Resenha: As Coisas que Você Sabe Sobre Mim

Cortesia da Editora Planeta
As Coisas que Você Sabe Sobre Mim

Autora: Clara Sánchez
Editora: Planeta
Páginas: 336
Sinopse: Patrícia é uma jovem modelo cuja vida parece marcada pelo sucesso. Em uma viagem de trabalho ela conhece a mística Viviana, sua vizinha de poltrona no avião, que lhe diz para ter cuidado porque alguém muito próximo deseja vê-la morta. Nada supersticiosa, ao voltar para casa, onde vive feliz com o marido pintor, Patrícia decide esquecer a recomendação infundada, até que uma série de acidentes começam a afetar seu trabalho e sua vida particular. A modelo decide procurar Viviana, a fim de encontrar uma explicação para o que vem acontecendo. Um romance sutil e arrebatador que fala aos leitores sobre o preço do sucesso e como, em certas ocasiões, as pessoas mais próximas podem ser as mais perigosas.

As Coisas que você sabe sobre mim no Orelha de Livro e Skoob

As Coisas que Você Sabe Sobre Mim (mds, que título longo) foi uma surpresa por completo! Conhecemos Patrícia uma modelo que abriu mão dos estudos e de sua família para viver nesse mundo de manequim 36/34. Patrícia é uma pessoa boa e ingênua, é casada com Elías (um pintor) e mesmo que ainda não more mais com seus pais, sempre que possível envia dinheiro a eles, e sua irmã é como sua agente/secretária. Então para ela, aparentemente, estava tudo belezinha.

Patrícia teria a vida perfeita, acreditava que era feliz do jeito que estava, até que conhece Viviana num voo. Viviana é uma senhora misteriosa que simplesmente solta a seguinte bomba para Patrícia: "alguém quer te matar". Mas isso passaria batido por Patrícia, se coisas estranhas não tivessem acontecido, acidentes, um atrás do outro.

"Mas talvez tudo isso já estivesse acontecendo antes de eu conhecer Viviana, e ela só estivesse me ajudando a abrir os olhos, a olhar a realidade cara a cara."
Página 283

Com a narrativa em primeira pessoa, somos incluídos em memórias da nossa narradora, sobre cada personagem que ela tem contato (bom e ruim) fazendo com ela faça um "balanço" de quem teria essa coragem e/ou qual motivo que essa pessoa teria querer vê-la morta.

E então a minha cabeça começou a explodir. Patrícia fala sobre sua chefe, sua colega de trabalho, sobre sua irmã, de to-das as pessoas que ela já teve (ou tem contato), e o pior é que todos tem um motivo para querer o mal dela, deixando o leitor mega dividido em achar um culpado.

Mas Viviana está aqui para ajudar, Patrícia consegue encontrá-la depois do voo, e nisso Patrícia apresenta a Viviana as opções de quem seria o grande vilão. Além de estarmos na mente da Patrícia, vemos o quanto ela é ingênua e não se prepara para ver o "mal" no ser humano, conhecemos também a história de Viviana, que é sofrida. Viviana é uma personagem bem misteriosa, inteligente, com uma pitada de misticismo em suas ações

"- Não se preocupe. Não percebe que você se preocupa muito com os outros? Você os torna fracos. Todo mundo se vira para sobreviver."
Página 298

E ainda estou sem reação sobre o final da trama '-'
Foi uma mistura de felicidade, pela Patrícia ter amadurecido, e uma dose de ódio, porque estava esperando um final bem diferente do que se teve... Pra ser sincera eu nem sabia o que pensar sobre o final, mas o final original, o final "final", não estava na minha lista, então fui pega de surpresa.

As Coisas que Você Sabe Sobre Mim, é um ótimo livro pra você conhecer a mente de uma modelo e o seu mundo, por mais que vejamos notícias sobre esse tema, é interessante estar na mente de uma. E além disso, a trama do livro é para leitores que gostam de uma leitura firme e que trazem questionamentos.

Foi meu primeiro contato com a escrita da autora Clara, e que escrita! A Editora Planeta também tem os direitos de outro livro dela: O Perfume da Folha de Limão, que está na minha lista de "vou ler" :3




8 comentários

  1. Oie Nath
    não conhecia o livro, mas a trama é super diferente do que costumo ler. Por ser instigante, com certeza eu pegaria pra ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. ahhh agora eu quero saber o final!
    o.O

    ResponderExcluir
  3. Estava aguardando por uma resenha desse livro desde que a editora anunciou o lançamento. Posso dizer que não poderia ser melhor. Já esperava uma trama interessante, mas pelo visto ela é ainda melhor e, claro, pretendo ler o quanto antes. Como disseram, agora quero saber o final. kkkk

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  4. cara eu quero saber o final uhahshu adoro finais que me pegam de surpresa.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Nat, querida, o livro passaria despercebido nao fosse sua encantadora resenha... com as suas devidas recomendaçoes, fui fisgada pelas palavras, especialmente: "leitura firme e que traz questionamentos". Adoro quando um livro traz isso. E gosto ainda mais de ser surpreendida no final, hahaha! Mas tem que ser coerente com a trama, ainda que nao seja o final que eu torci ate a ultima pagina. Adoro ficar boquiaberta!
    Ja quero o livro.
    Beijooooooo da sua "mãe virtual".

    Resenha novinha e apaixonada:
    Ler para Divertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  6. Hummmm não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para saber o final hahaha
    Vou procurar na Bienal para comprar =)
    Estou seguindo o seu blog =) Agradeço se puder retribuir

    Bjs!

    http://pingoucafenomeulivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro também, mas você tem razão, a gente fica sabendo sobre o tema por alto e ter um livro por dentro do assunto é interessante. Marquei na minha lista infinita. kkkkkk

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  8. Oi! adorei a resenha!!! Acabei de criar um blog e adoraria se vc pudesse dar uma olhada e me dar sugestões... obg http://thalianeboaventura.wix.com/thaliane-boaventura

    ResponderExcluir