Resenha: A Lista de Brett

A Lista de Brett


Autora: Lori Nelson Spielman
Editora: Verus
Páginas: 364
Sinopse: Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.
A Lista de Brett no Orelha de Livro & Skoob

Sensacional.

Eu não tenho outra palavra pra descrever A Lista de Brett.

Eu nem sei como começar essa resenha, pra ser sincera.

A Lista de Brett foi uma explosão de sentimentos. Tive vontade de jogar meu livro pela janela, tive vontade de chorar, gritar, gargalhar, TUDO num livro só, num capítulo só, numa página só.



Tudo começa com a morte da mãe de Brett. A pessoa que a Brett mais amou na vida agora está a sete palmos do chão. Mas Elizabeth vai causar (e muito) a vida da sua filha querida... mesmo morta. SOS.

O bendito testamento que Elizabeth deixa para seus filhos é onde a vida da Brett começa a tomar novos rumos (não muito agradáveis...). Brett é "deixada" de lado no testamento da mãe, o que ela pede é que sua filha complete uma lista de sonhos, que Brett fez na sua adolescência.

Essa lista tem 20 tópicos, dez já foram feitas e faltam mais dez para completar... E são sonhos/desejos "sem pé e sem cabeça" que uma mulher de trinta e poucos anos poderia realizar. Brett tem um ano para realizar a lista completa, e como consequência, receberia sua parte da herança.

Para ajudar Brett, temos o advogado Brad, que vai fazer de tudo pra Brett não desistir de nada e realizar os dez sonhos durante esse um ano. Brett e Brad era um maravilhoso time (e possível romance), acredito que se Brad não existisse na trama, tudo ficaria mais difícil pra Brett.

"- O Brad tem namorada.
Ela sorri para mim.
- Mantenha essa amizade então. Você parece muito feliz quando fala com ele.
- Farei isso - digo. - E, sim, eu fico feliz quando falo com ele."

E em falar em namorada... Brett tem um namorado, um babaca namorado, o Andrew. E foram justos nos capítulos em que Brett e Andrew estavam juntos que tive muita vontade de jogar o livro fora! Minha raiva para com eles era tão extrema que eu socava o meu livro lol 
A Brett deveria ter dado um pé na bunda dele logo de uma vez! O cara era um chato, não ria, só queria trabalhar e trabalhar. E a Brett foi muito mole u-u

"A rica-criança-pobre passou a vida adulta acumulando marcos de sucesso, na esperança de compensar suas raízes humildes. Agora eu me pergunto se sou apenas mais um desses marcos."

Voltando a lista... Eu não vou entrar em detalhes sobre quais eram esses dez sonhos da Brett, porque vai tirar muito a magia do enredo. Mas só digo que a realização de cada um deles teve uma lição de vida pra ela. Brett aprendeu a se render, a perdoar, a amar e acima de tudo ser A BRETT.

"- Não existe não devia quando se trata de sentimentos. Eles são o que são."

Muita coisa acontece nesse livro, eu como leitora não tinha a noção de quais caminhos a trama iria tomar. A mudança radical da vida de Brett (que foi totalmente positiva), ela abraçando esses novos/antigos sonhos pra sua vida, foram os pontos importantes da leitura. 

A Lista de Brett é uma lição de vida, não só pra ela, mas pra mim também.

E quantos personagens sensacionais nesse livro? Começando com a mãe da Brett, essa senhora lasqueira <3 A cada sonho completo na lista, ela presenteava Brett com uma linda carta, e em todas elas vemos que a relação mãe e filha foi sempre de maior importância entre as duas, é muito lindo! E por mais que Elizabeth tenha cometidos alguns erros ali e acolá, vi que ela era uma super mãe e continuou sendo.

Adorei a narrativa da autora (em primeira pessoa), do desenvolvimento do enredo, de tudo. A Lista de Brett está na minha lista de favoritos desse ano e é mais que merecido esse carinho.

"Eu aceno de volta, me perguntando se estamos dizendo olá ou adeus." 

52 comentários

  1. Oii Nath!! Eu tô com esse livro na estante esperando e depois de ler sua resenha me deu vontade de ir correndo pegar ele pra ler!!!!!!!!!! Socorro! Pena que eu tô no trabalho. Se não eu ia mesmo kkkkkkkk.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathália, joia?

