Resenha (Especial Dia do Amigo): Plutão - R J Palacio


PLUTÃO
Autora: R J Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 90

Sinopse: Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante
Olá Leitores!
Hoje é o dia do amigo! Dia feliz em que podemos expressar publicamente nosso amor pelos amigo!
Por isso, deixo o meu Feliz Dia do Amigo para a Nathália <3 e para todos os amigos que diariamente compartilham a paixão pelos livros!
Por falar em amigo, vamos conhecer um dia na vida do Christopher, primeiro e melhor amigo do August Pullman, nosso garoto Extraordinário, lembram dele?

Christopher e August são melhores amigos desde os primeiros dias de sua vida. Como seus pais são amigos de longo tempo, foi fácil o começo dessa amizade.
Apesar das diferenças físicas entre os garotos, Christopher nunca viu August como uma aberração ou como uma criança anormal. Muito pelo contrário, eles sempre foi um amigo, que ele pode contar, brincar e passar bons momentos e não aquilo que estava estampada em seu rosto.
Contudo, quando algumas crianças ficaram assustadas com August foi que Christopher percebeu que seu melhor amigo era diferente.
Infelizmente Christopher e seus pais tiveram que se mudar, mas a promessa de que a amizade se manteria firme e forte.

O tempo passa e um belo dia o garoto acordou pensando no August... E sua mãe lhe dá a notícia que a cadelinha do August, a Daisy, faleceu. Ele fiou triste e relembrou bons momentos que viveu com o amigo, mas ao mesmo tempo não sentiu vontade de ligar para o amigo. É bem verdade que as amizade que existia deu uma esfriada. Ele reconheceu que não é fácil ser amigo do August....


R J Palacio, mais uma vez, nos presenteia com uma história incrível, sensível e com uma grande carga de ensinamentos poderosos.
Plutão faz com que percebamos que algumas amizades são eternas, mesmo que elas possam parecer que não possuem mais tanta força, vem a vida e nos mostra que um verdadeiro amigo, sempre estará presente, mesmo na ausência e muitas vezes se fará presente para nos socorrer.
"Quando amigos precisam de nós, fazemos o que podemos para ajudar, certo? Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente. Boas amizades valem um esforcinho a mais!
Esse é uma das frases da Palacio que levarei para sempre comigo. 
Acredito que todos possuímos amigos que fazemos um esforço para termos sempre conosco. É assim que mantemos grandes e eternas amizades.
Poderia passar um tempão falando desse livro e do impacto da mensagem dele em nossas vidas. Mas prefiro recomendar a cada um de vocês. Quem já conhece Extraordinário e 365 dias extraordinários sabe o poder das lições dessa escritora. Para quem não teve oportunidade, recomendo leitura urgente.
O livro está disponível somente em E-book, tão baratinho que não tem nem desculpa para deixar de ler!


Um grande livro para representar o significado desse Dia do Amigo.
Agradeço a Editora Intrínseca, uma amiga, pelo presente!
Leitura obrigatória!

Gostaram?
Você faz esforços pelos seus amigos?
Comentem =)

8 comentários

  1. bem, eu tenho Extraordinário aqui mas confesso que ainda não fiz a leitura... já esse livro sobre o amigo dele não me atraiu em sua premissa... então vou deixar passar a leitura dele...

    ResponderExcluir
  2. Olha até hoje eu ainda não li o livro Extraordinário e dizem que a história é linda e envolvente.
    Espero poder gostar assim que o pegar para ler, porque já rolou por ai que vai virar filme né? Não sei se isso é certo. E agora eu não conhecia esse outro livro. Plutão. Nem tinha lido nenhuma resenha dele até agora. Me pareceu muito fofo e espero poder gostar, até porque já é em outro ponto de vista e adoro isso. É muito bom conhecer outros personagens da história do primeiro livro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-flora-hen.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rízia :) Extraordinário é um livro incrível, recheado de bonitas lições. Plutão também deve ser muito legal, ainda mais que explora um personagem que não aparece tanto no primeiro. A mensagem desse livro também deve ser bem emocionante. Estou curiosa para ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma história encantadora, mesmo com poucas páginas, acredito que seja uma mensagem que fique por muito tempo em nossas mentes.

    ResponderExcluir
  5. Ola Rizia o autor tem mexido com as emoções através de seus personagens néh, eu ainda não li extraordinário mas já me arrependo, preciso me redimir, amei a quote que postou. A capa do livro está linda . Vou correr para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acredita que até hoje não li Extraordinário? Eu li várias resenhas, pesquiso dia e noite esse livro na internet mas nunca li. Espero que, com Plutão, eu finalmente pare de enrolar e leia!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Rízia, sua linda, tudo bem
    É a segunda resenha que leio desse conto e não consigo evitar, me emocionei novamente. Já disse antes, mas vou repetir: Essa autora deve ser alguém muito especial para escrever personagens como esses e dar lições para nós guardarmos para a vida inteira. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a história bem interessante.
    Adoro livros que nos façam refletir e ainda mais falando sobre amizade é melhor ainda.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir