama muito atenção essa lista com vários nomes, acredito ser uma aprendizado a cada nome da lista, algo a acrescentar ou aprender com cada pessoa. Esse já está em minha lista de desejados. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. oooi, tudo bem?
    Um comentário paralelo: Olhei rápido pra foto e tinha achado que era uma conversa de MSN. E capa me lembrou aquelas de livro de colorir. >.< HAHA
    Ainda não li nenhuma obra da autora, mas já li vários comentários positivos sobre ela.
    A resenha me chamou a atenção para ler a obra. O livro parece estar cheio de ingridientes para uma boa história.

    [Último dia] PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
  7. Eu já li dois livros da Cecelia e gostei muito da escrita dela. Esse parece seguir o mesmo estilo dos outros que já li e estou pensando seriamente em comprar para ler. Gosto dessa coisa de listas, cartas e coisinhas para o personagem ir fazendo ao longo do livro e imagino que esse seja assim. Fora que deve ser bem emocionante acompanhar esse período difícil de Kitty. ;-;

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu adoro essa capa! Sua resenha me deu mais vontade de ler.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  9. Oi =)
    Eu li apenas um livro da autora e eu gostei bastante, esse está na minha lista e anda sendo muito bem falado por aí. Adoro a capa desse livro.

    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rizia

    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e, se a primeira já tinha feito com que eu gostasse da história, a sua só confirmou os meus "sentimentos" em relação à mesma.
    Achei essa história dela encontrar várias pessoas diferentes tão bacana e original...
    O livro deve ser mesmo muito emocionante!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi Rizia, gosto muito dos livros da Cecelia, sempre me envolvo nas histórias. Este eu ainda não li, mas tenho intenção.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rízia, sua linda, tudo bem
    Eu consegui, através das suas palavras, perceber o quão sensível é essa história. Eu fiquei muito curiosa para descobrir o que ela precisava aprender com essa lista, o que essas pessoas têm para ensinar a ela. E você falou de um jeito, que eu também fiquei com vontade de aprender com eles. Adorei sua resenha;.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Confesso que leria esse livro mesmo se todas as resenhas dele fossem negativas, só por ser da Cecelia ♥ adoro a escrita dela, e mais ainda os personagens. Fiquei ainda mais animada depois de ver que você adorou o livro, é bom saber que a autora não deixou nenhuma ponta solta.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro da Cecelia, mas sempre ouço maravilhas de sua escrita. Acredito que o A Lista será o primeiro livro que irei ler dela, e espero gostar tanto quanto você.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, boa noite!

    Estou cada vez mas curiosa para ler esse livro, de inicio, ele não me interessava tanto assim, mas a cada resenha positiva, somando a sua a lista, a vontade de conhecer cada linha dele está aumentando. Definitivamente, está n minha litinha d desejados,

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Ah eu recebi esse livro da Novo Conceito e estou doida para ler! Mas ainda não tive tempo e coloquei ele na fila de leituras das férias! Tenho muita vontade de ler esse livro porque já li Simplesmente Acontece da Cecelia e gostei muito da escrita dela! Espero gostar também de A Lista! E a capa é linda, né?
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Confesso que só passei o olho. Ainda estou esperando o meu exemplar de parceria com a Novo Conceito e sofrendo pq estou muito curiosa com a lista, rs.
    Também nunca li nada da Cecelia, embora seja a queridinha de uma grande amiga minha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir