• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Dicaterapia#73 - Selva de Gafanhotos - Andrew Smith

    Olá Leitores!
    Selva de Gafanhotos, de Andrew Smith é um dos livros mais falados do momento.
    Publicado esse mês pela Editora Intrínseca, o livro tem chamado atenção pela sua excentricidade. 
    Por se tratar de um livro tão diferente, resolvi fazer um Top 10 para apresentar minhas impressões sobre a leitura
    Nosso querido John Green, já avisou: "Você nunca leu nada igual" 
    Vamos conhecer Selva de Gafanhotos?


    Sinopse: Na pequena cidade de Ealing, Iowa, Austin e seu melhor amigo, Robby, libertam acidentalmente um exército incontrolável. São louva-a-deus de um metro e oitenta de altura, completamente tarados e famintos. Essa é a verdade. Essa é a história. É o fim do mundo e ninguém sabe o que fazer.Com todos os elementos obrigatórios de um romance apocalíptico, Selva de gafanhotos mistura insetos gigantes, um cientista louco, um fabuloso bunker subterrâneo, um mal resolvido triângulo amoroso-sexual e muita, muita confusão, e está longe de tratar apenas do fim do mundo.
    Engraçado, intenso e complexo, o livro fala de um jeito inovador de adolescência, relacionamentos, amizade e, claro, de temas um tanto mais inusitados, como testículos dissolvidos e milho modificado geneticamente. Um romance surpreendente sobre a odisseia hormonal, amorosa e intelectual que é essa fase da vida. SKOOB



    1 - Selva de Gafanhotos conta a história de Austin, Robby e Shann. Ela se passa na cidade de Ealing, Iowa, onde em uma pequena área da cidade fica localizada a Selva de Gafanhotos. Austin é o nossso historiador-narrador. Ele acredita que tudo deve ser documentado nos mínimos detalhes para que possam ver o mais verdadeiro possível, porque a história é assim. Um emaranhado de relatos que provam as coisas. 

    2 - Austin é um adolescente de 16 anos, polonês, que estuda em uma escola luterada. Robby é seu melhor amigo e Shann sua namorada. Contudo, Austin vive em uma triangulo amoroso sexual mal resolvido com eles. Ele só possui uma certeza: Ama os dois da mesma forma e ficaria imensamente feliz e excitando em ver Robby e Shann juntos no banco de trás do carro de Robby. Ele não sabe como se definir: Se é gay, hétero ou bi.
    “Eu me perguntei se era homossexual só por pensar em fazer um ménage à trois com Robby e Shann. E odiei constatar que seria mais fácil convidar Robby a fazer isso do que convidar minha própria namorada.”
    3 -  A série de eventos bizarros começam quando um grupo de garotos, que já haviam batido em Robby e Austin em uma outra noite, invadem o escritório do pai de Shann, Dr. Johnny McKeon e roubam a Cepa de Praga IM 412E, que guardava uma verdadeiras peste que saria início ao fim do mundo! Além disso, outras coisas estranhas estavam guardadas que só serão entendidas no fim do livro.

    4 - O livro é repleto de pequenas biografias. Conhecemos os antepassados de Austin, todos poloneses e de alguns personagens do livro. Sabemos um pouco da origem da cidade, seus moradores e características principais.

    5 - Por gostar de relatos bem explicadinhos, Austin diversas vezes acaba repetindo informações que já foram anteriormente apresentadas ao leitor. Pode parecer chato, mas faz parte de todo o contexto dos registros dos relatos.
    "A história funciona assim: Ela é onisciente. Todo mundo confia na história".
    6 - Tesão, esperma, dínamo, reprodução, sexo, história, cigarro são palaras que você verá muito nesse livro. Muito, muito mesmo!

    7 - Os personagens são tão comuns que poderiam ser você, ou seu amigo. Os conflitos e dúvidas vividas por eles são interessantes. Eles envolvem o leitor em suas aventuras e nos sentimos fazendo parte do livro.

    8 - O livro é divido em quatro partes: Ealing, O milharal em Waterloo, O Silo e O fim do mundo. Cada parte é composta de vários microcapítulos todos com títulos. Achei que isso tornou a história mais rápida de ler. Se bem que a história é tão estimulante que você não consegue largar. Cada página uma nova informação nos leva ao final da trama. 

    9 - Vejo vários blogueiros definindo o livro como bizarro! Sim, o livro é bizarro porque foge completamente ao padrão que estamos acostumados. Ele é um Young Adult, misturado com ficção científica, suspense, humor, tudo junto. Um verdadeiro desafio que faz o leitor sair da zona de conforto e encontrar-se com insetos gigantes, um cientista maluco e obsecado, um esconderijo subterrâneo, adolescentes em dúvidas e com certeza muita confusão.

    10 - O livro vai te impressionar. A todo tempo, tudo muda, mas acredito que o final ficou adequado para a proposta do autor. Acredito que Andrew Smith inagurou um novo estilo de livro que vai conquistar milhares de leitores ao redor do mundo e vários deles aqui no Brasil. O livro com certeza é bem diferente de tudo que eu já li na vida e ficará marcado. Se você gostou do estilo ou se ficou apenas curioso, não deixe de ler. Selva de Gafanhotos.

    Confiram o Booktrailer:



    Bônus: O livro é incrivelmente chamativo. A lombada é meio verde/amarela tipo cor de marca texto.
    Com certeza será o "diferente" na sua estante =)


    Ficaram curiosos?
    Já leram ou querem ler?
    Gostaram desse estilo diferente de resenha?
    Contem pra nós!

    9 comentários :

    1. Amei esse estilo de resenha! <3
      diferente, como o livro!
      E esse livro! Não tem como não chamar a atenção!
      kkkkk
      EU QUERO!

      ResponderExcluir
    2. Oi Rizia, não conhecia o livro, e se não tivesse lido as diversas resenhas positivas não me arriscaria na leitura. Gostei da forma que organizou a resenha, assim conseguimos organizar as ideias tbm!

      Parabéns, dica mais do que anotada!

      Beijos,
      Joi Cardoso
      Estante Diagonal

      ResponderExcluir
    3. Olha eu nunca tinha visto esse livro, mas gostei bastante de tudo que você desenvolveu da história, porque o livro me pareceu ser bastante interessante e envolvente ao mesmo tempo. Eu espero ter a oportunidade de ler assim que tiver chance, porque sério, eu não conhecia mesmo. Mas quero te dar os parabéns pela sua escrita, porque eu adorei a maneira como você se expressa. Continue assim =]

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mundo-cao.html

      ResponderExcluir
    4. Oi Rízia, gostei muito da maneira como você nos apresentou o livro.
      Ficou dinâmico e diferente, bem ao estilo da história que você nos contou.
      Vou colocar na minha lista de desejados e quando der vou conferir esta história tão doidinha e diferente, mas que te encantou.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
    5. Olá, tudo bem?

      Confesso que apesar de chamativa, não curti muito a capa do livro. Gostei de saber que o protagonista gosta que tudo seja documentado, pois compartilho da mesma mania HAHAHAHA. Confesso que ainda tenho um certo preconceito quando escuto a palavra biografia, mesmo que esse não seja o foco da obra, mas gastar páginas falando dos antepassados de uma pessoa me parece um desperdício, pois gosto de uma leitura mais dinâmica e cheia de diálogos. Achei diferente a maneira que escolheu para indicar a obra, criativa e interessante.

      Abraços,
      Matheus Braga
      Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    6. Oi Rízia, eu não conhecia o livro. Fiquei meio assim com o lance de triângulo amoroso, mas qdo vc apontou que é um livro diferente que nos faz sair de nossa zona de conforto, super me interessei.
      Adicionado a lista de desejos.
      Beijos
      http://www.aculpaedosleitores.com/

      ResponderExcluir
    7. Oi Rizia!
      Parece ser bem diferente mesmo, pra não dizer maluco rs
      Até o book trailer foi bem frenético...
      Com certeza é bem diferente de tudo que já li e mesmo assim me chamou mto a atenção...

      Bjo
      escritaseleituras.weebly.com

      ResponderExcluir
    8. Oi Rizia, muito boa esta sua ideia de resenhar em estilo top 10, deixou o post mais dinâmico e interessante, me dando vontade de conhecer o livro, apesar do título não ter me atraído.
      Bjs, Rose.

      ResponderExcluir
    9. Oiee ^^
      Conheci esse livro há alguns dias e já fiquei curiosa pela capa dele, antes mesmo de ler a sinopse. Adorei a sua resenha, ficou bem diferente das que eu estou acostumada, me deixou ainda mais animada para ler. Adoro livros bizarros...haha'
      MilkMilks
      http://shakedepalavras.blogspot.com.br

      ResponderExcluir