• Home
  • Dicaterapia
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Políticas
  • Contato
  • Resenha: A Formatura

    A Formatura


    Autora: Joelle Charbonneau
    Editora: Única
    Páginas: 320
    Sinopse: O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.

    A Formatura no Orelha de Livro & Skoob

    A Formatura é a conclusão da Trilogia O Teste, que foi resenhado no blog assim como o segundo livro da trilogia, Estudo Independente.

    Desde o primeiro livro, não fui fisgada loucamente pela história de O Teste, quem leu as resenhas dos livros anteriores sabem muito bem disso. Tudo bem que em Estudo Independente deu uma melhorada, mas em A Formatura voltou ao nível O Teste (de ruim). Não achei a trilogia muito boa, principalmente por causa da narrativa da Cia que não não me cativou.

    Em A Formatura finalmente temos os rebeldes envolvidos no projeto "acabar com O Teste", mas o lema "não confiar" continua. Cia após testemunhar várias mortes de estudantes, está mais do que nunca ansiosa para acabar com O Teste e precisa de ajuda. Mas Cia tem mais um motivo para se envolver com os rebeldes e lutar, seu irmão Zeen. Então precisamos da Cia líder, e como líder ela precisa escolher seus parceiros para acabar com o Teste fazendo outro Teste (de caso vida e morte)... como assim moça?!

    Nesse último livro vi alguns furos, ou pode ser que minha memória esteja ruim, mas Cia narra coisas que não aconteceram nos livros anteriores mas ainda sim era no cenário universidade. Outro furo foi o pessoal que era reprovado do Teste, dava sempre o entender que eram mortos, e nas últimas folhas a autora vem com novidades... Mas o livro estava acabando e ficou um pouco em aberto sobre eles. E a Cia acabou esquecendo da melhor amiga que tinha nos Cinco Lagos, foi citada nos dois primeiros livros e depois no terceiro, nada. Mas a pior coisa que eu acho que a autora fez foi o casal Tomas e Cia, desnecessário.

    Achei a finalização da trilogia bem regular, assim como ela toda. Por mais que ela seja de um gênero que gosto muito, a distopia, não consegui aproveitar a trilogia de forma satisfatória.


    2 comentários :

    1. Oii
      A opinião sobre o desfecho desse livro é dividida.
      Mas vi alguns dizerem que não foi tão bom assim.
      Nem posso falar muito, pois ainda não li.

      livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    2. Oie
      Acompanhei suas leituras da série, e estou bem curiosa para conferir. Assim que surgir a oportunidade eu lerei.
      Beijos

      ResponderExcluir