Resenha: Beijos de Areia

Cortesia da Editora

Beijos de Areia


Autora: Reyes Monforte
Editora: Planeta
Páginas: 416
Sinopse: Laia é uma jovem saariana que começou uma vida nova na Espanha - vai seguir uma carreira, planeja ir morar com seu namorado, Júlio. No entanto, sua felicidade é truncada pelo terrível peso das recordações - ninguém conhece o obscuro segredo que ela conseguiu deixar para trás nas tendas que formam o acampamento de Dajla. E agora, esse passado voltou para assombrá-la. Quando Laia desaparece, arrastada a terras africanas pelos fantasmas de seu passado, as duas histórias de amor ganham forçosamente um novo rumo. Laia e Júlio; Carlos e Maima. Uma dança entre personagens que se mesclam no presente e no passado, unidos por um destino em comum - um amor impossível. Uma aventura apaixonante, cheia de romantismo, segredos inconfessáveis, ameaças, injustiças históricas e a impactante denúncia de uma realidade mascarada que ainda hoje existe nas dunas do Saara.

Beijos de Areia no Orelha de Livro & Skoob

Mais uma vez fui pega de surpresa e como eu adoro isso! Beijos de Areia foi o meu primeiro contato com a escrita da autora Reyes e já quero ler os seus outros livros.

"É fácil se conformar com o que se tem quando não se sabe o que está perdendo."

Narrado em terceira pessoa, conhecemos Laia uma jovem Saariana que desde criança participava do Vacaciones en Paz, ela e mais crianças do deserto passava suas férias com famílias adotivas na Espanha, e numa dessas férias Laia é diagnosticada com problema de saúde, fazendo com que seus pais - Sandro e Letícia - tenham sua guarda para realizar seu tratamento na Espanha.

Com isso, sua família saariana (dos acampamentos de Dajla) não vê isso com bons olhos, pois Laia estaria fugindo de sua cultura e tradição. E pra ser sincera, ela está mesmo, Laia tem um grande segredo em relação a sua família saariana que justifica esse medo de voltar para eles.

Passado os anos. Laia agora já é adulta, conhece o amor da sua vida (Julio) e decide que fará faculdade. Só que sua família saariana volta a atormentar sua vida e o seu segredo vem a tona. Agora Laia vive com o medo de ter que voltar para Dajla.

Beijos de Areia é um livro de muitas lições, as amorosas, familiares e históricas. Temos o romance entre Laia e Julio, o amor de Laia com a sua família adotiva e a autora nos apresenta com fatos históricos a relação Saara e Espanha, seus conflitos e suas cultura, como uma implica na outra.

Laia se mostrou uma personagem bem forte, porque se fosse eu no lugar dela, já teria pirado, a garota sofreu e sofre durante todo o percurso do livro. Mas confesso que senti falta das desgraças mais explícitas... a autora toma muito cuidado em narrar, não tem problema de falar em "português claro" do que deixar subjetivo. E outra coisa que me incomodou um pouco na narrativa foram trechos desnecessários, então a leitura oscilava pra muito bom - bom - muito bom - bom

Tirando esses pontos negativos que vi durante a narrativa, posso dizer que esse livro foi uma leitura que me arrebentou o coração, pelo simples fato de ter a cultura de Dajla como protagonista, se não tivesse esse ponto necessário para o enredo funcionar, passaria batido a leitura.

"(...) recordações são guardadas no coração, e não na cabeça. Por isso são eternas. Por isso não envelhecem e se mantêm jovens, apesar do irrefutável passar do tempo."




4 comentários

  1. Oi, Flor! Tudo bom?
    Gostei de saber que ela tem a oportunidade para essa "fugida" e sabia que algo estava por trás dela ter gosto de viajar, fiquei surpresa com o fato dela ter uma doença, e tenho certeza que vai ser uma briga bem grande que os pais dela vão acabar causando, querendo a filha por perto para vigiar. Pela sua resenha, repleta de emoção, tenho certeza que a história é maravilhosa e com uma grande lição de vida, gostei porque a protagonista transmite ter uma vontade única de viver a vida da maneira dela e eu admiro muito isso! Vou colocar o livro na minha lista e com certeza quero ler o mais rápido possível!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Resenha ótima, é magnifico esses quotes né. tbm gostei muito da capa

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Deve ser bem denso pelo que li da resenha, no momento estou precisando de algo mais leve, mas parece ser m livro incrível!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Que história emocionante. Parece ser daquelas que te acompanha pela vida toda. Aquelas que você vai lembrar daqui a anos.

    Parabéns pela bela resenha.

    Beijos.

    Sou Bibliófila

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/fortaleza-digital.html

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/12/lancamentos-ed-galera-record.html

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/12/trilha-literaria-11-twilight-breaking.html

    ResponderExcluir