Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Cedido pela Editora Novo Conceito
A PLAYLIST DE HAYDEN
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288



Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que senteEnquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Olá Leitores

A Playlist de Hayden foi um desses livros que quis ler só pelo título e pela capa. Adoro livros com playlist legais e geralmente adiciono as músicas em minha própria. Este livro é música pura!
Vamos conhecer Hayden e Sam?

Sam e Hayden são os melhores amigos que se pode imaginar. Eles tem um ao outro: estudam na mesma escola, jogam os mesmos jogos, curtem as mesmas coisas, são inseparáveis.
Até que um manhã, logo após uma festa que não foi muito legal para eles e especialmente para Hayden, Sam decide visitar o amigo, mas ao entrar no quarto, ele se depara com seu amigo morto, um pen drive e um bilhete direcionado para ele :


Sam fica arrasado! Como o amigo pode deixá-lo, cometer suicídio e desistir de tudo?
Como seria seu mundo sem ele?
E o pior... Sam se sentia culpado!

Chega então o dia do velório de Hayden e Sam vê o grupo de meninos que costumavam cometer bullying com seu amigo, inclusive o irmão do próprio Hayden. Contudo, uma garota também chama a atenção de Sam e ele não imagina de onde o amigo poderia conhecê-la. 
Mais tarde, Sam vai a loja nerd preferida dos dois e se depara com a garota do funeral. Seu nome é Astrid e ela lhe diz que era amiga de Hayden.
Mas como isso seria possível? Hayden teria contado se tivesse amizade com outra pessoa. Principalmente uma garota!

A narrativa se segue e Sam tenta descobrir a mensagem deixada por Hayden em cada música da playlist. O que teria acontecido naquela festa? O que teria levado seu amigo a desistir da vida? Astrid se mostra uma grande aliada nesse momento e cada vez mais Sam percebe que muitas pessoas conheciam Hayden e estavam envolvidas no acontecimentos.

Acontece que coisas estranhas começam a ocorrer com os garotos que mais maltratavam Hayden e Sam começa a questionar quem estaria por trás dessas atitudes.
Poderia ser isso mesmo?

Cada capítulo é nomeado com uma música da playlist, que está relacionado com a história. O enredo aborda diversas temáticas como amizade, relacionamentos familiares, bullying, um que de sobrenatural e muito mistério. 

As personagens são um amor a parte: Muito bem construídos, com uma sensibilidade enorme, que nos faz sentir tudo o que eles passaram. Acho que o ponto alto da escrita de Falkoff é justamente mostrar uma história que poderia acontecer com uma amigo próximo ou até nos mesmos.

A linguagem é simples, mas ao mesmo tempo forte. O livro possui um tom melancólico, mas também há momentos bem divertidos.

Recomento a leitura junto com um fone de ouvido e acessando o site http://aplaylistdehayden.com.br/playlist.php. 

Gostei muito do livro e indico a todos que gostam do gênero e principalmente curtem músicas indicadas por livros.

Assista o book trailer


Não posso esquecer de falar da capa! Está um arraso! Linda demais, passei um tempão olhando e babando!

É isso.
Espero que tenham gostado e quero saber a opinião de todo mundo!
Abraços =)


14 comentários

  1. ooooi!
    Acho bem interessante autores que misturam suas histórias com música.
    A temática parece bem legal e envolvente, mas não tenho o hábito de ler ouvindo músicas, mesmo que sejam indicadas para tal momento do livro.

    PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
  2. Já li a Playlist de Hayden e confesso que daria cinco lindas estrelinhas para ele, se não fosse o final. Amei a narrativa, a capa, as indicações de músicas, os personagens... Mas o final me decepcionou muito! :/ Gostei da resenha :) Beijos e tenha uma ótima semana!!!
    Maluquice de Garota
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Não imaginava que esse livro poderia ser divertido, só a capa já me deixa um pouco melancólica, e olha que eu ainda nem o li...haha' Estou bastante curiosa para conhecer os motivos de Hayden, e a playlist também, é claro ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, RíRí! ♥
    Eu estava lendo esse livro atualmente, só que decidi parar um pouco pois a narrativa não estava funcionando totalmente comigo, mas pretendo retomar em breve, durante essa minha leitura pude perceber que a escrita é sim bem interessante e a proposta dele é bem chamativa, porém uma coisa que não entendi foi o por quê da autora não ter aprofundado mais naquelas canções que eram apresentadas a cada capítulo, ai eu acabei não entendendo muito, mas, eu gostei bastante das canções e após ler sua resenha fiquei bastante instigado para retomar a leitura e adoro livros relacionados ao bullying, que é um assunto super presente em nossa sociedade. Amei sua resenha!

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rizia, tudo bem?

    Ao contrário de você, a capa e o nome do livro não me chamaram atenção! Eu só fiquei com vontade de ler depois que comecei a ler as resenhas sobre ele!
    São vários os livros que têm usado o artifício da música...ainda vou ler esse livro, pois eu acho um tema bem denso e tenho gostado muito das resenhas que tenho lido!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  6. Olha Rízia, eu leio as resenhas desse livro por cima, porque tive um problema com endereço e estou aguardando a Novo Conceito enviar de novo... Eu amei tanto a premissa, a capa, a situação... hahaha
    Espero não me decepcionar.
    Beijinhos


    Blog Coisas da Juu Top Comentarista Junho A menina que roubava livros

    ResponderExcluir
  7. Eu amei essa história, algo que nos faz refletir e viajar junto com a playlist maravilhosa de Hayden.
    Beijos
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse é um dos livros que fazem meu estilo e eu estou com ele na minha lista de leitura. Acho que vou gostar bastante mas estou esperando o momento certo. Não gosto muito de ler vários livros tristes um atrás do outro então vou dar um tempinho para ler esse, haha.

    Ah, e eu tava tão curiosa com a playlist que vou entrar no link e ver o que tem por lá. :P

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Não sou muito de ler livros com esta temática, mas este me deixa curiosa. E mais curiosa ainda pela lista de musicas, quero ler. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu li os primeiros capitulos que a editora enviou para os blogueiros, porém ainda não tive a oportunidade de o ler inteiro, mas lembro que gostei da historia até onde eu li.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Eu li várias resenhas sobre esse livro e as opiniões são bem divididas em relação a ele ser bom ou não. Com a sua opinião sobre ele que é positiva, percebi que só mesmo lendo é que vou poder entender um pouco mais sobre ele e gostar ou não. Leio resenhas em busca de boas indicações, mas quando as opiniões divergem muito, o melhor é ler e ver no que dá.
    Adorei a sua resenha e "A Playlist de Hayden", entrou para a minha listinha de desejados.

    Beijo!
    Ana Luz - LT.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu estou louca para ler esse livro, acabei de conseguí-lo em pdf e, pelo visto, terei o que ler no final de semana. Meu sonho era ler um livro ouvindo uma música que inspirasse o autor no momento da escrita e a playlist de Hayden parece se aproximar disso, o que é muito legal :D

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor.
    Fico feliz em saber que você gostou desse livro. Eu li apenas a primeira parte, divulgacional, mas acho que vou adorar o desfecho (embora tenha visto resenhas decepcionadas). Eu acho que a autora foi muito feliz ao abordar o suicídio, o bullying e o luto ao mesmo tempo e para adolescentes.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Rizia!
    Eu li a prévia desse livro e não consegui nem terminar ela. Achei a história tão parada e nem a vontade de saber por que Hayden se matou foi forte o bastante para continuar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir