Resenha: Aniquilação

Aniquilação 

Autor: Jeff Vandermeer
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Sinopse: Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul, apresenta um grupo de quatro mulheres enviadas para a Área X, um lugar incompreensível e isolado do restante do mundo há décadas, onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Elas fazem parte da décima segunda expedição ao local, cujos objetivos são explorar o terreno desconhecido, tomar nota de todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Uma missão mortal, visto que todas as expedições anteriores tiveram resultados assustadores, como suicídios em massa, tiroteios descontrolados e casos de mudança de personalidade súbita seguidos de morte por câncer. As mulheres partiram para a Área X esperando o inesperado… e foi exatamente isso que encontram.

Aniquilação no Orelha de Livro & Skoob

Aniquilação é o primeiro livro da trilogia Comando Sul, é um livro MUITO misterioso e impossível de se confiar na narradora (e explicarei isso mais pra frente).

Quatro mulheres foram enviadas para a Área X, a bióloga (narradora), topógrafa, psicóloga e antropóloga. Antes delas já houveram outros grupos de exploradores. E essas pessoas que vieram para a Área X não voltaram muito bem da cachola. Mas o que é a Área X? Uma ilha inabitável, onde esses grupos vão para pesquisas e mais pesquisas.

E viram que não se tem o nome de cada uma dessas profissionais? Pois bem, e nem terá. O máximo que conseguimos saber da vida fora da Área X é da bióloga, mas ela conta mais sobre seu marido (outro cientista que visitou a Área X com outro grupo), e é o marido da bióloga que a "induz" ser voluntária para essa atual expedição.

"(...) ali, deveríamos estar focadas na missão e 'tudo que fosse pessoal deveria ser deixado para trás'. Os nomes pertenciam ao lugar de onde viéramos, e não a quem nos tornamos quando transplantadas para a Área X."

A bióloga é quem nos narra sua visita/pesquisa na Área X, e esse local não é dos locais mais normais que já li. E nem as personagens, como disse no início, não dá pra confiar na narrativa da bióloga, não sei se ela tá ficando doida que nem os outros cientistas que visitaram a Área X ou não. Não sei se as memórias dela e confiável e nem sei se houve mesmo um marido no passado dela, tudo isso por causa da psicóloga ~deixando uma linda brecha pra vocês ficarem curiosos <3~

Aniquilação tem uma narrativa que eu gosto bastante, a bióloga conta um pouco de sua história com o marido no passado e nisso ela tira uma "moral" sobre acontecimentos do passado e inclui no que está acontecendo no presente. Como se a vida dela toda aconteceu certas coisas só para que ela soubesse como agir na expedição na Área X. É uma loucura, sim. E claro, o autor soube fazer uma bela narrativa, ele trouxe alguns aspectos de suspense e terror durante a narrativa que seria só ficção científica.

"Procurar sentidos ocultos naqueles documentos era o mesmo que procurar sentidos ocultos no mundo natural que nos cerca. Se existiam, só podiam ser ativados pelo olho de quem observava."

E o mistério nesse livro? AAAAAA minha gente, você quer respostas enquanto lê, mas você tem respostas do que você nunca tinha parado pra se perguntar, ai que ódio HUAHUAEUAE. Mas eu gostei, só tô com medo da Intrínseca não publicar a continuação, como muitos livros que já li (Caminhos de Sangue, Predestinada, Ecos da Morte).

Aniquilação é aquele típico livro que você tem que ter pelo menos os dois primeiros livros na trilogia em mãos, porque se começa a trama baseado no mistério em Aniquilação, isso continua até o final... E aí? E a continuação? Não tenho emocional mais pra ficar esperando <///3

"(...) a topógrafa não era capaz de ver o que eu via, não era capaz de experimentar o que eu estava experimentando. E eu não podia forçá-la a enxergar."

14 comentários

  1. Nathália, você me deixou morta de curiosidade hahaha'
    Adorei a resenha, e fiquei com vontade de ler!!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, se a Intrinseca não laçar vai ser muita maldade! Porque só a resenha já deixa a curiosidade no ar... Oh lorde!
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  3. Oi Nathália, tudo bem?

    Eu estou doido para ler esse livro, mas só lerei depois que toda a série tiver sido lançada no Brasil, pois não confio mais na Intrinseca. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathália, tudo bem?

    Eu estou doido para ler esse livro, mas só lerei depois que toda a série tiver sido lançada no Brasil, pois não confio mais na Intrinseca. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uau fiquei mega intrigada viu, algo sem nomes, só mistérios e poucas explicações, to dentro! Adorei a resenha me deixou com aquela vontade de sair correndo e procurar um exemplar para mim!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Nossa quanto suspense ... Gosto desses livros de mistérios. Gostei bastante do livro , mas só vou ler depois da continuação kkk

    http://sushibaiano.blogspot.com/
    Beijos !

    ResponderExcluir
  7. Oi Nathália

    Sabe aquele livro que a capa não te atrai em nada e você nem sente vontade de ler só por causa disso? Pois é esse o caso aqui. Mas quando parei pra ler sua resenha e vi que a narradora é uma bióloga as coisas mudaram, porque eu sou bióloga também, rsrsrs.
    Confesso que a premissa do livro apesar de meio louco parece ser interessante também. O único problema é o fato de ser uma trilogia e esperar pelo próximo lançamento é chato demais.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    bom saber que tem que ter todos para não querer matar o autor rsrsrsr
    Vou esperar comprar todos para ler então

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o marcador desse livro e acho a maior sedução, mas não sabia que era trilogia! Pela resenha, não vou me dar bem lendo ele e esperando a continuação - sou péssima na espera e extremamente ansiosa. Então é melhor guardar minha curiosidade e ler só com ela completa HAHAHAHAH

    bjos,
    Bianca.

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, esse é daqueles livros que eu simplesmente não daria nada por ele. Mas fiquei super empolgada com a sua resenha. Eu também sou assim com as séries. Quando vejo que eu tenho muita chance de amar o livro, já procuro ter o segundo para emendar de uma vez =P.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Nathália =)

    Acredita que eu não conhecia o livro? Pela premissa o livro parece ser ótimo! Como eu não conhecia ele rs...
    Só fiquei desanimada com o fato de ele ser ima série =/
    Bem vamos torcer para que a Intrínseca lance a continuação por aqui né.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  12. Meu Deus, como assim não conhecia esse livro? Fiquei mega curiosa agora, espero que Intrínseca continue a série, muito chato essa mania deles de parar de publicar "/. Achei sensacional que não se pode confiar na narradora... já quero ler rs. Pena que é uma série.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Hehe, é bucha quando precisamos urgentemente da continuação e ela não está em mãos não é?!
    Eu não sou muito adepta à distopias e coisas do gênero, ms que bom que você gostou da leitura! Que capa bonita!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Nath
    argh, fiquei curiosa aqui com esse mistério. Não aguento esses finais que nos deixam querendo mais. E mesmo assim adoro quando me deixam a ponto de gritar que quero a continuação rs confuso.
    Gostei.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir