• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: Da Ordem ao Caos

    Cortesia da Editora

    Da ordem ao Caos


    Autora: Elizabeth Laban
    Editora: Farol Literário
    Páginas: 320

    Sinopse:  Duncan é o aluno terceiranista do Colégio Irving que ficou justo no quarto do ex-aluno albino da escola, Tim – o garoto que se envolveu em um episódio obscuro para o qual havia muitas perguntas e poucas respostas. Ao entrar em seu novo quarto, Duncan encontra uma pilha de CDs que o ex-aluno lhe deixou com revelações do passado nebuloso e que o levará para uma jornada em seus próprios conflitos, fazendo diversas relações com o tradicional trabalho de conclusão do ensino médio do colégio, o ensaio sobre a tragédia.
    Da Ordem ao Caos é um dos lançamentos da Farol Literário e eu estava super curiosa sobre o livro. Ele chegou na quinta e comecei a ler ontem, na sexta, e sim já terminei já tive todo aquele processo de: POR QUE LI TÃO RÁPIDOOOOOOO? Tô na bad agora. Quando comecei a ler Da Ordem ao Caos, eu nem me lembrava mais da sinopse e nem fui atrás, porque tava gostando desse momento amnésia (acho que deixou a leitura mais misteriosa).


    Duncan está pra começar a reta final da escola, agora no terceiro ano do Colégio Irving, Duncan além de mudar de série vai mudar de dormitório. Mas só que esse dormitório tem tudo pra ser uma bosta, ele é o menor de todos, tem uma janela pequena e longe de outros dormitórios masculinos. Realmente teria tudo pra ser horrível mas não é. O antigo estudante e morador desse "pior" quarto, deixa um bilhete falando sobre os benefícios desse quarto e vários CD's sobre a passagem dele no Colégio Irving, no ano passado. Então conhecemos o albino Tim.

    Tim vai narrando para Duncan o que aconteceu com ele no ano passado e como se deu a tragédia que todos na escola não querem mais tocar no assunto. Tim se apaixona, se apaixona lindamente pela Vanessa, uma garota super gente boa mas que namora Patrick, um muleque escrotinho. Tim tinhas dificuldades em achar "o lugar dele" nos vários de grupinhos de estudantes, isso por conta da sua falta de pigmentação, o tornando uma aberração (aos seus olhos) e quanto mais eu lia a narrativa do Tim sobre a sua vida no colégio e sobre seus sentimentos pela Vanessa, mais eu tinha vontade de abraçá-lo. E muita das vezes me pegava em concordância pelos seus pensamentos, porque ele é um garoto intenso, com um pouco de falta de amor e fé em si mesmo, mas que me fez sentir grande carinho por ele.

    Já Duncan, por mais que tenha seu espaço na narrativa, não me arrebatou totalmente pra gostá-lo da mesma forma que gostei de Tim, mesmo que a vida de Duncan estivesse interligada com a tragédia do ano passado. Então temos dois mistérios durante a narrativa: o que foi essa tragédia do Tim e da Vanessa; e como Duncan se encaixa em tudo isso. Fui pega de surpresa porque eu não tinha expectativa nenhuma sobre as duas questões, também nem tive tempo de pensar em nada, porque quanto mais lia mais eu queria continuar lendo e lendo.

    Eu fiquei meio dividida sobre o final de Da Ordem ao Caos, ele foi ótimo mas não foi. Por que me veio um monte de questões sobre o Tim e a Vanessa. Onde o Tim estaria agora e como ele estaria vivendo depois da tragédia que houve. E Vanessa? Por que ela não largava o namorado bosta e como ela estaria também depois da mesma tragédia? Podem ser questões irrelevantes depois que você descobre tudo o que houve no ano passado do Colégio Irving mas queria que eu tivesse a chance de conhecer o Tim no momento hoje, de que forma ele estaria lidando com o passado.

    E perceberam que usei muitos "tragédia" durante a resenha? Isso porque era o tema do trabalho de conclusão dos estudantes da aulas de Literatura. Duncan estava no processo de escrita do ensaio enquanto escutava os CD's de Tim e relacionava a vida de Tim com seu trabalho.

    A narrativa é pelo ponto de vista de Duncan, em terceira pessoa e no presente, mas também pelo ponto de vista do Tim que narra em primeira pessoa e no passado. Eu gostei da narrativa da Laban e da construção tanto do enredo quanto dos personagens de Da Ordem ao Caos.


    .

    6 comentários :

    1. Heey Nathália!

      A Mari leu esse livro e ela adorou, virou um xodó, rs. Ela também disse pra mim que ficou um pouco em dúvida se gostou ou não do final, mas o restante foi tão bom que ela nem levou o final em consideração. Estou muito curioso para lê-lo. Beijos!

      http://euvivolendo.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Oi, Nath!

      Não conhecia nem o livro e nem a autora. Achei a sinopse bem interessante...pena que o final não respondeu todas as suas perguntas, eu detesto quando isso acontece! hahaha

      Beijo
      - Tamires
      Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

      ResponderExcluir
    3. Olá, Nathália.
      Eu tenho vontade de ler essa obra, principalmente porque ela me parece ser um tanto tocante.
      Quanto ao final, que você não sabe se gostou ou não, acho que eu gostaria. Gosto desses fins que nos deixam imaginando como seria depois.

      Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

      ResponderExcluir
    4. É tão bom quando gostamos da narrativa e de como o autor desenvolve o enredo e os personagens né? Já é um passo super dado pra que no fim o livro nos agrade. Pelo que vejo esse livro conseguiu isso com você né? Que bom.

      beijos
      nathalia s.
      http://www.ventoliterario.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    5. Como eu não conhecia esse livro eu não sei!
      Mas achei muito legal a proposta e leria devorando cada palavra, assim como você fez! haha
      Demais a resenha, parabéns!

      Beijos
      O Outro Lado da Raposa

      ResponderExcluir
    6. Tô doida pra ler esse livro!
      Esse negócio de música no livro me encanta pois aaaaaamo ler com o som ligado! \o/
      Vou querer entrar no livro pra bater no namorado bosta da Vanessa quando ele fizer alguma maldade com o Tim!

      Beijokaaaa!
      http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir