• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

    POR LUGARES INCRÍVEIS
    Autora: Jennifer Niven
    Editora: Seguinte
    Páginas: 504
    Sinopse: 
    Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
    Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
    Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los. SKOOB
    Olá Leitores!
    Neste mês de Fevereiro pude ler diversos livros legais e aos poucos estou resenhando para vocês.
    Por Lugares Incríveis é um deles e hoje compartilharei um pouco das minhas impressões sobre esta história.

    Theodore Finch é uma garoto peculiar. Na escola todos o consideram como uma aberração. Em casa, ele passa a maior parte de tempo em seu quarto. Não possui muitos amigos e gosta de viver de modo intenso. 
    Violet Markey é uma garota fechada. Após a morte de sua irmã, em um acidente de carro, ela evita contato com outras pessoas, pois ainda não consegui superar.


    O destino faz com que se encontrem no alto da torre do colégio onde ambos decidem ir lá para se matar...

    Cada um possui seus "motivos" e Theo decide não permite que aquela garota faça isso. Acontece que pessoas os vêem e acaba que Violet fica conhecida como salvadora de um possível suicídio do garoto esquisitão.
    Uma improvável amizade começar a surgir quando um professor de geografia sugere um trabalho em dupla para que explorem algum lugar incrível do estado de Indiana. E assim começa a jornada desses dois jovens.
    Ela conta os dias para o fim do ensino médio. Não aguenta mais a si mesma e no que se tornou depois da perda de sua irmã. Não consegue mais andar de carro, nem sair, nem ser feliz.
    Ele pensa todos os dias em suicídio. Estatísticas, formas de morrer, mortes famosas, entre outros. Sofre de depressão, mas sua família não se preocupa com isso. Acha que é o "normal" dele.
    Ao começar o trabalho da escola, eles visitam lugares legais de Indiana que nunca haviam estado e decide sempre levar um coisa e deixar outra. Seria uma forma de eternizarem-se lá.
    Cada vez mais eles se envolvem e percebemos a necessidade da convivência. É como se um fosse essencial ao outro. Um cura. Um alívio para as suas mentes ansiosas e perturbadas.
    "Não dizem que não existe hora melhor do que agora?
    A narrativa é alternada entre Violet e Finch o que é bastante interessante, pois conseguimos sentir a história dos dois modos. Não é uma leitura fácil. É densa, pesada e com muitas insinuações.
    O suicídio está a todo ponto latente e chega a ser um tanto opressivo. Sei que a intenção de Niven é justamente mostrar que todos que estão passando por isso devem pedir ajudar, tanto que no fim ela faz um texto falando sobre isso, mas confesso que não foi algo muito agradável para mim.

    "Você me faz feliz. Você me faz especial.Você me faz adorável..."

    Gostei do desfecho do livro, apesar de previsível, foi algo bastante emocionante. 
    Cada lugar que eles visitam nos dá vontade de viajar também.
    É uma experiência única.

    Enredo adorável, capa perfeita, personagens fortes e complexos, sentimentos diversos e leitura inadiável, fazem de Por Lugares Incríveis um livro imperdível. 


    Alguém já leu?
    Gostaram?
    Ficaram com vontade de ler?
    Contem pra nós

    -Rizia



    0 comentários :

    Postar um comentário