    Já tinha ouvido falar desse livro há um tempinho. Achei a capa dele bem bonitinha.
    Gostei bastante do enredo e antes mesmo der lê-lo já estou aqui torcendo para a Brett conseguir realizar os 10 sonhos no tempo certo.

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nathália, tudo bem?

    ESTOU LOUCO por esse livro. Sabe aquele livro que te conquista pela capa, pela sinopse... por tudo? Tenho certeza de que irei gostar tanto quanto você da leitura. Uma das próximas compras. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus! Eu to com esse livro aqui, amei a sinopse mas não sabia que era assim tão sensacional! Minha proxima leitura, com certeza. <3
    whoosthatgirrl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nathália!
    Quero muito ler esse livro! Todas as resenhas que leio dele são positivas e eu acho que é uma leitura que vou gostar bastante, além de que adorei a premissa! Com certeza será uma de minhas próximas compras. :D

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  6. Oi Nath!
    Adorei a tua resenha, ela me deixou completamente louca para ler esse livro.
    Com certeza a minha próxima compra será "A Lista de Brett", pelo o que pude perceber ele possui todos os elementos que me encantam em uma leitura. Apesar de tratar de um assunto um pouco chato, a morte e tal, na sua resenha você deixa bem explicito que a autora consegue fazer uma narrativa leve e que desperta sentimentos variados no leitor. Por todos esses motivos acredito que é impossível ignorar essa dica.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nath, minha filhinha virtual, fiquei apaixonada pela capa do livro, o título curioso e essa premissa de revisitar sonhos guardados ou esquecidos... Me imaginei refazendo esse caminho!
    Quero ler sim, ainda mais com sua resenha reforçando as emoções que a leitura desperta. Adorei!
    Beijooooo!
    Minha nova resenha: A Verdade sobre nós:
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu estava pensando nesse livro esses dias? Eu já tinha lido uma resenha a respeito dela e chamou muito minha atenção. Só que fazia um tempo e eu nem lembrava mais o nome do livro.
    Aí eu li sua resenha e a vontade de ler o livro despertou novamente. Parece ser um livro muito bom, pena você ter socado o livro quando estava com raiva hahaha *cena cômica* . Agora o nome do livro está anotado para uma próxima compra.
    Com certeza é um livro que faz emocionar, e que eu provavelmente choraria hahah

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  9. Hahahahaha amei a resenha, estou mega ansiosa para ler esse livro, ele pelo visto é muito bom mesmo, e super divertido também, todo mundo esta gostando, espero achar ele sensacional também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. aaaaah agora eu queroo ler tbm parece ser otimo..
    hellenalmenara@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu to doido atras desse livro...hahahaha
    parece ser muito bom, e lendo essa resenha minha vontade só aumenta, interessante esse negocio da lista... rsrs
    espero poder ler logo e ver se entra pra minha lista de livros favoritos tbm...*-*

    ResponderExcluir
  12. Nossa estou doida pra ler esse livro, ele parece provocar os mais variados sentimentos, amo livro assim, já foi pra minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Puxa vida parece ser tão emocionante este livro..quero muito ler...conhecer a lista da Brett Bohlinger
    Adorei a resenha descreve direitinho...:3
    denisesammy@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  15. Carambaa, esse livro deve ter tudo ao mesmo tempo, adorei a resenha, achei esse livro bastante interessante, e com certeza já está na minha lista interminável de livros que vou ler *-*

    ResponderExcluir
  16. Oi Nath, tudo bem?

    Eu ja tinha visto esse livro em outros lugares, na livraria e em blogs mas nunca imaginei pela capa que fosse tão interessante a premissa!

    Adoro livros assim, desse estilo, são geralmente construtivos e leves, uma ótima leitura!
    A edição também parece bem fofa, adoro as edições da Verus. Vou colocar na lista com certeza pra ler em um momento onde busque algo assim! Mesmo se não ganhar o sorteio kkk


    Adorei a resenha!

    Beijoooo

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha que voce fez, me deixou com mais vontade de conhecer a lista que a mae da brett deixou pra ela , a mae da brett fez uma pela de uma "pegadinha" pra ela mais que ira se tornar uma grande aventura <3' amei estou anciosa para le-lo !

    vitoriaalessandr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Legal essa coisa de lista de sonhos de adolescente e a mãe insistindo para que a filha os realize. Porque, quando se entra oficialmente no "mundo dos adultos" vc acaba abrindo mão de muita coisa e, algumas vezes, acaba esquecendo quem se é de verdade. É tanta correria atrás de sucesso, tanta preocupação com estudos, trabalhos, depois formando sua própria família... e muitas vezes as coisas mais simples e valiosas vão sendo deixadas de lado....
    Enfim, é que gosto de livros que me fazem refletir sobre a vida :D
    Obrigada pela dica!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou meu e-mail: jaqueborchardt@yahoo.com.br

      Excluir
  19. Depois dessa resenha maravilhosa estou morrendo de vontade de ler esse livro!!! Parece ser muito bom, a capa é linda e a história parecer ser muito legal. Adoro livros que têm lições de vida! *-*

    lin-0812@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa é muito bom quando um livro nos passa essas emoções indescritíveis, a sua empolgação com certeza me contaminou e fiquei com grande vontade de ler.
    Adorei a premissa do livro, e essa ideia de realizar desejos da mãe morta, parece meio lúgubre, mas mesmo assim estranhamente inteligente, é algo diferente e deve ser por isso que permitiu a autora tantos caminhos para explorar.

    julielton8@hotmail.com

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  21. Esse livro já começa sendo lindo somente pela capa e depois vem com uma história ótima, que emociona, intercalada com pitadas de humor. As vezes é preciso isto, parar voluntariamente ou não, e prestar atenção ao seu redor pra saber que nem sempre é necessário grandes coisas pra ser feliz.

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia este livro ainda. Mais estou agradavelmente surpresa por ter gostado do que li aqui na resenha. Vou tentar ler. Fiquei curiosa a respeito da personagem e sua vida. Beijos.
    elizabethmsalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Realizar desejos de adolescência após os 30 é algo realmente difícil, pois muitas vezes nossos sonhos mudam muito ao atingirmos a idade adulta. Estou com vontade de ler o livro para saber como as coisas se desenvolveram de fato. Na lista dos desejados.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Para começar eu acho a capa linda
    Pelo jeito um livro bem emocionante. Vontade de jogar o livro pela janela O_O
    Acho que é a primeira vez que eu leio a resenha deste livro, e já coloquei de lista de livros que estou afim de ler
    oshiroci@gmail.com
    estou seguindo o blog, só que está sem foto, pois não conseguindo colocar uma

    ResponderExcluir
  26. Oi Nathalia. Que história mais fofa! Até parece um filme. Eu amo histórias com listas assim, são sempre divertidas e com lição de vida.

    ResponderExcluir
  27. Oi Nathalia! Se eu te contar que nunca dei a menor importância a esse livro e agora você me deixou louca pra lê-lo?
    Parece ser mega divertido! Me lembrou a premissa de Ps. Eu te Amo. Acho que vou procurar saber logo uns spoilers de quais são esses sonhos não realizados da lista hahah sou curiosa demais e não aguento >.<
    Enfim... adorei mesmo a resenha!

    priscmel@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Quero muito ler esse livro, a cada nova resenha que leio mais empolgada fico e minha expectativas sobre a história só aumentam. E a história parece encantadora, vou colocar na minha lista de livros que pretendo ler esse ano.

    ingridmoitinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei a resenha! Bom,eu pensei que esse livro era clichê somente no que diz a capa,mas não,eu me surpreendi realmente com a resenha,pois parece que o livro traz consigo diversos sentimentos diferentes,alegria com os personagens e até raiva com eles (já que vc bateu no seu livro Kk,e teve vontade de joga-lo pela parede),mas bem a parte mais curiosa foi,quais os outros 10 sonhos que ela queria realizar? Fiquei mega curiosa.
    Amei a resenha

    adriana_cardoso99@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Oii, nossa sua resenha exemplificou exatamente o que queria saber sobrecesse livro, a princípio pensei que ela seria um fantasma, mais não , não é, seria como ler p.s. eu teamo, esperando a cada pagina a realização de mais um desejo com a garantia de que teria uma carta da pessoa que você ama lhe esperando! Ótimo livro adorei!

