Resenha: Postais

Postais

Autora: Jô Lima
Editora: Literata
Páginas: 184
Sinopse: "Existem mil formas de se apaixonar por alguém, mas a maneira como ela se apaixonou por ele, foi única.” Enquanto admiravam obras artísticas no Museu do Louvre, Selina e Nicholas acabam por descobrir a verdadeira arte. A arte de amar. O renomado e jovem fotógrafo francês e a simples e bela brasileira estudante de História da Arte viveram uma semana intensa, conhecendo lugares lindos e viajando pela Europa, onde o amor entre ambos começa a aflorar. Após ser chamado de volta à Paris e retomar suas viagens de trabalho, Nicholas promete a Selina que irá lhe enviar Postais de todos os lugares por onde ele passar. Muitos desconhecem o poder que um papel, uma caneta e um coração apaixonado possuem juntos. Mas será que apenas palavras são capazes de nutrir uma relação a distância? Se você acha que o amor é indescritível, Sely e Nicholas vão lhe provar que você está enganado! A Era das cartas está de volta!

Postais no Orelha de Livro & Skoob

Vamos conhecer uma estréia na literatura nacional hoje, Postais da autora Jô Lima!

Postais conta a estória de Selina que atualmente estuda em Paris mas sua origem é do Rio de Janeiro, onde deixou seus pais e alguns amigos. Selina é uma garota comum como qualquer outra, tem suas amigas e amigos na faculdade e como qualquer garota tem sonhos - o dela é a criação de um livro sobre arte. Mas nossa personagem principal ainda está solteira enquanto sua melhora amiga Melina está num relacionamento estranho com seu namorado não muito fiel.


"Não sou eu quem não acredito no amor, é a vida que insiste em me mostrar o quão ilusório é o amor."
Página 10


John e Sara são os outros amigos de Selina na faculdade. John é do tipo engraçado e a Sara é aquela estrangeira que tem amores pelo Brasil e sonha em passar férias aqui. Pois é, o Brasil é muito bem falado em Postais a autora conseguiu me fazer sentir no Brasil enquanto a estória acontecia em Paris porque sempre tinha algum comentário sobre as músicas brasileiras, patrimônios, etc. Mas também conseguiu passar Paris completamente pra mim, deu pra perceber que houve uma boa pesquisa em como descrever Paris sem ter ido lá.

E graças aos amigos de Selina, seu professor descobre seu sonho de produzir um livro e assim faz a indicação da exposição do Nicholas para Selina deixar mais amplo suas ideias para o livro, só que não ampliou primeiramente o ramo artístico esse encontro dos dois e sim a boa e velha paixão.

Nosso casal tem a oportunidade de viajar juntos e assim se conhecerem melhor, conhecemos um pouco mais sobre o passado de Nicholas - não muito feliz - e o quanto esse cara é o par perfeito de Selina. Mas essa viagem dura só alguns dias fazendo que nosso casal se separe e nisso vem a ideia de Nicholas de enviar a Selina postais por todos os lugares que ele for passar até a data que ele estará de volta para Paris.

Além do romance de Selina e Nicholas, temos também outros plot's das amigas de Selina. Melina e seu ex/atual namorado, Vívian e Luigge, Elisabeth e Symon. É romance de começo ao fim!

Postais é narrado em primeira pessoa mas confesso que fiquei realmente confusas em algumas partes que era impossível da Selina narrar, como uma conversa particular de Vívian e Luigge, acredito que faltou a sinalização no texto. Outra coisa que me incomodou na leitura foi minha antipatia com a maioria dos personagens, eu realmente achei eles superficiais assim como o romance de Selina com Nicholas, achei muito previsível e rápido o desenvolvimento do "amor" deles um pelo outro.

Eu realmente adorei ver a forma que a Jô apresentou o Brasil no livro e como descreveu Paris perfeitamente pra mim, nacionais não precisam passar no Brasil necessariamente, contanto que dê algumas entradas sobre a cultura brasileira tá ótimo :3

Sobre a autora

Josiany Lima, ou simplesmente Jô. Maranhense de 22 anos, morando em SP desde que decidiu brincar de gente grande. Casada com os livros e amante do Jornalismo, louca por séries, filmes franceses e café. Blogueira há 5 anos no TeenTação, aspirante de escritora e conselheira amorosa nas horas vagas. Passou de menina sem graça e tímida que se escondia no mundo atrás dos livros, para a menina que usou os livros para vencer a timidez e mostrar ao mundo quanto ela é forte.


~nathália


8 comentários

  1. Nossa, que capa linda *-* Pena que vc não simpatizou tanto assim com os personagens. É ruim quando isso acontece. Quando não gosto de alguém na história, acabo ficando meio desmotivada nas partes em que eles aparecem =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu estou tão apaixonada por alguns livros nacionais e esse parece que vai ser mais um para me apaixonar. A história parece ser ótima.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que disse sobre a apresentação do Brasil nos livros nacionais.
    E achei o livro fofo ♥ pelo menos foi o que senti na resenha!!
    Ótima dica!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica, o livro parece ser muito legal e capa ficou linda mesmo!
    É sempre bom ler um (a) autor (a) nacional!
    Abraços
    Isadora
    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou dessas que sempre apoiam a literatura nacional, até porque sou autora e sofro com isso. hehehe
    Não conhecia esse livro, e que pena que você não gostou tanto dos personagens. Acho que personagem é uma coisa que tem que me convencer em uma história, senão não rola.
    Mas obrigada pela dica!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo13:38

    You could definitely see your expertise within the article you write.
    The arena hopes for more passionate writers like you who are not afraid to say how they believe.
    Always follow your heart.

    my web site ... casino bonuskode ()

    ResponderExcluir
  7. Anônimo05:04

    I absolutely love your blog.. Very nice colors
    & theme. Did you develop this website yourself? Please reply back as I'm trying to create my own personal website and would love to find out where you got this from
    or just what the theme is called. Thank you!

    Also visit my web site ... Http://ForbrukslåNpåTimen.Net

    ResponderExcluir
  8. Anônimo09:45

    Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for?
    you made blogging look easy. The overall look of your
    site is excellent, let alone the content!

    Also visit my blog post forbrukslanguiden

    ResponderExcluir