Postagem parceira! - Livreando

Hi Leitores!
O Livroterapias, foi convidado pelo blog Livreando para participar do Interlivreando.
Coluna super legal que convida blogs parceiros para escrever sobre alguma coisa.

Convido a todos para conhecer esse maginífico blog e agradeço mais uma vez o convite!

Decidi falar um pouco sobre um tema que pega muitos blogueiros: Resenhas!

Curtas ou longas?
Quais vocês preferem?



O que torna sua resenha boa?

Diariamente, vários post incríveis invadem nossa blogosfera literária. Alguns grandes, outros pequenos. Propagandas, divulgações, imagens, textos, sorteios, parcerias, lançamentos, entrevistas com autores... Uma infinidade de informações que nós leitores amamos e aguardamos ansiosamente.

Porém, muitas vezes, principalmente em resenhas, o texto é enorme.

Sim amigos blogueiros, eu sei o quanto é bom ler um livro e poder contar para todo mundo o quanto é bom e cheio de detalhes incríveis, mas, em minha humilde opinião, devemos escrever aquilo que podemos ler e que o leitor espera encontrar.
Nada contra resenha que contam todos os detalhes (sem spoilers, claro), mas acho que a sinopse é feita para isso, bem como creio que perca todo o encantamento de descobrir a narrativa.

Quais seriam os pontos para uma boa resenha?

Acredito que é de extrema importância abordar a Narrativa, Personagens, Temática, Pontos fortes e fracos, capa e algumas coisas realmente importantes.
Na maioria das vezes é apenas isso que o leitor procura saber. Vale a pena eu comprar o livro? Por quê?
Eu costumo escrever aquilo que gostaria de ler e que acho que as pessoas vão ter tempo de ler. Essa é a dica mais preciosa que ofereço.

Diante disso, lanço a pergunta:

Você prefere longas resenhas, cheia de detalhes e narrativas do livro ou resenhas mais curtas e com informações essenciais para decidir de deve ler ou não algo?


Queremos a participação de todos!

-Rizia - Livroterapias

7 comentários

  1. Olá!

    Longa ou curta não me incomoda, o que me deixa irada é o blogueiro contar a história toda e deixar um parágrafo para sua opinião ou muitas vezes nem dá-la. Resenha não é uma sinopse, como você disse, o leitor procura saber como é a escrita, o desenvolvimento, os personagens e acima de tudo detesto spoilers. Gostei muito da ideia da postagem.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. That's a very pretty necklace. I wish reading was my super power too
    Keep in touch
    www.beingbeautifulandpretty.com

    ResponderExcluir
  3. Oi florê.
    Vou dizer uma coisa para você, não gosto de resenhas longas. Tem uma blogueira mais famosa que me dá preguiça de ler as resenhas dela. São sempre gigantes e cansativas.
    Acho que existe uma quantidade grande de blogues literários e passa informação é o básico que a gente faz, então creio que uma resenha, com pelo menos 2050 caráteres ou um pouco mais já pode sim ser excelente, é questão de saber escrever o correto.
    Adorei suas respostas.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  4. Não me importo com resenhas longas, desde que sejam bem articulas.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  5. Oi Rizia, tudo bem?

    Você tocou em um ponto bem interessante. Na verdade eu gosto de resenhas na medida certa. Vejo muitos blogs que falam mais do livro (resumo) do que colocam a opinião naquilo que escrevem. Não quero saber os detalhes do livro, quero saber o que o blogueiro pensou da leitura, se os personagens são bons, se o autor fez uma história redondinha, se a diagramação é boa, a fonte é num tamanho agradável... isso sim é uma resenha para mim. Longa ou curta, quero ver a opinião do blogueiro e não um resumo do livro =p

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Rizia, tudo bem?!
    Não sou muito fã de resenhas longas, e o principal motivo é: quase ninguém lê. Eu evito ao máximo não escrever muito sobre as obras que resenho mas, às vezes - bem às vezes - é inevitável não escrever uma resenha um pouco 'maior'. Mas, por outro lado, eu gosto de resenhas com mais detalhes (sem nada ficar muito repetido) sobre a história, temática e personagens; e, acima de tudo, eu gosto quando o resenhista destaca os pontos de fragilidade e os fortes da obra em questão.

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Pergunta difícil.

    Eu prefiro entender a resenha, rs. Não adianta ser curta e eu não entender, ou não achar suficiênte. Mas também não adianta ser longa e me confundir.

    Tem que me deixar curiosa e com vontade de correr pra comprar o livro.

    Acho que é isso.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir