• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Semana Violetas ao Vento #3

    Oi gente!

    Essa semana no Livroterapias está rolando a Semana Violetas ao Vento, novo livro da autora Jéssica Anitelli. Ontem a postagem foi sobre a escolha do título do livro e dos personagens. E hoje vocês vão descobrir que Violetas ao Vento é repleto de poemas durante a narrativa.

    Créditos: Pamela S. do O Diário do Leitor
    A autora é graduada em Letras e mesmo assim não era tão chegada em poesia, até agora. Em Violetas ao Vento, a autora quis usar do artificio da poesia durante a narrativa.


    “Se perguntas onde fui,
    devo dizer: o mar.
    Estive sempre ali,mesmo estando a mudar.”
    “Se perguntas onde fui”, Carlos Nejar 


    Nisso a autora tentou procurar obras de poesia na sua própria biblioteca mas não achou nada que coubesse em Violetas ao Vento, até que por indicação de amigos do Facebook, apareceu Florbela Espanca. 

    Florbela foi uma poetisa portuguesa que nasceu em 1894 e morreu em 1930. Suas poesias refletem muito os seus sentimentos, como solidão, desilusão, sofrimento, e passa também pela ternura, paixão, felicidade e, em alguns, erotismo. Em Violetas ao Vento,  a protagonista ganha de uma amiga um livro da Florbela Espanca, A mensageira das violetas - a obra está em domínio público. Violeta lê o livro e adora!


    “Como podia simples palavras expressarem todo o meu sofrimento? Os versos de Florbela Espanca continuaram a reverberar dentro de mim:

    Nesse triste convento aonde eu moro,
    Noites e dias rezo e grito e choro!
    E ninguém ouve... ninguém vê... ninguém...”


    Daí para frente, passa a citar as poesias de Florbela em determinados momentos, os poemas se encaixam perfeitamente com as vivências e dores da Violeta. Como as poesias de Espanca retratam muito a solidão, sofrimento e coisas assim, Violeta logo se identifica, pois sua vida não é das melhores. Ela sofre muito por causa da desestrutura familiar, o que afeta a sua personalidade. Violeta encontra na poesia um refúgio dos seus problemas.

    Além dos poemas de Florbela, que estão presentes no livro, há também trechos de vários outros. Cada capítulo ganhou um poema, que dá uma ideia do que acontecerá no desenrolar do capítulo.



    Violetas ao Vento já está com dois capítulos disponível para leitura gratuita no Wattpad


    E Violetas ao Vento já está em pré-venda na Amazon, clique AQUI para comprar.


    1 comentários :

    1. Olá adoro estas semanas especiais que os autores e editoras propõem! Nos permite nos aprofundar na obra ainda mais, resultado? Queremos ler! Adoro drama e me senti fisgada pela obra!

      Beijos,
      Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir