Resenha - Carta de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Carta de Amor aos Mortos
Autor: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho. SKOOB

Hi Leitores!
Saudades de vocês!
Há tempos estou sumida por motivos de férias / viagens, mas agora estou de volta e para falar desse livro genial.

Nossa narrativa começa com Laurel, nossa personagem principal, recebendo um trabalho escolar onde os  alunos devem escrever um a carta para alguém que já morreu. Ela então decide escrever para pessoas notáveis das quais ela é fã, como  Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop... Toda a narrativa é feita em cartas para algumas dessas pessoas.

Laurel é uma daquelas personagens com quem nos identificamos de cara. Ela mora com o pai e a tia em semanas alternadas, pois desde o falecimento da sua irmã May, a mãe saiu de casa, por não conseguir superar. Laurel se sente culpada pela morte da irmã e todo o tempo no livro ela lembra do quanto a irmã era "perfeita", sempre rodeada por amigos e querida pela família. Com ela, Laurel se sentia protegida e livre.
Com a sua ausência, tudo mudou.

"Tem coisas que não posso contar para ninguém além das pessoas que já não estão mais aqui".

Ela decide entrar na nova escola sem mencionar seu passado. Ela faz novas amigas, Nathalie e Hannah e até começa a se apaixonar por Sky, um garoto descolado mais velho que ela. Os acontecimentos que eles farão com que Laurel consiga enxergar a vida sob uma nova perspectiva e começar a aceitar o que o mundo dos vivos pode oferecer. Que nem todos são perfeitos e que ela pode ser feliz de novo.

Os pontos fortes desse livro são a grande quantidade de músicas e a biografia das pessoas mortas a quem Laurel escreve. O desenvolvimento é incrível e a leitura mais do que agradável.
Portanto, super indico a leitura para quem gosta de cartas e narrativas inteligentes. Um quê de melancolia e um misto de sentimentos.
Superou todas as minhas expectativas.

Já leram ou ficaram com vontade de ler?
Comentem aí!
Rizia Castro

P.S - Que capa perfeita é essa?

 

10 comentários

  1. Olá, tudo bem?

    Eu estou com muita vontade de ler esse livro. Está na lista de compras para o mês que vem, mas estou caso comprando-o esse mês ainda. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muuuito amor, não tem como não gostar! Log vou resenhar lá no blog também!
    Aquelas partes sobre o Kurt me deixaram no chão, foram as cartas que eu mais gostei, marquei umonte de quotes nesse livro, é bom de mais! <3

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii, Rizia! Que amor de leitura, sabe que eu nem tava muito interessada? Mas agora entrou pra wishlist. Acho que vou gostar muito. Gostei do que disse sobre biografias. :)

    Beijos
    Nati

    www.menindelivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Rizia, tudo bom?

    Estou super ansiosa por esse livro. Nunca li uma resenha negativa sobre ele e isso só aumenta minhas expectativas. Espero não me decepcionar. Estava desse jeitinho mesmo com "Se Eu Ficar" e acabei não gostando tanto do livro.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Rizia! Já vi muitas resenhas negativas, mas ainda acredito que vá ser um livro que vou gostar, este clima sentimental e o lado musical, são dois fatores muito positivos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Rizia, eu confesso que ainda não tinha me ligado neste livro. Mas, lendo sua resenha achei que deve ser interessante. Vou colocar na lista, e quem sabe no futuro eu dê uma conferida?
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Rízia! Que legal que você gostou, esse livro vai ser uma das minhas leituras em breve e estou animada para ler. A capa do livro é linda.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  8. Oi tudo bom?
    A sinopse já me anima mas eu fico receoso pelo desenvolvimento da história sabe? Sua resenha me animando a ler, e logo.
    Beijos
    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Rizia, como vai?
    Eu me apaixonei pela capa desse livro, mas as resenhas que estou lendo sobre ele me deixam sem saber o que pensar: se quero muito ler, ou se desisto. Primeiro tem esse tema da morte da irmã, e relação entre irmãs é algo que mexe bastante comigo. Segundo, tenho um pouco de medo da maneira como se dará o desenvolvimento do livro, já que ele é narrado através de cartas.

    Adorei conhecer seu blog!
    Espero que goste do meu :D
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não faz meu estilo de livro, mas depois q a Helaine resenhou e li a sua fiquei com vontade de ler!!!

    amo livros que tenham músicas no contexto...

    Bjokss

    Every Little Book

    ResponderExcluir