Resenha: O Tempo é um rio que Corre

O Tempo é Um Rio que Corre

Autora: Lya Luft
Editora: Record
Páginas: 144
Sinopse: Lya Luft lança um poderoso livro, que faz o leitor refletir sobre nosso mais precioso bem: o tempo. Logo no título a força e a beleza do texto se anunciam. "O tempo é um rio que corre" ininterruptamente, afinal, da nascente até a foz, não há desembocadura que pare o rio e seu curso de água natural. Sempre caudaloso, torrencial, porém jamais imóvel. Se só o título já suscita tanta reflexão, é certo que essa leitura tem capacidade de mudar a vida e o pensamento de muita gente. Ao mesclar memória e reflexões sobre a passagem do tempo, Lya cria um pungente ensaio sobre as relações humanas, a infância, a juventude, o amadurecimento e a morte, e o valor da vida, temas e inquietações que são sua especialidade. O livro é divido em três partes — Águas mansas, Marés altas e A embocadura do rio, mostrando como é a passagem do tempo nas diferentes etapas da vida e buscando caminhos para usufruir o que há de melhor em cada uma delas. Em uma era marcada pela suposta falta de tempo, esta obra é uma importante reflexão sobre a cultura da futilidade e da eterna juventude em que vivemos.

O Tempo é Um Rio que Corre no Orelha de Livro & Skoob

Fiquei muito feliz com mais um lançamento da autora Lya Luft (ela já apareceu no Dicaterapia) e li O Tempo é Um Rio que Corre tão rápido (eu não deveria) e senti aquele vazio quando terminei.

Mais uma vez Lya Luft samba belamente com suas palavras, os temas de seus escritos podem parecer mais uma vez clichês ou já abordados pela autora mas ela consegue transformá-los em coisas inéditas e tocantes.

"Cúmplices de nós mesmos nesse solitário brinquedo de existir, alternamos trabalho duro com euforia cintilante, desejo de se ocultar atrás de fantasias e o ímpeto de arrancar as máscaras e finalmente ser."
Página 20

O bom de ler qualquer livro da Lya é que tomamos uma dose de realidade e reflexão, se você não consegue sentir isso na leitura PARE e depois leia novamente, porque cada frase é escrita especialmente para o leitor absorver.

"Sempre: 'Vou estar aqui sempre. Vou te amar sempre. Penso em você sempre.' Nunca: 'Nunca vou te esquecer, nunca vou te deixar, nunca vou te trair'.
Mas o outro já está olhando para o lado."
Página 76

As vezes Lya nos leva para alguns acontecimentos da sua vida, além dela nos abrir os olhos nas coisas que estamos perdendo na vida ou a falta de atitude em viver, ela nos dá "exemplos" de situações que ela presenciou em sua vida, deixando o tema abordado mais real e possível de ser acontecer com os seus leitores.

"Não sei qual a vantagem de ter alma de trinta anos aos setenta. Por que não ter uma alma de setenta aos setenta (...)."
Página 98

Em O Tempo é um rio que Corre, Luft mais uma vez se aprofunda no tema "morte", em como a vida é um fio fino que a qualquer instante pode se arrebentar e como temos medo da "velhice" vendo como uma fase da vida que não se dá mais para "viver livremente". Em ambos os casos ela quer mostrar ao leitor que realmente não estamos prontos para a morte e que a velhice não deve ser mais vista como "senhora corcunda de cabelos brancos".

"O fio sutil da lâmina - comentaram que a pobre havia escondido a gilete debaixo do travesseiro antes de levar para escola - ficará à espera em noites de aflição despetalando sua incerteza: bem me quero, mal me quero."
Página 51

Resumindo, se você nunca leu nada da Lya Luft tá na hora de ler ~zoas~ mas é sério, ela é a minha indicação pra um bom livro de crônicas/contos, caso você não tenha muito contato com esse gênero. E gostaria que a Record fizesse mais marketing pra qualquer livro da Lya </3

Em falar em Record, vamos falar de como ficou o físico do livro. Espaçamento, diagramação, folha, estão no padrão da Editora, sempre confortável para a leitura. Adorei a capa, por mais que ela seja um pouco abstrata ela me conquistou (tenho uma queda por capas de cor azul e derivados lol).

Espero que vocês tenham a oportunidade de ler qualquer coisa da Lya (eu leria a lista de supermercado dela) porque não é de arrepender!





5 comentários

  1. Oi Nathália :)

    Tenho muita vontade de ler esse livro, pois além de ele ser muito aclamado a autora é bastante respeitada até nas faculdades e lugares acadêmicos. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathalia tudo bom? faz tempo que não passo por aqui rs. Gostei da resenha, nunca li nada dessa autora e queria muito ler. Parece ser muito bom seus livros, claro que só poss afirmar quando eu ler, porem pela seua resenha voc~e parece ter gostado bastante.

    Jéssica Barbosa - LIVROS SÉRIES E MELODIAS

    ResponderExcluir
  3. Oi Nath,
    Eu nunca li nada da autora mas achei o livro bem interessante.
    Aguçou a minha curiosidade.

    Bjim!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathália, estou procurando esse livro para prestar um vestibular, mas não o encontrei na cidade onde moro. Você sabe de algum site que eu consiga baixar ?

    Obrigada beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12:26

      Oi Laudo você vai fazer o vestibular da UEMG ?Porque eu vou e encontrei esse livro na saraiva .E procurei para baixar grátis mas não encontrei e o que encontrei só tinha as 15 primeiras páginas

      Excluir