    ResponderExcluir
  32. Ops esqueci de deixar meu email: gabrielacabelereira@hotmail.com
    www.moradadolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Amo livros que nos desperta sentimentos diversos e esse pelo que li na resenha, é exatamente assim! Eu já tinha lido alguma coisa a respeito dele, mas sua resenha foi decisiva pra que eu me aventure nessa leitura, só to com medo de querer socar o livro também por conta desse namorado babaca da Brett, mas enfim, estou super empolgada e mal posso esperar pra ler esse livro. Parabéns pela resenha, ela me conquistou! Bjão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, meu email é drianasantos_@hotmail.com

      Excluir
  34. Estava sentindo falta de uma leitura como eu imagino que seja a deste livro; aquela lição de vida que, no final do livro, dá aquele calorzinho no coração <3
    Já deu pra perceber também a mistura de sentimentos que a leitura proporciona, despertando alguns mais, outros menos, mas cumprindo a premissa de nos lembrar coisas e valores importantes que acabamos esquecendo no dia-a-dia.
    georgia.alice@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Todos sempre falam muito bem desse livro e eu fico aqui morrendo de vontade de ler. Parece ser, como vc disse, sensacional.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Quanto entusiasmo! Deu vontade de agarrar o livro pela tela, só xD
    Achei a trama muito fofa e com jeito de favorita, é bonita e parece ser gostosa de ler. N~]ao é a primeira resenha que me deixa doida por mais depois de ver tanto elogio. Quero!

    ResponderExcluir
  38. Ai minha nossa, eu me apaixonei por esse livro desde que vi a capa e a premissa. AO ler sua resenha , fiquei imensamente feliz por ver que que ele é melhor do que eu esperava..Estou louca pra ter a oportunidade de ler e ter esse livro.Sem contar que quero muito ver como Brett vai realizar sua lista e conhecer mais sobre Brad . PArabéns pela resenha, ficou ótima..bjs

    ResponderExcluir
  39. Não conhecia essa historia ate o momento gostei da narrativa que o livro tem, parece ser uma boa trama. Ja o coloquei na minha lista!

    ResponderExcluir
  40. Adorei a resenha! Gosto muito de livros que despertam muitos sentimentos no leitor e fiquei louca para ler este também. Estou curiosa para saber como a personagem irá cumprir cada item da lista e o que ela aprenderá com isso, deve ser super emocionante. :)
    danielatokio@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Realizar desejos que você tinha na adolescência agora as 34 anos, o pior imposto por sua mãe e valendo uma boa herança... me parece um enredo digo de cinema, talvez eu gostaria mais de ver um filme com esse enredo do que ler um livro, a historia parece ser bem leve.

    ResponderExcluir
  42. Desde a primeira vez que eu vi a capa fiquei muito curiosa para saber mais sobre a historia. Amei a resenha e agora não vejo a hora de ler este livro tão fofo! achei muito interessante a temática. Beijos <3

    ResponderExcluir
  43. Desde que vi esse livro e li a sinopse fiquei curiosa com a trama.
    Achei muito interessante essa premissa de realizar sonhos mesmo depois de tantos anos.
    Já imaginava que o enredo causaria as mais diversas emoções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci o e-mail, rs
      sena.gladys@gmail.com

      Excluir
  44. Eu li tantas resenhas maravilhosas, flor, sobre este livro! E a sua, nossa, é uma das mais encantadoras. Eu não me canso de saber que A Lista de Brett parece ser o tipo de livro que nos faz pensar sobre os nossos sonhos esquecidos e, ao mesmo tempo, reavaliar quem nos tornamos. E tudo isso sem perder a graça ou o humor! Haha. Eu espero mesmo sentir as emoções que você sentiu ao ler este livro. E espero tê-lo entre os meus favoritos com o mesmo carinho... <333

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com
    francine.porfirio@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Livro maravilhosoooo! Uma verdadeira terapia para a alma.

    ResponderExcluir