Resenha: Golfinhos e Tubarões

Golfinhos e Tubarões

Autora: Tais Cortez
Editora: Chiado
Páginas: 419

Sinopse: Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles. Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições. Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, freqüentando aulas diferentes de tudo o que já viu. Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la. O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...
A leitura de Golfinhos e Tubarões deu graças ao Book Tour que a autora organizou com os blog's literários. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora Tais Cortez, que por sinal é bem simples e organizada, com um enredo de fantasia e romance.


Em Golfinhos e Tubarões conhecemos Victoria, uma jovem de 18 anos que desde os seus 15 anos se sente diferente, ou melhor, faz coisas que meros mortais não fazem, como mover objetos. Seus pais biológicos morreram e ela vive com os pais adotivos (meio ausentes) Ana e Greg. Com a ascensão de seus poderes, eles devolvem a Vic para as mesmas pessoas que tinham feito a adoção dela: Lisa e Vitor, que na verdade são professores de Aprendum, uma escola para pessoas iguais a Vic, onde os alunos vão aprender a controlar e conhecer seus poderes.

Em Aprendum, Vic faz novas amizades, Penny, Ben, entre outros alunos que vão sendo apresentados durante a narrativa. No começo do livro conhecemos um pouco a rotina da escola, sobre as matérias que se tem em Aprendum, os professores e um pouco da características desses novos amigos de Vic. Eu fiquei apaixonada pela escola e me vi querendo estar nessa escola, desde as matérias que eles precisam estudar até os poderes que eu poderia ter (se fosse desse mundo). Conhecemos também Alex, que é o personagem que se excluí de todos e é excluído, isso porque ele é um mestiço (metade vampiro e metade humano), então grande maioria tem medo/receio de ficar perto dele porque ele é vampiro (dã), menos Vic que acaba se apaixonando avassaladoramente por Alex, mas esperem um Alex que ficará ignorando a garota, mas não é por mal.

Nesse novo mundo Vic desde o começo quer saber a verdade sobre a morte dos seus pais, mas Lisa e Vitor não querem colaborar de jeito nenhum e os alunos também não sabem realmente como os pais de Vic morreram, só sabem que morreram lutando na última guerra com os vampiros. E Alex também tem seu segredo (que por sinal, foi muito fácil de teorizar) e ele não se aproxima de Vic e também não permite que ela se aproxime porque o desejo dele de matar fala mais alto.

Tenho que dizer que em G&T vi muita semelhança de Harry Potter e Crepúsculo. Harry Potter por motivos de: colégio, em um mundo desconhecido, onde todos tem poderes e treinam para dominá-los corretamente. Além disso há vampiros no meio dessa história, então aqui eu relaciono com Crepúsculo, com toda aquela mitologia dos vampiros e uma paixão arrebatadora de "OH, não vivo sem você!". Felizmente, Vic ganha vários pontos comigo porque ela não é uma personagem molenga, quando ela precisa estourar ela estoura.

Golfinhos e Tubarões tem um enredo super leve e sem grandes reviravoltas, pensei que a leitura iria engatar com a aparição do vilão, mas já estava no final do livro, então nem deu tempo de eu roer as unhas porque logo foi resolvido. Por mais que que não houve tanta descrição da luta contra o vilão do livro, temos muita ação nas aulas dos alunos e foram ótimas, por causa dessas cenas de ação conheci a fundo os poderes dos outros alunos inclusive os de Vic.

Falando na Vic, ela é a narradora do livro e como comentei, ela soube ganhar uns pontos comigo mas as vezes perdia pelo romance que a autora colocou no livro que não me agradou tanto assim, porque eles foram um casal fofo mas muito meloso. Gostei da relação Vic e Lisa, porque Lisa é uma personagem super agradável e carinhosa, então Vic se sentia a vontade com ela, como se fosse uma mãe adotiva, Lisa não pensa duas vezes em proteger a Vic. Penny e Vic também tiveram aquela química legal de amigas, Penny é uma fofura!

A finalização de Golfinhos e Tubarões deixou aquele gostinho de "onde.está.a.continuação.?" porque a autora deixou algumas pontas soltas e espero que realmente tenha o segundo volume. E adorei a criatividade do título do livro, que já é contada no começo da história, mas tem tudo a ver com questões internas que a Vic levanta durante a narrativa.

G&T foi o primeiro livro que li da Editora Chiado e fiquei muito contente com a edição do livro, ele é pequeno mas seu tamanho não é o padrão que estou acostumada a ler, ele é mais estreito, mas é super confortável de ler. Só que tive problema com a capa, achei ela bem molinha e fiquei morrendo de medo de levar o livro para o estágio com medo de amassar dentro da mochila </3

Aproveito para agradecer o convite da autora Tais Cortez para a participação do Book Tour de Golfinhos e Tubarões. Espero que a autora já esteja trabalhando (se é que já não finalizou) o segundo livro para responder as perguntas que foram deixadas em aberto na finalização do livro -q
Desejo muito sucesso! 

2 comentários

  1. Oiii, Nathália
    Obrigada pela ótima resenha. Gostei bastante!
    Achei q vc abordou os principais pontos da resenha sem dar nenhum spoiler e tb curti entender sua visão sobre o enredo, personagens, o q gostou mais e menos, etc.
    Pode ficar tranquila q estou trabalhando na continuação e me esforçando para q fique tão boa ou melhor q o primeiro! rs
    Bjsss
    e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  2. OI, Nathália! Tudo bem?

    Amiga, eu relamente quero ler este livro, porém, estou com muitos livros em minha prateleira e totalmente sem tempo para ler... mas garanto que a cada resenha que leio, fico mais encantado com Golfinhos e Tubarões!

    A autora está querendo me matar... pois a conheço ads redes socais e até agora não consegui dar uma atenção à este livro! Hehehe! :D

    Está rolando sortio no Irmãos Livreiros corre lá para participar! :)

    Beijão!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir