Semana Violetas ao Vento #2

Oi gente!

Ontem tivemos nossa primeira postagem especial sobre a Semana Violetas ao Vento, novo livro da autora Jéssica Anitelli - se não viu, acesse aqui. E na postagem de hoje vamos saber como foi o processo de escolha do título e dos personagens de Violetas ao Vento.

Créditos: Pamela S. do O Diário do Leitor
“A sensação do vento tocando minha pele foi tão diferente que até precisei parar de andar, fechar os olhos e senti-lo em sua plenitude. Após respirar profundamente, enchendo meus pulmões de esperança, abri os olhos, vendo que Thamires sorria para mim.”
A autora começou com uma pesquisa básica de nomes, mas foi logo impedida pelo marido de escolher mais um nome que começasse com as primeiras letras do alfabeto - porque sim, maioria dos personagens da Jéssica são das primeiras letras do alfabeto: Augusto, Aline, Diogo, Alexandre, Enzo, Clara, Beatriz, Fábio. Então ela pulou para a letra V na lista de nomes.

Violeta é um nome de flor, e o irmão dela também acaba recebendo um nome de flor, Narciso.

Com o nome da protagonista escolhido, a busca pelo título começou. A história da Violeta é ambientada em Santos, litoral de São Paulo. A ideia inicial era que a praia tivesse uma grande importância para o enredo. Contudo, durante a escrita, a praia foi se tornando algo secundário, sendo o vento mais importante; era ele que secava as lágrimas da Violeta.

Até grande parte da produção do livro, o título tinha ficado com “Vento no litoral”. No entanto, uma autora nacional subiu na Amazon um livro com o mesmo nome. E lá se foi a Jéssica a procura de um novo título, mas sem querer ela acaba tendo a ideia de "Violetas ao Vento". Este título remete às várias fases da Violeta, por isso é no plural. Ela vai mudando e amadurecendo ao decorrer da narrativa. E o vento sempre traz coisas para ela, pode ser uma sensação boa ou o simples fato de secar suas lágrimas.
“Fechei os olhos e respirei fundo, inalando o maravilhoso cheiro do mar que o vento trazia, como se ele fosse capaz de levar tudo embora, todo aquele sofrimento. Na verdade, acho que realizava esse milagre.”


Violetas ao Vento já está com dois capítulos disponível para leitura gratuita no Wattpad



.

4 comentários

  1. Gostei de toda essa história do título do livro, que bom que o esposo dela interviu, é sempre bom mudar! kkkkkkkkkk

    Adorei e quero ler!

    Da uma passadinha lá no: Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Se eu já tenho certa dificuldade em dar nome aos meus posts, imagina a um livro! haha
    A capa do livro é linda, e o nome da personagem com certeza chama a atenção!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  3. Eu sofro pra achar um título bom para os posts do blog imagina pensar em nomes para personagens de um livro, hahaha. Bem interessante esse processo da autora. *O*

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gente que show, adorei !! Eu ainda não conhecia, achei a capa tão linda *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir